Análise de erros de pilotagem

Grupo de discussão geral sobre motos.
Pretti
Dinossauro

Re: Análise de erros de pilotagem

Mensagem por Pretti »

MAD, esse povo gosta é de pão e circo, viu! :-D Chegamos a um consenso em nosso "debate particular" e o tópico parou.... :lol: esse M@D... }:)

Falando um pouco mais sobre pedaleiras partes baixas raspando, lembro-me de quando levei a Hayabusa a primeira vez à pista. Esmerilhei a pedaleira, escapes e carenagem inferior (essa última sem que eu soubesse :x ). Como eu tinha sensibilidade, sabia que a moto estava tocando o chão com a pedaleira e o cano e o quanto isso "roubava" de sustentação da moto nas curvas.
Depois retornei, dessa vez com os dog bones da suspensão traseira aumentados (duas peças que se conectam ao link) , subindo a traseira da Haya em cerca de 28 mm - informação do meu ex-instrutor para colocá-la em condições de rodar em pista. Resultado: 100% aprovado, com esse "pequeno" detalhe!

Por fim, voltei novamente, dessa vez com as rearsets racing, posicionando as pedaleiras mais altas e recuadas. Precisa dizer o resultado?! :D

Imagem

Imagem

Então, o que quero dizer, nem sempre a pedaleira raspando traz uma iminente situação de perigo (geralmente não, digo por experiência própria passando por pisos irregulares em curvas).

O cano sim, dependendo da situação pode ser preocupante, gerando alavanca ou, mais provavelmente, deixando a traseira leve demais a ponto de te jogar no chão. Por isso atenção a esse detalhe!
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Já que agora existe consenso sobre a necessidade do pêndulo, nada melhor que um video para mostrar didaticamente como fazê-lo!

:emo176:

}:)
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

MAD escreveu:Já que agora existe consenso sobre a necessidade do pêndulo, nada melhor que um video para mostrar didaticamente como fazê-lo!
Valeu Kamerad Mad!
Já assisti essa aula 14 vezes... mas como sou meio bração acho que para aprender vou ter que assistir mais umas 40 X eheheheh...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Russo escreveu:Valeu Kamerad Mad!
Já assisti essa aula 14 vezes... mas como sou meio bração acho que para aprender vou ter que assistir mais umas 40 X eheheheh...
:rof:

Às ordens kamerad! É plenamente compreensível essa sua dificuldade... não desista! :lol: :beer:
Viajaire é preciso...

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

MAD escreveu:Já que agora existe consenso sobre a necessidade do pêndulo, nada melhor que um video para mostrar didaticamente como fazê-lo!

:emo176:

}:)
Prefiro dizer que não é bem um consenso sobre a questão como um todo. Ele é desejável em muitos casos, porém não necessário em muitos outros.

Deixando de lado essa conversa gay }:) , a aula da gostosa aí fala mais do que as dez páginas do tópico! :lol:
Ainda que a teleaula tenho se dado sobre uma SS e faça referência a mesma, reparem no início quando ela se refere ao posicionamento dos pés. Foi isso que eu frisei tanto antes quando falava do posicionamento em nakeds e que é definidor de uma boa performance em curva, juntamente com a distribuição de peso ligeiramente à frente (agarrando-se ao tanque com firmeza, quase que "montando no tanque").
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Mais um video-aula, esse para quem gosta de andar garupado

[media][/media]
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Como não descobri esses vídeo-aulas antes!?! }:)

Se essa aí é uma p*ta, é a mais gostosa que vi nos últimos dias! :lol: No doubt about it!
Villa
Roda Presa

Mensagem por Villa »

O assunto do tópico mudou, talvez eu tenha chegado tarde demais para participar dele e...

Convenhamos, competir com as gostosas vai ser FODA!! haha

Mas vamos lá
MAD escreveu:Pra evitar as travadinhas é bom treinar a técnica de sincronizar uma leve acelerada antes das reduções, não sei como se chama em português, em inglês chamam de "throttle blipping". Confesso que achei difícil no início, pois o que complica é fazer isso ao mesmo tempo que aciona o freio, mas com tudo tem que praticar pra pegar o jeito. O controle da embreagem também é importante, evitando soltar bruscamente.
Tio Frei escreveu:Eu chamo de punta-taco, pois é um equivalente automobilístico, onde se freia e "acelera" enquanto se reduz marcha, ou até mesmo ja dentro da curva pra manter o motor cheio, o efeito é uma pouco diferente, pois na moto o que se busca é suavidade na redução, no carro é manter o motor puxando pra melhorar a saída

Quando eu li as mensagens do Kuati lá no início falando de freio traseiro, embreagem deslizante e contra-esterco me veio na cabeca falar disso aqui.

Tio Frei, o punta-tacco em carros e motos tem EXATAMENTE a mesma funcao: sincronizar a rotacao do motor com a do cambio para a marcha inferior que será engatada durante a frenagem.

Eu recomendo que todo mundo treine essa técnica. No comeco nao eh facil, portanto nada de treinar andando rapido. Pega uma rua BEM tranquila, vem a uns 50-60km\h e treina a frenagem com o freio dianteiro e a reducao de marchas usando de modo sincronizado a embreagem, o acelerador, o pedal de marcha e o manete do freio dianteiro.

Tentando quebrar o processo em etapas para ficar didadico, seria mais ou menos assim:

1 - Frenagem com o freio dianteiro, somente. Define o quanto voce quer de potencia de frenagem e mantenha essa pressao no manete ate o fim do exercicio

2 - Acione a embreagem rapidamente

3 - Ao mesmo tempo e sem modificar a pressao do freio dianteiro, gire o punho para acelerar o motor e reduza a marcha com o pé

4 - Solte a embreagem rapidamente

5 - Repita o processo tantas vezes quantas forem as marchas que voce quer baixar.

Os passos 2, 3 e 4 meio que acontecem todos ao mesmo tempo. Dividi aqui para facilitar a explicacao, mas voce nao deve esperar o manete da embreagem chegar no batente para acelerar e baixar marcha. Tambem nao pode soltar a embreagem devagar, senao o giro do motor cai. Se fizer tudo certinho, a reducao acontece sem tranco NENHUM na moto. Se a moto sacudir é porque você está errando os movimentos. Treine mais!

Para conseguir isso, a primeira coisa é entender que a mao nao pode ficar dura em cima do freio\acelerador. Vc tem que manter a pressao de frenagem enquanto permite um deslizamento da mao para acionar o acelerador. Luvas facilitam demais esse trabalho. O efeito visual pra quem vê de fora é uma sacudida do cotovelo direito durante a frenagem.

Talvez seja muito difícil explicar isso em palavras, mas depois de tentarem algumas vezes vocês vão entender. Se estiver muito difícil de treinar com a frenagem, treine sem o freio antes para entender os movimentos da reducao e depois acrescente a frenagem ao exercicio.

Na minha opinião essa técnica é primordial para se ter suavidade na tocada. Mesmo numa moto de mais de 200hp e 16kg de torque com essa embreagem deslizante e nao senti ela "trabalhando" nenhuma vez, até porque quando você consegue acertar a rpm do motor com a do câmbio através dessa técnica a própria embreagem quase não se faz necessária.

Eu canso de ver videos onboard em pista e em estrada que na hora de frear e reduzir voce ve o giro caindo absurdamente e depois subindo de um jeito todo errado porque o piloto esta cometendo dois erros na reducao:

- Demora demais para trocar a marcha e fica muito tempo com a embreagem acionada, deixando o motor cair muito de giro
- Obriga a embreagem a fazer todo o trabalho de sincronizacao entre rotacao de cambio e motor.

Me dá uma angústia enorme ver esses vídeos. O som da tocada é terrivelmente feio, fica óbvio que o conjunto mecânico está sendo destruído a toa! Fora o risco.

Isso tudo você tem que fazer ANTES de entrar na curva... A entrada da curva é um momento crucial se você quiser sair bem dela. A tocada tem que ser redonda, voce nao pode ficar alterando a distribuicao de forcas e peso da moto durante a curva. Mexer em cambio na curva so se for pra subir marcha em aceleracao numa curva longa. Reduzir, jamais! Se precisou reduzir no meio da curva eh pq entrou com a marcha errada. E se a moto ta instavel durante as reducoes na aproximacao da curva eh porque provavelmente voce esta reduzindo errado, sobrecarregando a embreagem, dando tranco na moto e desequilibrando o conjunto.

Como o Minholi falou numa mensagem anterior sobre o instrutor que disse a ele para soltar o freio com mais suavidade. A idéia na verdade é suavizar a transferencia de peso, reduzir os esforcos da moto e arredondar a tocada.
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

pretti escreveu:Como não descobri esses vídeo-aulas antes!?! }:)

Se essa aí é uma p*ta, é a mais gostosa que vi nos últimos dias! :lol: No doubt about it!
Se é ou não o importante é que também está prestando um grande serviço à sociedade. :lol:

Depois de um tempo de pilotagem comecei a andar com a ponta do pé na pedaleira praticamente o tempo todo. Acho que me sinto mais a vontade numa posição levemente esportiva. Infelizmente nunca vou poder ter uma SS, tenho duas hérnias de disco na cervical, e a posição das SS é inviável pra mim. :x
Viajaire é preciso...

Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Jóia Villa

É iss aí. Eu nao sei pilotar sem isso, uso em 100 porcento das reduções, seja pra reduzir velocidade, frear, ou encher o motor pra acelerar mais forte. Embreagem, caixa, transmissão e ouvidos agradecem. A pilotagem fica muito mais limpa
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

MAD escreveu:
pretti escreveu:Depois de um tempo de pilotagem comecei a andar com a ponta do pé na pedaleira praticamente o tempo todo. Acho que me sinto mais a vontade numa posição levemente esportiva. Infelizmente nunca vou poder ter uma SS, tenho duas hérnias de disco na cervical, e a posição das SS é inviável pra mim. :x
Você e qualquer um se sente melhor numa posição levemente esportiva: as SS e as SST são naturalmente ajustadas à boa pilotagem, fato especialmente perceptível quanto mais aumentam as velocidades (embora também em baixas velocidades demonstrem essa qualidade).

É uma moto em que o piloto é elemento estrutural. Ou seja, o piloto interage intensamente e determinantemente. Em nenhuma outra moto há reações tão imediatas da moto aos inputs do piloto.

Pena você não poder usufruir desse prazer por essas razões (duas!? :o ). Você que é tão meticuloso tiraria muito proveito de uma.
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

pretti escreveu:Pena você não poder usufruir desse prazer por essas razões (duas!? :o ). Você que é tão meticuloso tiraria muito proveito de uma.
Pois é tche. To fazendo pilates e junto alguns exercícios de fisioterapia. Espero nunca precisar operar, os resultados tem sido bons, já eliminaram as dores que irradiavam pro braço, mas tenho q cuidar bastante a postura e sinto que não posso abusar, com certa frequencia ainda tenho algumas dores no pescoço.

Quanto as SS, quem sabe só em pista, tem algums que tem posição mais radical, outras menos, e tem também uns raisers que elevam um pouco a altura do guidão.
Viajaire é preciso...

Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

MAD escreveu:
pretti escreveu:Pena você não poder usufruir desse prazer por essas razões (duas!? :o ). Você que é tão meticuloso tiraria muito proveito de uma.
Pois é tche. To fazendo pilates e junto alguns exercícios de fisioterapia. Espero nunca precisar operar, os resultados tem sido bons, já eliminaram as dores que irradiavam pro braço, mas tenho q cuidar bastante a postura e sinto que não posso abusar, com certa frequencia ainda tenho algumas dores no pescoço.

Quanto as SS, quem sabe só em pista, tem algums que tem posição mais radical, outras menos, e tem também uns raisers que elevam um pouco a altura do guidão.
Seus problemas estão resolvidos! RF900R!!! :lol:

Brincadeiras à parte depois de um ano de pilates capaz docê dar conta de encarar as bruta.
Eu já poderia ter minha GSX-R 750, com a musculatura que voltei a desenvolver na região tóraco-lombar, mas aí o impedimento é outro... a mão direita! }:)

Conversando sobre isso me veio a lembrança desse cartoon que ilustra legal a questão da interação SS x piloto. :-D

Imagem
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Villa escreveu: Eu canso de ver videos onboard em pista e em estrada que na hora de frear e reduzir voce ve o giro caindo absurdamente e depois subindo de um jeito todo errado porque o piloto esta cometendo dois erros na reducao:

- Demora demais para trocar a marcha e fica muito tempo com a embreagem acionada, deixando o motor cair muito de giro
- Obriga a embreagem a fazer todo o trabalho de sincronizacao entre rotacao de cambio e motor.

Me dá uma angústia enorme ver esses vídeos. O som da tocada é terrivelmente feio, fica óbvio que o conjunto mecânico está sendo destruído a toa! Fora o risco.
Villa, eu sempre reparei exatamente isso, mas é tanta gente pilotando assim em vídeos, que comecei a achar que em cursos de pilotagem ensinavam a fazer assim.
Como não fiz curso prático, só leio muito, sempre achei isso esquisito demais, já que tenho costume de usar este recurso de acelerar para reduzir macio.

No último vídeo sobre a embreagem deslizante também não vi ela atuando.
Como comentei, em minha moto só vi ela atuar quando travei a traseira no freio, ela não deixou o motor apagar e fez uns estalos quando atuou, em reduções excessivas eu nunca fiz.

Abraço!
;-)
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Não sei se estou enganado, mas tive impressão que, nesse video o Casey Stonner não faz Punta Tacco.

B-King Of The Urban Jungle
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Who is casey stoner? }:)
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Nao sei se é ele pilotando, mas se prestar bem atenção faz sim, muito rapido, pois reduz uma atrasada outra, mas faz
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Tio Frei escreveu:Nao sei se é ele pilotando, mas se prestar bem atenção faz sim, muito rapido, pois reduz uma atrasada outra, mas faz
Pô Tio Feio, é o Stonner sim, peguei no canal dele do YT.
B-King Of The Urban Jungle
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

é que na descrição no começo do vídeo fala em volta "na" moto do stoner.

de todo modo, observando bem, ele cutuca o acelerador sim entre reduções, mas isso é muito rápido.
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Neste caso ele troca nas reduções tão rapidamente, tão em cima da curva, que nem tem tempo de fazer.
Reparei que ele fez no fim do vídeo em reduções mais lentas.

Vejo sempre é gente reduzindo lentamente sem a ajuda do "tapa no giro", e ainda deixam o giro cair entre as trocas!!! esquisito demais!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Responder