CB500 dando Headshake a partir de 170km/h.
- SPEED RACER
- Mito
Re: CB500 dando Headshake a partir de 170km/h.
Pra que serve?Saurus escreveu:A imensa maioria de motoqueirociclistas (e até mesmo muitos mecânicos) não tem a menor idéia para que servem aqueles pesinhos nas pontas do guidon.Paulinhu escreveu:Tá aí, acho que ninguém pensou nos pesinhos...
B-King Of The Urban Jungle
pra bater no espelho dos carros
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
- SPEED RACER
- Mito
Pra isso tbm, rsrsrs
Mas a real função dele é justamente em baixas velocidades e não tem função nenhuma em altas.
Algumas motocicletas, especialmente as esportivas e projetadas para rodar no asfalto, têm uma espécie de acabamento metálico na ponta de cada extremidade do guidão. Mas, o que é aquilo e para que serve? Não são meramente enfeites ou peças de acabamento para encarecer as motos, nem tampouco capricho dos projetistas. São pesos, cientificamente estudados, e funcionam para deixar o guidão mais leve nas manobras em baixas velocidades.
É que o guidão das motocicletas com características esportivas, ou de rua, são mais estreitos, para facilitar a tocada. Ao contrário das motos de fora de estrada, que têm o guidão mais largo. O guidão funciona como uma alavanca, fazendo girar o garfo que prende a roda dianteira. Segundo as leis da física, quanto maior a alavanca, menor será o esforço. Como o guidão é estreito, os pesos nas extremidades aumentam a massa e funcionam como uma extensão da alavanca, deixando-o mais leve.
http://estadodeminas.vrum.com.br/app/no ... ndex.shtml
Mas a real função dele é justamente em baixas velocidades e não tem função nenhuma em altas.
Algumas motocicletas, especialmente as esportivas e projetadas para rodar no asfalto, têm uma espécie de acabamento metálico na ponta de cada extremidade do guidão. Mas, o que é aquilo e para que serve? Não são meramente enfeites ou peças de acabamento para encarecer as motos, nem tampouco capricho dos projetistas. São pesos, cientificamente estudados, e funcionam para deixar o guidão mais leve nas manobras em baixas velocidades.
É que o guidão das motocicletas com características esportivas, ou de rua, são mais estreitos, para facilitar a tocada. Ao contrário das motos de fora de estrada, que têm o guidão mais largo. O guidão funciona como uma alavanca, fazendo girar o garfo que prende a roda dianteira. Segundo as leis da física, quanto maior a alavanca, menor será o esforço. Como o guidão é estreito, os pesos nas extremidades aumentam a massa e funcionam como uma extensão da alavanca, deixando-o mais leve.
Beto, aqui onde moro tem uma oficina meia boca de motos, venha aqui com a moto e coloca a roda da minha na sua bucha e faz o teste, tanto com a dianteira, quanto traseira, mas ainda acredito ser caixa de direção.
outra, Cb 500 é bem pesada, vc ficar empinando sem saber "descer" a moto é pedir para fuder a moto.
A minha é 1998/99, anda a 180km/h rapidão, chega nos 200 de painel, só precisa de uma reta boa, nem precisa ser descida

outra, Cb 500 é bem pesada, vc ficar empinando sem saber "descer" a moto é pedir para fuder a moto.
A minha é 1998/99, anda a 180km/h rapidão, chega nos 200 de painel, só precisa de uma reta boa, nem precisa ser descida
Beto Neto escreveu: Hoje troquei o retentor e dei uma volta,senti um pouco de melhora.
Veja o rolamento da roda.
SPEED RACER escreveu:Pra isso tbm, rsrsrs
Isso não faz sentido.
Maior peso = maior inécia = movimento mais lento.
Os pesos são para estabilidade em alta velocidade.
- SPEED RACER
- Mito
Bom, isso foi o que li, mas na minha opinião os pesos só servem pra absorver um pouco de vibração dos guidões, mais nada.
Ja andei de moto com e sem peso, não mudou nada.
Se fosse pra estabilizar alguma coisa, eu nem poderia usar um relógio ao pilotar
Se fosse pra estabilizar alguma coisa, eu nem poderia usar um relógio ao pilotar
Já ouvi essa explicação de que os pesos são pra estabilidade em alta algumas vezes! Inclusive reforçada pela falta deles em motos de menor cilindrada...
Essa explicação do Speed eu tô vendo pela primeira vez, mas realmente não sei qual ou se alguma é a correta!
Eu peso 58kg´s e a CB5 chega nos 180km/h comigo num tapa...
Essa explicação do Speed eu tô vendo pela primeira vez, mas realmente não sei qual ou se alguma é a correta!
Eu peso 58kg´s e a CB5 chega nos 180km/h comigo num tapa...
Kuati escreveu:Bicho homem, um ser social, vaidade, tudo é...
[ ]'s
Pensa que a moto tem um "inicio" de headshake. Sem peso, a força pra movimentar o guidão é menor e portanto mais fácil de aparecer. Com peso precisa de mais força pra aparecer a vibração.SPEED RACER escreveu:Bom, isso foi o que li, mas na minha opinião os pesos só servem pra absorver um pouco de vibração dos guidões, mais nada.
Outra coisa, que aprendi aqui no m@d e ja me salvou algumas vezes, provavelmente todos sabem mas não custa falar.
Em caso de headshake, é só EMPURRAR o guidão que ele estabiliza. Se puxar piora.
-
Alequirino
- Dinossauro
tbm....fila de borboleta do carai
- SPEED RACER
- Mito
Paulinhu, 58kg ?????????????
Pqp, vc é um projeto de gente rsrsrsrs
Cara, com esse seu peso as motos voam mesmo
Sobre os pesos de guidom, pra mim não servem pra nada, da srad eu mudei pra uns que eram de enfeite e batia trezentão no trilho.
Cara, com esse seu peso as motos voam mesmo
Sobre os pesos de guidom, pra mim não servem pra nada, da srad eu mudei pra uns que eram de enfeite e batia trezentão no trilho.
Eu tocava o terror até de Neo! 
[ ]'s
É o famoso Carcaça de Grilo.SPEED RACER escreveu:Paulinhu, 58kg ?????????????
Cara, com esse seu peso as motos voam mesmo![]()
Maxsym 400
A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem - Oscar Niemeyer
A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem - Oscar Niemeyer
Ate onde sei os pesos do guidao sao pra absorver vibraçoes (em especial do motor).... assim tu nao fica com as maos dormentes.
E a CB com piloto alto e pesado vai forte ate 160, chega facil nos 170 e depois disso é paciencia e reta bem longa... relatos diferentes so piloto chassi de grilo mesmo
E a CB com piloto alto e pesado vai forte ate 160, chega facil nos 170 e depois disso é paciencia e reta bem longa... relatos diferentes so piloto chassi de grilo mesmo
Por que vocês acham que é Paulinhu e não Paulão? 
[ ]'s
Pra que comprar naked 600 4 cil se a CB 500 faz a mesma coisa? Bota duzentão na reta.
R 1200 GS Adventure Rallye
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
- Narizudo
- Motociclista
Deve ser isso então, sempre minhas motos andam mais comparadas aqui no M@D.
1,73 de altura e 68kg. No tempo da minha ex-CB pesava 62kg ou até menos. Agora tó ficando fortão hehe
1,73 de altura e 68kg. No tempo da minha ex-CB pesava 62kg ou até menos. Agora tó ficando fortão hehe

Deve ta ficando gordo isso sim, haha
- alexsandro_jean
- Motoqueiro
Minha Cb chegava no 190 de painel, deve ser uns 170 reais e olhe lá
- Vinicius.
- Motoqueiro
Nao li o topico todo, mas o "damping" que os pesinhos do guidao fornecem nao tem nada a ver com a velocidade da moto. Eles reduzem vibracao de frequencia alta, o mesmo tipo de frequencia que faz os retrovisores vibrarem. Eles estao la so pra reduzir o desconforto e a vibracao nas maos.
Headshake eh vibracao de baixa frequencia. So amortecedor de direcao pra controlar isso.
Tente aumentar a precarga da suspensao traseira, assim vai ter mais peso na dianteira e ajuda a reduzir isso.. porem, a probabilidade de ser pneu gasto irregular eh bem grande.
Headshake eh vibracao de baixa frequencia. So amortecedor de direcao pra controlar isso.
Tente aumentar a precarga da suspensao traseira, assim vai ter mais peso na dianteira e ajuda a reduzir isso.. porem, a probabilidade de ser pneu gasto irregular eh bem grande.