Diário de bordo da Sucatinha:final do 1º (e único?) Capítulo
Re: E o tio Russo hein? ... Chutou o balde!!!
Estou querendo testar a nova Scrambler Triumph que está chegando. Vamos ver.

http://www.blog-do-tiozao.blogspot.com
Um blog sobre segurança e motos clássicas
Um blog sobre segurança e motos clássicas
Ae Kameraden...
Eu havia instalado a bolha Givi que estava na ex-Mirage 250 na Sucatinha e embora a proteção aerodinâmica tenha ficado boa, achei que ficou muito alta, jakuzona demais para rodar na cidade, então resolvi que vou usá-la somente se viajar longe com a motoca.

Daí, comecei ai procurar uma bolha menor para usar no dia a dia. Ontem sobrou um tempinho e fui direto à fonte, eheheheh... fui na loja da fábrica da Criativa, na João Negrão, que é uma empresa especializada em bolhas e parabrisas para motos. Procurando um pouquinho, encontrei uma bolha que pareceu ser feita "sob medida" para a Sucatinha, que é uma bolha que foi originalmente desenvolvida para linha de motos Suzuki de farol redondo (GS 500, Bandit, etc). Custou R$ 200,00 sendo que, só para comparar, o custo de uma bolha Puig para a Scrambler no Mercado Livre gira em torno de R$ 1200 a 1400.

Ai, foi só instalar, fixando nos suportes dos piscas que saem das laterais do farol:

Eu havia instalado a bolha Givi que estava na ex-Mirage 250 na Sucatinha e embora a proteção aerodinâmica tenha ficado boa, achei que ficou muito alta, jakuzona demais para rodar na cidade, então resolvi que vou usá-la somente se viajar longe com a motoca.

Daí, comecei ai procurar uma bolha menor para usar no dia a dia. Ontem sobrou um tempinho e fui direto à fonte, eheheheh... fui na loja da fábrica da Criativa, na João Negrão, que é uma empresa especializada em bolhas e parabrisas para motos. Procurando um pouquinho, encontrei uma bolha que pareceu ser feita "sob medida" para a Sucatinha, que é uma bolha que foi originalmente desenvolvida para linha de motos Suzuki de farol redondo (GS 500, Bandit, etc). Custou R$ 200,00 sendo que, só para comparar, o custo de uma bolha Puig para a Scrambler no Mercado Livre gira em torno de R$ 1200 a 1400.

Ai, foi só instalar, fixando nos suportes dos piscas que saem das laterais do farol:

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- Marcio-Bsb
- Dinossauro
Youssef:Tenho é medo deste escapamento ai nesta fotoYoussef escreveu:Estou querendo testar a nova Scrambler Triumph que está chegando. Vamos ver.
Russo: Caracas a bolha parece que foi feita para sua moto, ficou visualmente legal, depois posta ai se é só estética ou se é funcional!

Ae Kamerad Márcio.Marcio-Bsb escreveu:Tenho é medo deste escapamento ai nesta fotoSei lá a primeira impressão visual não é boa!
![]()
Esse escape alto ajuda na hora de passar riachos mas complica prá garupa. Além disso, parece ser bem pesado, o que eleva o centro de gravidade da moto. Prá quem vai usar só na cidade, não é tanto problema, mas prá quem vai usar no of road isso pode ser um problema.
Neste vídeo comarativo entre a Sucati e a Triumph, pode-se ver que a Inglesa foi mais vezes ao chão que a Italiana. Pode ser que o piloto seja mais bração que o outro, mas o peso maior da Triumph também influencia.
Além disso, aos 4:10s o piloto da Triumph perde as ponteiras de escape na estrada, que soltaram por causa da trepidação
Já usei bolhas pequenas no dia-a-dia em diversas motokas , principalmente em função de lecionar à noite.Marcio-Bsb escreveu: Russo: Caracas a bolha parece que foi feita para sua moto, ficou visualmente legal, depois posta ai se é só estética ou se é funcional!
Na cidade, para desviar o vento gelado da "caixa de catarro" do tio Russo elas funcionam bem. Inclusive cheguei a usar uma bolha similar a essa na ex-CB400CR.
CB400CR 1982

Daelim Magma VT 125 2001

CB 450 DX 1991

Savage LS 650 2001

Sportster 883C 2005

Softail FXSTDI 2005

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- jucie
- Motociclista
Perdoe a curiosidade, tio Russo, mas você leciona o quê?Russo escreveu:Já usei bolhas pequenas no dia-a-dia em diversas motokas , principalmente em função de lecionar à noite.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
Administração: Planejamento, Finanças, Custos, etc...jucie escreveu:Perdoe a curiosidade, tio Russo, mas você leciona o quê?Russo escreveu:Já usei bolhas pequenas no dia-a-dia em diversas motokas , principalmente em função de lecionar à noite.

Usava uma igual a essa na CB500, rodei ajuda legal e não deixa o visual tão feio!
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
Nao é possivel q so eu achei uma bosta rodar com bolha. Tb coloquei uma dessas na finada cb500. Fiquei doi dias com ela. Achei uma bosta tirar o vento do peito e jogar todo para a cabeça! Pra mim a bolha teria q jogar por cima da cabeça. Se nao, nao vale de nada. Aumenta o barulho e turbulencia.
Tornado 300
-
Jota
[/quote]coisa mais linda, pqp!!!
RussóvskiRusso escreveu:
![]()
Poderia me passar as medidas dessa bolha? Me interessei pra colocar na CB, mas no site não tem as medidas.
Altura da ponta arrendondada superior do farol até a ponta de cima dela.
- Yell
- Motoqueiro
coisa mais linda, pqp!!!Jota escreveu:
Vi uma dessas e das outras, la em tiradentes...realmente, lindas...
Yell
Pior que a Desonestidade, só a Hipocrisia!!!!!!!!!
Pior que a Desonestidade, só a Hipocrisia!!!!!!!!!
Eu saio do trabalho às 22:40 quase todas as noites e enfrento uns 20 km a temperaturas muitas vezes abaixo dos 15° C.RMD escreveu:Nao é possivel q so eu achei uma bosta rodar com bolha. Tb coloquei uma dessas na finada cb500. Fiquei doi dias com ela. Achei uma bosta tirar o vento do peito e jogar todo para a cabeça! Pra mim a bolha teria q jogar por cima da cabeça. Se nao, nao vale de nada. Aumenta o barulho e turbulencia.
Portanto prefiro mil vezes o barulho do vento, que nem é tanto assim, do que a friaca gelada socando a caixa de catarro, eheheheheh...
Mas a função da bolha é justamente essa, desviar o vento do peito e mandar para a cabeça e o capacete que se vire para resolver a turbulência.

Uma outra questão que tem que ser levada em consideração é o ângulo de inclinação da bolha: se a bolha não estiver instalada com o ângulo correto ela mais irá atrapalhar do que ajudar.
As duas fotomontagens abaixo, apesar de toscas e exageradas, exemplificam o que estou querendo dizer quanto à instalação incorreta da bolha:
Nas motos que tem bolha de série, normalmente elas vem bem reguladas, com raras exceções, como por exemplo a Teneré 250, que tem uma bolha com inclinação horrível.
Já nas motos que não tem bolha, quando se instala a bolha como acessório é necessário testar e, eventualmente, corrigir a angulação,.
Editado pela última vez por Russo em 27 Jun 2017, 17:13, em um total de 1 vez.

Medi com uma régua e as dimensões são:Leandro escreveu:
Russóvski
Poderia me passar as medidas dessa bolha? Me interessei pra colocar na CB, mas no site não tem as medidas.
Altura da ponta arrendondada superior do farol até a ponta de cima dela.
- largura entre os pontos de fixação: +/- 21 cm
- altura da ponta arrendondada superior do farol até a ponta de cima = +/- 28 cm

quero o TD sem a bolha!!!
Às ordens...welder escreveu:quero o TD sem a bolha!!!
O pessoal está querendo marcar um acampamento por esses dias. Vamos agitar isso!

Valeu!Russo escreveu: Medi com uma régua e as dimensões são:
- altura da ponta arrendondada superior do farol até a ponta de cima = +/- 28 cm
Sei que são motos diferentes, na minha pode não ser igual, mas como ficou na prática o uso dessa bolha menor?
Alcançou o resultado esperado que era diminuir o vento na caixa de catarro?
Ae Kamerad Leandro...Leandro escreveu:Valeu!Russo escreveu: Medi com uma régua e as dimensões são:
- altura da ponta arrendondada superior do farol até a ponta de cima = +/- 28 cm![]()
![]()
Sei que são motos diferentes, na minha pode não ser igual, mas como ficou na prática o uso dessa bolha menor?
Alcançou o resultado esperado que era diminuir o vento na caixa de catarro?
É claro que essa bolha menor não tem a mesma eficiência que a bolha maior, mas para enfrentar a friaca da noite, entre 60 e 80 km/h (mais que isso não testei), é bem melhor rodar com a bolhazinha do que sem ela.

Se o capacete for bom, não dá tanta turbulência, mas claro que uma bolha alta é melhor, ou um defletor.RMD escreveu:Nao é possivel q so eu achei uma bosta rodar com bolha. Tb coloquei uma dessas na finada cb500. Fiquei doi dias com ela. Achei uma bosta tirar o vento do peito e jogar todo para a cabeça! Pra mim a bolha teria q jogar por cima da cabeça. Se nao, nao vale de nada. Aumenta o barulho e turbulencia.
Enviado de meu Redmi Note 4 usando Tapatalk
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Certamente vai de moto para moto e cada um tem uma preferencia. Depois de muito lutar com barulho no capacete acabei por uma solução de bolha media com defletor. O defletor parece realmente fazer uma boa diferença ao criar uma zona de pressão diferenciada no fluxo do vento. Certamente sem bolha ( o que também experimentei) as qualidades de um bom capacete se sobressaem e chega a impressionar a quietude. O prejuizo é o frio no peito e conforme a postura do piloto cansaço em viagens ao lidar com a pressão do vento em periodos longos. Mas hoje não dispenso um protetetor auricular...
Tenho a bolha Givi A200 e testei um defletor nela.
A vibração daquilo por causa do vento criou uma vibração gigante no guidão da moto. Tive que tirar.
Talvez numa bolha específica para modelos de motos com melhores pontos de fixação o defletor ajude, mas nessas bolhas genéricas não.
A vibração daquilo por causa do vento criou uma vibração gigante no guidão da moto. Tive que tirar.
Talvez numa bolha específica para modelos de motos com melhores pontos de fixação o defletor ajude, mas nessas bolhas genéricas não.