Podem Multar Só Vendo o Cabo do Celular
Podem Multar Só Vendo o Cabo do Celular
A cena é a seguinte:
Um fone de ouvido "não intra-auricular" preso internamente no capacete, com o celular no bolso, aparecendo somente o cabo saindo pela gola da jaqueta e indo até o capacete.
Os operários da "Indústria da Multa & Cia Ltda" podem multar somente vendo o cabo ou teriam que parar a moto e avaliar a situação antes de canetear?

Um fone de ouvido "não intra-auricular" preso internamente no capacete, com o celular no bolso, aparecendo somente o cabo saindo pela gola da jaqueta e indo até o capacete.
Os operários da "Indústria da Multa & Cia Ltda" podem multar somente vendo o cabo ou teriam que parar a moto e avaliar a situação antes de canetear?
Dirijo por obrigação... Piloto por satisfação...
Twister 2003 verde, Comet GT 2010 vermelha, atual G 650 GS 2012 vermelha

Twister 2003 verde, Comet GT 2010 vermelha, atual G 650 GS 2012 vermelha

- rlriccardi
- Motociclista
Re: Podem Multar Só Vendo o Cabo do Celular
Tratando-se de celular...acho que pode ser multado sim...o problema nesse caso não é ser intra-auricular ou não:
"Art. 252. Dirigir o veículo: (...)
VI - utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular;
Infração - média;
Penalidade - multa."
No caso dos intercomunicadores, o Cetran de SC tem um Parecer (091/2009) que eu achei muito interessante: http://www.cetran.sc.gov.br/pareceres/parecer091.htm
Muito embora eu tenho certeza que eles se referiram aos intercoms SEM mp3, celular, fm, etc...ainda assim imprimi uma cópia e deixei embaixo do banco...
"Art. 252. Dirigir o veículo: (...)
VI - utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular;
Infração - média;
Penalidade - multa."
No caso dos intercomunicadores, o Cetran de SC tem um Parecer (091/2009) que eu achei muito interessante: http://www.cetran.sc.gov.br/pareceres/parecer091.htm
Muito embora eu tenho certeza que eles se referiram aos intercoms SEM mp3, celular, fm, etc...ainda assim imprimi uma cópia e deixei embaixo do banco...
CB5 -> B65S -> GSXR750 -> F800GS -> XT1200Z Super Teneré + Burgman 400i
Meu SPOT: http://share.findmespot.com/shared/face ... qXXRC6IIGE
Meu SPOT: http://share.findmespot.com/shared/face ... qXXRC6IIGE
- motociclista-sjc
- Motociclista
Eu uso um fone de ouvido bluetooth e posso te dizer uma coisa, qualquer barulho, música ou o que se queira instalar, incomoda e tira a concentração, ainda mais em cima da moto. É prático quando alguem liga pra vc ou quando você está conectado a um GPS, diga-se GPS com orientação por voz, já fiz isso e simplesmente não funciona. Se tiver como ter uma tela a "prova d'água" no painel sob o pretexto de Navegação orientada, até compensa, mas fazer uso de um GPS conectado à orêia, vai dividir sua atenção. Sobre o cabo conectado ao capacete, vai sim desencadear em multa, já que não é permitido pelo CONTRAN. Aliás, se existem coisas mais importantes com as quais eles deveriam se preocupar, porque se fixam em assuntos de menor relevância? O incontestável é admitir que nem sempre os responsáveis pelas leis entendem alguma coisa sobre o que legislam. Existem fones bluetooth estéreo a venda no mercado, mas a música que mais me faz falta nas estradas é o som de uma Hornet ao vento...Putzzzzzz
Sempre uso fone com música e nunca fui multado, inclusive já fui parado em blitz e os caras nem deram bola.
There's NO PLACE like FOUR -
“A prayer for the wild at heart, kept in cages.”
Virago 250, Shadow 600, Magna 750, CBR600F, Bandit 600, Bandit 1200, Bandit 650, Hornet, Falcon, XTZ250X, XT660R, HD883R, Freewind 650, Kawasaki ER6-N, Kawasaki Z1000 The Best !
“A prayer for the wild at heart, kept in cages.”
Virago 250, Shadow 600, Magna 750, CBR600F, Bandit 600, Bandit 1200, Bandit 650, Hornet, Falcon, XTZ250X, XT660R, HD883R, Freewind 650, Kawasaki ER6-N, Kawasaki Z1000 The Best !
- Fernanda-DF
- Mito
- Contato:
eu uso fones de ouvidos presos no forro do capacete.
eu tb entendo, a exemplo desse Parecer, que os fones não ficam diretamente nos ouvidos.
obs 1 - o tal Parecer diz que "Desta forma, verifica-se que o microfone permanece acoplado próximo ao ouvido do condutor de motocicleta" - microfone?
obs 2 - claro que o meu entendimento vale menos que a sujeira da botina do "seu" guarda...
eu tb entendo, a exemplo desse Parecer, que os fones não ficam diretamente nos ouvidos.
obs 1 - o tal Parecer diz que "Desta forma, verifica-se que o microfone permanece acoplado próximo ao ouvido do condutor de motocicleta" - microfone?
obs 2 - claro que o meu entendimento vale menos que a sujeira da botina do "seu" guarda...
-oo-
O boss é meu broder.
O boss é meu broder.
- motociclista-sjc
- Motociclista
Eu não sei onde você mora, mas penso que pelo menos por aqui a multa pegava na hora. Até uns dias passados eu levantava a viseira nos semáforos para poder respirar com a moto parada, depois vi que isso dá multa, agora é viseira abaixada direto. Até algo acontecer a gente sempre duvida. Prefiro não arriscar se o código diz que é proibido, penso.Pedro escreveu:Sempre uso fone com música e nunca fui multado, inclusive já fui parado em blitz e os caras nem deram bola.
Cabo é coisa do passado! Bluetooth brother

Bem, vou falar uma coisa pra vcs:
O "guarda" tem o sagrado direito de multar; vocês, têm o sagrado direito de recorrer. É assim que funciona.
O "guarda" faz a interpretação dele.
Se ele interpreta que os fios indo pro capacete estão ligados a fones de ouvido (seja para ouvir som ou atender celular), é o que basta pra lhe multar.
Portanto, no tocante à legislação de trânsito, quando a gente pergunta "pode me multar se eu fizer isso", é quase sempre porque sabemos que estamos errados, ou, no mínimo, temos sérias desconfianças disso! rsrsrs
O "guarda" tem o sagrado direito de multar; vocês, têm o sagrado direito de recorrer. É assim que funciona.
O "guarda" faz a interpretação dele.
Se ele interpreta que os fios indo pro capacete estão ligados a fones de ouvido (seja para ouvir som ou atender celular), é o que basta pra lhe multar.
Portanto, no tocante à legislação de trânsito, quando a gente pergunta "pode me multar se eu fizer isso", é quase sempre porque sabemos que estamos errados, ou, no mínimo, temos sérias desconfianças disso! rsrsrs
-
Robson
Não multa não.motociclista-sjc escreveu:Eu não sei onde você mora, mas penso que pelo menos por aqui a multa pegava na hora.Pedro escreveu:Sempre uso fone com música e nunca fui multado, inclusive já fui parado em blitz e os caras nem deram bola.
Já fui parado algumas vezes com o fone de ouvido, nunca multaram... mas é blitz de PM, não de marronzinho, mesmo pq a CET não pode fazer blitz.
Aí a coisa muda de figura.... o marronzinho feladaputa te ve de longe com a viseira aberta e caneta mesmo. To cumprindo suspensão por causa dessa merda, verdadeira indústria de multas, ando com a viseira abaixada direto, parei em um semáforo em um dia de sol, e me canetaram.... detalhe, eu estava de capacete fechado, jaqueta, luva e bota. Se estivesse só de cueca e capacete aberto, mas com a viseira abaixada, não tinha pegado nada.motociclista-sjc escreveu:Até uns dias passados eu levantava a viseira nos semáforos para poder respirar com a moto parada, depois vi que isso dá multa, agora é viseira abaixada direto. Até algo acontecer a gente sempre duvida. Prefiro não arriscar se o código diz que é proibido, penso.
- motociclista-sjc
- Motociclista
Tem outro detalhe...eles só multam se a viseira estiver levantada mas sem os óculos de proteção, é isso?
Grande Robson, São José dos Campos está virando um covil de marronzinhos, eu parei meu carro numa "FILAAA" de carros na entrada do Itaú porque o estacionamento é pequeno e pau, levei multa. Outra foi vindo do Rio pela Dutra dos inferno, 109km/h, sério, 109km/h, eu devia estar a uns 115km/h. Até agora minha Fan pretinha não pegou multa, mas já viu, né? Viseira levantada é gravíssimo. País maravilhoso, povo desgraçado.
Grande Robson, São José dos Campos está virando um covil de marronzinhos, eu parei meu carro numa "FILAAA" de carros na entrada do Itaú porque o estacionamento é pequeno e pau, levei multa. Outra foi vindo do Rio pela Dutra dos inferno, 109km/h, sério, 109km/h, eu devia estar a uns 115km/h. Até agora minha Fan pretinha não pegou multa, mas já viu, né? Viseira levantada é gravíssimo. País maravilhoso, povo desgraçado.
- alan-sc
- Motoqueiro
- Contato:
faz qnem o mario bros em outro topico
vira machao frente a policia, ai c para até na DP com tua moto por causa do fone..
hehehehehhe
acredito q se ele tiver no dia de ferrar alguem com certeza esse teu fone vai levar uma multinha.. mas a maioria sao gente boa
heheh
abraço
vira machao frente a policia, ai c para até na DP com tua moto por causa do fone..
hehehehehhe
acredito q se ele tiver no dia de ferrar alguem com certeza esse teu fone vai levar uma multinha.. mas a maioria sao gente boa
abraço
Sem Moto...
Espero aguentar até ano que vem!
Espero aguentar até ano que vem!