Oráculo do M@D
Re: Oráculo do M@D
JAL escreveu:Jota escreveu:é tipo um controle de tração ao contrário (ao invés de não deixar perder tração por aceleração demais, não deixa perder tração por desaceleração demais).
De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
José Saramago
Ulisses Barros escreveu:A embreagem + OU - pesada tem a ver com o numero de cilindros e ou cc do motor? As monos parecem ser bem leves em relaçao as bicilindricas, ou é uma questão de regulagem mesmo? Tem embreagem hidraulica pra motos?
Cara, das motos que tive (CB400, Tenere600, GS500, XT600 e B12), a mais pesada era a da Tenere, depois GS, CB, XT e a mais leve e macia, da 12.
Contrariando, inclusive, o que muitos falam sobre embreagens hidráulicas (da 12). Mas vai que foi sorte mesmo rsrs
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Jota escreveu:é tipo um controle de tração ao contrário (ao invés de não deixar perder tração por aceleração demais, não deixa perder tração por desaceleração demais).
Todas as RDs vinham com isso.
nina escreveu:a embreagem da xt pesa mais que eu.
Então na média é possível que ainda seja leve.
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Achei a da F800 GS muito dura, pra usar em Sampa ou qualquer outra cidade com corredor o dia todo parace um sofrimento; mais um bom motivo pra fazer um TD antes de comprar uma moto nova. Pra freio uso 2 dedos tambem, mas um aeroquip não esta fora de cogitação, alguma marca a recomendar?
Ulisses Barros escreveu:Achei a da F800 GS muito dura, pra usar em Sampa ou qualquer outra cidade com corredor o dia todo parace um sofrimento; mais um bom motivo pra fazer um TD antes de comprar uma moto nova. Pra freio uso 2 dedos tambem, mas um aeroquip não esta fora de cogitação, alguma marca a recomendar?
RCA Motos.
Ainda não comprei para a 12, não sei porque rsrsrsrs
Usei na XT, e melhorou bem a resposta.
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Patrick escreveu:Jota escreveu:é tipo um controle de tração ao contrário (ao invés de não deixar perder tração por aceleração demais, não deixa perder tração por desaceleração demais).
Todas as RDs vinham com isso.
nina escreveu:a embreagem da xt pesa mais que eu.
Então na média é possível que ainda seja leve.
pó sê.
De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
José Saramago
- Saurus
- Mito
Caro O.D. (Oráculo de Delphos), só para marcar presença no tópico, gostaria de saber qual a influência que aquela bosta de bauleto tem na dinâmica da moto que deixa ela sambando em velocidades acima de 120 km/h?
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Saurus escreveu:Caro O.D. (Oráculo de Delphos), só para marcar presença no tópico, gostaria de saber qual a influência que aquela bosta de bauleto tem na dinâmica da moto que deixa ela sambando em velocidades acima de 120 km/h?
A minha moto fica com a frente boba depois dos 160 km/h. Acho que é tipo um efeito "paraquedas", cria um arrasto. Com garupa não acontece.
B12S
B12S
-
Jota
certamente uma influência AEROdinâmica, rs.
- Saurus
- Mito
Smoker escreveu:Saurus escreveu:Caro O.D. (Oráculo de Delphos), só para marcar presença no tópico, gostaria de saber qual a influência que aquela bosta de bauleto tem na dinâmica da moto que deixa ela sambando em velocidades acima de 120 km/h?
A minha moto fica com a frente boba depois dos 160 km/h. Acho que é tipo um efeito "paraquedas", cria um arrasto. Com garupa não acontece.
Boizé. Tem vezes que desço de Friburgo para o RJO com a FZ (com o bauleto acoplado) e quando chego aos 160~170 sinto a moto meio bamba, meio insegura. Quando estou sem o bauleto isso não acontece, moto sempre firme.
Saurus escreveu:Smoker escreveu:Saurus escreveu:Caro O.D. (Oráculo de Delphos), só para marcar presença no tópico, gostaria de saber qual a influência que aquela bosta de bauleto tem na dinâmica da moto que deixa ela sambando em velocidades acima de 120 km/h?
Boizé. Tem vezes que desço de Friburgo para o RJO com a FZ (com o bauleto acoplado) e quando chego aos 160~170 sinto a moto meio bamba, meio insegura. Quando estou sem o bauleto isso não acontece, moto sempre firme.
É isso mesmo.
A primeira vez estranhei, depois acostumei. Com bauleto já espero este efeito. Tanto que em bate e volta, prefiro levar mochila presa na garupa.
B12S
B12S
CB1300 ficava com a frente passarinhando nos 200 com os alforges gripho não rígidos.
Sobre as embreagens, geralmente as hidráulicas são mais pesadas, mas isso não é regra. É questão de projeto mesmo, minha Blackbird tinha a embreagem pesadíssima que nos 4 anos que passei com a moto não consegui acostumar. A do Tartaruga era uns 3 anos mais nova (painel digital), mudaram bastante coisa na moto, inclusive um dos focos foi aliviar o peso da embreagem. Era gritante a diferença de peso entre as duas.
Fireblade antes da cara de chinchila (ponteira sob o banco garupa) tinha embreagem hidráulica, era pesada tb, não como a XX, mas era. A CB1300 era hidráulica e não era pesada.
Dizem que a embreagem mais fdp de todos os tempos era de Ducati das antigas, nem sei se por cabo ou hidráulica, o cara tinha de ser o mão de morsa pra acioná-la num anda e pára de cidade.
A vantagem da hidráulica é não haver cabo pra arrebentar, a desvantagem é o preço maior do sistema e alguns dizem que segura um pouquinho mais o desempenho do motor (isso eu acho que é lenda). Em SS acho que como o objetivo é sempre o peso reduzido, melhor botar o mais leve sistema de cabo mesmo.
[ ]'s
Sobre as embreagens, geralmente as hidráulicas são mais pesadas, mas isso não é regra. É questão de projeto mesmo, minha Blackbird tinha a embreagem pesadíssima que nos 4 anos que passei com a moto não consegui acostumar. A do Tartaruga era uns 3 anos mais nova (painel digital), mudaram bastante coisa na moto, inclusive um dos focos foi aliviar o peso da embreagem. Era gritante a diferença de peso entre as duas.
Fireblade antes da cara de chinchila (ponteira sob o banco garupa) tinha embreagem hidráulica, era pesada tb, não como a XX, mas era. A CB1300 era hidráulica e não era pesada.
Dizem que a embreagem mais fdp de todos os tempos era de Ducati das antigas, nem sei se por cabo ou hidráulica, o cara tinha de ser o mão de morsa pra acioná-la num anda e pára de cidade.
A vantagem da hidráulica é não haver cabo pra arrebentar, a desvantagem é o preço maior do sistema e alguns dizem que segura um pouquinho mais o desempenho do motor (isso eu acho que é lenda). Em SS acho que como o objetivo é sempre o peso reduzido, melhor botar o mais leve sistema de cabo mesmo.
[ ]'s

- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Kuati escreveu:CB1300 ficava com a frente passarinhando nos 200 com os alforges gripho não rígidos.
Botei 267 km/h na ogra na Castelo Branco com esses alforges... firme igual palanque no banhado!
Com bauleto o máximo foi entre 250 e 260 km/h no Atacama, o ar rarefeito não deixava o motor passar disso... firme igual prego na areia.

Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
-
Luiz Almeida
- Mito
Ulisses Barros escreveu:A embreagem + OU - pesada tem a ver com o numero de cilindros e ou cc do motor? As monos parecem ser bem leves em relaçao as bicilindricas, ou é uma questão de regulagem mesmo? Tem embreagem hidraulica pra motos?
Diversos modelos vêm com embreagem com acionamento hidráulico. E isso não significa obrigatoriamente maior maciez na manete, vide DL1000 e DL650.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Saurus escreveu:Tem vezes que desço de Friburgo para o RJO com a FZ (com o bauleto acoplado) e quando chego aos 160~170
Já não se faz mais freiras como antigamente.

JAL escreveu:Saurus escreveu:Tem vezes que desço de Friburgo para o RJO com a FZ (com o bauleto acoplado) e quando chego aos 160~170
Já não se fazem mais freiras como antigamente.
Começou contando que era a partir de 120 km/h, mas já aumentou kkkk
Cara, só ao vivo para contar a história do véio Saurus e a ida ao Churrastiba com os marginais do RJ rsrsrs

B12S
B12S
- Saurus
- Mito
JAL escreveu:Saurus escreveu:Tem vezes que desço de Friburgo para o RJO com a FZ (com o bauleto acoplado) e quando chego aos 160~170
Já não se faz mais freiras como antigamente.
JAL, vc não é loira é?
Menos, menos, por favor.
Vc entendeu o que estou querendo dizer, e não venha com ladainhas estilo freira pois não vai pescar.
Abração
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Luiz Almeida escreveu:Ulisses Barros escreveu:A embreagem + OU - pesada tem a ver com o numero de cilindros e ou cc do motor? As monos parecem ser bem leves em relaçao as bicilindricas, ou é uma questão de regulagem mesmo? Tem embreagem hidraulica pra motos?
Diversos modelos vêm com embreagem com acionamento hidráulico. E isso não significa obrigatoriamente maior maciez na manete, vide DL1000 e DL650.
ACHO que embreagem hidráulica serve para o seguinte:
Roteamento da linha de acionamento: Quando é necessário fazer muitas curvas com a linha/conduíte e não é possível usar cabo a linha hidráulica faz o serviço.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
nina escreveu:Robson escreveu:Nunca usei os dois dedos em cima do freio, pq se precisar mesmo, só os dois dedos não dão conta de alicatar o freio.
como vi no curso, uma das razões para usar todos os dedos é não alicatá-los no caso de uma colisão ou queda.
Nos mííínimos detalhes... no improvável caso de não ter ficado claro.
O alicatar do Robson é apertar rápida e fortemente o freio. Pouco tem a ver com a proteção dos pobres dedos.