Diário de bordo da Sucatinha:final do 1º (e único?) Capítulo

Grupo de discussão geral sobre motos.
Youssef
Motociclista
Contato:

Re: E o tio Russo hein? ... Chutou o balde!!!

Mensagem por Youssef »

Estou querendo testar a nova Scrambler Triumph que está chegando. Vamos ver.

Imagem
http://www.blog-do-tiozao.blogspot.com
Um blog sobre segurança e motos clássicas
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kameraden...

Eu havia instalado a bolha Givi que estava na ex-Mirage 250 na Sucatinha e embora a proteção aerodinâmica tenha ficado boa, achei que ficou muito alta, jakuzona demais para rodar na cidade, então resolvi que vou usá-la somente se viajar longe com a motoca.

Imagem

Daí, comecei ai procurar uma bolha menor para usar no dia a dia. Ontem sobrou um tempinho e fui direto à fonte, eheheheh... fui na loja da fábrica da Criativa, na João Negrão, que é uma empresa especializada em bolhas e parabrisas para motos. Procurando um pouquinho, encontrei uma bolha que pareceu ser feita "sob medida" para a Sucatinha, que é uma bolha que foi originalmente desenvolvida para linha de motos Suzuki de farol redondo (GS 500, Bandit, etc). Custou R$ 200,00 sendo que, só para comparar, o custo de uma bolha Puig para a Scrambler no Mercado Livre gira em torno de R$ 1200 a 1400.

Imagem

Ai, foi só instalar, fixando nos suportes dos piscas que saem das laterais do farol:

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

Youssef escreveu:Estou querendo testar a nova Scrambler Triumph que está chegando. Vamos ver.
Youssef:Tenho é medo deste escapamento ai nesta foto :-? Sei lá a primeira impressão visual não é boa! :shock:

Russo: Caracas a bolha parece que foi feita para sua moto, ficou visualmente legal, depois posta ai se é só estética ou se é funcional! ;-)
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Marcio-Bsb escreveu:Tenho é medo deste escapamento ai nesta foto :-? Sei lá a primeira impressão visual não é boa! :shock:
Ae Kamerad Márcio.

Esse escape alto ajuda na hora de passar riachos mas complica prá garupa. Além disso, parece ser bem pesado, o que eleva o centro de gravidade da moto. Prá quem vai usar só na cidade, não é tanto problema, mas prá quem vai usar no of road isso pode ser um problema.
Neste vídeo comarativo entre a Sucati e a Triumph, pode-se ver que a Inglesa foi mais vezes ao chão que a Italiana. Pode ser que o piloto seja mais bração que o outro, mas o peso maior da Triumph também influencia.

Além disso, aos 4:10s o piloto da Triumph perde as ponteiras de escape na estrada, que soltaram por causa da trepidação

Marcio-Bsb escreveu: Russo: Caracas a bolha parece que foi feita para sua moto, ficou visualmente legal, depois posta ai se é só estética ou se é funcional! ;-)
Já usei bolhas pequenas no dia-a-dia em diversas motokas , principalmente em função de lecionar à noite.
Na cidade, para desviar o vento gelado da "caixa de catarro" do tio Russo elas funcionam bem. Inclusive cheguei a usar uma bolha similar a essa na ex-CB400CR.

CB400CR 1982
Imagem

Daelim Magma VT 125 2001
Imagem

CB 450 DX 1991
Imagem

Savage LS 650 2001
Imagem

Sportster 883C 2005
Imagem

Softail FXSTDI 2005
Imagem
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

Russo escreveu:Já usei bolhas pequenas no dia-a-dia em diversas motokas , principalmente em função de lecionar à noite.
Perdoe a curiosidade, tio Russo, mas você leciona o quê?
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

jucie escreveu:
Russo escreveu:Já usei bolhas pequenas no dia-a-dia em diversas motokas , principalmente em função de lecionar à noite.
Perdoe a curiosidade, tio Russo, mas você leciona o quê?
Administração: Planejamento, Finanças, Custos, etc...
Imagem
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Usava uma igual a essa na CB500, rodei ajuda legal e não deixa o visual tão feio!
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Nao é possivel q so eu achei uma bosta rodar com bolha. Tb coloquei uma dessas na finada cb500. Fiquei doi dias com ela. Achei uma bosta tirar o vento do peito e jogar todo para a cabeça! Pra mim a bolha teria q jogar por cima da cabeça. Se nao, nao vale de nada. Aumenta o barulho e turbulencia.
Tornado 300
Jota

Mensagem por Jota »

Imagem[/quote]

coisa mais linda, pqp!!! :wt:
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Russo escreveu:
Daí, comecei ai procurar uma bolha menor para usar no dia a dia. Ontem sobrou um tempinho e fui direto à fonte, eheheheh... fui na loja da fábrica da Criativa, na João Negrão, que é uma empresa especializada em bolhas e parabrisas para motos. Procurando um pouquinho, encontrei uma bolha que pareceu ser feita "sob medida" para a Sucatinha, que é uma bolha que foi originalmente desenvolvida para linha de motos Suzuki de farol redondo (GS 500, Bandit, etc). Custou R$ 200,00 sendo que, só para comparar, o custo de uma bolha Puig para a Scrambler no Mercado Livre gira em torno de R$ 1200 a 1400.

Imagem
Russóvski
Poderia me passar as medidas dessa bolha? Me interessei pra colocar na CB, mas no site não tem as medidas.
Altura da ponta arrendondada superior do farol até a ponta de cima dela.
Yell
Motoqueiro

Mensagem por Yell »

Jota escreveu:Imagem
coisa mais linda, pqp!!! :wt:[/quote]

Vi uma dessas e das outras, la em tiradentes...realmente, lindas...
Yell

Pior que a Desonestidade, só a Hipocrisia!!!!!!!!!
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

RMD escreveu:Nao é possivel q so eu achei uma bosta rodar com bolha. Tb coloquei uma dessas na finada cb500. Fiquei doi dias com ela. Achei uma bosta tirar o vento do peito e jogar todo para a cabeça! Pra mim a bolha teria q jogar por cima da cabeça. Se nao, nao vale de nada. Aumenta o barulho e turbulencia.
Eu saio do trabalho às 22:40 quase todas as noites e enfrento uns 20 km a temperaturas muitas vezes abaixo dos 15° C.
Portanto prefiro mil vezes o barulho do vento, que nem é tanto assim, do que a friaca gelada socando a caixa de catarro, eheheheheh...

Mas a função da bolha é justamente essa, desviar o vento do peito e mandar para a cabeça e o capacete que se vire para resolver a turbulência.

Imagem

Uma outra questão que tem que ser levada em consideração é o ângulo de inclinação da bolha: se a bolha não estiver instalada com o ângulo correto ela mais irá atrapalhar do que ajudar.
As duas fotomontagens abaixo, apesar de toscas e exageradas, exemplificam o que estou querendo dizer quanto à instalação incorreta da bolha:

Imagem

Imagem

Nas motos que tem bolha de série, normalmente elas vem bem reguladas, com raras exceções, como por exemplo a Teneré 250, que tem uma bolha com inclinação horrível.

Já nas motos que não tem bolha, quando se instala a bolha como acessório é necessário testar e, eventualmente, corrigir a angulação,.
Editado pela última vez por Russo em 27 Jun 2017, 17:13, em um total de 1 vez.
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Leandro escreveu:
Imagem

Russóvski
Poderia me passar as medidas dessa bolha? Me interessei pra colocar na CB, mas no site não tem as medidas.
Altura da ponta arrendondada superior do farol até a ponta de cima dela.
Medi com uma régua e as dimensões são:
- largura entre os pontos de fixação: +/- 21 cm
- altura da ponta arrendondada superior do farol até a ponta de cima = +/- 28 cm
Imagem
welder
Motociclista

Mensagem por welder »

quero o TD sem a bolha!!!
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

welder escreveu:quero o TD sem a bolha!!!
Às ordens...
O pessoal está querendo marcar um acampamento por esses dias. Vamos agitar isso!
Imagem
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Russo escreveu: Medi com uma régua e as dimensões são:
- altura da ponta arrendondada superior do farol até a ponta de cima = +/- 28 cm
Valeu! ;-) ;-)

Sei que são motos diferentes, na minha pode não ser igual, mas como ficou na prática o uso dessa bolha menor?
Alcançou o resultado esperado que era diminuir o vento na caixa de catarro?
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Leandro escreveu:
Russo escreveu: Medi com uma régua e as dimensões são:
Valeu! ;-) ;-)

Sei que são motos diferentes, na minha pode não ser igual, mas como ficou na prática o uso dessa bolha menor?
Alcançou o resultado esperado que era diminuir o vento na caixa de catarro?
Ae Kamerad Leandro...
É claro que essa bolha menor não tem a mesma eficiência que a bolha maior, mas para enfrentar a friaca da noite, entre 60 e 80 km/h (mais que isso não testei), é bem melhor rodar com a bolhazinha do que sem ela.
Imagem
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

RMD escreveu:Nao é possivel q so eu achei uma bosta rodar com bolha. Tb coloquei uma dessas na finada cb500. Fiquei doi dias com ela. Achei uma bosta tirar o vento do peito e jogar todo para a cabeça! Pra mim a bolha teria q jogar por cima da cabeça. Se nao, nao vale de nada. Aumenta o barulho e turbulencia.
Se o capacete for bom, não dá tanta turbulência, mas claro que uma bolha alta é melhor, ou um defletor.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando Tapatalk
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
rcf2
Roda Presa

Mensagem por rcf2 »

Certamente vai de moto para moto e cada um tem uma preferencia. Depois de muito lutar com barulho no capacete acabei por uma solução de bolha media com defletor. O defletor parece realmente fazer uma boa diferença ao criar uma zona de pressão diferenciada no fluxo do vento. Certamente sem bolha ( o que também experimentei) as qualidades de um bom capacete se sobressaem e chega a impressionar a quietude. O prejuizo é o frio no peito e conforme a postura do piloto cansaço em viagens ao lidar com a pressão do vento em periodos longos. Mas hoje não dispenso um protetetor auricular...
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Tenho a bolha Givi A200 e testei um defletor nela.
A vibração daquilo por causa do vento criou uma vibração gigante no guidão da moto. Tive que tirar.
Talvez numa bolha específica para modelos de motos com melhores pontos de fixação o defletor ajude, mas nessas bolhas genéricas não.
Responder