Royal Enfield chega ao Brasil
- Optimus Leo
- Mito
Re: Royal Enfield chega ao Brasil
Isso que eu sempre penso quando comparo as trails nacionais com a HimalayanRobson escreveu: 26 Jul 2023, 09:04kkkk tá, vou reformular![]()
A Sahara chegava em 5a marcha em uns 130 km/h, e o ponteiro quase encostando na faixa vermelha
Manter essa velocidade de maneira constante na estrada só tinha um porém, que é o aumento assustador do consumo.... devia diminuir a vida útil do motor, mas isso é efeito de longo prazo... rs
a Hima, pelo que dizem, se andar no limite do motor esquenta e quebra. Confere?
Eu com a Landoca pegando estrada de punho colado, ela com 10 anos nas costas e mais de 100.000 kms, aguentava o tranco sem reclamar. Depois que eu vendi para um amigo (BEM cupim de ferro
Não sei se a Himalayan teria essa durabilidade com altas kms, muita gente fala que a moto é ótima e não deu problema, mas ai tu vai ver, tudo abaixo de 30 mil kms. É para ser assim mesmo. A questão é a durabilidade a longo prazo e também sendo abusada.
A minha Tornado já passou na mão de dois cupins, e está lá com 70 mil kms motor saudavel e inteira...e não que eu abuse ou dichave ela muito, mas também não fico com dó quando preciso exigir dela. Confesso que a suposta fragilidade da Himalayan foi um dos motivos que me fez desistir de pegar uma. Dizem que as 2023 estão melhores, mas ainda vejo vários relatos de motos com baixa kms e problemas de cuspir óleo, knocking e outros problemas de motor.
E a questão de disponibilidade de peças e o preço delas! Tornado acha TUDO, Lander tem um pouco menos de disponbilidade mas ainda assim tem diversas opções (paralelas e originais), mas a Himalayan parece que vc morre com a concessionária ou importação propria. Ai além do custo maior, tem o tempo que a moto fica parada esperando as peças chegar. Tudo bem que isso é comum para motos maiores, mas eu acho que a Himalayan é concorrente direto das trails nacionais, e nesse quesito tem muito que melhorar.
Aliás, se não fosse a questão dos assaltos em SP, acredito que a Falcon atende melhor o proposito da Himalayan. É meio manca para uma 400, mas tem o conforto que as 250/300 não tem, além de uma maior robustez e disponibilidade de peças. E pode encarar um offroad de leve sem reclamar muito.
Ou até as XT600 se quiser olhar algo mais velho...
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Eu acredito em números. Estatística.
O histórico da Himalayan (amostragem gigantesca, todos os anos de fabricação) é que se andar acima de 110 km/h por muito tempo, em várias ocasiões, a probabilidade de abrir o bico é enorme.
Aí vem os defensores e diz que a deles não deu problema nenhum. Só que se for ver, o cara anda a 90, 100 km/h no máximo, isso as raras vezes que o sujeito pega estrada.
A heroína da marca, uma loirinha que fez várias viagens, relatava que andava no máximo a 90 km/h.
"Ah, mas se quer correr, compra uma speed".
Melhor nem discutir.
O histórico da Himalayan (amostragem gigantesca, todos os anos de fabricação) é que se andar acima de 110 km/h por muito tempo, em várias ocasiões, a probabilidade de abrir o bico é enorme.
Aí vem os defensores e diz que a deles não deu problema nenhum. Só que se for ver, o cara anda a 90, 100 km/h no máximo, isso as raras vezes que o sujeito pega estrada.
A heroína da marca, uma loirinha que fez várias viagens, relatava que andava no máximo a 90 km/h.
"Ah, mas se quer correr, compra uma speed".
Melhor nem discutir.
- Optimus Leo
- Mito
Ou uma CGzolas com estralador e sem filtro de ar
Falando sobre a Himalayan na estrada,Robson escreveu: 25 Jul 2023, 19:51 ...
Nem minha saudosa Sahara fazia isso. Aliás , Sahara tinha desempenho parecido com a Himalayan, mas não quebrava se vc levasse além dos limites rsrs
Ela tem desempenho inferior a Sahara/Falcon. E um pouco inferior a Tornado.
Acho que a 6 marcha da Tornado e da Sahara dão um alívio.
Entre essas, a velocidade não muda muito, mas na subida, com garupa, a Tornado mia e a Sahara segue.
Na pandemia fui até Itu com a XR250 engarupado.
Na volta encontrei duas Hima com garupa tb.
Eu ia a 110/115km/h, ainda com folga no acelerador. E aos pouquinhos as Royal ficavam para trás.
Parei num posto na Bandeirantes, a Tornado fez 27km/l.
E os colegas tb pararam. Disseram que estavam de punho colado e estranhando as 410cc não andarem mais.
Abraço!
Bonaparte
Tornado e Vulcan 650
Tornado e Vulcan 650
Cara tive uma hima e tenho uma tornado. Falar q tornado anda mais q hima não dá. Ainda mais na subida. O q pode ter acontecido é os caras com medo de acelerar a moto e fuder o motor. Mas minha hima viajava de boas a 120, com picos de 130-140. Subidas mantem os 110 tranquilo. Sem chance da tornado acompanhar.
Tornado 300
Ja disse e repito. A tornado so superior a hima no off pesado e ponto. Nao tem mais nada em q a tornado é melhor q a hima.
Tornado 300
Tem sim, o CxB é muito melhorRMD escreveu: 28 Jul 2023, 15:53 Ja disse e repito. A tornado so superior a hima no off pesado e ponto. Nao tem mais nada em q a tornado é melhor q a hima.
Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
- Optimus Leo
- Mito
Melhor como motard, mais leve, mais ágil, muitas mais opções de preparação, mais robusta, etc etc etcRMD escreveu: 28 Jul 2023, 15:53 Ja disse e repito. A tornado so superior a hima no off pesado e ponto. Nao tem mais nada em q a tornado é melhor q a hima.
A Hima é melhor nos "mimos modernos": ABS, injeção (que toca batucada dentro do cilindro
- gustavogpe
- Motociclista
@RMDRMD escreveu: 26 Jul 2023, 09:27 As primeiras quebravam pq vinham com mistura muito pobre, super aquecia e quebrava o motor. Tanto é que muitos (inclusive eu) compravam o Redline para alterar a mistura e deixar mais rica.
Você sentiu muita mudança de performance com o Redline? Vejo pouca gente falando sobre. Não em CV porque o redline não faz milagre, mas no comportamento geral da moto.
RE Interceptor 650 2020 - Bora rodar enquanto dá pra rodar
Eu usei uma versão anterior do red line, chamada suricato, e desconfio que foi isso que ferrou a bomba de combustível do meu ex-harlão numa viagem...gustavogpe escreveu:[mention]RMD[/mention]RMD escreveu: 26 Jul 2023, 09:27 As primeiras quebravam pq vinham com mistura muito pobre, super aquecia e quebrava o motor. Tanto é que muitos (inclusive eu) compravam o Redline para alterar a mistura e deixar mais rica.
Você sentiu muita mudança de performance com o Redline? Vejo pouca gente falando sobre. Não em CV porque o redline não faz milagre, mas no comportamento geral da moto.
... não culpo o equipamento em si, mas acho que eu deva ter feito alguma regulagem indevida.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Isso pq nao tem torando 0km mais. Porem se uma tornado 0km custasse 28k e uma hima 25k. Nem isso eu diria.
Tornado 300
Cara eu achei uma bosta. A impressao q tive era q ficou com um atraso na aceleração. Tipo virava a mao e depois de um tempo q respondia. Mas eu nao fiquei mexendo nas regulagens. Fiquei 1 mes com o redline, tirei e menos de 1 mes vendi a moto.gustavogpe escreveu: 28 Jul 2023, 19:07@RMDRMD escreveu: 26 Jul 2023, 09:27 As primeiras quebravam pq vinham com mistura muito pobre, super aquecia e quebrava o motor. Tanto é que muitos (inclusive eu) compravam o Redline para alterar a mistura e deixar mais rica.
Tornado 300
Russo escreveu: 28 Jul 2023, 21:56Eu usei uma versão anterior do red line, chamada suricato, e desconfio que foi isso que ferrou a bomba de combustível do meu ex-harlão numa viagem...gustavogpe escreveu:@RMDRMD escreveu: 26 Jul 2023, 09:27 As primeiras quebravam pq vinham com mistura muito pobre, super aquecia e quebrava o motor. Tanto é que muitos (inclusive eu) compravam o Redline para alterar a mistura e deixar mais rica.
... não culpo o equipamento em si, mas acho que eu deva ter feito alguma regulagem indevida.
Nao acho q seria o caso do redline. Pq ele fica entre o modulo e o bico injetor. Ele “engana” no sinal para o bico e deixa mais tempo aberto, so isso. Ai nas regulagens vc controla em porcentagem o quanto a mais (5-10-15-20-…-50%)
Tornado 300
- Optimus Leo
- Mito
Nunca é justo comparar um veiculo 0km vs um usado, porque obvio que o usado 99.9% das vezes será melhor custo beneficio, mas...RMD escreveu: 29 Jul 2023, 08:18Isso pq nao tem torando 0km mais. Porem se uma tornado 0km custasse 28k e uma hima 25k. Nem isso eu diria.
XRE300 e Landoca são ainda assim melhores opções que a Himalayan considerando um todo. Melhor desempenho, maior confiabilidade, maior disponibilidade de peças, manutenção mais barata...unico quesito que a Hima pode ganhar é ser menos visada (mas já é visada em Cuck Paulo) e talvez conforto (a pesar que dizem que a XRE é confortavel e a Lander nova não andei nela para saber se é melhor que a anterior).
Considerando SOMENTE o conjunto. Sim, condordo. Mas se levar o valor de venda em consideração sinceramente nao acho q uma XRE 0km vale os 35k q pedem. Vi anuncio de 36,9k!!!Optimus Leo escreveu: 29 Jul 2023, 16:00Nunca é justo comparar um veiculo 0km vs um usado, porque obvio que o usado 99.9% das vezes será melhor custo beneficio, mas...RMD escreveu: 29 Jul 2023, 08:18Isso pq nao tem torando 0km mais. Porem se uma tornado 0km custasse 28k e uma hima 25k. Nem isso eu diria.
XRE300 e Landoca são ainda assim melhores opções que a Himalayan considerando um todo. Melhor desempenho, maior confiabilidade, maior disponibilidade de peças, manutenção mais barata...unico quesito que a Hima pode ganhar é ser menos visada (mas já é visada em Cuck Paulo) e talvez conforto (a pesar que dizem que a XRE é confortavel e a Lander nova não andei nela para saber se é melhor que a anterior).
Considerando todo o conjunto + valor de compra. Prefiro pegar uma himabomba por 26k do q uma xre por 35k.
Tornado 300
O preço é de fato o grande apelo dessas motos da Royal ...RMD escreveu: 29 Jul 2023, 19:24 Considerando SOMENTE o conjunto. Sim, condordo. Mas se levar o valor de venda em consideração sinceramente nao acho q uma XRE 0km vale os 35k q pedem. Vi anuncio de 36,9k!!!
Considerando todo o conjunto + valor de compra. Prefiro pegar uma himabomba por 26k do q uma xre por 35k.
A moto que mais chega perto do que eu quero em termos de potência e torque é a CB 500 X (50 CV e 4.5 kg de torque contra 47 CV e 5,3 kg da RE 650).
Tirando a estética retrô que eu curto muito, inegavelmente a CB500 X ganha em tudo da RE, é muito mais moto... mas, para mim, não vale os 50% a mais que custa.
Aqui em Curitiba uma Interceptor 650 zero está custando R$ 32.900 e uma CB500 X R$ 48.500.
Isso desanima, ainda mais sabendo que por R$ 1.000 à mais, ao invés da 500 X dá para pegar uma Kawazaki Z 650 RS, que além do visual retô tem 68 CV e 6,7 kg de torque.
Alhas (by GG), tenho pensado muito nessa Kawa... a dureza é que, além de ficar sub utilizada como foi o caso da Ducati scramber, teria que tirar o escorpião do bolso e desembolsar uma quantia equivalente ao que eu pegaria pela minha moto para inteirar o valor da troca troca...
... e cada vez que penso nisso concluo que a Interceptor por enquanto está me atendendo bem e que é melhor esperar para ver a que preços vem e como rodam a RE Super Meteor 650 e a Triumph-Bajaj 400 ( 40 CV e 3,8 kg), que chegarão por aqui no próximo ano.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
-
Robson
Uma XRE está 35k????
Kkkkkk Brasileiro é trouxa com força....
Kkkkkk Brasileiro é trouxa com força....
Mas no fim, o motor da Hiamabomba, é ruim ou não ? No geral curti a Scram mas Himalyan semi nova tem bastante opção com preço bom, eu achava bem satisfatório conforto da Falcon que comentam que a Himalyan é semelhante. Mas sei que meu perfil com a Himalyan vou acabar forçando o motor com frequência. E aí, motor guenta ou não ? É só não deixar acabar o óleo ?RMD escreveu:Considerando SOMENTE o conjunto. Sim, condordo. Mas se levar o valor de venda em consideração sinceramente nao acho q uma XRE 0km vale os 35k q pedem. Vi anuncio de 36,9k!!!Optimus Leo escreveu: 29 Jul 2023, 16:00Nunca é justo comparar um veiculo 0km vs um usado, porque obvio que o usado 99.9% das vezes será melhor custo beneficio, mas...RMD escreveu: 29 Jul 2023, 08:18Isso pq nao tem torando 0km mais. Porem se uma tornado 0km custasse 28k e uma hima 25k. Nem isso eu diria.
Enviado de meu moto g82 5G usando o Tapatalk
- Optimus Leo
- Mito
Mas ai podemos considerar também a desvalorização que é bem maior na Himalayan do que na XRE ou Lander. Só ver que umas 2019-2020 já acha por 17k...lander e XRE desses anos tudo acima dos 20k.RMD escreveu: 29 Jul 2023, 19:24
Considerando SOMENTE o conjunto. Sim, condordo. Mas se levar o valor de venda em consideração sinceramente nao acho q uma XRE 0km vale os 35k q pedem. Vi anuncio de 36,9k!!!
E bom, esse preço de 35k por uma XRE300 deve ser um outlier, fora da curva. Himalayan também tá saindo mais proxima de 28k do que 26k. Mas se formos pelo preço de tabela oficial...
Andei nessa moto na pista num evento da Kawa, achei sensacional como me "vestiu" e me sentia muito bem andando nela. Mesmo tendo andado nas Ninja 400, Versys e outras motos bem mais esportivas, com ela que me senti melhor andando na pista, inclusive pendulando, andando forte...não sei se girei mais rapido ou não, mas como não sou profissional nem ia ganhar nada, o que importa é a sensação ao pilotarRusso escreveu: 29 Jul 2023, 20:05 lhas (by GG), tenho pensado muito nessa Kawa... a dureza é que, além de ficar sub utilizada como foi o caso da Ducati scramber, teria que tirar o escorpião do bolso e
Não deve de ser muito visada pelo visual retro aqui em Cuck Paulo, e sinceramente tenho vontade de pegar uma porque gostei bastante dela, mas to num dilema similar. To andando pouco de moto, ter um brinquedo de 50k parado na garagem neste momento não está entre minhas prioridades. Nisso a Tornado atende: um brinquedinho para o FDS e usar na cidade ocasionalmente para ir ao escritório um ou 2 dias por semana, fazer corres para não pegar trânsito, etc).
Pois é, também tenho rodado pouco, a maior parte do tempo de Scooter, pois de manhã fico trabalhando em casa e à tarde vou para para o trabalho externo, que fica a 6 km de casa (só duas retas somam mais de 4 km), todo o trajeto em asfalto bom.Optimus Leo escreveu: 30 Jul 2023, 16:33Andei nessa moto na pista num evento da Kawa, achei sensacional como me "vestiu" e me sentia muito bem andando nela. Mesmo tendo andado nas Ninja 400, Versys e outras motos bem mais esportivas, com ela que me senti melhor andando na pista, inclusive pendulando, andando forte...não sei se girei mais rapido ou não, mas como não sou profissional nem ia ganhar nada, o que importa é a sensação ao pilotarRusso escreveu: 29 Jul 2023, 20:05 lhas (by GG), tenho pensado muito nessa Kawa... a dureza é que, além de ficar sub utilizada como foi o caso da Ducati scramber, teria que tirar o escorpião do bolso eO feeling geral dela foi o que mais me gostou e aonde me senti mais a vontade. Anda bastante bem, freios e suspensão boas para a proposta (não é um track weapon, mas da para se divertir), posição de pilotagem confortável...
Não deve de ser muito visada pelo visual retro aqui em Cuck Paulo, e sinceramente tenho vontade de pegar uma porque gostei bastante dela, mas to num dilema similar. To andando pouco de moto, ter um brinquedo de 50k parado na garagem neste momento não está entre minhas prioridades. Nisso a Tornado atende: um brinquedinho para o FDS e usar na cidade ocasionalmente para ir ao escritório um ou 2 dias por semana, fazer corres para não pegar trânsito, etc).
A Interceptor só tem saído da garagem para rolezinho de final de semana. Estou achando que se eu resolver fazer uma viagem grande de moto, tipo pilotar por 20, 30 dias ou mais, é mais negócio comprar uma Big Trail semi nova, viajar e na volta vender.