Moto velha será sempre velha ??

Grupo de discussão geral sobre motos.
Allende
Mito

Re: Moto velha será sempre velha ??

Mensagem por Allende »

dtguga escreveu:
Ou moto velha é moto velha e pronto, que se eu mexer aqui, vai estragar ali, se arrumar ali, estraga lá, e por ai vai ??
Nem todas ficam velhas. Algumas viram clássicas. E o preço sobe, e não desce.

Vende essa aí e compra outra. Se classica já é um saco , quem dera as velhas mesmo.

Ab, Allende
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Tive um Verona GLX 1.8 álcool 1992. Era carro antigo. Tudo nele funcionava perfeitamente, ia para oficina para pequenos reparos, coisa sempre fácil de se fazer (troca de óleo e filtro de óleo, filtro de ar, de velas, cabos de velas, mangueiras, correias, amortecedores, pneus, etc) tudo isso coisa que se desgasta naturalmente. O carro não tinha corrosão, os bancos e estofamentos estavam íntegros, sem deformação, debotamento, coisas assim.

Quando eu resolvi vendê-lo consegui em menos de 3 minutos. Meu mecânico olhou o valor médio do carro na tabela FIPE, abriu uma gaveta, apanhou um punhado de dinheiro, estendeu o dinheiro para mim e falou: Tá aqui a grana, pode passar a chave e assinar o documento de venda. Ele ia revender e já tinha até comprador para o carro.

De vez em quando vejo esse carro estacionado na porta de um prédio próximo à onde moro. Tá lá, carro antigo, mas não velho.

Se a manutenção for feita com regularidade e todas as peças que devem ser trocadas forem trocadas dentro dos períodos de desgaste, você terá sempre um veículo em excelente estado, do contrário, vira ratoeira.
Editado pela última vez por Saurus em 05 Mai 2011, 15:12, em um total de 1 vez.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
SANDRO-CB
Roda Presa

Mensagem por SANDRO-CB »

moto velha só se for pra tê-la como item de coleção, digo, parte da família, cuidada a pão de ló...pra passear na maciota.....e tendo uma segunda moto pra todo o resto.
M@Diano tem que ser completo como o pato, que é um bicho aquático e gramático
Pratique a gentileza no trânsito
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Saurus escreveu:Se a manutenção for feita com regularidade e todas as peças que devem ser trocadas forem trocadas dentro dos períodos de desgaste, você terá sempre um veículo em excelente estado, do contrário, vira ratoeira.
;-) ;-) ;-)
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Osama B Laden
Dinossauro

Mensagem por Osama B Laden »

Smoker escreveu:
Saurus escreveu:Se a manutenção for feita com regularidade e todas as peças que devem ser trocadas forem trocadas dentro dos períodos de desgaste, você terá sempre um veículo em excelente estado, do contrário, vira ratoeira.
;-) ;-) ;-)

Certim. ;-)

Agora, tem coisa que não dá nem para pensar em tirar de uma loja, o que não é o caso do dtguga, como uma Haobao, Shineray, isso ai é já "moto de 15 anos", em apenas três dias. :-(
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Osama B Laden escreveu:
Smoker escreveu:
;-) ;-) ;-)

Certim. ;-)

Agora, tem coisa que não dá nem para pensar em tirar de uma loja, o que não é o caso do dtguga, como uma Haobao, Shineray, isso ai é já "moto de 15 anos", em apenas três dias. :-(

Hummm, sei que está faltando nome nesta lista, vou lembrar................................... :roll:

}:)

:lol: :lol: :lol:
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
m@gro
Dinossauro

Mensagem por m@gro »

Helder.soares escreveu:"A IDADE ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM VÊ" ;-)

Falei isto pra uma gatinha e ela me chamou de vovô... :rof:
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Volta pro banco véio da praça!
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Mano... eu tinha uma XT600 pela qual eu era apaixonadao.

Gastei outra XT em cima so de manutencao.

Tudo depende de quanto vc roda... eu rodo entre 3000 e 5000km/mes...

Pra mim tem que ser zero... se eu pego uma meia-vida em pouco tempo ja ta velha...

mas se vc roda pouco e conhece aprocedencia da moto... fique com ela.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
blaugusto
Roda Presa
Contato:

Mensagem por blaugusto »

Troca a Sahara na minha Yes?? É 07, 10 anos mais nova.

:lol:
Imagem
"EH MACUUUUUMBA, OH CAPEEEEEEEEEEETA"
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Moto velha é culpa do dono que não cuida e só anda.
Se você acha sua moto velha, pegue outra e logo ela ficará velha também!

A maioria compra moto zero, roda anos sem revisar nada e quando tudo começa a dar problema ao mesmo tempo vende a moto.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Empada
Roda Presa

Mensagem por Empada »

nem sempre moto velha é velha, as vezes ela pode estar acabada, que é um estágio pior
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

RAlves escreveu:Mano... eu tinha uma XT600 pela qual eu era apaixonadao. Gastei outra XT em cima so de manutencao. Tudo depende de quanto vc roda... eu rodo entre 3000 e 5000km/mes... Pra mim tem que ser zero... se eu pego uma meia-vida em pouco tempo ja ta velha... mas se vc roda pouco e conhece aprocedencia da moto... fique com ela.
Bom ponto, nunca tinha pensado por esse lado e concordo plenamente = moto antiga não combina com uso diário. Eu só uso a XT no máximo 3 vezes por semana e olhe lá, tem vezes que fica quase 1 mês parada por falta de tempo. Ou seja, não dependo da moto para trabalhar, etc é uma moto para viajar/curtir.

A manutenção da XT é "barata", mas se você roda muito, começa a pesar SIM. Coloca aí, 18~20 km/l, 3 litros de óleo a cada 3.000 kms, pneus cada 15k kms (são CAROS), relação a cada 30k kms, etc e a moto se torna MUITO mais cara que qualquer 250/300 injetada. Não é moto para rodar 5k kms/mês, fato.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

marquinho escreveu:Moto velha é culpa do dono que não cuida e só anda.

A maioria compra moto zero, roda anos sem revisar nada e quando tudo começa a dar problema ao mesmo tempo vende a moto.
É amigo, a grande maioria não quer fazer manutenção em veículo que compra. O negócio é que mesmo uma moto zero km tem que fazer manutenção, tem um monte de itens que tem que ser trocados periodicamente. Muita gente acha que moto, carro, etc, novo não dá despesa.

TODA MÁQUINA REQUER MANUTENÇÃO PERIÓDICA PREVENTIVA ORDINÁRIA e CORRETIVA EXTRAORDINÁRIA. Já vi muito carro, moto etc que com menos de um ano de uso já está um lixo, velho, todo amarrotado, sambado, cheio de gambiarra e coisas assim. Tá certo que existem aquelas máquinas que são feitas com materiais de baixa qualidade, mas a imensa maioria fica sambada por falta de manutenção ou colocação de peças de má/ruim/péssima qualidade, pois o proprietário acha que a peça mais baratinha vai dar o mesmo rendimento, compra o veículo e fica mendigando/mesquinhando na manutenção.

Se não pode fazer a manutenção como ela deve ser feita, melhor não ter o veículo.

Eu ainda não comprei meu "motão" porque a grana ainda não dá para comprar coisa boa e fazer a manutenção adequada, com peças de primeira qualidade. Então, vou me contentando com minhas monocilíndriacas mesmo até ter * para comprar e sustentar coisa boa como deve ser sustentada.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Filipe
Dinossauro

Mensagem por Filipe »

Pra mim moto velha é moto velha...mesmo as cuidadas...o tempo é implacavel. A minha ex cbr era uma moto inteira, e pouco rodada, mas não adianta, era velha, sempre tinha algo pra fazer, arrumava uma coisa estragava outra. Gastei tubos com ela, vendi e comprei um carro :lol:
Editado pela última vez por Filipe em 06 Mai 2011, 13:48, em um total de 1 vez.
Imagem
FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!
Imagem
AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

Saurus escreveu:
marquinho escreveu:Moto velha é culpa do dono que não cuida e só anda.

É amigo, a grande maioria não quer fazer manutenção em veículo que compra. O negócio é que mesmo uma moto zero km tem que fazer manutenção, tem um monte de itens que tem que ser trocados periodicamente. Muita gente acha que moto, carro, etc, novo não dá despesa.

TODA MÁQUINA REQUER MANUTENÇÃO PERIÓDICA PREVENTIVA ORDINÁRIA e CORRETIVA EXTRAORDINÁRIA. Já vi muito carro, moto etc que com menos de um ano de uso já está um lixo, velho, todo amarrotado, sambado, cheio de gambiarra e coisas assim. Tá certo que existem aquelas máquinas que são feitas com materiais de baixa qualidade, mas a imensa maioria fica sambada por falta de manutenção ou colocação de peças de má/ruim/péssima qualidade, pois o proprietário acha que a peça mais baratinha vai dar o mesmo rendimento, compra o veículo e fica mendigando/mesquinhando na manutenção.

Se não pode fazer a manutenção como ela deve ser feita, melhor não ter o veículo.

Eu ainda não comprei meu "motão" porque a grana ainda não dá para comprar coisa boa e fazer a manutenção adequada, com peças de primeira qualidade. Então, vou me contentando com minhas monocilíndriacas mesmo até ter * para comprar e sustentar coisa boa como deve ser sustentada.

Saurus, não se esqueça que existe o problema dos mexânicos também.

às vezes o cabra até tem a grana pra manutenção, tem a disposição de levar periodicamente a moto pra revisão, mas só indicam mexânico que faz gambiarra ou é relaxado pro cara, aí a moto vai dando problema aí falam que a moto "venceu", que agora vai ser arrumar uma coisa e estragar outra (que deveria ter sido identificada junto com o primeiro problema também), etc.

E não adianta vir um espertão e falar: "ah, mas tem que aprender a mexer voce mesmo na moto"
Tem que aprender MDWG by b0th, nenhum veículo de uso deve carregar a obrigação de entender mecânica e funcionamento interno, só deve exigir bom senso e percepção pra atentar quando o veículo sai da característica normal (puxando pra um lado, freio barulhento, corrente batendo, motor fazendo mais barulho ou mais fraco, embreagem ficando dura, rendimento porco, etc). Fora isso, deveria ser trabalho do mecânico saber realmente fazer o serviço, e não tratar com o amadorismo e pilantragem que geralmente tratam.
NC750x

-- no donut for you! --
haendel
Motoqueiro

Mensagem por haendel »

Se fosse possível dar uma manutenção igual á de aeronaves, duraria muito mais tempo, quase uma vida.

E isso inclui "revisões" que, para os padrôes de manutenção de automóvel que conhecemos, são verdadeiras reformas, pois incluem o desmonte completo e remontagem com peças novas. Conheço alguns Cessna de 1948 a 1054 que voam perfeitamente, porque tiveram a coragem de "renovar" a aeronave.

O limite é praticamente a fadiga dos materiais (peças sob tensão na fuselagem e rebites, por exemplo, são substituídos)

A possibilidade teórica, para carros e motos, existe. E creio que motos como a Sahara e a XT600E/Z merecem o investimento (porque são verdadeiros "erros" do fabricante, em vista de sua durabilidade, confiabilidade e robustez).

Abraço,
Daniel.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"

Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".

Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
resopi
Roda Presa
Contato:

Mensagem por resopi »

naun mano.. um dia será classica.... asism como jah esta comecando a contecer com as CB's heheheheh
Você não gosta de moto, mas sua filha gosta.....
HD DELUXE 1.600cc - Também conhecida como Agatha.
Dipt
Motociclista

Mensagem por Dipt »

MOTO VELHA É QUE NEM PANTUFA.
GOSTOSO DE USAR MAS DÁ VERGONHA DE SAIR NA RUA
INTRUDER LC 1500 2000 La GoRdA
"Bebo, fumo, ando de Opala e de moto, não gosto de covardia e futilidade, sou reacionário pra caralho e meu ídolo de infância é Charles Bronson!!!
alan-sc
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por alan-sc »

véia é veia, e nova é nova né mano!
Sem Moto...
Espero aguentar até ano que vem!
Responder