Scooters & iscútis - Tópico Único

Grupo de discussão geral sobre motos.
piccoli
Motoqueiro

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por piccoli »

O "consultor técnico de serviços" me entregou a Inazuma zero garantindo que os pneus estavam calibrados. No posto próximo verifiquei 19 libras quando o correto era 36 nas duas rodas.
Só muda a bandeira da concessionária, a bostice é a mesma.
generich
Roda Presa

Mensagem por generich »

fiz um passeio curto com a patroa, deu 400 km aproximadamente, ida no domingo e volta na segunda. Trechos de serra delícia, delfim moreira - mg para piquete-sp, depois penedo - rj para visconde de mauá - rj. Clima bom, andamos tranquilos nas serras e na dutra rodei a 110, controlando para não passar disso e de olho nos radares, só curtição com a motoquinha.
Imagem

Achei no início que ia estranhar muito o estilo de tocada com a scooterzinha, mas a cada passeio vejo que tô mais para o clube dos "slow riders".
Imagem
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Legal as fotos!

---

No começo vc quer andar só com os pés para baixo, depois vc começa a esticar as pernas (tb depende da sua altura)... hj em dia não consigo mais andar com os pés pra baixo, só com as pernas semi esticadas atrás do escudo.
Imagem
davidson.duarte
Novato

Mensagem por davidson.duarte »

Bom, sobre Nmax.
Já testei amortecedor da factor. Comprei um de intruder e um da cofap. Me decepcionei com todos, ainda bem que os da cofap eu consegui devolver.
Daí desisti, até um dia meu primo vir aqui em casa me visitar. Ele tem uma vermelha 2017, e eu nunca tinha visto a dele, então fui até a rua pra ver, e na hora notei o amortecedor de prima 150.
Torci o nariz, tirei sarro... e ele: dá uma volta aí, tira suas conclusões...
E eu andei... na hora já vi a diferença, aquele solavanco não existia, emenda do asfalto passava sem quase sentir... daí não teve jeito, tive que comprar pra por na minha e pagar com a língua. Estava já rondando a troca pela nova, e acho que vou desistir da ideia por enquanto.
O melhor de tudo é que o pneu não pega no chão, quando a moto está no cavalete e não precisa adaptar nada. Sem dor nas costas e sem pula-pula nas emendas.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

P.s: é normal as fotos do imgur ficarem deste tamanho?
Assinatura é o kct.
Bonaparte
Motociclista

Mensagem por Bonaparte »

piccoli escreveu: 26 Mai 2021, 14:10 O "consultor técnico de serviços" me entregou a Inazuma zero garantindo que os pneus estavam calibrados. No posto próximo verifiquei 19 libras quando o correto era 36 nas duas rodas.
Só muda a bandeira da concessionária, a bostice é a mesma.
Tive o mesmo problema quando comprei a MT03 660 zero km, em 2009.
"Nossa revisão de entrega é detalhada, pode ficar tranquilo!"
Sai achando a moto meio pesada.
Passei numa padaria e quando fui sair em curva, senti o pneu dianteiro muito estranho.
Parei no posto e tinham 11 libras de pressão!!
Ainda bem que estava tomando muito cuidado, por ser moto nova.
Já com a SH300, estava tudo certinho.

Abraço!
Bonaparte

Tornado e Vulcan 650
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Show @davidson.duarte!
Gostei do visual tb.
E pelo visto na foto da regulagem ali, tem como ficar ainda mais macio, pois vc está usando na regulagem mais dura (mola mais comprimida).
Imagem
Jota

Mensagem por Jota »

aquela regulagem é de pré carga, não é pra ficar mais macia.
é só pra ela descer o tanto certo quando o cabra monta na moto.
se ele for bem pesado, o certo é deixar em uma regulagem mais comprimida msm.
smj, esse amortecedor não tem ajuste de compressão e retorno, que deixaria o fluido passar com maior ou menos facilidade, tornando ela mais ou menos macia.
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Ficou bem mais alta mesmo? Ou é impressão que a foto passa?

Bacana saber que melhora bem assim!
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Kuati escreveu: 26 Mai 2021, 17:33 Show @davidson.duarte!
Gostei do visual tb.
E pelo visto na foto da regulagem ali, tem como ficar ainda mais macio, pois vc está usando na regulagem mais dura (mola mais comprimida).

Acho que está numa regulagem intermediária:

Imagem
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Verdade Russo...

A minha fica com a mola o menos comprimida possível.

Jota, em amortecedor pé de macaco, a compressão da mola acaba fazendo diferença no conforto sim.
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Kuati escreveu: 27 Mai 2021, 10:25 Verdade Russo...
A minha fica com a mola o menos comprimida possível.
Ae Kuati...
Se a mola fica pouco comprimida, as chances de dar final de curso (baques secos) são maiores e se a mola ficar muito comprimida, a motoka vai quicar muito, por isso eu sempre uso na posição intermediária.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Jota

Mensagem por Jota »

pré carga nunca foi pra conforto, e sim pra adequar ao peso inicial carregado.
o conforto vem da facilidade ou dificuldade do fluido/ar passar nos buracos que ficam dentro do amortecedor, mas se não se toma essa ideia como um axioma, aí só um engenheiro pra ter a paciência e o jargão correto pra explicar. concordo que é um tanto contra-intuitivo. mas pré carga não traz conforto em um conjunto formado por mola e amortecedor.
Jota

Mensagem por Jota »

não é por acaso que a regulagem de pré carga é HI e LO, enquanto a regulagem do amortecedor é SOFT e HARD.
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Minha receita, pelo menos para mim que sou "lombálgico".
- periodicamente calibrar os pneus conforme o manual
- pré-carga em alguma posição do intermediário para o macio
- em piso ruim, sentar mais à frente no banco, firmar o guidão e fazer pequena força puxando contra o peito
- aliviar o peso no banco fazendo força nas pernas. É saudável, ao longo do tempo fica até com boa musculatura nas pernas
Resultado satisfatório rodando com um scooter como se a lombar estivesse numa naked de suspensões equilibradas.
A minha ex-Inazuma era boa de conforto, o SH 300 chega bem perto.

Se nada disso der certo, mentalize o seguinte: qualquer scooter é toco, aceita que dói menos. :-D ;-) :wink: 8-)
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Jota escreveu: 27 Mai 2021, 12:00 não é por acaso que a regulagem de pré carga é HI e LO, enquanto a regulagem do amortecedor é SOFT e HARD.
A rigor não existe isso de ser macio ou não, esse é o nosso feeling.

o que muda é o quão rápido o amortecedor pode ser comprimido e voltar à posição zero.

a posição zero quem define é a pré-carga, considerando que o K da mola seja constante, independente da pré carga ele vai empurrar o amortecedor pro zero com a mesma força, e por consequencia velocidade.

mas é tudo muito dependente de feeling.

Quando deixamos a pré carga no mínimo, acabamos dando mais curso para a suspensão no sentido de compressão, pois fica tudo mais esticado. Com isso a roda em um pouco mais de curso para cima e acaba, sim, absorvendo mais energia durante a compressão que ocorre por um período maior....é essa sensação de que está trabalhando mais, está "absorvendo" mais o que chamamos de maciez.

não é o correto, mas é o que a intuição e o que a bunda dizem
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Curti essa mola da prima, o fato de ter o diametro variável deve mudar muito o modo como absorve a energia ao longo do curso, é uma saída boa. Sem falar que ela parece muito parruda
Jota

Mensagem por Jota »

Tio Frei escreveu: 27 Mai 2021, 14:54 Quando deixamos a pré carga no mínimo, acabamos dando mais curso para a suspensão no sentido de compressão, pois fica tudo mais esticado.
é o contrário.

qdo deixamos a pré-carga no mínimo, diminuímos o curso da suspensão no sentido da compressão.

pq? pq ao deixar no mínimo, a mola cederá mais quando subirmos na moto, descendo mais o amortecedor, o que deixa a moto mais baixa e com menos curso para compressão.

se o amortecedor tem, a princípio, supondo que o peso da moto não faz descer nada o amortecedor, 10cm de curso total pra comprimir, sem carga, posso ficar com 5cm pra comprimir com a pré carga no mínimo, pq meu peso fez ele descer 5cm, ou 8cm de curso pra comprimir, pq a mola tava mais comprimida e só possibilitou descer 2cm do curso, caso a pré carga esteja no máximo.

portanto, a explicação de que, com a pré carga no mímimo, teremos mais curso para o amortecedor comprimir e por isso teremos mais maciez não se sustenta. teremos mais curso para o amortecedor retornar, aí sim. se houver a impressão de feeling de maciez devido ao aumento do curso, não é na compressão, mas na volta do amortecedor.
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Tem razão Jota.
inverti o sentido das coisas.
Robson

Mensagem por Robson »

Jota escreveu: 27 Mai 2021, 15:21
portanto, a explicação de que, com a pré carga no mímimo, teremos mais curso para o amortecedor comprimir e por isso teremos mais maciez não se sustenta. teremos mais curso para o amortecedor retornar, aí sim. se houver a impressão de feeling de maciez devido ao aumento do curso, não é na compressão, mas na volta do amortecedor.
absolutamente todas as motos que tive, com a pré carga no máximo, elas se tornavam mais "duras", no feeling.

eu não entendo nada de molas, mas lendo as explicações, tem algo que me parece inconsistente.

se eu aplico a pré-carga para a moto baixar menos qdo subo nela, é sinal que a pré-carga enrijece a mola, não?

mas é puro achismo de quem tá lendo sobre o assunto aqui e não manja nada de ajuste de suspensão de moto.
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

não é que enrijeça Robs, é que exige mais força para começar a movimentar pois algum movimento já foi feito, mas a constante em N/mm segue a mesma.....exceto em molas de k variável....o assunto não é simples, mas é isso aí, aumentou a pré carga, independente do que se tem o feeling é de que a moto quica mais
Responder