Vibração Virago

Grupo de discussão geral sobre motos.
igortde
Roda Presa

Vibração Virago

Mensagem por igortde »

Galera, o seguinte .... hoje primeira vez que peguei pista com a Virago ....
e fiquei desapontado com a vibração dela .... achei que ela vibra demais a 100km/h ... achei que a essa velocidade ela vibrou muito mais que a Tornado e Lander que já tive ... até a minha garupa reclamou ....

Será isso normal dela ?? ou o que poderia ser ??

Obs. o Garupa reclamou demais das vibrações do pedal do garupa ....

Valeu a todos ...
Compro Tornado 2004
Carlos Mirage
Roda Presa

Re: Vibração Virago

Mensagem por Carlos Mirage »

Procure ver a calibragem e o balanceamento dos pneus. Amortecedores e óleo das bengalas também podem ser observados. Isso tudo não fica caro e é feito em qualquer oficina.
Carlos Gustavo
Mirage 2001 - minha
Araraquara, SP

Somente os motociclistas entendem o porquê dos cães colocarem a cabeça pra fora da janela do carro.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

que virago?
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Igor, se for a Virago 250, lamento lhe confirmar, mas ela vibra, sim.

Fiz viagens entre 80 e 90 Km/h, com algumas aceleradas até 100 Km/h. Chegava um momento em que a condução se tornava desagradável por causa da vibração e das batidas secas na coluna.
A 100 Km/h o mal era menor, o motor afinava e ela vibrava um pouco menos que aos 80 Km/h.

Claro que sempre se pode amenizar o problema com corrente ajustada e lubrificada, pneus calibrados, manoplas mais macias, luvas e botas mais "encorpadas" para ajudar a absorver a vibração, e por aí vai.

Mas a vibração do motor faz parte da Virago 250.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Lelo
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Lelo »

A virago que tinha vibrava tambem, mas não tanto a ponto de incomodar muito, o que realmente incomoda em uma viagem longa é a posição de pilotagem, como em qualquer custom. Toda pancada vai direto na coluna. Mas tenho saudades da viraguinho..é um tratorzinho a mecânica dela.
igortde
Roda Presa

Mensagem por igortde »

b0fh escreveu:que virago?
Ela é 250 .... ano 98
Compro Tornado 2004
igortde
Roda Presa

Mensagem por igortde »

Carlos Mirage escreveu:Procure ver a calibragem e o balanceamento dos pneus. Amortecedores e óleo das bengalas também podem ser observados. Isso tudo não fica caro e é feito em qualquer oficina.
Calibragem OK, agora sobre balanceamento do pneu é a primeira vez que vejo falar .... vou dar uma verificada ....
piccoli escreveu:Igor, se for a Virago 250, lamento lhe confirmar, mas ela vibra, sim.

Fiz viagens entre 80 e 90 Km/h, com algumas aceleradas até 100 Km/h. Chegava um momento em que a condução se tornava desagradável por causa da vibração e das batidas secas na coluna.
A 100 Km/h o mal era menor, o motor afinava e ela vibrava um pouco menos que aos 80 Km/h.

Claro que sempre se pode amenizar o problema com corrente ajustada e lubrificada, pneus calibrados, manoplas mais macias, luvas e botas mais "encorpadas" para ajudar a absorver a vibração, e por aí vai.

Mas a vibração do motor faz parte da Virago 250.
Valeu piccoli, engraçado que aos 110km/h, ela vibra menos que nos 100km/h .... porem a 110 judia um pouco o motor .... fora que estranhei uma estradeira, motor em V, vibrar mais que uma Trail mono :x
Acho que deve ter coisa errada ....

estava pensando em colocar umas borrachas estilo arruelas, nos parafusos que fixam as pedaleiras do garupa, será que ajuda ?
Compro Tornado 2004
Bode
Motociclista
Contato:

Mensagem por Bode »

Isso pode ser raio frouxo, roda empenada, pneu gasto que comeu desigual.
O certo quando for pegar um par de pneus novos, é verificar se a roda não está empenada ou com raios frouxos. Desempenar se necessário. Depois instalar os pneus e mandar balancear.
A minha dava 130 sem vibrar nada. Conferido lado a lado com outras motos.
Imagem
Se você quer formar um pianista fodástico tem que começar cedo, senão terá um pianista MEDIANO.
Se você quer formar um piloto fodástico tem que começar cedo, senão terá um piloto M@DIANO.
HighLander
Roda Presa

Mensagem por HighLander »

Vou te dar uma dica:

1- Vá prá estrada e acelere até um pouco mais da velocidade em que ela vibra.

2- Aperte a embreagem e desacelere. Com isso, você vai "isolar" uma eventual vibração do motor. Mantenha assim até ela ir perdendo velocidade.

3- Observe como andam as vibrações. Se elas continuarem, o problema estará com a parte ciclística (rodas desbalanceadas, pneus descalibrados ou em mau estado, etc).

Lembrando que carburador desregulado também gera vibrações. Peça ao seu mecânico que dê uma "afinada" na moto.

Boa sorte!

Em tempo: Não estranhe: Existem motores V2 que acabam vibrando bem mais que um monocilindro mesmo. Mas acredito não ser o caso da Viraguinho.
igortde
Roda Presa

Mensagem por igortde »

Bode escreveu: Isso pode ser raio frouxo, roda empenada, pneu gasto que comeu desigual.
O certo quando for pegar um par de pneus novos, é verificar se a roda não está empenada ou com raios frouxos. Desempenar se necessário. Depois instalar os pneus e mandar balancear.
Parece que se eu chegar a 130 com a minha ela vai se desentegrar ....
Carnage escreveu: Eu nao sinto muita vibração na minha nao... se for comparar com a intruder 125 que eu tenho, nossa... Minha virago tmb ta sempre com oleo certinho nas canelas, pneu calibrado, etc...
A minha isso esta em ordem ...
HighLander escreveu:Vou te dar uma dica:

2- Aperte a embreagem e desacelere. Com isso, você vai "isolar" uma eventual vibração do motor. Mantenha assim até ela ir perdendo velocidade.

3- Observe como andam as vibrações. Se elas continuarem, o problema estará com a parte ciclística (rodas desbalanceadas, pneus descalibrados ou em mau estado, etc).

Lembrando que carburador desregulado também gera vibrações. Peça ao seu mecânico que dê uma "afinada" na moto.

Boa sorte!

Em tempo: Não estranhe: Existem motores V2 que acabam vibrando bem mais que um monocilindro mesmo. Mas acredito não ser o caso da Viraguinho.
Valeu pelas dicas .... engraçado que com a Lander, ela vibrava, mas a Virago esta vibrando mais .... aparentemente a carburação esta boa (pega de primeira, não falha), mas não entendo como ele poderia fazer a moto vibrar ....
Compro Tornado 2004
rodrigo_m20
Roda Presa

Mensagem por rodrigo_m20 »

Virago vibrando não é pleonasmo? :-D

Edit -
Zueira a parte, a minha tb estava sacudindo um monte passando dos 120, recem tinha trocando o pneu, pode ser q um balanceamento alivie, mas se for do motor talvez seja a hora de ver os coxins que provavelmente tenha num motor V2 estou chutando, é igual carro uma hora resseca e fica parecendo uma maquina de lavar desgovernada.
Vi uma virago uma vez parada na lenta e o motor sacodia pra um lado e pra outro pelo menos uns 2cm o.O
igortde
Roda Presa

Mensagem por igortde »

HighLander escreveu:Vou te dar uma dica:

Boa sorte!
Fiz esse teste na pista .... apertei a embreagem e parei de acelerar .... a moto para de vibrar na hora ... roda suave suave ....
Penso tambem da opção de ser o escape aberto (original arrebentado) ?
Compro Tornado 2004
igortde
Roda Presa

Mensagem por igortde »

Bode escreveu:Isso pode ser raio frouxo, roda empenada, pneu gasto que comeu desigual.
Engraçado que a minha para dar 110 é um sofrimento ....
Compro Tornado 2004
Robson

Mensagem por Robson »

A Virago vibra mesmo, em altas rotações... a primeira viagem que fiz com a minha Viraguinho cheguei com mãos e pés adormecidos.

Pelo que entendi do seu relato é vibração de alta frequência, causada pelo motor.

Pneus, balanceamento, raios, essas coisas fazem a moto mais balançar do que vibrar.

O motor dela já foi aberto ??

Eu andava com a minha só acima de 110 km/h... chegava a 130, mas aí sim sentia que o motor estava sendo forçado.

Abraços
igortde
Roda Presa

Mensagem por igortde »

Robson escreveu: A Virago vibra mesmo, em altas rotações... a primeira viagem que fiz com a minha Viraguinho cheguei com mãos e pés adormecidos.
Pelo que entendi do seu relato é vibração de alta frequência, causada pelo motor.
Pneus, balanceamento, raios, essas coisas fazem a moto mais balançar do que vibrar.
O motor dela já foi aberto ??
Eu andava com a minha só acima de 110 km/h... chegava a 130, mas aí sim sentia que o motor estava sendo forçado.
Abraços
É sim sentido de vibração, não de balança .... ela vibrar um pouco tudo bem, porem mais que a tornado/Lander que tive é demais ... a 100km/h era para ser algo bem confortavel ...
O motor não sei dizer, pois estou apenas a 2 meses com ela ....
Porem a minha custava chegar a 110 km/h ....
Compro Tornado 2004
Robson

Mensagem por Robson »

Ela vibra mesmo Igor....

Qto à falta de fôlego de motor... qto vc pesa ?

Lembre-se que a Virago tem apenas 21 CV.

A minha não sofria muito para andar a 110 km/h não....
igortde
Roda Presa

Mensagem por igortde »

Sou leve ... peso 70 kg, a namorada uns 55 kg ...
A questão da força não me preocupa tanto se ela mante-se 100 a 110 km/h sem vibrar estaria ótimo ... mas sim a vibração que incomoda ....

a Força tb acho que o escape tem uma parcela de culpa, pois é original, porem "estourado" ... devido a isso acho que ela deve ficar mais xoxa ..
Compro Tornado 2004
Robson

Mensagem por Robson »

É, realmente a falta de folego deve ser por conta do escape.

mas um ajuste de carburação pode melhorar isso....mas vai ficar gastona.
igortde
Roda Presa

Mensagem por igortde »

Robson escreveu:É, realmente a falta de folego deve ser por conta do escape.
Estou conversando com um amigo meu, e surgiu a idéia de poder ver a vibração do escape .... por estar estourado ...
Compro Tornado 2004
Responder