Norma dos capacetes volta à ativa.

Grupo de discussão geral sobre motos.
GoGoBoy
Mito

Re: Norma dos capacetes volta à ativa.

Mensagem por GoGoBoy »

voltando de SP a noite com o Uninho véio, teve um dado momento que uns 300 mts a frente eu vi um vulto, e um reflexo um pouco pra cima do vulto... era um fdp dum capial numa moto com a lanterna traseira queimada e eu só reparei no peão por causa do selo reflexivo...

após este dia, não tenho mais dúvidas quanto a ser correto a instalação de tais adesivos...
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...

qual é o negócio, he-man?
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

é galera, vende aonde selo do INMETRO, acabei de comprar um ARAI e não tem selo...
MRR
Motoqueiro

Mensagem por MRR »

lchicralla escreveu:A quanto está rolando o preço do selo do Inmetro??
R$55,00 ou R$60,00...

o preço de um capa ordinário para vc tirar o selo e colar no seu!!! }:) }:) }:) }:) }:)
Ari
Novato

Mensagem por Ari »

DiBandit escreveu:
Marcão Mini-R1 escreveu:
R$55,00 ou R$60,00...

o preço de um capa ordinário para vc tirar o selo e colar no seu!!! }:) }:) }:) }:) }:)
E como tirar sem rasgar???
Com paciencia e um secador de cabelos....... :-D :-D
Abs.....

Ari

Imagem
MRR
Motoqueiro

Mensagem por MRR »

DiBandit escreveu:
Marcão Mini-R1 escreveu:
R$55,00 ou R$60,00...

E como tirar sem rasgar???

Pô, DiBandit!! aí cê já tá querendo demais, né?!?!?! :lol: :lol: :lol:

mas, acredito que com uma lâmina de bisturi Nº 15, muita calma e paciência dê para tirar o selo sem estragá-lo. ;-) ;-)
Ari
Novato

Mensagem por Ari »

Pessoal, a resolução 203 e a 270 não falam nada sobre a validade do capacete, portanto isso não pode ser exigido pelos orgãos fiscalizadores.

Os refletivos voltam a ser obrigatorios a partir de 01/06/2008, apenas nas laterais e parte traseira. A resolução 270 não diz nada sobre o refletivo na parte dianteira, portanto não pode ser exigido.

O bendito selo volta a ser obrigatorio, mas apenas para capacetes fabricados a partir de 01/08/2007. Eu entendo o seguinte, se o capacete não tem data de fabricação, significa que o mesmo foi fabricado antes dessa de 08/2007, pois a partir dessa data é que os fabricantes foram obrigados a colocar a data de fabricação.
Abs.....

Ari

Imagem
10zin
Motociclista

Mensagem por 10zin »

que merda heim... isso ferra com os capacetes e seus grafismos... :x

eu tenho um Nolan X-Lite Replica (fechado) apenas com os adesivos refletivos, sem selo do Inmetro, inclusive ja troquei o forro... ou seja, nada de etiquetas internas, como faco?

Na estrada eu uso um Shoei X-11 Vermeulen (com selo do inmetro e adesivos refletivos) para nao tomar multa ne, mas eh foda, fica horrivel... fora q estraga toda a pintura do capacete...

Imagem

Imagem

Imagem

valeu
Quando a fruta esta madura, não demora muito para cair. :wink:

Imagem
n3cr0n

Mensagem por n3cr0n »

no meu simpson nao tem
data de fabricaçao
selo do inmetro
refletivos
e nunca vai ter
10zin
Motociclista

Mensagem por 10zin »

n3cr0n escreveu:no meu simpson nao tem
data de fabricaçao
selo do inmetro
refletivos
e nunca vai ter
mas aqui em sampa eh complicado... os caras pegam no pe com isso... se for um comando entao, ferrou!!!

nesse periodo q a lei ficou suspenca, fui parado em um comando e, o capacete q eu estava usando no dia nao tinha nada tb e, o cara falou bem assim... "a lei vai voltar em breve heim, fica esperto e coloca isso em ordem...."

Outro "causo"... meu tio estava mes passado em Campos do Jordao e foi multado por estar andando de viseira aberta, bem no centrinho, em Alto Capivari. Fica ai a dica !!!

Imagem
Marcelo - MS
Novato

Mensagem por Marcelo - MS »

To pra comprar um KBC VR2 Stealth ! Imagem
O bixinho vai ficar uma belezura com os adesivos refletivos :cry:
Terei que coloca-los né, lei é lei e eu não quero tomar multa 8)
Dourados - MS
Lander 250 X
10zin
Motociclista

Mensagem por 10zin »

Alguem sabe me dizer se os adesivos refletivos tem padrao de tamanho de forma???

Pode-se fazer um adesivo refletivo no formado q eu desejar, como por exemplo uma escrita, um logo ou alguma coisa assim?

Imagem
lchicralla
Dinossauro

Mensagem por lchicralla »

Ari escreveu:(...)
Eu entendo o seguinte, se o capacete não tem data de fabricação, significa que o mesmo foi fabricado antes dessa de 08/2007, pois a partir dessa data é que os fabricantes foram obrigados a colocar a data de fabricação.
Ari, se fosse simples assim, eu simplesmente cortava a etiqueta do meu capa e não precisava colar P... de adesivo nenhum. Os "omi" vão querer selo e adesivo refletivo em tudo. Espere e verás.
10zin escreveu: Alguem sabe me dizer se os adesivos refletivos tem padrao de tamanho de forma???

Pode-se fazer um adesivo refletivo no formado q eu desejar, como por exemplo uma escrita, um logo ou alguma coisa assim?
Camarada, ao que me consta, o adesivo deve ter 18cm2. Só não sei como os 'puliça' vão medir isso.
CBX750INDY/94 - 02 a 03
CBR1100XX/99 (Tereza) - 04 a 05
INTRUDER LC1500/01 - 05 a 09
BMW R1200GS Adventure/09 (Daniela) - jun/09...
CRF230/08 - jun/10 a out/11
CBX750Indy/94 (Gabriela) - dez/10...
DRZ400/08 – Nov/11..
10zin
Motociclista

Mensagem por 10zin »

Legal... bom saber.
Valeu lchicralla

Imagem
Filipe
Dinossauro

Mensagem por Filipe »

O meu HJC AC 12 tem data de fabricaçaçãoi de 2006 dentro do capacete é importado, apesar de ter comprado em 2007, então acho que to safo dessa, qualquer coisa so mostro a data de fabricação....
Imagem
FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!
Imagem
AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
Ari
Novato

Mensagem por Ari »

10zin escreveu:Alguem sabe me dizer se os adesivos refletivos tem padrao de tamanho de forma???

Não há um formato definido, porém existe algumas regras.
Da resolução 203. ..."O elemento retrorrefletivo deve ter uma superfície de pelo menos 18 cm² (dezoito centímetros quadrados) e assegurar a sinalização em cada lado do capacete: frente, atrás, direita e esquerda. Em cada superfície de 18 cm², deve ser possível traçar um círculo de 4,0 cm de diâmetro ou um retângulo de superfície de, no mínimo, 12,5 cm² com uma largura mínima de 2,0 cm....."

O engraçada é que a resolução 270 não fala nada no adesivo da frente.......
Abs.....

Ari

Imagem
10zin
Motociclista

Mensagem por 10zin »

Ari escreveu:
10zin escreveu:Alguem sabe me dizer se os adesivos refletivos tem padrao de tamanho de forma???

Não há um formato definido, porém existe algumas regras.
Da resolução 203. ..."O elemento retrorrefletivo deve ter uma superfície de pelo menos 18 cm² (dezoito centímetros quadrados) e assegurar a sinalização em cada lado do capacete: frente, atrás, direita e esquerda. Em cada superfície de 18 cm², deve ser possível traçar um círculo de 4,0 cm de diâmetro ou um retângulo de superfície de, no mínimo, 12,5 cm² com uma largura mínima de 2,0 cm....."

O engraçada é que a resolução 270 não fala nada no adesivo da frente.......
Ohhh...

Valeu Ari.

Eu perguntei isso, pq meu amigo trabalha no MKT do grupo izzo e, logo q lancou essa lei, lembro de ele ter comentado de q eles queriam fazer um adesivo escrito " IMOX " e q o mesmo fosse refletivo... achei a ideia bem bacana... mas pelo visto nao rola :(

Imagem
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

GoGoBoy escreveu:voltando de SP a noite com o Uninho véio, teve um dado momento que uns 300 mts a frente eu vi um vulto, e um reflexo um pouco pra cima do vulto... era um fdp dum capial numa moto com a lanterna traseira queimada e eu só reparei no peão por causa do selo reflexivo...

após este dia, não tenho mais dúvidas quanto a ser correto a instalação de tais adesivos...
não, não é correto.

o correto é ter fiscalização de verdade, polícia e não 'pardal', e ao se catar um mulambo desses tem que apreender a carroça, carroção ou motopangaré e mandar direto pro compactador de ferro velho. se fizessem isso aqui em são paulo, melhoraria 100%.

[]x
Lucas_BH
Motoqueiro

Mensagem por Lucas_BH »

Art. 2º Para fiscalização do cumprimento desta Resolução, as autoridades de trânsito ou seus
agentes devem observar a aposição, nas partes traseiras e laterais do capacete de dispositivo refletivo
de segurança e do selo de identificação de certificação regulamentado pelo INMETRO, ou a
existência de etiqueta interna, comprovando a certificação do produto nos termos do § 2º do artigo
1º e do Anexo desta Resolução.

(...)

O elemento retrorrefletivo deve ter uma superfície de pelo menos 18 cm² (dezoito
centímetros quadrados) e assegurar a sinalização em cada lado do capacete: frente, atrás,
direita e esquerda. Em cada superfície de 18 cm², deve ser possível traçar um círculo de 4,0
cm de diâmetro ou um retângulo de superfície de, no mínimo, 12,5 cm² com uma largura
mínima de 2,0 cm.

http://www.denatran.gov.br/download/Res ... 203_06.pdf
Imagem Imagem
GoGoBoy
Mito

Mensagem por GoGoBoy »

b0fh escreveu:
GoGoBoy escreveu:voltando de SP a noite com o Uninho véio, teve um dado momento que uns 300 mts a frente eu vi um vulto, e um reflexo um pouco pra cima do vulto... era um fdp dum capial numa moto com a lanterna traseira queimada e eu só reparei no peão por causa do selo reflexivo...

não, não é correto.

o correto é ter fiscalização de verdade, polícia e não 'pardal', e ao se catar um mulambo desses tem que apreender a carroça, carroção ou motopangaré e mandar direto pro compactador de ferro velho. se fizessem isso aqui em são paulo, melhoraria 100%.

[]x
concordo contigo, mas enquanto não tem tudo isso que vc citou eu prefiro que usem o selo reflexivo e com isso evite de eu com meu olho claro que é uma merda pra dirigir de noite que ofusca tudo facilmente, a matar um fdp desses e cagar minha vida mais do que é kkkkkkkkkk :lol:
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...

qual é o negócio, he-man?
Responder