Análise de erros de pilotagem

Grupo de discussão geral sobre motos.
rods
Motoqueiro
Contato:

Re: Análise de erros de pilotagem

Mensagem por rods »

MAD, taí, você já fez a analise! Não precisa ser um CSI de pilotagem, a idéia era conversar dessas coisas ilustrando com vídeos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

pretti escreveu:Na boa, Kuati, as coisas que vc fala me fazem temer pela sua segurança em motos, especialmente sabendo que já rodou em motos de alta potência.
Se tiver algum saco te recomendaria (de boa, hein!) um cursinho de pilotagem de dois dias par manter sua saúde incólume. ;-)
Edit.

Pretti, sua opinião não vale, não era o Quati que queria fechar uma serra sem área de escape para dar curso de pilotagem.

Mas vc, como fodão que é, não respondeu meu questionamento. Se for pra postar sem dizer nada, junte-se ao grupo dos postadores compulsivos. Que tal gastar menos teclado pra diminuir seus conhecidos e usá-lo para enriquecer o debate?

Minha segurança cuido eu, eu ainda não caí e perdi massa encefálica nem fiquei seis meses babando, mas tivesse acontecido teria ombridade para ensinar aos menos experientes. Mas ensinaria mesmo, não colocaria coisas de achômetro meu que se provaram erradas.

Vc não contribui nada para o Tópico, que tal desvendar os erros dos sinistros para nós, pobres mortais não-prettis (fórum, sem desonra para os coitados detentores do sobrenome)?

---

Mas quem sempre mata mesmo esses vídeos de acidentes é o Eudy, o véio sabe tudo, desvenda qquer treta. Nem sei se o Eudy é véio mesmo, da última vez q o vi ele tinha a cabeça branca, mas acho bem que é meninão com no máximo uns 43.
Tô bêbo.

E Pretti, mude essa porra de nick q não tô a fim de mandar um sobrenome tnc.

[ ]'s
Imagem
petrorroupe
Motociclista

Mensagem por petrorroupe »

Kuati Disse: Aproveitando pra levantar uma dúvida, dois caras que andam forte comigo dizem que em tudo quanto é curva metem o pé no freio traseiro para a moto deitar mais e conseguir fechar a curva (haja pastilha).

O uso do freio traseiro causa o efeito contrario ao que seu amigo falou, pois devido a sua fixação axial da pinça, quando utilizado em curva faz com que a moto tenha tendência a levantar (ajudando a já tendência fisica da moto que é de ficar em pé devido ao efeito giroscopico das rodas) e consequêntemente abra a trajetória , mas também é um recurço que eu particulamente uso para se corrigir a trajetória. E é devido a esse efeito causado pelos freios de fixação axial que hoje na maioria das motos de pretenções esportivas (Leia-se jaspianas) na dianteira se usa freios com pinças de fixação radial, como meio de reduzir está tendência de a moto ficar em pé e por consequência abrir a trajetória.
E se eu estiver errado por favor me corrijão pois não sou piloto, só aprendi a pilotar!!! :wink:
"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon." 😎 👻🏍️💨✊🏻
Paulinhu
Dinossauro

Mensagem por Paulinhu »

petrorroupe escreveu:E se eu estiver errado por favor me corrijão...
Pois não... dica: A palavra 'corrijão' não existe! }:)
Kuati escreveu:Bicho homem, um ser social, vaidade, tudo é...

[ ]'s
petrorroupe
Motociclista

Paulinhu escreveu:
petrorroupe escreveu:E se eu estiver errado por favor me corrijão...
Pois não... dica: A palavra 'corrijão' não existe! }:)
Grato!!! ;-)
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

Na boa, todos sabem que eu não me meto em confusão, mas não dá pra ficar quieto nessa...

Pretti, pq ao invés de ficar vomitando o velho mantra "eu sou fodão e vocês são uns merdas", você não acrescenta algo ao tópico, como sugerido pelo Rods? Ninguém quer uma aula, ninguém quer um curso teórico, quer só um pitaco, um achismo. Você tem experiência, todos sabem disso, não precisa ficar vomitando essa porra em todo tópico sobre pilotagem.

Diria que 99% do povo aqui não tem pretensão nenhuma de pilotar em competições, não precisa entrar nos detalhes do cu do engenheiro que projetou o rebite do escapamento. Mas garanto que 100% do povo aqui deseja melhorar a própria pilotagem, evitar problemas e aprender com o erro alheio.

Enfim, não falei nada que você já não tenha ouvido, mas tô bebo e sabe como é, a bebida entra e a verdade sai.

PS:
petrorroupe escreveu:...consequêntemente...
...recurço...
...pretenções...
Consequentemente (sem acento)
RecurSo
PretenSões
}:)
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!

DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...

Link para o pombo gigante
petrorroupe
Motociclista

Albert escreveu:Na boa, todos sabem que eu não me meto em confusão, mas não dá pra ficar quieto nessa...

Pretti, pq ao invés de ficar vomitando o velho mantra "eu sou fodão e vocês são uns merdas", você não acrescenta algo ao tópico, como sugerido pelo Rods? Ninguém quer uma aula, ninguém quer um curso teórico, quer só um pitaco, um achismo. Você tem experiência, todos sabem disso, não precisa ficar vomitando essa porra em todo tópico sobre pilotagem.

Diria que 99% do povo aqui não tem pretensão nenhuma de pilotar em competições, não precisa entrar nos detalhes do cu do engenheiro que projetou o rebite do escapamento. Mas garanto que 100% do povo aqui deseja melhorar a própria pilotagem, evitar problemas e aprender com o erro alheio.

Enfim, não falei nada que você já não tenha ouvido, mas tô bebo e sabe como é, a bebida entra e a verdade sai.

PS:
petrorroupe escreveu:...consequêntemente...
...recurço...
...pretenções...
Consequentemente (sem acento)
RecurSo
PretenSões
}:)
Agradeço novamente, mas assim como você :sex: estou relativamente embriagado e sendo assim não venham me exigir um português bem "dizido"!!! :drunk:
Paulinhu
Dinossauro

Mensagem por Paulinhu »

Albert escreveu:...não precisa entrar nos detalhes do cu do engenheiro que projetou o rebite do escapamento.
:lol: :lol:

[ ]'s
Fara
Motociclista

Mensagem por Fara »

Kuati escreveu: Aproveitando pra levantar uma dúvida, dois caras que andam forte comigo dizem que em tudo quanto é curva metem o pé no freio traseiro para a moto deitar mais e conseguir fechar a curva (haja pastilha).

Outro cabra porra louca diz que não usa o freio traseiro, simplesmente mete marcha pra baixo com vontade antes de entrar na curva.

Minha dúvida é que, colocando marcha pra baixo não é muito mais fácil acontecer isto que aconteceu no Vídeo 02??

Sinceramente tenho medo de meter duas, até 3 marchas abaixo para fazê-las no gaz, me dá uma puta impressão de que a moto sairá de traseira, prefiro marchas mais altas. A técnica de usar freio traseiro pra fechar em curva só faço em emergência.

[ ]'s
Faz tanto tempo que ñ ando forte que nem me sinto muito à vontade de responder alguma coisa sobre pilotagem, mas falando de como eu andava... em serra ñ usava freio traseiro, tlvz por pura falta de habilidade, confesso que ñ acertava entrada de curva freando forte, reduzindo e usando o freio traseiro, sempre entrava "errado", perdia a traseira da moto.... resolvi parar de usar o freio traseiro, reduzia a quantidade de marchas suficiente para fazer a curva de motor cheio, o que vai evitar a escapada do segundo vídeo e a sensibilidade na aceleração mesmo... minha RF tinha um buraco maldito que nunca consegui resolver, aparecia só em retomada de segunda entre 5 e 6 mil rpms, tinha uma curva subindo de Amparo para SN que era bem fechada em subida, ñ conseguia fazer em 2ª com giro mais alto que isso e tinha medo de jogar 1ª que elevaria a rotação para uns 9 mil, mas aí precisaria de muita sensibilidade mesmo para ñ perder a traseira... acabava fazendo mais lento e a saída era lenta por conta do buraco que ela tinha.
Sobre o freio traseiro para deitar mais, isso funciona em curva de raio longo, ou que vai fechando o raio... isso freando levemente lógico, mas normalmente uma forçadinha no contra-esterço já resolve.... em curva fechada o freio traseiro só vai atrapalhar...
"Corrigindo" o amigo que falou sobre a moto se manter em linha reta quando se está freando, em partes está certo, se estivermos falando no freio dianteiro... mas o traseiro realmente pode ajudar a fechar a curva, como dito acima, se usar o dianteiro no meio da curva, se ñ perder a frente direto, a moto vai para onde estiver apontada.... reto.
2000 - CBX AERO 88 / 2003 - CB 450E 86 / 2005 - GS 500E 93 e Altino 100 98 / 2006 - GS 500E 98 e Altino 100 98 / 2007 - RF 900R 99 e Altino 100 98 / 2013 - Aposentei a Altino... tamo de Fazer 250 08.
Fara
Motociclista

Mensagem por Fara »

Sobre a curva dos vídeos, já vi uma pancada de quedas nela, mas pra mim, quem cai na entrada cai pq assusta com o raio dela e exagera no freio (tenho uma queda dessa no CV) e quem cai do meio pra saída acredito que seja por excesso de inclinação, marcha errada, aceleração errada, mas acho que esse asfalto aí deve ser meio zoado, ñ parece normal perder aderência tão fácil.
2000 - CBX AERO 88 / 2003 - CB 450E 86 / 2005 - GS 500E 93 e Altino 100 98 / 2006 - GS 500E 98 e Altino 100 98 / 2007 - RF 900R 99 e Altino 100 98 / 2013 - Aposentei a Altino... tamo de Fazer 250 08.
Marchon
Roda Presa

Mensagem por Marchon »

Não consigo ver os vídeos do trabalho, então nem tenho como dar meu pitaco, mas sobre a dúvida do Kuati, meu ponto de vista é o seguinte:

O freio traseiro tem sim o efeito de fechar a trajetória da moto, assim como o freio motor também o faz. No entanto, sua utilização em curvas deve ser somente para correção de trajetória, ou seja, se seus amigos utilizam o freio traseiro como recurso de pilotagem, significa que alguma coisa na entrada de curva deles está errada. Pode ser velocidade incompatível, ponto de entrada da curva, apex, etc... Numa curva redonda, com a velocidade de entrada, turning point e apex corretos, somente a utilização do acelerador (ou também do freio dianteiro para os mais prós, o chamado trail braking) conjugado com correto posicionamento do corpo são suficientes. Reforçando que o maior responsável pela redução de velocidade devem ser os freios. As reduções de marcha auxiliam essa redução de velocidade, porém isto não é sua principal finalidade e sim ajustar a rotação da moto para uma saída de curva rápida e controlada.

A utilização do freio traseiro, pelo menos para uso em pista, é muito pessoal, tem gente que o utiliza para dar uma assentada na traseira da moto, mas quando o freio dianteiro é acionado na máxima, transferindo o peso da moto para a dianteira, o risco de travamento da roda traseira fica muito alto. Eu particularmente não o utilizo em pista, tanto que já estou no quarto jogo de pastilhas dianteiras e as traseiras ainda estão vivas. Minha maior utilização do freio traseiro é para ganhar agilidade no trânsito, justamente para costurar, fechando a trajetória da moto, normalmente em baixíssimas velocidades...
Honda CB 500 de pista

BMW F 800GS

Suzuki GSX-R 1000
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Kuati escreveu:
pretti escreveu:Na boa, Kuati, as coisas que vc fala me fazem temer pela sua segurança em motos, especialmente sabendo que já rodou em motos de alta potência.
Se tiver algum saco te recomendaria (de boa, hein!) um cursinho de pilotagem de dois dias par manter sua saúde incólume. ;-)
Edit.

Pretti, sua opinião não vale, não era o Quati que queria fechar uma serra sem área de escape para dar curso de pilotagem.

Mas vc, como fodão que é, não respondeu meu questionamento. Se for pra postar sem dizer nada, junte-se ao grupo dos postadores compulsivos. Que tal gastar menos teclado pra diminuir seus conhecidos e usá-lo para enriquecer o debate?

Minha segurança cuido eu, eu ainda não caí e perdi massa encefálica nem fiquei seis meses babando, mas tivesse acontecido teria ombridade para ensinar aos menos experientes. Mas ensinaria mesmo, não colocaria coisas de achômetro meu que se provaram erradas.

Vc não contribui nada para o Tópico, que tal desvendar os erros dos sinistros para nós, pobres mortais não-prettis (fórum, sem desonra para os coitados detentores do sobrenome)?

---

Mas quem sempre mata mesmo esses vídeos de acidentes é o Eudy, o véio sabe tudo, desvenda qquer treta. Nem sei se o Eudy é véio mesmo, da última vez q o vi ele tinha a cabeça branca, mas acho bem que é meninão com no máximo uns 43.
Tô bêbo.

E Pretti, mude essa porra de nick q não tô a fim de mandar um sobrenome tnc.

[ ]'s
Quati

Felizmente, pessoas com experiência E crescimento já opinaram (obrigado Marchon e Fara).

Você ainda está amargo por conta dos últimos "chumbos" que trocamos no passado e andou confundindo as bolas...
Estou fazendo (ou evitando fazer) o que o Vinicius também sinalizou no tópico "Suspensões", ou seja, é bacana ficar nessa conversa de buteco sobre os erros dos outros na tela de tv, porém pode não ser necessariamente produtivo. Divertido sim, mas "aprender com os erros dos outros" apenas analisando vídeo é pouco.
O efetivo aprendizado passa por teoria E PRÁTICA, como fizeram Marchon e Fara.

Vou apenas pontuar umas coisinhas bestas:

1º - as reduções de marchas NÃO diminuem a velocidade da moto. O que ocorre é que para reduzir e fazer a aproximação de curva (falando em estrada nesse caso), temos primeiramente que tirar a mão do acelerador. A redução de marchas propriamente dita servirá para manter o motor disponível ao piloto no ponto de rotação mais indicado para dar sequência ao seu "ritmo" (ou tempo de volta, quando nas pistas).
O que realmente joga a favor de uma correta aproximação e frenagem é o que o Marchon já citou: frenagem potente na dianteira (praticamente só lá, a medida em que aumenta a velocidade), posicionamento de corpo, conhecimento e escolha da trajetória, etc.

2º - o que foi mencionado pelo Marchon, se aplica bem às pistas, onde (espera-se) que as coisas se dêem de forma regular, volta após volta; porém em estradas, andando muito rápido, podem sim ocorrer surpresas por desconhecimento do raio da curva, erros de aproximação de curva, só para citar alguns, que levam o caboclo a lançar mão do recurso do freio traseiro. Com muuuita atenção, pois, fazer mal uso do freio traseiro em SS ou SST (Busas, Blackbirds, ZX14, RFs), é pedir para ir ao chão rapidinho. Tem que conhecer muuuito bem a moto que está debaixo de si para não por tudo a perder nessa hora.

O freio traseiro atua retendo o movimento de extensão da suspensão traseira que no momento da frenagem forte "levanta-se", pois a quase totalidade da massa do conjunto moto/piloto foi transferido para o eixo dianteiro. Nesse momento, o freio traseiro torna-se ferramenta útil, auxiliar (embora hajam outras), para determinar em que medida o piloto vai poder entrar mais na trajetória de curva, ou seja fechar a trajetória.
Mas a teoria disso tudo é mais extensa e complicada. Creio que ainda esteja obscuro e teria que ser mais desenvolvida a explicação.
O fato é que na prática se pode sim utilizar o freio traseiro como "leme" (em estradas), trazendo a moto para uma linha mais interna da curva. Mas, o exemplo do "leme" também só fica mais claro para aqueles que experimentaram velejar, ainda que seja num simples barco "laser" ou "hobbycat"... :-D

Em resumo é próids dar aula pela internet, dedilhando no teclado. hahahaha!!! :emo22:
Editado pela última vez por Pretti em 03 Mar 2013, 17:57, em um total de 1 vez.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

pretti escreveu: ...
O fato é que na prática pode-se sim utilizar o freio traseiro como "leme" (em estradas), trazendo a moto para uma linha mais interna ou não da curva. Mas o exemplo do "leme" também só fica mais claro para aqueles que experimentaram velejar, ainda que seja num simples barco "laser" ou "hobbycat"... :-D
... ou para aqueles que já pilotaram aviões, pois o movimento de "glissada", que em aeronautica é feito para perder altitude sem aumentar a velocidade e/ou para corrigir a trajetória, acionando-se o manche para um lado (airlerons) e pedal para outro lado (leme) produz um efeito parecido ao de se acionar de leve o freio traseiro enquanto se executa o contra esterço.

Mas o acionamento do freio traseiro em curvas não deve ser a regra, e sim a excessão, pois é utilizado para corrigir erros de trajetória e o correto é evitar erros de trajetória.

Eu sempre tinha que corrigir a trasjetória em curvas, mas é porque eu entrava errado. O ponto de tomada das curvas até que fazia certinho, buscando a tangência correta...
Imagem
... o meu problema é que eu entrava muito "frouxo" nas curvas, com marchas altas e giro baixo, pois essa é a balada normal das jakas nas retas, resultando que me atrapalhava todo do meio da curva em diante. Demorei vários anos até aprender que se entrasse com o motor mais cheio nas curvas e não precisaria ter que ficar brigando tanto com a motoka.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Paulinhu
Dinossauro

Mensagem por Paulinhu »

Então a forma correta é a imagem da esquerda, Russo?

[ ]'s
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

petrorroupe, o básico, uma explicação simplória, é que inclinado, o freio traseiro deita a moto e o dianteiro levanta. Reveja melhor isso aí, faça o teste bem de leve nas curvas para analisar o comportamento da moto.

---

Mas a questão é que falaram muito em posicionamento e tal, tangência da curva... mas a questão da escolha da marcha e saída de traseira por destracionamento ainda não ficou clara.

Em rodovia, uma curva que poderia ser feita em 5ª marcha a 120 km/h e rotação mais baixa, outros preferem fazê-la nos mesmos 120 km/h mas em 3ª marcha com rotação lá em cima, alegando que a moto assim tem mais tração e por conseguinte menos chance de sair de traseira.

Minha impressão é justamente o contrário, marcha mais baixa, mais torque, a impressão que tenho é que a moto teria uma possibilidade maior de destracionar e o cabra perder a traseira.

A pergunta que fica é, pista seca, qual o mais seguro, nos mesmos 120 km/h dentro da curva, marcha alta ou marcha baixa?

[ ]'s
Imagem
Paulinhu
Dinossauro

Mensagem por Paulinhu »

Acho que a questão de usar uma marcha mais baixa na curva é justamente ter o controle 'absoluto' da moto naquele momento, precisando da força (torque e potência) ela está totalmente disponível ali, naquele momento, já que nas SS o torque e potência máxima chegam nas rotações mais altas! Mas pra isso é preciso uma sensibilidade muito certeira na mão direita...

Mas concordo com o Kuati de que o mais óbvio parece ser entrar com marcha mais alta e rotação mais baixa, em se tratando de correr o risco de destracionar...

[ ]'s
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Eu estou longe de ser exemplo ou até mesmo de poder falar em pilotagem. Mas a gente aqui no ES faz uns passeios pela serra quase tod final de semana. É um trecho de até 70km de curvas de média- alta, coisa para fazer entre 120 - 150, dependendo do nível de pilotagem do caboclo.

A galera aqui, eu incluso, sempre entra nas curvas uma marcha abaixo. Da melhor controle da moto, e melhor saída da curva. Se a moto tem 6 marchas, vamos de 5a. Se usar 4a marcha fica o giro alto demais, e parece que a chance de destracionar aumenta muito.

To falando demandar em estrada, não pista. Alias, o foco dessas analises que propus aqui é um tanto por aí. Pouquíssimos de nós são pilotos de pista, a maioria só da seus rolés pelas estradas. E é nesses passeios que se comete os erros.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Marchon
Roda Presa

Mensagem por Marchon »

A questão de qual marcha utilizar também vai muito da sensibilidade do piloto.

Nas 1000cc, em que há torque bastante disponível nas médias eu, como piloto mediano, utilizo marchas mais altas que a galera pró, que sai das curvas quase no redline, mas estes têm suspensões muito bem ajustadas, muitos têm controle de tração para evitar as saídas de traseira e, obviamente técnicas mais apuradas para evitar não só os temidos high sides em saídas de curvas como também empinar muito a moto.

Quando eu rodava de FZ6 na pista, utilizava as altas rotações e utilizava mais o câmbio justamente pela falta de força nas saídas de curva e o menor risco de saídas de traseira, apesar de já ter tomado vários sustos por conta da falta de suspensões e pneus adequados.

Com marchas mais baixas, a moto responde mais bruscamente e, quem não tem um ótimo controle do acelerador, trabalhando-o com suavidade e adotando uma linha limpa, tende a ficar dando "cabeçadas" com a moto tentando achar a linha ideal... Marcha muito alta deixa a moto frouxa, sem resposta, como o Russo comentou. Extrapolando, é só imaginar fazer a curva com a embreagem acionada, todos sabem que é suicídio.

Abs
Honda CB 500 de pista

BMW F 800GS

Suzuki GSX-R 1000
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Kuati escreveu:Em rodovia, uma curva que poderia ser feita em 5ª marcha a 120 km/h e rotação mais baixa, outros preferem fazê-la nos mesmos 120 km/h mas em 3ª marcha com rotação lá em cima, alegando que a moto assim tem mais tração e por conseguinte menos chance de sair de traseira.

Minha impressão é justamente o contrário, marcha mais baixa, mais torque, a impressão que tenho é que a moto teria uma possibilidade maior de destracionar e o cabra perder a traseira.

A pergunta que fica é, pista seca, qual o mais seguro, nos mesmos 120 km/h dentro da curva, marcha alta ou marcha baixa?

[ ]'s
rods escreveu:A galera aqui, eu incluso, sempre entra nas curvas uma marcha abaixo. Da melhor controle da moto, e melhor saída da curva. Se a moto tem 6 marchas, vamos de 5a. Se usar 4a marcha fica o giro alto demais, e parece que a chance de destracionar aumenta muito.
Marchon escreveu:Marcha muito alta deixa a moto frouxa, sem resposta, como o Russo comentou. Extrapolando, é só imaginar fazer a curva com a embreagem acionada, todos sabem que é suicídio.
Russo escreveu:... o meu problema é que eu entrava muito "frouxo" nas curvas, com marchas altas e giro baixo, pois essa é a balada normal das jakas nas retas, resultando que me atrapalhava todo do meio da curva em diante. Demorei vários anos até aprender que se entrasse com o motor mais cheio nas curvas e não precisaria ter que ficar brigando tanto com a motoka.
Kuati, é isso mesmo que o pessoal tá respondendo, a grande maioria reduz marcha pra entrar na curva. Marcha alta como disseram, a moto entra mais solta e lançada na curva. Com mais giro tu tem mais freio motor (lembrando que o freio motor atua no pneu traseiro), e com mais freio motor fica mais fácil controlar a moto dentro da curva só usando o acelerador (desacelera fecha a tragetória, acelera abre), às vezes dispensando o uso do freio traseiro para fazer a correção de uma entrada mais quente em curva.

Entrando mais solto e lançado com marcha alta, não é tão crítico como entrar com a embreagem acionada como o exemplo do Marchon, mas vai entrar com bem menos freio motor, então já haverá uma tendência a fazer a curva com tragetória mais aberta, e se tiver que corrigir, aí vai ter que apelar pro freio traseiro e um bom controle esfincteriano :lol:
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Paulinhu escreveu:Então a forma correta é a imagem da esquerda, Russo?
Ambas são corretas, pois tratam-se de curvas à direita e à esquerda.

Imagem
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Responder