RPM mínima para cruzeiro em baixa velocidade?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Luigi
Mito
Contato:

Re: RPM mínima para cruzeiro em baixa velocidade?

Mensagem por Luigi »

Cara hoje vim trabalhar com a minha, no corredor fiz o "teste do OL" tentei vir em 1 rodando na casa dos 5.000giros, tá doido, cabriteia demais, qualquer todo no acelerador ela pula, prefiro vir na mesma velocidade de terceira com a moto mais dócil

Claro que na estrada a história é outra, ou na cidade mesmo com transito livre.
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Luigi escreveu:Claro que na estrada a história é outra, ou na cidade mesmo com transito livre.

Isso é outra coisa, acham que é o tempo todo andando assim. Normalmente ando assim em um rolezinho pela orla, com a patroa...muito bom.

No dia a dia é tocada normal, trocando marcha ali nos 3k, andando suave...
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Os caras falam como que se Bandit fosse algo bruta kkkkkkkkkkkkk caralho o que mais vejo e tiozão dando role pela orla nelas de boas

Pelo visto nunca pegaram uma moto de verdade arisca.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Véio, tu perdeu a noção do perigo???

Tá falando mal da Bandit no M@D????

Vai tomar um gancho rapidinho...

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Optimus, tu caiu do berço quando era criança ?

Não queira comparar moto com concepçaõ de rodar em alta, com a B12 por exemplo

É totalmente diferente querer rodar com uma FZ6 a 2~3mil rpm (praticamente tem que empurrar a moto) ou até mesmo com a B65, do que com a B12.
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Luigi escreveu:Optimus, tu caiu do berço quando era criança ?

É totalmente diferente querer rodar com uma FZ6 a 2~3mil rpm (praticamente tem que empurrar a moto) ou até mesmo com a B65, do que com a B12.

Manja muito ele, galego.... :lol: :lol: :lol: :lol:
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Castelo, quarta feira passada fui comprar uns camarões para levar a BH e reparei o giro e a velocidade na Beira Mar.

A tenerinha andou bem em quarta marcha a quarenta por hora em três mil giros. Para mim este foi o ponto de equilíbrio.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Na minha CB3 agora no fim da tarde fiz o mesmo: quarta a 40 Km/h. Os mesmos 3 mil RPM.
Vi um vídeo em que uma Té 250 estava a 80 Km/h em quinta, a 5 mil RPM. A mesma relação que existe na CB3 e na Fazer.
Interessante como a Ténéré 250 está de fato voltada ao uso em asfalto. Fosse mais off, era não estaria tão alongada.
A propósito do teste, a CB3 aceitou, mas nesses 40 Km/h ela fica mais à vontade se rodar em terceira, no giro médio.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Smoker escreveu:
Luigi escreveu:Optimus, tu caiu do berço quando era criança ?

Manja muito ele, galego.... :lol: :lol: :lol: :lol:
Eu lembro que quando andei com a tua, fiquei convencido que a minha moto era mesmo a B65, que pra andar nos 120, precisa manter o motor um pouco mais cheio, lá pelas 5 a 6 mil rpm ( não lembro mais quanto era). Eu gosto dessa sensação de o motor estar mais cheio, enfim, é gosto pessoal, pq pra mim, com 650 ou 1250cc eu ando na mesma tocada manca de 100 a 140 no máximo, e nessa condição eu gosto do motor girando. Mas isso é só minha opinião
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

piccoli escreveu:Na minha CB3 agora no fim da tarde fiz o mesmo: quarta a 40 Km/h. Os mesmos 3 mil RPM.
Vi um vídeo em que uma Té 250 estava a 80 Km/h em quinta, a 5 mil RPM. A mesma relação que existe na CB3 e na Fazer.
Interessante como a Ténéré 250 está de fato voltada ao uso em asfalto. Fosse mais off, era não estaria tão alongada.
A propósito do teste, a CB3 aceitou, mas nesses 40 Km/h ela fica mais à vontade se rodar em terceira, no giro médio.
Não senti falta de marchas mais curtas na Tenerinha quando rodei 3500km de chão variado sem pavimentação na Amazônia. A três primeiras marchas são curtas o suficiente para o off pesado.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Castelo
Motoqueiro

Mensagem por Castelo »

Castelo escreveu:Ultimamente tenho preferido voltar do trabalho pela orla.

A moto sustenta os 40 por hora em 6ª a 3k rpm, em 5ª a 3,5k e em 4ª a 4 k.
Luiz Almeida escreveu:Castelo, quarta feira passada fui comprar uns camarões para levar a BH e reparei o giro e a velocidade na Beira Mar.

A tenerinha andou bem em quarta marcha a quarenta por hora em três mil giros. Para mim este foi o ponto de equilíbrio.
piccoli escreveu:Na minha CB3 agora no fim da tarde fiz o mesmo: quarta a 40 Km/h. Os mesmos 3 mil RPM.
Vejam só que bom comparativo, prezados.

XL 250 83 x Ténéré 250 x CB3.
6ª x 4ª x 4ª marchas, respectivamente, todas a 3 mil RPM obtendo os mesmos 40 por hora.

Enquanto a XL está no limite, as motos mais novas de capacidade volumétrica similar estão com folga.
Afinal, ainda admitiriam uma marcha mais alta (ou duas, no caso da CB3, correto?) para, na mesma velocidade, girar mais baixo ainda.

Logicamente, ainda perdura a questão técnica sobre até que ponto isso sobrecarrega o motor.

Resolvi no mesmo trajeto rodar um tempo em 4ª, 4 mil rpm, 40 por hora, e constatei o efeito positivo do giro maior na lubrificação.
Menos aquecimento, ao parar a rotação de marcha lenta não desestabiliza e o ruído do comando não fica desagradável.

Já no trânsito mais pesado, sem poder muita velocidade constante, aboli a 6ª, estou adotando máxima em 5ª, 4,5 mil RPM, 60 por hora, deixando cair para os 4 mil RPM no mínimo e indo buscar os 4,5 descendo marcha.

E logicamente esticando acima disso sempre que necessário para escapar das chateações. Dificilmente estou ultrapassando 5,5, 6 mil rpm, está um ótimo comportamento.

A diferença no consumo foi sensível, mas irrisória, melhor gastando a mixaria a mais rodando sem forçar a máquina e de quebra com mais agilidade.
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Ontem subi uma ladeira leve a 40 km/h, em última marcha (CB13 "só" tem 5 marchas), zero de vibração, a 1.500 RPM...

TORCÃO RULEZ!!! :pnk:
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Apesar de não fazer falta nenhuma, uma sexta marcha na CB 300 seria bem legal. Para ser engatada acima de 100/110 Km/h, somente no plano, e só para o motor girar mais pianinho. Mas como a Honda gosta de fazer motos espartanas e a proposta da CB3 é uso urbano, a opção foi pelo câmbio de menor custo, 5 marchas, mas muito bem distribuídas e com claro favorecimento ao torque em baixa.
Comparar o torcão da CB13 com o torquinho da CB3 seria maldade :cry: mas a CB3 é bem tratorzinho para o único caneco que ela tem.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Castelo
Motoqueiro

Mensagem por Castelo »

Bois é, pensar que Honda já foi outra, se bem que as seis marchas da XLosa vinha de fora, aí não vale...

Curioso é que já tive scooter, vez por outra cambeio "infinitamente" nos 4,5 mil RPM, rsrs
zébuscapé
Motoqueiro

Mensagem por zébuscapé »

Motos com lubrificação forçada que tem relacionamento da vazão de óleo ligado diretamente com a rotação não é bom rodar em rotações muitas baixas....

Se for mono e de pistão de carro 2.0 então :roll: ;-)
De supertenere 750 ano 1997
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Castelo escreveu:Resolvi no mesmo trajeto rodar um tempo em 4ª, 4 mil rpm, 40 por hora, e constatei o efeito positivo do giro maior na lubrificação.
Menos aquecimento, ao parar a rotação de marcha lenta não desestabiliza e o ruído do comando não fica desagradável.
Ta aí um cara em sintonia com a máquina! ;-)

Ultimamente (e infelizmente) estou com tanta coisa na cabeça quando estou na motoca/carro que nem consigo mais prestar atenção nestas coisas... Só tenho usado como meio de transporte mesmo. Que bosta.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Responder