Análise de erros de pilotagem

Grupo de discussão geral sobre motos.
Tio Frei
Mito

Re: Análise de erros de pilotagem

Mensagem por Tio Frei »

Essa sincronização é o que eu chamo de "punta taco". O efeito é o mesmodo punta taco no carro, sobe-se o giro pra ajustar o giro dos eixos secundário e primari da caixa, evita até o clanck na relacao, eu em sei pilotar sem, uso em 100 % das reduções, a garupa tambem agradece, pois aumenta muito a suavidade ao pilotar.

É a famosa cutucadinha antes da redução de fato. Tem gente que faz nas acelerações tb, mas ai ja é besteira, só se perde tempo. Tem quem chame de beliscada.

Eu chamo de punta-taco, pois é um equivalente automobilístico, onde se freia e "acelera" enquanto se reduz marcha, ou até mesmo ja dentro da curva pra manter o motor cheio, o efeito é uma pouco diferente, pois na moto o que se busca é suavidade na redução, no carro é manter o motor puxando pra melhorar a saída, mas tambem se ganha em suavidade. No fim o efeito sonoro é o mesmo...

Ja ouvi que é perigoso fazer, pois pode-se acabar acelerando no meio de uma frenagem...baita besteira, com o tempo o cara consegue alicatar firme e ainda ir baixando marcha pra ajudar na redução de velocidade sem perder a tração da traseira. É uma técnica muito gostosa de treinar.
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Minha maior dificuldade é quando eu percebo no meio da curva que entrei com velocidade maior que deveria. Quando tô numa estrada desconhecida, uma curva daquelas brasileiras que muda de raio no meio. Me dá um segundinho de cagaço paralisante, em que não sei o que fazer, se freio, deito, largo a moto ou morro. Ainda não me dei mal por conta disso, mas se eu não der jeito é questão de tempo para sair reto hora dessas.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

rods escreveu:Minha maior dificuldade é quando eu percebo no meio da curva que entrei com velocidade maior que deveria. Quando tô numa estrada desconhecida, uma curva daquelas brasileiras que muda de raio no meio. Me dá um segundinho de cagaço paralisante, em que não sei o que fazer, se freio, deito, largo a moto ou morro. Ainda não me dei mal por conta disso, mas se eu não der jeito é questão de tempo para sair reto hora dessas.
Procure antes conhecer a rodovia, o trajeto, mas conhecer bem mesmo. Até isso acontecer, procure manter o mesmo ritmo dos carros, depois, arregaça.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

rods escreveu:Minha maior dificuldade é quando eu percebo no meio da curva que entrei com velocidade maior que deveria. Quando tô numa estrada desconhecida, uma curva daquelas brasileiras que muda de raio no meio. Me dá um segundinho de cagaço paralisante, em que não sei o que fazer, se freio, deito, largo a moto ou morro. Ainda não me dei mal por conta disso, mas se eu não der jeito é questão de tempo para sair reto hora dessas.
Se nunca se deu mal, continue assim! ;-) Significa que ou (a) vc está fazendo o certo - então apenas relembre o que está fazendo - ou (b) está numa velocidade adequada ao seu nível de condução!
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Ô Saurus, para conhecer bem, só passando diversas vezes! Tô falando daquelas estradas que a gente passa uma vez na vida, tá sozinho no mundo, sem carro na frente. Aqui no ES tem uma porção assim.

Claro que a solução verdadeira é entrar mais pianinho na curva. Mas a questão é para depois da merda feita, como consertar!!!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Saurus escreveu:
Procure antes conhecer a rodovia, o trajeto, mas conhecer bem mesmo. Até isso acontecer, procure manter o mesmo ritmo dos carros, depois, arregaça.
Perfeito, Saurus! Essas curvas de raio negativo geralmente pegam os "desavisados" que não conhecem previamente o trajeto.
Vê se eu ia andar feito cachorro louco em Moeda ou mesmo na Rio-Juiz de Fora sem conhecer cada palmo da estrada!

Quando a merda estiver feita vc tem que estar com alguns fundamentos em dia:

- evitar o pensamento negativo (vou cair! :lol: ) e o target fixation (olha pra dentro da curva, onde vc quer ir! Não perca as esperanças. }:) );
- contra-esterçar mais ainda e pendular sem medo para forçar a retomada de trajetória;
- cutucar o freio traseiro (esquecer do dianteiro)
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

pretti escreveu: Quando a merda estiver feita vc tem que estar com alguns fundamentos em dia:

- evitar o pensamento negativo (vou cair! :lol: ) e o target fixation (olha pra dentro da curva, onde vc quer ir! Não perca as esperanças. }:) );
- contra-esterçar mais ainda e pendular sem medo para forçar a retomada de trajetória;
;-)

A galera tira sarro, mas por eu já ter caído em curva até hoje tenho um certo bloqueio para curvar, por isso abuso do contra-esterço e logo entro em posição pendular principalmente nessas estradas que não conheço e que são cheias dessas curvas que começam abertas e se fecham.

Se já estiver no pêndulo, a curva vai se fechando, a facilidade para fechar mais curva e não espalhar é muito maior.

Agora, fazer o pêndulo só quando vê a merda como o Pretti falou eu não consigo, não dá tempo, a espalhada na curva será evitada com o uso do freio traseiro. Mas se conseguir/der tempo de pendular, melhor.

Quando pego uma dessas, estou rápido não estou de pêndulo o cagaço é grande, já espalhei no passado, sorte não vir veículo na via contrária. Com pêndulo nunca tomei susto. Como tenho andado mais rápido ultimamente, sempre estou de pêndulo, que e em viagem inclusive evita a dor nos ísquios.

[ ]'s
Imagem
Paulinhu
Dinossauro

Mensagem por Paulinhu »

rods escreveu:Minha maior dificuldade é quando eu percebo no meio da curva que entrei com velocidade maior que deveria. Quando tô numa estrada desconhecida, uma curva daquelas brasileiras que muda de raio no meio. Me dá um segundinho de cagaço paralisante, em que não sei o que fazer, se freio, deito, largo a moto ou morro.
:lol:
Kuati escreveu:Bicho homem, um ser social, vaidade, tudo é...

[ ]'s
Fernando-(Beraite)
Roda Presa

Mensagem por Fernando-(Beraite) »

Valber Lessa escreveu:Sugestão: venha forte, freie antes da curva e reduza a marcha logo antes de entrar. Ao entrar na curva em marcha alta, já com a roda traseira destravada (caso ela dê uma travadinha) a própria redução proporcionada pelo freio motor vai jogar o peso na roda dianteira e ajudar a sua moto a inclinar e entrar no traçado. Acelerador fechado enquanto a moto vai inclinando, acelerador abrindo (devagar...) enquanto a moto vai desinclinando.

Esse negócio de usar o freio traseiro em pilotagem esportiva eu nunca aprendi nem nunca consegui. Não uso nem em estrada nem em pista, só em uso urbano ou em modo freira para deixar a traseira mais assentada.
É basicamente isso aí em cima e o que o marchon falou no post anterior... Em estrada muitas vezes só em estar com o giro alto e dependendo da velocidade, com uma 1000, não precisa nem frear e reduzir, só em fechar o acelerador e pendular corretamente já produz a contra-tração e inclinação sificiente para fazer uma curva limpa e segura... Mas para ficar mais gostoso, chegar um pouco mais rápido, freiar (com o dianteiro), reduzir uma marcha e entrar na curva deixando o freio-motor empurrar a moto até o ponto de menor velocidade e sair acelerando suavemente, é uma delicia!!! Não precisa estar voando muito pra fazer isso...[/quote]

Gostei do relato ;-)
Motociclista, respeite a vida use capacete
Fernando-(Beraite)
Roda Presa

Mensagem por Fernando-(Beraite) »

Marchon escreveu:Pretti, infelizmente minha contribuição como motociclista de estrada é bem limitada... Minha experiência é bem pouco, principalmente de SS. E normalmente quando estou em estrada, tento deixar o modo Vader em casa.
Vai se mudar do RJ? :-D :-D
Editado pela última vez por Fernando-(Beraite) em 05 Mar 2013, 13:14, em um total de 1 vez.
Motociclista, respeite a vida use capacete
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Kuati escreveu:
pretti escreveu: Quando a merda estiver feita vc tem que estar com alguns fundamentos em dia:

;-)

A galera tira sarro, mas por eu já ter caído em curva até hoje tenho um certo bloqueio para curvar, por isso abuso do contra-esterço e logo entro em posição pendular principalmente nessas estradas que não conheço e que são cheias dessas curvas que começam abertas e se fecham.

Se já estiver no pêndulo, a curva vai se fechando, a facilidade para fechar mais curva e não espalhar é muito maior.

Agora, fazer o pêndulo só quando vê a merda como o Pretti falou eu não consigo, não dá tempo, a espalhada na curva será evitada com o uso do freio traseiro. Mas se conseguir/der tempo de pendular, melhor.

Quando pego uma dessas, estou rápido não estou de pêndulo o cagaço é grande, já espalhei no passado, sorte não vir veículo na via contrária. Com pêndulo nunca tomei susto. Como tenho andado mais rápido ultimamente, sempre estou de pêndulo, que e em viagem inclusive evita a dor nos ísquios.
Rods, Kuati

Na maioria das vezes, tenho falado supondo que o cabra está sobre motos como uma SS ou pelo menos uma SST, que são aquelas que colocam o piloto "naturalmente" em posição de pendular sem maiores malabarismos e contorcionismos. A mesma manobra de emergência numa naked - em estrada, lembrem-se - é muito mais complicada. Ninguém (que eu conheça :-D ) toca uma naked com a meia bunda de fora joelhão pra dentro da curva em estrada, simplesmente porque não é essa a forma natural de se tocar uma moto dessas.
Já discutimos "n" vezes isso aqui no passado (o pêndulo em naked; lembra-se MAD?!), mas em regra, modo civil, nas estradas, você deve conduzir uma naked firmando-a entre as pernas sem muita firula. Deixe que os pneus, a física se encarreguem do restante. :wink:
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Já passei esses sustos com e sem garupa, sem garupa o último foi em uma curva de alta na dutra quando vi uma língua dágua a frente no meio da curva, tomei este susto (leve pânico) pois estava rápido demais pra passar na água e achei que escorregaria, consegui reduzir e passar menos inclinado...

A vez que lembro com garupa entrei rápido demais para a curva e pendular com garupa é impossível, neste caso acho que reduzi com o traseiro e fiz a curva todo duro em cima da moto, depois fiquei pensando em como poderia ter reagido melhor na hora, já que acho que levar susto é sempre um erro... Depois fico refletindo sobre como não ter susto e sim a reação certa....

Muito bom tópico !!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

pretti escreveu:Ninguém (que eu conheça :-D ) toca uma naked com a meia bunda de fora joelhão pra dentro da curva em estrada, simplesmente porque não é essa a forma natural de se tocar uma moto dessas.
Já discutimos "n" vezes isso aqui no passado (o pêndulo em naked; lembra-se MAD?!), mas em regra, modo civil, nas estradas, você deve conduzir uma naked firmando-a entre as pernas sem muita firula. Deixe que os pneus, a física se encarreguem do restante. :wink:
Pretti, lembro bem das nossas divergências nessa questão, então para não haver mais dúvidas quanto ao jeito de conduzir uma naked (fast mode), vamos deixar para os verdadeiros mestres nos ensinarem. ;-)

Wayne Rainey

Eddie Lawson (magnífico vídeo)
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Pô, MAD, tô sem acesso a vídeo no escritório...

O quê que os caras estão aprontando?
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

marquinho escreveu:
Já passei esses sustos com e sem garupa, sem garupa o último foi em uma curva de alta na dutra quando vi uma língua dágua a frente no meio da curva, tomei este susto (leve pânico) pois estava rápido demais pra passar na água e achei que escorregaria, consegui reduzir e passar menos inclinado...

A vez que lembro com garupa entrei rápido demais para a curva e pendular com garupa é impossível, neste caso acho que reduzi com o traseiro e fiz a curva todo duro em cima da moto, depois fiquei pensando em como poderia ter reagido melhor na hora, já que acho que levar susto é sempre um erro... Depois fico refletindo sobre como não ter susto e sim a reação certa....

Muito bom tópico !!
Bem lembrada essa circunstância, Marquinho, aliás bem comum!
Nesse caso é isso aí, escolher rapidamente o melhor ponto de passagem, tirar a mão reduzindo a inclinação e "realaxar" preparando-se para medidas de emergência.

Mas atenção, "leve pânico", isso non ecziste! :no: :lol: O bicho pegou ali naquela hora! }:) É do tipo frio na barriga mesmo. Uns duram mais, outros menos. Os primeiro melam a cueca, os segundos nos dão a impressão de serem tão rápidos que passam a idéia de menor gravidade.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Pretti, nos vídeos estão mandando pêndulo em naked com guidão alto.

Eu fazia pêndulo de CB1300. A dificuldade maior era o banco, muito quadrado e aderente, deslizar a bunda era mais complicado. Na verdade hoje em dia praticamente não consigo fazer curva sem pêndulo em rodovia, é capaz de até pegar uma custom e tentar alguma espécie de jogo de corpo pra fora da moto...

[ ]'s
Imagem
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

pretti escreveu:
marquinho escreveu:

Muito bom tópico !!
Bem lembrada essa circunstância, Marquinho, aliás bem comum!
Nesse caso é isso aí, escolher rapidamente o melhor ponto de passagem, tirar a mão reduzindo a inclinação e "realaxar" preparando-se para medidas de emergência.

Mas atenção, "leve pânico", isso non ecziste! :no: :lol: O bicho pegou ali naquela hora! }:) É do tipo frio na barriga mesmo. Uns duram mais, outros menos. Os primeiro melam a cueca, os segundos nos dão a impressão de serem tão rápidos que passam a idéia de menor gravidade.
Phoddda também é a tremedeira que fica nas pernas e você tendo que manter uma aparência de phodddãum, que não levou susto nenhum, que estava tudo previsto e sob controle, eticéteraitau.... :lol:
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Blz Pretti, então vai umas fotos pra tu sentir o gostinho, mas não deixa de ver os vídeos em casa! ;-)

A moto.
Imagem

O estilo.
Imagem
Imagem
Imagem

Os mestres ;-)
Imagem
Editado pela última vez por MAD em 05 Mar 2013, 16:01, em um total de 2 vezes.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Os pilotos de motovelocidade, fazem pêndulos até em Motards, vide Alex Barros.

Imagem
B-King Of The Urban Jungle
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

SPEED RACER escreveu:Os pilotos de motovelocidade, fazem pêndulos até em Motards, vide Alex Barros.
É, mas os oriundos das pistas de terra (MX, enduro, etc) deitam a moto e ficam com o corpo mais levantado que a moto, esticando a perna de dentro da curva como que para buscar algum apoio. Acho estranhíssima essa diferença de "estilos" no SM.
Responder