só prá quem gosta de harley... vambora andar de motoca...

Grupo de discussão geral sobre motos.
Marcus DT
Dinossauro

Re: só prá quem gosta de harley... vambora andar de motoca...

Mensagem por Marcus DT »

Claudemilson, dizer que vou correr seria pretensão demais para minha bicicletinha, ehehe... mas entrar na pista para me divertir, de novo, tá nos planos sim ;-) !!

Bora, vai ser top.
ClaudemilsonDebortoli
Roda Presa

Mensagem por ClaudemilsonDebortoli »

}:) }:) }:)
petrorroupe
Motociclista

Mensagem por petrorroupe »

"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon." 😎 👻🏍️💨✊🏻
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Parei a bicicletinha para alguns ajustes: revisão nos freios (tomei muita chuva na ida para Liberty, tá tudo "preso") e TBI (vou desmontar tudo, nunca fiz essa limpeza "como se deve").

Senta que lá vem prejuízo, ehehe... $$$

"Manter Harley é barato" Kkkkk.
ClaudemilsonDebortoli
Roda Presa

Marcus DT escreveu: 02 Mar 2025, 07:44 Parei a bicicletinha para alguns ajustes: revisão nos freios (tomei muita chuva na ida para Liberty, tá tudo "preso") e TBI (vou desmontar tudo, nunca fiz essa limpeza "como se deve").

Senta que lá vem prejuízo, ehehe... $$$

"Manter Harley é barato" Kkkkk.
Quarta levo a Dyna pra ver um problema no sensor Mapa dela. Além disso vou ter que trocar as molas prensas, tá começando a dar uns estalos sinistros quando vai ligar e ela está quente o motor.
petrorroupe
Motociclista

petrorroupe
Motociclista

Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

ClaudemilsonDebortoli escreveu: 03 Mar 2025, 14:07
Quarta levo a Dyna pra ver um problema no sensor Mapa dela. Além disso vou ter que trocar as molas prensas, tá começando a dar uns estalos sinistros quando vai ligar e ela está quente o motor.
Claudemilson, em geral, os sensores das nossas Harleys “velhas” são todos fabricados por terceiros (Bosch, etc). Não costumam ser caros se você comprar o correspondente original em loja de auto-peças (se for na concessionária, não vai ter, vai levar 90 a 120 dias e custará um rim). Sobre as molas do compensador, é crônico de Dyna, não sei por que (mais uma razão pela qual eu amo Dyna, porém, fujo delas, ehehe).
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Conforme o previsto, encostei a moto para algumas manutenções pré-Gumps. Como diz o b0th: mais uma daquelas que não precisam ser feitas, não estão previstas no manual, etc. Mas que todo mundo que não quer ficar a pé em motos com quilometragem além da volta no quarteirão, sabe que é bom fazer (sim, coisas que em motos japonesas ou européias eu nunca precisei fazer). Vamos lá...

Sempre que eu tiro o filtro de ar para limpar observo que a câmara de combustão está com um aspecto bastante sujo (ou, pelo menos, mais sujo que eu outras motos que já tive). Por esse motivo (e por já ter visto o serviço em diversas outras Harleys), optei por sacar o TBI inteiro fora para dar aquela limpeza como se deve.

O antes:
Imagem
Imagem
Imagem

O durante:
Imagem
Imagem
Imagem

O depois:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Como sempre que mexo na Harley, quando vai abrindo, o negócio vai ficando feio $$$. Vários anéis de vedação velhos (previsível), porém, a paulada veio na mangueira de combustível “dobrada” (provavelmente pelos mecânicos tirando de qualquer feito, montando torcida, etc):

Imagem
Imagem

Santa Motobox, SEMPRE salvando ;-) !!

Fudido, fudido e meio, quando fomos montar o engate rápido, vazou... pqp, mais uma canseira para achar esses anéis de vedação (duzentas lojas de bicos injetores, de
nacionalidades diferentes de montadoras).

Imagem

Já que é para fazer, vamos fazer direito né? Limpeza de bicos injetores, conferir o gap do eletrodo das velas, etc. Sistema de alimentação 110% limpo, regulado, verificado e
vedando DIREITO. Não ficou barato, mas ficou BEM FEITO!

Imagem
Imagem
Imagem

A moto estava com um barulho na pinça dianteira, “já que”, abre a porra toda, limpa, lubrifica, engraxa, etc. serviço de primeira (a traseira estava inclusive comendo torta a
pastilha, de um lado só).

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

E, a cereja do bolo, durante a lavagem percebemos que os fios do terra estavam “roçando” e já começando a desencapar (e há quem diga que vibração é um charme... saporra é armação do capeta, detona a moto inteira). Feito o isolamento com termo retrátil, ainda colocamos uma manta náutica no padrão original HD.

Imagem
Imagem
Imagem

Enfim, o que era para ser uma manutenção de 230 pratas acabou se tornando uma grande inspeção de mais de 1.200,00 reais. Faz parte né? E ainda falta a limpeza da câmara de combustão... 9 entre 10 amigos mandaram eu usar o Koube Perfect Clean, vou testar essa bagaça uns 10 tanques e depois posto o resultado aqui (quando tirar o filtro, novamente, para limpar). Dessa vez não consegui "botar a mão" como gosto de fazer, deixei aos cuidados do Guilherme da Distrito 89, serviço de primeira: detalhista, metódico e transparente. ;-)

Enfim, não foi barato, porém, fico feliz quando conseguimos antever possíveis problemas que provavelmente me deixariam na mão na estrada. Em abril vamos testar como se deve :pnk: ...
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Marcus DT escreveu: 05 Mar 2025, 22:39
Enfim, o que era para ser uma manutenção de 230 pratas acabou se tornando uma grande inspeção de mais de 1.200,00 reais. Faz parte né? E ainda falta a limpeza da câmara de combustão... 9 entre 10 amigos mandaram eu usar o Koube Perfect Clean, vou testar essa bagaça uns 10 tanques e depois posto o resultado aqui (quando tirar o filtro, novamente, para limpar). Dessa vez não consegui "botar a mão" como gosto de fazer, deixei aos cuidados do Guilherme da Distrito 89, serviço de primeira: detalhista, metódico e transparente. ;-)

Enfim, não foi barato, porém, fico feliz quando conseguimos antever possíveis problemas que provavelmente me deixariam na mão na estrada. Em abril vamos testar como se deve :pnk: ...

Ah vÁ, para de ser chorão! Mileduque (cerca de 200 Trumps) pra um trampo desse tá mais do que razoável, nem na Gringolândia você consegue um preço desses :wink:
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Buenas!

Deixa contar algo que tá me incomodando na minha Iron 883 2017: ligo a moto e a rotação vai lá pros 1800 giros, beleza. Espero esquentar e saio rodar, nas paradas ela mantém entre 1000 e 1200, tudo normal. Passa 10 minutos rodando a lenta sobe pros 1800 de novo enquanto roda, se botar em neutro ou pressionar a embreagem rodando ela fica com giro alto, ao parar a moto a rotação cai. Saio rodar e sobe a lenta de novo até parar a moto e aí baixa. Se eu desligar e religar nos próximos 10 minutos o comportamento da lenta fica normal, passa os 10 minutos ela sobe. Já fiz vários testes e o ciclo normal é de praticamente 10 minutos cravados, sobe a lenta, desligo e volta ao normal.

Já estou no 3o sensor map e continua igual.

Meu mecânico ainda não conseguiu parar para ver com calma e estou vendo para levar em outro.

Desde que peguei ela em setembro/24 está assim e já testei com todo tipo de gasolina, muda nada.

Alguma dica além de dar fogo na Jaka?
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Ah, minha mulher tem uma 2014 que tá um reloginho, até botamos o map dela na minha e tem o mesmo comportamento.

Meus testes foram em rodovia e cidade, rápido e devagar, ciclos de 10 minutos em todos os cenários.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

eclinck escreveu: 12 Mar 2025, 17:30 Buenas!

Deixa contar algo que tá me incomodando na minha Iron 883 2017: ligo a moto e a rotação vai lá pros 1800 giros, beleza. Espero esquentar e saio rodar, nas paradas ela mantém entre 1000 e 1200, tudo normal. Passa 10 minutos rodando a lenta sobe pros 1800 de novo enquanto roda, se botar em neutro ou pressionar a embreagem rodando ela fica com giro alto, ao parar a moto a rotação cai. Saio rodar e sobe a lenta de novo até parar a moto e aí baixa. Se eu desligar e religar nos próximos 10 minutos o comportamento da lenta fica normal, passa os 10 minutos ela sobe. Já fiz vários testes e o ciclo normal é de praticamente 10 minutos cravados, sobe a lenta, desligo e volta ao normal.

Já estou no 3o sensor map e continua igual.

Meu mecânico ainda não conseguiu parar para ver com calma e estou vendo para levar em outro.

Desde que peguei ela em setembro/24 está assim e já testei com todo tipo de gasolina, muda nada.

Alguma dica além de dar fogo na Jaka?

Uma vez aconteceu isso com a 883C 2005 que eu tinha e o problema era no sensor de posição do virabrequim.
Mas antes de gastar 100 trumpets é melhor arranjar um sensor emprestado e testar, é fácil é só soltar um plug numa ponta e um parafuso noutra ponta e é bem provável que o sensor da moto da sua mulher sirva.

https://www.mtximports.com.br/sensor-de ... ster-06-20
https://www.motoboxbrasil.com.br/sensor ... twin-power
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

bote fogo
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
ClaudemilsonDebortoli
Roda Presa

Problema do MAP resolvido, além de outros trabalhos que o mecanico fez deu um total de 800 pilas com a troca do Sensor. Ficou um reloginho a moto. @Marcus DT o sensor da marca Denso o original, o mecanico tinha lá de reserva. Alias quando tinha da 883 deu problema no sensor doi freio traseiro, um em site de venda de peças custava por volta de 250 a 350,00, o mecanico me orientou pra comprar um de Fuca de uma determinada marca, que custou 35,00 e reolveu.

@eclinck Aqui em NH tenho um mecanico muito bom, só mexe com HArley te muita experiencia e não cobra um rim, se precisar te passo o contato dele.

Proxima coisa agora é trocar as molas prato, a duvida é pagar 900 ou 2.500,00 numa original na Motobox....
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

ClaudemilsonDebortoli escreveu: 13 Mar 2025, 08:54 Problema do MAP resolvido, além de outros trabalhos que o mecanico fez deu um total de 800 pilas com a troca do Sensor. Ficou um reloginho a moto. @Marcus DT o sensor da marca Denso o original, o mecanico tinha lá de reserva. Alias quando tinha da 883 deu problema no sensor doi freio traseiro, um em site de venda de peças custava por volta de 250 a 350,00, o mecanico me orientou pra comprar um de Fuca de uma determinada marca, que custou 35,00 e reolveu.

@eclinck Aqui em NH tenho um mecanico muito bom, só mexe com HArley te muita experiencia e não cobra um rim, se precisar te passo o contato dele.

Proxima coisa agora é trocar as molas prato, a duvida é pagar 900 ou 2.500,00 numa original na Motobox....
Não é o sensor, é o interruptor do freio. Realmente o do fusca serve, mas a parte sextavada da peça é maior. Porém, o ideal mesmo é usar o da C-10, peça código 340 da 3RHO, a rosca é em polegada.
Zeh :emo206:
Imagem
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

Zeh escreveu: 13 Mar 2025, 10:14
ClaudemilsonDebortoli escreveu: 13 Mar 2025, 08:54 Problema do MAP resolvido, além de outros trabalhos que o mecanico fez deu um total de 800 pilas com a troca do Sensor. Ficou um reloginho a moto. @Marcus DT o sensor da marca Denso o original, o mecanico tinha lá de reserva. Alias quando tinha da 883 deu problema no sensor doi freio traseiro, um em site de venda de peças custava por volta de 250 a 350,00, o mecanico me orientou pra comprar um de Fuca de uma determinada marca, que custou 35,00 e reolveu.

Não é o sensor, é o interruptor do freio. Realmente o do fusca serve, mas a parte sextavada da peça é maior. Porém, o ideal mesmo é usar o da C-10, peça código 340 da 3RHO, a rosca é em polegada.

Mola prato q vc diz é o spring plate? Que vai junto com os discos de embreagem? Se for, minha sugestão (aprendi com o B0fh) é arrancar fora.
Zeh :emo206:
Imagem
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

eclinck escreveu: 12 Mar 2025, 17:30 Já estou no 3o sensor map e continua igual.?
Evandro, consultei os meus amigos mais experientes em jaca, segundo eles isso ocorreu porque você deixou ela apagar com o giro alto e/ou dá aquela acelerada antes de desligar (e corta a ignição quando o giro está alto).

Para corrigir é necessário reiniciar a injeção: aperte o botão do run (que vc ativa para ligar a ignição, mas sem dar a partida), espere a bomba encher e a luz da ignição apagar e desliga (faça isso 5x).

Na sexta, repita o procedimento e efetue a partida da moto. Espere ela pegar a lenta e rode normalmente.

E não dê acelerada antes de desligar, ahaha. Eu sempre paro e deixo a moto uns 5 segundos trabalhando na lenta antes de apagar.
petrorroupe
Motociclista

b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

Marcus DT escreveu: 13 Mar 2025, 11:43
eclinck escreveu: 12 Mar 2025, 17:30 Já estou no 3o sensor map e continua igual.?
Evandro, consultei os meus amigos mais experientes em jaca, segundo eles isso ocorreu porque você deixou ela apagar com o giro alto e/ou dá aquela acelerada antes de desligar (e corta a ignição quando o giro está alto).

Para corrigir é necessário reiniciar a injeção: aperte o botão do run (que vc ativa para ligar a ignição, mas sem dar a partida), espere a bomba encher e a luz da ignição apagar e desliga (faça isso 5x).

Na sexta, repita o procedimento e efetue a partida da moto. Espere ela pegar a lenta e rode normalmente.

E não dê acelerada antes de desligar, ahaha. Eu sempre paro e deixo a moto uns 5 segundos trabalhando na lenta antes de apagar.
isso só vale p/ as drive-by-wire

negocio é botar fogo mesmo!
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Responder