Pilotagem na chuva/alagamento (trail x four)
Pilotagem na chuva/alagamento (trail x four)
Camabada, chove torrencialmente em Salvador e como no momento o meu unico meio de trasnporte é a moto (xt600e) tenho vindo trabalhar todos os dias com ela. Estou fazendo a parada de forma natural como eu acho que é o certo e confesso que tenho ate me divertido com a quantidade de chuvas e alagamentos
Ai cada dia chove mais e os alagamentos estão aumentando hj eu passei por um onde só os onibus estavam se ousando e só quando estava no outro lado me ocorreu uma pergunta:
E pode???
era um negocio assim

ate então eu nao estava preocupado com a integridade da moto pq ela nem se abala nem reclama então gostaria de saber dos amigos m@adianos isso a longo prazo pode estragar a XT?? existe uma tecnica especifica para passar em alagamento de moto?? Existe uma manutenção especifica para evitar que este tipo de uso acabe com a motoca??
E como meu pensamento futuro é ter um four gostaria de saber dos mais experientes como fica esse tipo de moto neste tipo de situação ela passa de boa ou alagou fudeu encosta e espera baixar????
E pode???
era um negocio assim

ate então eu nao estava preocupado com a integridade da moto pq ela nem se abala nem reclama então gostaria de saber dos amigos m@adianos isso a longo prazo pode estragar a XT?? existe uma tecnica especifica para passar em alagamento de moto?? Existe uma manutenção especifica para evitar que este tipo de uso acabe com a motoca??
E como meu pensamento futuro é ter um four gostaria de saber dos mais experientes como fica esse tipo de moto neste tipo de situação ela passa de boa ou alagou fudeu encosta e espera baixar????
- Saurus
- Mito
Re: Pilotagem na chuva/alagamento (trail x four)
Cara, desencana. As XT foram feitas para isso. É até sacanagem botar XT para rodar só em pista sequinha, lisinha, etc. A minha XTzinha (225) enfrentou coisa desse calibre aí cheia de disposição, não pestanejou, não reclamou, não tossiu, não espirrou... Parecia que ela dizia para mim: "Bora, seu mané!!! É disso aí que eu gostchu!!!!"
Só tem que tomar cuidado com a entrada de ar para o motor, com o escapamento (para nenhum dos dois ficar abaixo do nível da água, senão, phodddeu, tu tá no sal, ou melhor, na água). No mais, depois de encarar o troço todo, se puder dar uma lavadinha na motoca e lubrificar a corrente, tá tudo novo.
Só tem que tomar cuidado com a entrada de ar para o motor, com o escapamento (para nenhum dos dois ficar abaixo do nível da água, senão, phodddeu, tu tá no sal, ou melhor, na água). No mais, depois de encarar o troço todo, se puder dar uma lavadinha na motoca e lubrificar a corrente, tá tudo novo.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
-
Franco Rithele
- Motoqueiro
- Contato:
coloca um snorkel na entrada de ar e o escapamento é só deixar mais acelerado kkkkk
só toma cuidado ao andar assim pq nunca se sabe o que existe em baixo d'água, pode ter um boeiro destampado ou como no video que postaram outro dia um buracão
só toma cuidado ao andar assim pq nunca se sabe o que existe em baixo d'água, pode ter um boeiro destampado ou como no video que postaram outro dia um buracão
"We all have our own time machine,
those that take us back are memories,
those that carry us forward are dreams..."

those that take us back are memories,
those that carry us forward are dreams..."

E Toma cuidado com os bueiros. Pegou um sem tampa, naufraga. Quanto tá cheio assim vou pela calçada, não tem pedestre mesmo.
A calçada é terreno comum mesmo huahuahuha!!!!
ta dificil é lavar a bixa, tem uma semana que nao para de chover aqui e chover muito mas ai tenho mantido a corrente lubrificada pois imagino que cada brincadeira dessa deixa a corrente lavada ela esta amarelona daquela cor de oxidação morar perto da praia é florida.
Ontem para voltar para casa tive que ir por alguns quilometros acompanhando um onibus pois ele fazia barreira para o vento lateral FDP que estava fazendo eujuro que via as gotas da chuva passar na horizontal chovia assim ó
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ta dificil é lavar a bixa, tem uma semana que nao para de chover aqui e chover muito mas ai tenho mantido a corrente lubrificada pois imagino que cada brincadeira dessa deixa a corrente lavada ela esta amarelona daquela cor de oxidação morar perto da praia é florida.
Ontem para voltar para casa tive que ir por alguns quilometros acompanhando um onibus pois ele fazia barreira para o vento lateral FDP que estava fazendo eujuro que via as gotas da chuva passar na horizontal chovia assim ó
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Leandro 66
- Motociclista
Problema para os rolamentos imagino... no mais é so lubrificar bem a corrente.
Yamaha MT 09
SIM!!!Ricardão escreveu:existe uma tecnica especifica para passar em alagamento de moto??

Esquenta não Ricardo.
A XT é pra isso mesmo. Ontem passei com agua na altura do banco em uns 3 pontos da cidade e a moto parece que gosta, mas não tanto quanto eu.
Um colega meu foi passar por dentro de um posto de gasolina que estava alagado, e acabou entrando com a moto naquelas calhas de escorrer agua que tem no chão. O resultado foi um tremendo mergulho na água. O pior é que ele já tinha chegado em casa e saiu pra pegar a namorada que estava presa na empresa.
Agora uma dúvida: Se a água chegar na altura da vela a moto morre ou o motor continua funcionando???? A pergunta é porque ontem a agua se não atingiu a vela, pelo menos molhou bastante e eu não senti nenhuma falha.
A XT é pra isso mesmo. Ontem passei com agua na altura do banco em uns 3 pontos da cidade e a moto parece que gosta, mas não tanto quanto eu.
Um colega meu foi passar por dentro de um posto de gasolina que estava alagado, e acabou entrando com a moto naquelas calhas de escorrer agua que tem no chão. O resultado foi um tremendo mergulho na água. O pior é que ele já tinha chegado em casa e saiu pra pegar a namorada que estava presa na empresa.
Agora uma dúvida: Se a água chegar na altura da vela a moto morre ou o motor continua funcionando???? A pergunta é porque ontem a agua se não atingiu a vela, pelo menos molhou bastante e eu não senti nenhuma falha.
Falcon 1999 | XT600 2001 | GS500 2008 | Bros 2009 | XT660 2013
Marcel escreveu: Agora uma dúvida: Se a água chegar na altura da vela a moto morre ou o motor continua funcionando???? A pergunta é porque ontem a agua se não atingiu a vela, pelo menos molhou bastante e eu não senti nenhuma falha.
então, eu acho q n tem problema não cara
pq quando vc lava, bate agua lá, e liga volta a funcionar normalmente
e ela é vedada ne?
acho q n tem problema para estes tipos de moto n
Imagina o quanto de água não vai na altura da vela em chuvas torrenciais, andando a 110 km/h, por exemplo. em uma estrada.Marcel escreveu:Agora uma dúvida: Se a água chegar na altura da vela a moto morre ou o motor continua funcionando???? A pergunta é porque ontem a agua se não atingiu a vela, pelo menos molhou bastante e eu não senti nenhuma falha.
No próprio alagamento que tu passou jogou muita água no local vela.
O problema é passar água pro motor, como dito pelo Saurus.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Só cuidado que na XT, ali embaixo do banco, tem a entrada de ar.
- Sir Camelot
- Motociclista
A bicha tá subindo, primeiro no Rio, agora já tá em Salvador, já vou me preparando que ela vem que vem.
Lubrificar a corrente sempre e depois que Pêdo aliviar, desmonta eixo, direção e tal e põe graxa nova, pois a que tá aí não vai durar muito.
Digo isso porque na última chuva que teve aqui andei com Crotilde com água na canela, e Fazer é um anão de tão baixa. Passei uns sufocos mas sobrevivemos. Quando levei pra revisar, pedi pra ver os rolamentos e não tinham uma graxa que prestasse, só um sebo feio lá. Lubrifiquei toda.
Outra coisa que faço aqui nas chuvas é usar bastante wd-40, a cada duas chuvas que pego, dou um spray geral nela.
É isso.
E está abaixo do nível do escape, então não pode se guiar por eles. Pra ter segurança, vale a mesma regra dos carros, não deixe a água cobrir as rodas, por mais que seja trator, foi feita pra isso, tem que andar na água e por aí vai.XTman escreveu:Só cuidado que na XT, ali embaixo do banco, tem a entrada de ar.
Lubrificar a corrente sempre e depois que Pêdo aliviar, desmonta eixo, direção e tal e põe graxa nova, pois a que tá aí não vai durar muito.
Digo isso porque na última chuva que teve aqui andei com Crotilde com água na canela, e Fazer é um anão de tão baixa. Passei uns sufocos mas sobrevivemos. Quando levei pra revisar, pedi pra ver os rolamentos e não tinham uma graxa que prestasse, só um sebo feio lá. Lubrifiquei toda.
Outra coisa que faço aqui nas chuvas é usar bastante wd-40, a cada duas chuvas que pego, dou um spray geral nela.
É isso.
Bruno Camelo
Versatile System
Versatile System
- Carlos_GS500
- Dinossauro
Smpker só entra água no motor pela entrada de ar e pelo escapamento... Fora isso não tem como entrar água no motor...
"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
To sabendo, respondi em relação a molhar as velas.Carlos_GS500 escreveu:Smpker só entra água no motor pela entrada de ar e pelo escapamento... Fora isso não tem como entrar água no motor...
Na XTE, a entrada de ar fica pouca coisa abaixo da saída do escape. Pode passar com água na altura da caixa do filtro de ar que tá tranquilo. Mas tem que certificar que a caixa do filtro de ar foi muito bem fechada, inlucive quanto a mangueira que leva o excesso de óleo para a caixa do filtro.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Já passei em 1 metro de água com minha antiga XTZ 125. Desencana.
Se a água não cobrir o escapamento e nem a entrada de ar do motor, vai na fé.
Só cuidado com os bueiros!
Abraço
Se a água não cobrir o escapamento e nem a entrada de ar do motor, vai na fé.
Só cuidado com os bueiros!
Abraço
Ex Yamaha XTZ 125
Atual Suzuki YES 125
Atual Suzuki YES 125
- helano
- Roda Presa
- Contato:
ontem passei no Imbuí com a Lander batendo água na altura do para-lamas dianteiro... o motor todinho coberto de água.. shoooooowwwwwwwwww... me diverti um bocado... hehehehehee
ê motinha boa!!!! nada de engasgar, de falhar... NADA!!! estou começando a NÂO ter me arrependido de não ter pego a Ninjinha... nessa condição acho que ela iria sofrer um bocado..
ê motinha boa!!!! nada de engasgar, de falhar... NADA!!! estou começando a NÂO ter me arrependido de não ter pego a Ninjinha... nessa condição acho que ela iria sofrer um bocado..
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)
Boa lembrança Helano alguem ai tem a resposata com relação a moto 4 cilindros???? ela tb aguenta passar??? só entra agua pelo scap e pela entrada de ar?? onde fica a entrada de ar das motos four???
Cara, na boa, entrar nessa aguaceira suja de esgoto sem saber se tem um buracão no caminho é flórida...
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21***
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
Deixa eu colocar umas fotos de salvador no momento para vcs terem uma noção.

Ontem ia ter jogo de Vitoria x Goias

Ontem ia ter jogo de Vitoria x Goias

Smoker, sei que sempre cai uma quantidade de agua na vela. Minha duvida é se no alagamento a vela ficar totalmente submersa.Smoker escreveu: Imagina o quanto de água não vai na altura da vela em chuvas torrenciais, andando a 110 km/h, por exemplo. em uma estrada.
Não sei ao certo, mas a vela fica num nível mais abaixo que entrada de ar.
Eu só paro a moto se a agua cobrir o banco. Ontem deve ter chegado bem perto do banco, mas ano passado eu coloquei as pernas em cima do tanque e a agua ainda assim chegou a encostar um pouco em mim e a moto passou de boa.
Quanto as quatro cilindros de conseguir passar também, creio que o principio seja o mesmo (escape, entrada de ar...).Ricardão escreveu: ... com relação a moto 4 cilindros???? ela tb aguenta passar??? só entra agua pelo scap e pela entrada de ar?? onde fica a entrada de ar das motos four???
Se não me engano, a entrada de ar dessas motos fica embaixo do tanque (pelo menos uma que vi era assim), não tenho certeza.
Falcon 1999 | XT600 2001 | GS500 2008 | Bros 2009 | XT660 2013