Alerta: Motociclista multado por trafegar entre os carros
- motociclista-sjc
- Motociclista
Alerta: Motociclista multado por trafegar entre os carros

Esta semana nossa equipe foi surpreendida com a presença de um leitor que nos trouxe um alerta sobre trafegar com a motocicleta entre os carros. Acontece que ele, proprietário de uma Honda CBX 250 Twister, recebeu uma notificação de infração por ultrapassar entre dois automóveis na Rodovia Castelo Branco (SP-280). Emitida pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), a notificação afirma que o motociclista cometeu a infração grave especificada no artigo 192 do Código de Trânsito Brasileiro: ”deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais”.
O assunto é previsto pelo CTB (Código de Transito Brasileiro), mas ainda está em discussão no Congresso Nacional, porque falta especificar em quais situações será considerada infração ultrapassar entre dois veículos – uma vez que no Brasil ainda são raras as faixas para motociclistas. Parece que o agente de trânsito se adiantou neste caso e multou o leitor por critérios próprios, sem especificar em quais circunstâncias teria ocorrido a ultrapassagem.
-
Robson
Re: Alerta: Motociclista multado por trafegar entre os carro
Se não me engano meu irmão tomou uma multa dessas na Dutra, em frente ao posto de da PRF na divisa SJC-Jacareí.
Estava ultrapassando entre 2 carros em movimento.
Se os carros estivessem parados não dava nada, cansei de andar no corredor ali e nunca me multaram.
Se os carros estivessem parados não dava nada, cansei de andar no corredor ali e nunca me multaram.
Tb acho que tá certa a multa, andar no corredor PARADO é uma coisa. Agora, um carro ultrapassando o outro na rodovia, meter a moto entre os dois é pedido de caixão, principalmente se for pista simples.
[ ]'s
[ ]'s

- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Na Castelo estão ocasionalmente multando corredor mesmo, o irmão de um amigo levou uma igualzinha a esta da foto na chegada a S. Paulo por estar no corredor. :(
- motociclista-sjc
- Motociclista
Vou ficar esperto, do jeito que a coisa tá virando é multa pra cabeça facinho. Complicado é diferenciar entre carro parado, parando e estacionado em fila dupla....hudhaushufhudsa
O tempo tá fechando pras motos...
O tempo tá fechando pras motos...
- Jhony
- Motociclista
mas isso é pego em radar? se não for como garantir que essas multas são de fato realidade, o que eles consideram como elemento de medida para multar? alguma faixa no chão ou simplesmente esta entre carros gera a multa, sendo que moto pode rodar em corredores? e outra, essa regra vale para andar proximo do veiculo da frente tbm, ou seja, multar todo mundo que fica apertadinho quando o sinal esta vermelho nos cruzamentos??? não seria o mesmo objetivo da lei? tipo, manter distancia sendo que não discrimina moto/carro/caminhão? simplificando, direcionam para onde quererm, mas se for levar ao pé da letra, carro proximo do outro lateralmente ou frontalmente tbm deve ser multado..
escrevi um monte, posso estar totalmente errado, mas será q da pra entender meu raciocinio????
escrevi um monte, posso estar totalmente errado, mas será q da pra entender meu raciocinio????
-
Robson
Não precisa elemento de medida, basta a palavra do agente da lei.Jhony escreveu:mas isso é pego em radar? se não for como garantir que essas multas são de fato realidade, o que eles consideram como elemento de medida para multar? ?
Como não multam com tanta frequência, o pessoal começa a achar que a regra é a exceção e a exceção é a regra. Passar por entre dois carros na estrada é errado e andar colado também. A multa é apropriada.
Daqui a pouco alguém vem dizer que tem de medir com trena a distância. :-)
Daqui a pouco alguém vem dizer que tem de medir com trena a distância. :-)
que mundo vc vive cara? e se essa multa migrar para o transito da cidade?Kuati escreveu:Tb acho que tá certa a multa, andar no corredor PARADO é uma coisa. Agora, um carro ultrapassando o outro na rodovia, meter a moto entre os dois é pedido de caixão, principalmente se for pista simples.
[ ]'s
honda biz ks
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
Cleber T. escreveu:que mundo vc vive cara? e se essa multa migrar para o transito da cidade?Kuati escreveu:Tb acho que tá certa a multa, andar no corredor PARADO é uma coisa. Agora, um carro ultrapassando o outro na rodovia, meter a moto entre os dois é pedido de caixão, principalmente se for pista simples.
[ ]'s
Pelo que entendi, a multa é apropriada só se o motociclista ultrapassar um carro entre duas pistas com outro carro vindo na pista contrária no momento.
Caso ele tenha passado entre 2 carros na pista de mesmo sentido, andando ou parado, estando com até 20km/h a mais de velocidade em relação aos carros, está certissimo, afinal moto é feita para o que ?!!!!!!!!!! É isso que nenhum motorista de carros entende!!!!!!!!!!!! e eu fico puto!
Cabe o guarda saber isso tudo na hora de aplicar a multa. É muito fácil dar uma multa alegando o que o humor dele interpretar na hora, e é isso que acontece muitas vezes!
Abraço.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Marquinho, na Castelo Branco é pista dupla, a multa foi em corredor mesmo. 
- evandro_falk
- Motociclista
Atenção para o local onde foi efetuada a multa: km 24, sentido oeste.Robson escreveu:Se não me engano meu irmão tomou uma multa dessas na Dutra, em frente ao posto de da PRF na divisa SJC-Jacareí.
Naquele local termina a pista marginal da Castello e quase sempre tem uma viatura da rodoviária de prontidão.
YS 250 07/08
GSX 650F 11/12
"I like your Christ. I do not like your Christians. Your Christians are so unlike your Christ."
Mahatma Gandhi
GSX 650F 11/12
"I like your Christ. I do not like your Christians. Your Christians are so unlike your Christ."
Mahatma Gandhi
Meu irmão também já recebeu uma multa dessas. Faz mais de 1 ano já.
A multa da "distância de segurança" está para as motos, como a multa do "dirigir com apenas uma dasmãos no volante" está para os carros. Se vc não gravou a cena pra provar o contrário, não vai dar nada. É sentar e chorar (de prefeência após pagar a multa).
Abraço,
Abraço,
Daniel.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"
Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".
Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"
Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".
Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
acho que se o cara tivesse ultrapassando entre o meio fio e o carro na faixa da esquerda não daria a multa. eu evito passar entre carros assim. sempre taco farol alto bem no espelho e espero ser visto e o carro mostrar q me viu indo um pouco pra direita dai eu pego e passo.
Aqui em sampa ia faltar papel para emitir multa...
Radial Leste então..KKKK
Radial Leste então..KKKK
- rlriccardi
- Motociclista
Tenta recorrer fundamentando no texto do veto ao artigo 56 do CTB...
Não vai adiantar muito...mas...
Não custa tentar...
Abraço!
"Art. 56. É proibida ao condutor de motocicletas, motonetas e ciclomotores a passagem entre veículos de filas adjacentes ou entre a calçada e veículos de fila adjacente a ela. (VETADO)"
Razões do veto:
"Ao proibir o condutor de motocicletas e motonetas a passagem entre veículos de filas adjacentes, o dispositivo restringe sobre maneira a utilização desse tipo de veículo que, em todo o mundo, é largamente utilizado como forma de garantir maior agilidade de deslocamento. Ademais, a segurança dos motoristas está, em maior escala, relacionada aos quesitos de velocidade, de prudência e de utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios, os quais encontram no Código limitações e padrões rígidos para todos os tipos de veículos motorizados. Importante também ressaltar que, pelo disposto no art. 57 do Código, a restrição fica mantida para os ciclomotores, uma vez que, em função de suas limitações de velocidade e de estrutura, poderiam estar expostos a maior risco de acidente nessas situações."
Não vai adiantar muito...mas...
Não custa tentar...
Abraço!
"Art. 56. É proibida ao condutor de motocicletas, motonetas e ciclomotores a passagem entre veículos de filas adjacentes ou entre a calçada e veículos de fila adjacente a ela. (VETADO)"
Razões do veto:
"Ao proibir o condutor de motocicletas e motonetas a passagem entre veículos de filas adjacentes, o dispositivo restringe sobre maneira a utilização desse tipo de veículo que, em todo o mundo, é largamente utilizado como forma de garantir maior agilidade de deslocamento. Ademais, a segurança dos motoristas está, em maior escala, relacionada aos quesitos de velocidade, de prudência e de utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios, os quais encontram no Código limitações e padrões rígidos para todos os tipos de veículos motorizados. Importante também ressaltar que, pelo disposto no art. 57 do Código, a restrição fica mantida para os ciclomotores, uma vez que, em função de suas limitações de velocidade e de estrutura, poderiam estar expostos a maior risco de acidente nessas situações."
CB5 -> B65S -> GSXR750 -> F800GS -> XT1200Z Super Teneré + Burgman 400i
Meu SPOT: http://share.findmespot.com/shared/face ... qXXRC6IIGE
Meu SPOT: http://share.findmespot.com/shared/face ... qXXRC6IIGE
- foxdanger
- Roda Presa
- Contato:
Robson escreveu:Não precisa elemento de medida, basta a palavra do agente da lei.Jhony escreveu:mas isso é pego em radar? se não for como garantir que essas multas são de fato realidade, o que eles consideram como elemento de medida para multar? ?
Isso no nosso país de merda... pq isso aí num tá certo não...
Biz 125 KS 2008 ( Omelete ) -> XTZ 125XE 2010 ( Pretinha ) -> NFazer YS250 ( Moulin Rouge: http://tinyurl.com/3cqckst )
- Bode
- Motociclista
- Contato:
Ja levei uma multa exatamente por este motivo.
Recorri afirmando que nao havia informacao do equipamento que verificou a distancia de seguranca no ato da multa, se o mesmo estaria ou nao aferido e que nao ficou claro qual deveria ser a distancia de seguranca.
Ate hoje nao foi cobrada a tal da multa e ja se passaram dois anos.
Recorri afirmando que nao havia informacao do equipamento que verificou a distancia de seguranca no ato da multa, se o mesmo estaria ou nao aferido e que nao ficou claro qual deveria ser a distancia de seguranca.
Ate hoje nao foi cobrada a tal da multa e ja se passaram dois anos.

Se você quer formar um pianista fodástico tem que começar cedo, senão terá um pianista MEDIANO.
Se você quer formar um piloto fodástico tem que começar cedo, senão terá um piloto M@DIANO.
Quem só anda de moto não entende o lado de quem conduz um carro, e o contrário também é válido. A previsibilidade do movimento das motos em meio aos carros é importante para evitar fechadas. Se a moto vem costurando em meio aos carros, caoticamente, no melhor esquema "posso passar por todo canto", não pode culpar algumas fechadas. Motociclistas gostam mesmo de dizer que foram fechados (e não que criaram a própria situação de ser fechado).