Retífica de cabeçote: qual a causa?
Retífica de cabeçote: qual a causa?
Pessoal, talvez alguém possa me ajudar:
Estou com uma dúvida: uma amigo meu terá que fazer uma retífica de cabeçote (GSX 750F) e ficamos com dúvidas em relação ao processo:
Quais os motivos que levam um cabeçote a necessitar retífica?
O mecânico falou de alguns motivos como empenamento ou sujeira (carvão) que se aloja nas válvulas. Nesse caso o que acontece é que a válvula não fecha corretamente fazendo com que o cilindro não tenha mais compressão....
Alguém aqui já teve que fazer essa retifica? Valores?
Valeu!
Estou com uma dúvida: uma amigo meu terá que fazer uma retífica de cabeçote (GSX 750F) e ficamos com dúvidas em relação ao processo:
Quais os motivos que levam um cabeçote a necessitar retífica?
O mecânico falou de alguns motivos como empenamento ou sujeira (carvão) que se aloja nas válvulas. Nesse caso o que acontece é que a válvula não fecha corretamente fazendo com que o cilindro não tenha mais compressão....
Valeu!
- Optimus Leo
- Mito
Re: Retífica de cabeçote: qual a causa?
Retificar cabecote so se sofreu aquecimento e estragou a junta...se isso ter sido o caso, e levar na retificadora e mandar o cara fazer o "plano" do cabecote, o mais rente possivel para evitar subir muito a taxa de compresao...ate menos de 1mm, algo como .5 mm.
Descarbonizar o cabecote e outra coisa...e trocar as "borrachas" (nao sei como se chama em portugues, e aquela peca que ajuda a selar a valvula com o cabecote, quando elas se desgastam, deixar escapar compresao) tambem seria outra coisa a fazer...
Descarbonizar o cabecote e outra coisa...e trocar as "borrachas" (nao sei como se chama em portugues, e aquela peca que ajuda a selar a valvula com o cabecote, quando elas se desgastam, deixar escapar compresao) tambem seria outra coisa a fazer...
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Axo que você fala dos retentores de válvula....
Aquecimento axo pouco provável, pois aconteceria em caso de mau uso.
O mecânico falou algo como carvão se alojar junto á valvula.....sei lá....
Aquecimento axo pouco provável, pois aconteceria em caso de mau uso.
O mecânico falou algo como carvão se alojar junto á valvula.....sei lá....
- Optimus Leo
- Mito
Nao, nao e retentor nao...sao os "selos" da valvula. Aqueles que quando se desgastam, fazem o motor fumar um pouco quando esta frio.
Geralmente, se retifica o cabecote porque sufreu re-aquecimento e estragou a junta. Retificar cabecote nao limpa carvao nao. Eu trocaria de mexanico.
Geralmente, se retifica o cabecote porque sufreu re-aquecimento e estragou a junta. Retificar cabecote nao limpa carvao nao. Eu trocaria de mexanico.
ESSE MANJA!!!!!!!!!!!!!!
pérolas já pro pivete de caracas!
'preparador' de carros... tô sabendo...
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
vamos por partes, como diria o Jack (putz, mais manjado impossível)
Optimus, acho que "selo" aí na Venezuela é como "retentor" aqui no brasil... o que fica ruim no motor e permite passagem de óleo entre a válvula e o cabeçote é o "retentor de válvula", como chamamos aqui... aqui não existe "selo de válvula"
são estes aí que eu me refiro:

normalmente, "retificar o cabeçote" é uma expressão usada por mecânicos e significa um serviço que engloba desde a retífica e plaina do cabeçote (por estar empenado), passando por polimento de dutos, assentamento de válvulas, verificação e troca de sedes e guias (se for o caso), ou seja é um "check-up" completo no cabeçote, correção de todos os problemas, até mesmo solda de trincas e troca de selos de água, se necessário... na grande maioria das vezes que vai um cabeçote pra retífica, os caras fazem tudo, até mesmo pra cobrar mais e pra garantir o serviço depois... talvez seja isso que o mecânico aí quis dizer...
o empenamento do cabeçote ocorre por superaquecimento, que nem sempre é superaquecimento do motor inteiro... em motores refrigerados a ar, um simples ponto quente ocasionado por sujeira ou falta de aletas pode empenar um cabeçote, no caso de motores a água, uma obstrução de um canal ou existência de bolhas de ar no líquido (cavitação) também pode causar empenamento... aqui no trampo temos um motor V12 refrigerado a ar que cada vez que desmonta ele tem que isolar a área em volta porque é cheio de latinha defletora de ar... se faltar uma já dá merda, pois altera a circulação de ar e forma um ponto quente na região... e sempre aparece um curioso pra tirar do lugar...
problemas nas válvulas podem ser causados por folga fora da especificação, combustível adulterado, queima irregular, etc
Optimus, acho que "selo" aí na Venezuela é como "retentor" aqui no brasil... o que fica ruim no motor e permite passagem de óleo entre a válvula e o cabeçote é o "retentor de válvula", como chamamos aqui... aqui não existe "selo de válvula"

normalmente, "retificar o cabeçote" é uma expressão usada por mecânicos e significa um serviço que engloba desde a retífica e plaina do cabeçote (por estar empenado), passando por polimento de dutos, assentamento de válvulas, verificação e troca de sedes e guias (se for o caso), ou seja é um "check-up" completo no cabeçote, correção de todos os problemas, até mesmo solda de trincas e troca de selos de água, se necessário... na grande maioria das vezes que vai um cabeçote pra retífica, os caras fazem tudo, até mesmo pra cobrar mais e pra garantir o serviço depois... talvez seja isso que o mecânico aí quis dizer...
o empenamento do cabeçote ocorre por superaquecimento, que nem sempre é superaquecimento do motor inteiro... em motores refrigerados a ar, um simples ponto quente ocasionado por sujeira ou falta de aletas pode empenar um cabeçote, no caso de motores a água, uma obstrução de um canal ou existência de bolhas de ar no líquido (cavitação) também pode causar empenamento... aqui no trampo temos um motor V12 refrigerado a ar que cada vez que desmonta ele tem que isolar a área em volta porque é cheio de latinha defletora de ar... se faltar uma já dá merda, pois altera a circulação de ar e forma um ponto quente na região... e sempre aparece um curioso pra tirar do lugar...
problemas nas válvulas podem ser causados por folga fora da especificação, combustível adulterado, queima irregular, etc
Andrei
R1200GORDA
R1200GORDA
não andrei.. o selo é de borracha e fica entre a válvula e o cabeçote, pra ajudar a vedar, quando desgasta deixa vazar compressão manja? motor de mustang é diferente 
Editado pela última vez por b0fh em 14 Out 2009, 21:46, em um total de 1 vez.
-
- Optimus Leo
- Mito
E isso mesmo Andrei, obrigado, estava confundido com o termino em portugues, ja que em espanhol e "goma de valvula" e em ingles e "valve seal". Entao, a traducao literal fica complicada.Andrei escreveu: Optimus, acho que "selo" aí na Venezuela é como "retentor" aqui no brasil... o que fica ruim no motor e permite passagem de óleo entre a válvula e o cabeçote é o "retentor de válvula", como chamamos aqui... aqui não existe "selo de válvula"
Retentor para mim e isto:

Ah ta, aqui quando dizem retificar so fazem mesmo o "plano" do cabecote, para deixar ele pronto para montar com a junta no bloque. Ja limpar, polir, assentar valvulas e esse outro tipo de trabalhos sao feitos por separado. Por isso achei engracado o mecanico mandar fazer isso, se mencionava a acumulacao de carvao nos dutos.normalmente, "retificar o cabeçote" é uma expressão usada por mecânicos e significa um serviço que engloba desde a retífica e plaina do cabeçote (por estar empenado), passando por polimento de dutos, assentamento de válvulas, verificação e troca de sedes e guias (se for o caso), ou seja é um "check-up" completo no cabeçote, correção de todos os problemas, até mesmo solda de trincas e troca de selos de água, se necessário... na grande maioria das vezes que vai um cabeçote pra retífica, os caras fazem tudo, até mesmo pra cobrar mais e pra garantir o serviço depois... talvez seja isso que o mecânico aí quis dizer...
E foda agora ter que aprender terminos tecnicos mecanicos em outro idioma...ja aprender em espanhol foi puxado...o pessoal aqui adora inventar nomes que nao tem nada que ver com a peca (Como chamar de aviaozinho os sensores de posicao do virabrequim).
- Optimus Leo
- Mito
Nao entendi o que voce quer dizer...b0fh escreveu:não andrei.. o selo é de borracha e fica entre a válvula e o cabeçote, pra ajudar a vedar, quando desgasta deixa vazar compressão manja? motor de mustang é diferente
Entao, um cilindro nao pode perder compresao por uma valvula?
pode ué... mas o que tem isso a ver com o retentor / seal / selo / whatever? rs
-
Optimus Leo escreveu:Nao, nao e retentor nao...sao os "selos" da valvula. Aqueles que quando se desgastam, fazem o motor fumar um pouco quando esta frio.
Guia de válvula.
Retífica do cabeçote só se sofreu superaquecimento ou atropelamento das válvulas, o que causaria empenamento do mesmo. Fora isso, troca-se os componentes (desgaste natural) e faz-se descarbonização. Para as válvulas que não vedam corretamente, faz-se esmerilhamento (tirar as bordas desgastadas ou carbonizadas e plainá-las) ou troca-se as mesmas.
Sem analisar a situação pessoalmente fica difícil, mas no seu lugar, pediria uma 2a e 3a opiniões (de bons mecânicos). Esta manutenção é delicada e se for mal feita pode prejudicar o motor de sua motocicleta (altera taxa de compressão).
b0fh.....b0fh escreveu:não andrei.. o selo é de borracha e fica entre a válvula e o cabeçote, pra ajudar a vedar, quando desgasta deixa vazar compressão manja? motor de mustang é diferente
Também não entendo o que vc está querendo dizer....
A compressão diminui porque a válvula não fecha em sua totalidade (devido ao assentamento irregular)!!! Presta atenção
Se não pode agregar nada é melhor não "bostar"!
-
Gaucho
b0fh escreveu:não andrei.. o selo é de borracha e fica entre a válvula e o cabeçote, pra ajudar a vedar, quando desgasta deixa vazar compressão manja? motor de mustang é diferente
Retífica de cabeçote é de 0,25 em 0,25mm.
Se aumentar legal a taxa, o motor fica beeeeem mais esperto, só precisa regular o ponto de ignição pra não derreter tudo.
No caso do amigo do novello, se tem carvão, não precisa de retífica nenhuma, só limpeza, uma lavada com produtos químicos e um teste de estanqueidade pra ver se tá 100%.
Só retifica se tiver deformado, pode ser por superaquecimento ou por torque errado de aperto.
Se aumentar legal a taxa, o motor fica beeeeem mais esperto, só precisa regular o ponto de ignição pra não derreter tudo.
No caso do amigo do novello, se tem carvão, não precisa de retífica nenhuma, só limpeza, uma lavada com produtos químicos e um teste de estanqueidade pra ver se tá 100%.
Só retifica se tiver deformado, pode ser por superaquecimento ou por torque errado de aperto.
-
Gaucho
top_dog escreveu:Retífica de cabeçote é de 0,25 em 0,25mm.
aplainar o cabeçote é deixar a superfície perfeitamente PLANA
isso pode acontecer c a retirada mínima de material p CONFERIR........isso vai a partir de 0,01mm
-
Gaucho
o q DERRETE é mistura pobre.............ponto de ignição errado faz BATER PINO, GRILAR, PRÉ IGNIÇÃO q ocasiona a quebra das canaletas de piston ou o próprio piston...........muto difícil de acontecer mas tb pode amassar/quebrar bielas e amassar os casquilhos/bronzinas .top_dog escreveu: Se aumentar legal a taxa, o motor fica beeeeem mais esperto, só precisa regular o ponto de ignição pra não derreter tudo.
-
Gaucho
c carinho e 1 pouco de conhecimento dá p fazer isso em casaNovello escreveu: Nesse caso o que acontece é que a válvula não fecha corretamente fazendo com que o cilindro não tenha mais compressão....
"CARBURUNDUM" + esfrega de vávulas fica perfeito.
relaxa ai ô novelo que o papo não é contigo... infelizmente para o teu tópico, o 'fodão da mecânica', 'que tem preparado muitos carros', 'manja tudo' resolveu aparecer aqui com a seguinte pérola, provando o tanto que manja:Novello escreveu:b0fh.....b0fh escreveu:não andrei.. o selo é de borracha e fica entre a válvula e o cabeçote, pra ajudar a vedar, quando desgasta deixa vazar compressão manja? motor de mustang é diferente
Também não entendo o que vc está querendo dizer....
A compressão diminui porque a válvula não fecha em sua totalidade (devido ao assentamento irregular)!!! Presta atenção![]()
Se não pode agregar nada é melhor não "bostar"!
ai eu fui obrigado a tirar um sarro do fodástico.e trocar as "borrachas" (nao sei como se chama em portugues, e aquela peca que ajuda a selar a valvula com o cabecote, quando elas se desgastam, deixar escapar compresao
mas disculpintão, não sabia dessa nova regra do m@d de que somos obrigados a 'agregar', deve ser uma lei nova...
mas agora é tarde, o gaucho já falou tudo... aplainar o cabeçote se tiver empenado, tirando o mínimo possível, limpar carbonização, dar um trato nas sedes e nas válvulas... e se quiser, troque os retentores, afinal pode vazar compressão né...
[]x
-
-
Gaucho
não aguento de tanto rirb0fh escreveu: e se quiser, troque os retentores, afinal pode vazar compressão né...
[]x
esses "preparradores" e "mexânicos"
Sim, 'gaucho sem acento' (nem lembrava dessa né... haha), mas foi o que mais de uma retífica me disse: Primeiro a verificação com retirada mínima, depois de 0,25 em 0,25.Gaucho escreveu:top_dog escreveu:Retífica de cabeçote é de 0,25 em 0,25mm.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
aplainar o cabeçote é deixar a superfície perfeitamente PLANA
isso pode acontecer c a retirada mínima de material p CONFERIR........isso vai a partir de 0,01mm
Não quis dizer derrete no sentido literal... quis dizer que vai foder com alguma coisa dentro do motor.Gaucho escreveu:o q DERRETE é mistura pobre.............ponto de ignição errado faz BATER PINO, GRILAR, PRÉ IGNIÇÃO q ocasiona a quebra das canaletas de piston ou o próprio piston...........muto difícil de acontecer mas tb pode amassar/quebrar bielas e amassar os casquilhos/bronzinas .top_dog escreveu: Se aumentar legal a taxa, o motor fica beeeeem mais esperto, só precisa regular o ponto de ignição pra não derreter tudo.