Scooters & iscútis - Tópico Único
Re: Scooters & iscútis - Tópico Único
O "consultor técnico de serviços" me entregou a Inazuma zero garantindo que os pneus estavam calibrados. No posto próximo verifiquei 19 libras quando o correto era 36 nas duas rodas.
Só muda a bandeira da concessionária, a bostice é a mesma.
fiz um passeio curto com a patroa, deu 400 km aproximadamente, ida no domingo e volta na segunda. Trechos de serra delícia, delfim moreira - mg para piquete-sp, depois penedo - rj para visconde de mauá - rj. Clima bom, andamos tranquilos nas serras e na dutra rodei a 110, controlando para não passar disso e de olho nos radares, só curtição com a motoquinha.

Achei no início que ia estranhar muito o estilo de tocada com a scooterzinha, mas a cada passeio vejo que tô mais para o clube dos "slow riders".

Achei no início que ia estranhar muito o estilo de tocada com a scooterzinha, mas a cada passeio vejo que tô mais para o clube dos "slow riders".
Legal as fotos!
---
No começo vc quer andar só com os pés para baixo, depois vc começa a esticar as pernas (tb depende da sua altura)... hj em dia não consigo mais andar com os pés pra baixo, só com as pernas semi esticadas atrás do escudo.
---
No começo vc quer andar só com os pés para baixo, depois vc começa a esticar as pernas (tb depende da sua altura)... hj em dia não consigo mais andar com os pés pra baixo, só com as pernas semi esticadas atrás do escudo.

- davidson.duarte
- Novato
Bom, sobre Nmax.
Já testei amortecedor da factor. Comprei um de intruder e um da cofap. Me decepcionei com todos, ainda bem que os da cofap eu consegui devolver.
Daí desisti, até um dia meu primo vir aqui em casa me visitar. Ele tem uma vermelha 2017, e eu nunca tinha visto a dele, então fui até a rua pra ver, e na hora notei o amortecedor de prima 150.
Torci o nariz, tirei sarro... e ele: dá uma volta aí, tira suas conclusões...
E eu andei... na hora já vi a diferença, aquele solavanco não existia, emenda do asfalto passava sem quase sentir... daí não teve jeito, tive que comprar pra por na minha e pagar com a língua. Estava já rondando a troca pela nova, e acho que vou desistir da ideia por enquanto.
O melhor de tudo é que o pneu não pega no chão, quando a moto está no cavalete e não precisa adaptar nada. Sem dor nas costas e sem pula-pula nas emendas.

P.s: é normal as fotos do imgur ficarem deste tamanho?
Já testei amortecedor da factor. Comprei um de intruder e um da cofap. Me decepcionei com todos, ainda bem que os da cofap eu consegui devolver.
Daí desisti, até um dia meu primo vir aqui em casa me visitar. Ele tem uma vermelha 2017, e eu nunca tinha visto a dele, então fui até a rua pra ver, e na hora notei o amortecedor de prima 150.
Torci o nariz, tirei sarro... e ele: dá uma volta aí, tira suas conclusões...
E eu andei... na hora já vi a diferença, aquele solavanco não existia, emenda do asfalto passava sem quase sentir... daí não teve jeito, tive que comprar pra por na minha e pagar com a língua. Estava já rondando a troca pela nova, e acho que vou desistir da ideia por enquanto.
O melhor de tudo é que o pneu não pega no chão, quando a moto está no cavalete e não precisa adaptar nada. Sem dor nas costas e sem pula-pula nas emendas.

P.s: é normal as fotos do imgur ficarem deste tamanho?
Assinatura é o kct.
Tive o mesmo problema quando comprei a MT03 660 zero km, em 2009.piccoli escreveu: 26 Mai 2021, 14:10 O "consultor técnico de serviços" me entregou a Inazuma zero garantindo que os pneus estavam calibrados. No posto próximo verifiquei 19 libras quando o correto era 36 nas duas rodas.
"Nossa revisão de entrega é detalhada, pode ficar tranquilo!"
Sai achando a moto meio pesada.
Passei numa padaria e quando fui sair em curva, senti o pneu dianteiro muito estranho.
Parei no posto e tinham 11 libras de pressão!!
Ainda bem que estava tomando muito cuidado, por ser moto nova.
Já com a SH300, estava tudo certinho.
Abraço!
Bonaparte
Tornado e Vulcan 650
Tornado e Vulcan 650
Show @davidson.duarte!
Gostei do visual tb.
E pelo visto na foto da regulagem ali, tem como ficar ainda mais macio, pois vc está usando na regulagem mais dura (mola mais comprimida).
Gostei do visual tb.
E pelo visto na foto da regulagem ali, tem como ficar ainda mais macio, pois vc está usando na regulagem mais dura (mola mais comprimida).

-
Jota
aquela regulagem é de pré carga, não é pra ficar mais macia.
é só pra ela descer o tanto certo quando o cabra monta na moto.
se ele for bem pesado, o certo é deixar em uma regulagem mais comprimida msm.
smj, esse amortecedor não tem ajuste de compressão e retorno, que deixaria o fluido passar com maior ou menos facilidade, tornando ela mais ou menos macia.
é só pra ela descer o tanto certo quando o cabra monta na moto.
se ele for bem pesado, o certo é deixar em uma regulagem mais comprimida msm.
smj, esse amortecedor não tem ajuste de compressão e retorno, que deixaria o fluido passar com maior ou menos facilidade, tornando ela mais ou menos macia.
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Ficou bem mais alta mesmo? Ou é impressão que a foto passa?
Bacana saber que melhora bem assim!
Bacana saber que melhora bem assim!
Kuati escreveu: 26 Mai 2021, 17:33 Show @davidson.duarte!
Gostei do visual tb.
Acho que está numa regulagem intermediária:

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Verdade Russo...
A minha fica com a mola o menos comprimida possível.
Jota, em amortecedor pé de macaco, a compressão da mola acaba fazendo diferença no conforto sim.
Jota, em amortecedor pé de macaco, a compressão da mola acaba fazendo diferença no conforto sim.

Ae Kuati...Kuati escreveu: 27 Mai 2021, 10:25 Verdade Russo...
Se a mola fica pouco comprimida, as chances de dar final de curso (baques secos) são maiores e se a mola ficar muito comprimida, a motoka vai quicar muito, por isso eu sempre uso na posição intermediária.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
-
Jota
pré carga nunca foi pra conforto, e sim pra adequar ao peso inicial carregado.
o conforto vem da facilidade ou dificuldade do fluido/ar passar nos buracos que ficam dentro do amortecedor, mas se não se toma essa ideia como um axioma, aí só um engenheiro pra ter a paciência e o jargão correto pra explicar. concordo que é um tanto contra-intuitivo. mas pré carga não traz conforto em um conjunto formado por mola e amortecedor.
o conforto vem da facilidade ou dificuldade do fluido/ar passar nos buracos que ficam dentro do amortecedor, mas se não se toma essa ideia como um axioma, aí só um engenheiro pra ter a paciência e o jargão correto pra explicar. concordo que é um tanto contra-intuitivo. mas pré carga não traz conforto em um conjunto formado por mola e amortecedor.
-
Jota
não é por acaso que a regulagem de pré carga é HI e LO, enquanto a regulagem do amortecedor é SOFT e HARD.
Minha receita, pelo menos para mim que sou "lombálgico".
- periodicamente calibrar os pneus conforme o manual
- pré-carga em alguma posição do intermediário para o macio
- em piso ruim, sentar mais à frente no banco, firmar o guidão e fazer pequena força puxando contra o peito
- aliviar o peso no banco fazendo força nas pernas. É saudável, ao longo do tempo fica até com boa musculatura nas pernas
Resultado satisfatório rodando com um scooter como se a lombar estivesse numa naked de suspensões equilibradas.
A minha ex-Inazuma era boa de conforto, o SH 300 chega bem perto.
Se nada disso der certo, mentalize o seguinte: qualquer scooter é toco, aceita que dói menos.

- periodicamente calibrar os pneus conforme o manual
- pré-carga em alguma posição do intermediário para o macio
- em piso ruim, sentar mais à frente no banco, firmar o guidão e fazer pequena força puxando contra o peito
- aliviar o peso no banco fazendo força nas pernas. É saudável, ao longo do tempo fica até com boa musculatura nas pernas
Resultado satisfatório rodando com um scooter como se a lombar estivesse numa naked de suspensões equilibradas.
A minha ex-Inazuma era boa de conforto, o SH 300 chega bem perto.
Se nada disso der certo, mentalize o seguinte: qualquer scooter é toco, aceita que dói menos.
- Tio Frei
- Mito
A rigor não existe isso de ser macio ou não, esse é o nosso feeling.Jota escreveu: 27 Mai 2021, 12:00 não é por acaso que a regulagem de pré carga é HI e LO, enquanto a regulagem do amortecedor é SOFT e HARD.
o que muda é o quão rápido o amortecedor pode ser comprimido e voltar à posição zero.
a posição zero quem define é a pré-carga, considerando que o K da mola seja constante, independente da pré carga ele vai empurrar o amortecedor pro zero com a mesma força, e por consequencia velocidade.
mas é tudo muito dependente de feeling.
Quando deixamos a pré carga no mínimo, acabamos dando mais curso para a suspensão no sentido de compressão, pois fica tudo mais esticado. Com isso a roda em um pouco mais de curso para cima e acaba, sim, absorvendo mais energia durante a compressão que ocorre por um período maior....é essa sensação de que está trabalhando mais, está "absorvendo" mais o que chamamos de maciez.
não é o correto, mas é o que a intuição e o que a bunda dizem
- Tio Frei
- Mito
Curti essa mola da prima, o fato de ter o diametro variável deve mudar muito o modo como absorve a energia ao longo do curso, é uma saída boa. Sem falar que ela parece muito parruda
-
Jota
é o contrário.Tio Frei escreveu: 27 Mai 2021, 14:54 Quando deixamos a pré carga no mínimo, acabamos dando mais curso para a suspensão no sentido de compressão, pois fica tudo mais esticado.
qdo deixamos a pré-carga no mínimo, diminuímos o curso da suspensão no sentido da compressão.
pq? pq ao deixar no mínimo, a mola cederá mais quando subirmos na moto, descendo mais o amortecedor, o que deixa a moto mais baixa e com menos curso para compressão.
se o amortecedor tem, a princípio, supondo que o peso da moto não faz descer nada o amortecedor, 10cm de curso total pra comprimir, sem carga, posso ficar com 5cm pra comprimir com a pré carga no mínimo, pq meu peso fez ele descer 5cm, ou 8cm de curso pra comprimir, pq a mola tava mais comprimida e só possibilitou descer 2cm do curso, caso a pré carga esteja no máximo.
portanto, a explicação de que, com a pré carga no mímimo, teremos mais curso para o amortecedor comprimir e por isso teremos mais maciez não se sustenta. teremos mais curso para o amortecedor retornar, aí sim. se houver a impressão de feeling de maciez devido ao aumento do curso, não é na compressão, mas na volta do amortecedor.
- Tio Frei
- Mito
Tem razão Jota.
inverti o sentido das coisas.
inverti o sentido das coisas.
-
Robson
absolutamente todas as motos que tive, com a pré carga no máximo, elas se tornavam mais "duras", no feeling.Jota escreveu: 27 Mai 2021, 15:21
portanto, a explicação de que, com a pré carga no mímimo, teremos mais curso para o amortecedor comprimir e por isso teremos mais maciez não se sustenta. teremos mais curso para o amortecedor retornar, aí sim. se houver a impressão de feeling de maciez devido ao aumento do curso, não é na compressão, mas na volta do amortecedor.
eu não entendo nada de molas, mas lendo as explicações, tem algo que me parece inconsistente.
se eu aplico a pré-carga para a moto baixar menos qdo subo nela, é sinal que a pré-carga enrijece a mola, não?
mas é puro achismo de quem tá lendo sobre o assunto aqui e não manja nada de ajuste de suspensão de moto.
- Tio Frei
- Mito
não é que enrijeça Robs, é que exige mais força para começar a movimentar pois algum movimento já foi feito, mas a constante em N/mm segue a mesma.....exceto em molas de k variável....o assunto não é simples, mas é isso aí, aumentou a pré carga, independente do que se tem o feeling é de que a moto quica mais