ABS, vale pagar a diferença?

Grupo de discussão geral sobre motos.
decoZ
Mito

Re: ABS, vale pagar a diferença?

Mensagem por decoZ »

Russo escreveu:Algumas considerações Kamerads:

Existe o sistema Dual-CBS, que pode ser integral ou parcial.
- O integral atua nas duas rodas quando se pressiona a manete ou o pedal.
- O parcial atua nas duas rodas quando se pressiona o manete. Quando pressiona o pedal aciona-se apenas o freio traseiro.

Existem motos com ABS apenas na roda dianteira e existem motos com ABS em ambas as rodas.

Logo, existem motos:
- só com sistema ABS simples
- com sistema ABS nas duas rodas
- só com o sistema Dual-CBS parcial
- com sistema Dual-CBS integral
- com ABS + Dual-CBS parcial
- com ABS + Dual-CBS integral

Portanto, não adianta falar simplesmente em ABS em motos, tem-se que considerar o tipo de sistema que vem na moto, pois dependendo da configuração, a utilidade do sistema poderá variar muito.
Correção titio Russo, na Hornet 2008 com ABS nas duas rodas, e tambem CBS, o sistema CBS é parcial e só atua quando o pedal é acionado. O sistema de freio na roda dianteira, possui três pistões que acionando-se a manete funcionam em conjunto, e ao acionar o pedal, são acionados ao mesmo tempo o freio traseiro e apenas um pistão do freio dianteiro..A PIMENTINHA que já deve estar comigo amanhã é assim...
Na realidade eu não tenho certeza se o terceiro pistão funciona só quando se aciona o CBS ou funciona quando se aciona o manete pois a H6 2008 sem ABS só possui dois pistãos no freio dianteiro...se em frenagens normais com o manete são acionados os três pistãos, é claro a vantagem pois são três acionando as pastilhas contra dois na normal, o que dará sem dúvidas um maior poder de parada...
lchicralla
Dinossauro

Mensagem por lchicralla »

decoh6 escreveu:
Russo escreveu:Algumas considerações Kamerads:

Existe o sistema Dual-CBS, que pode ser integral ou parcial.
- O integral atua nas duas rodas quando se pressiona a manete ou o pedal.
- O parcial atua nas duas rodas quando se pressiona o manete. Quando pressiona o pedal aciona-se apenas o freio traseiro.

Existem motos com ABS apenas na roda dianteira e existem motos com ABS em ambas as rodas.

Logo, existem motos:
- só com sistema ABS simples
- com sistema ABS nas duas rodas
- só com o sistema Dual-CBS parcial
- com sistema Dual-CBS integral
- com ABS + Dual-CBS parcial
- com ABS + Dual-CBS integral

Portanto, não adianta falar simplesmente em ABS em motos, tem-se que considerar o tipo de sistema que vem na moto, pois dependendo da configuração, a utilidade do sistema poderá variar muito.
Correção titio Russo, na Hornet 2008 com ABS nas duas rodas, e tambem CBS, o sistema CBS é parcial e só atua quando o pedal é acionado. O sistema de freio na roda dianteira, possui três pistões que acionando-se a manete funcionam em conjunto, e ao acionar o pedal, são acionados ao mesmo tempo o freio traseiro e apenas um pistão do freio dianteiro..

...

:? :?

Achei que o Tio Russo tivesse dito mais ou menos a mesma coisa....
CBX750INDY/94 - 02 a 03
CBR1100XX/99 (Tereza) - 04 a 05
INTRUDER LC1500/01 - 05 a 09
BMW R1200GS Adventure/09 (Daniela) - jun/09...
CRF230/08 - jun/10 a out/11
CBX750Indy/94 (Gabriela) - dez/10...
DRZ400/08 – Nov/11..
jcreis1959
Roda Presa

Mensagem por jcreis1959 »

Eu tenho a burgman 650 com ABS e nao gosto, porque se tiver que travar de emergencia numa estrada com mau piso vai aumentar e bastante a distancia de travagem (parece que nunca mais para)
Harley Road King classic 2005
Honda MSX 125
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerads Decoh6 e lchicrala:

Eu entendi. O Deco explicou (do jeito dele, eheheh) que existe mais uma modalidade de dual-cbs além das que eu citei: Na Hornet nova, quando pressionado o pedal do freio, aciona parcialmente as pinças dianteiras.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Russo escreveu:Ae Kamerads Decoh6 e lchicrala:

Eu entendi. O Deco explicou (do jeito dele, eheheh) que existe mais uma modalidade de dual-cbs além das que eu citei: Na Hornet nova, quando pressionado o pedal do freio, aciona parcialmente as pinças dianteiras.
É isso aí Russovsk. Ichicrala, é que ele tinha dito que o CBS funcionava com o acionamento do manete e na Hornet é no pedal... ;-)
Robson

Mensagem por Robson »

jcreis1959 escreveu:Eu tenho a burgman 650 com ABS e nao gosto, porque se tiver que travar de emergencia numa estrada com mau piso vai aumentar e bastante a distancia de travagem (parece que nunca mais para)
Travagem de emergência ?????? :yeahrite:

Não é frenagem de emergência ?

E em piso ruim é exatamente isso que o ABS ajuda, é não travar a roda... pq se travar é 99% de chance que o piloto vai conhecer o chão de perto, muito perto.

Abraços
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Robson escreveu:
jcreis1959 escreveu:Eu tenho a burgman 650 com ABS e nao gosto, porque se tiver que travar de emergencia numa estrada com mau piso vai aumentar e bastante a distancia de travagem (parece que nunca mais para)

E em piso ruim é exatamente isso que o ABS ajuda, é não travar a roda... pq se travar é 99% de chance que o piloto vai conhecer o chão de perto, muito perto.

Abraços
No idioma portugues de Portugal, freios são "travões" e frenagem é travagem. Se não me engano o Kamerad jcreis está em Macao.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Russo escreveu:
Robson escreveu:

Abraços
No idioma portugues de Portugal, freios são "travões" e frenagem é travagem. Se não me engano o Kamerad jcreis está em Macao.
Bem observado Russo. E dá um desconto que nosso moderas é engenheiro.... :roll: :kkk: }:) :lol:

agora, falando sério, alguns modelos de ABS ( taalvez os menos sofisticados...) criam essa reação maluca em piso irregular, aumentando o espaço de frenagem. :x Já experimentei isso num carro.
Robson

Mensagem por Robson »

Russo escreveu:No idioma portugues de Portugal, freios são "travões" e frenagem é travagem. Se não me engano o Kamerad jcreis está em Macao.
Putz.... :emo52:
Gilberto
Roda Presa

Mensagem por Gilberto »

pretti escreveu:
Russo escreveu:
Robson escreveu:

Abraços
Bem observado Russo. E dá um desconto que nosso moderas é engenheiro.... :roll: :kkk: }:) :lol:

agora, falando sério, alguns modelos de ABS ( taalvez os menos sofisticados...) criam essa reação maluca em piso irregular, aumentando o espaço de frenagem. :x Já experimentei isso num carro.
Positivo, mas o ABS foi feito para frenagem de emergência mesmo, tem que pisar forte no pedal senão vai dar essa impressão de freio borrachudo.

Demorei a me acostumar com o freio da caminhonete mas em terreno com pouca aderência (terra/paralelepípedo/chuva) é uma tranquilidade, não arrasta, não perde a direção e pára em pouco espaço.

Só tem que ficar olhando pelo retrovisor para não levar porrada na traseira.

Em moto certamente é um excelente equipamento, como o Jota falou deve ser uma beleza para andar na chuva naquelas viagens em que se chega na noite com as costas e pescoço arrebentados pelo medo de apertar demais o freio.

Abraço procês.
Mau/Santos
Mito

Mensagem por Mau/Santos »

Gilberto escreveu:
pretti escreveu:
Russo escreveu:
Robson escreveu:

Abraços

Positivo, mas o ABS foi feito para frenagem de emergência mesmo, tem que pisar forte no pedal senão vai dar essa impressão de freio borrachudo.

Demorei a me acostumar com o freio da caminhonete mas em terreno com pouca aderência (terra/paralelepípedo/chuva) é uma tranquilidade, não arrasta, não perde a direção e pára em pouco espaço.

Só tem que ficar olhando pelo retrovisor para não levar porrada na traseira.

Em moto certamente é um excelente equipamento, como o Jota falou deve ser uma beleza para andar na chuva naquelas viagens em que se chega na noite com as costas e pescoço arrebentados pelo medo de apertar demais o freio.

Abraço procês.
Não sou engenheiro, mas pelo q lembro do colegial, e pensando acerca de tudo q já li sobre ABS, o atrito das pastilhas de freio sobre o disco de freio é maior q o atrito dos pneus arrastando no solo devido a um travamento das rodas.......sendo assim, apesar da impressão extremamente ruim q se tem qdo o carro (ou moto, quem sabe...nunca experimentei) continua a rodar mesmo se apertando fortemente o pedal de freio, o espaço total percorrido seria - segundo os técnicos em suas explicações sobre o funcionamento do ABS - menor q o espaço q o veículo percorreria se estivesse arrastando os pneus pelo solo..........digamos q o ABS tende a otimizar a frenagem em qquer tipo de chão, permitindo q se pare no menor espaço percorrido q for possível, apesar da sensação de q se os pneus arrastassem no solo esse espaço percorrido seria menor. Claro q em algumas situações isso pode até não ocorrer.......mas no geral, eu, q tenho carros com ABS desde 1998, sindo uma infinita segurança a mais, principalmente na chuva ou qdo os pneus estão já indo pro saco, de tão carecas.....
Robson

Mensagem por Robson »

mau/santos escreveu: Não sou engenheiro, mas pelo q lembro do colegial, e pensando acerca de tudo q já li sobre ABS, o atrito das pastilhas de freio sobre o disco de freio é maior q o atrito dos pneus arrastando no solo devido a um travamento das rodas.......sendo assim, apesar da impressão extremamente ruim q se tem qdo o carro (ou moto, quem sabe...nunca experimentei) continua a rodar mesmo se apertando fortemente o pedal de freio, o espaço total percorrido seria - segundo os técnicos em suas explicações sobre o funcionamento do ABS - menor q o espaço q o veículo percorreria se estivesse arrastando os pneus pelo solo.....
mau, vc misturou uns conceitos aí....

O força de atrito entre as pastilhas e o disco de freio não tem nada a ver com a distância de frenagem de um carro (ou moto).

O negócio é o seguinte, com as rodas travadas, a distância percorrida em uma frenagem é maior do que com as rodas rodando... isso tem a ver com o tipo de força de atrito que existe entre o pneu e o chão, que muda conforme há o movimento da roda (atrito estático e atrito cinético).

Mas a principal função do ABS não frear em menor espaço. É manter o veículo sob controle.

Quem nunca precisou frear em uma curva, travou as rodas do carro, e virou passageiro ?

Com as rodas travadas vc não tem controle direcional do veículo.

Abraços
lchicralla
Dinossauro

Mensagem por lchicralla »

Robson escreveu:
Quem nunca precisou frear em uma curva, travou as rodas do carro, e virou passageiro ?

Com as rodas travadas vc não tem controle direcional do veículo.
NEssas horas é que se pensa "como o ABS é barato pelo recurso que oferece!!!"
CBX750INDY/94 - 02 a 03
CBR1100XX/99 (Tereza) - 04 a 05
INTRUDER LC1500/01 - 05 a 09
BMW R1200GS Adventure/09 (Daniela) - jun/09...
CRF230/08 - jun/10 a out/11
CBX750Indy/94 (Gabriela) - dez/10...
DRZ400/08 – Nov/11..
Responder