só prá quem gosta de harley... vambora andar de motoca...
Re: só prá quem gosta de harley... vambora andar de motoca...
Claudemilson, dizer que vou correr seria pretensão demais para minha bicicletinha, ehehe... mas entrar na pista para me divertir, de novo, tá nos planos sim
!!
Bora, vai ser top.
Bora, vai ser top.
-
ClaudemilsonDebortoli
- Roda Presa
- petrorroupe
- Motociclista
"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon."

Parei a bicicletinha para alguns ajustes: revisão nos freios (tomei muita chuva na ida para Liberty, tá tudo "preso") e TBI (vou desmontar tudo, nunca fiz essa limpeza "como se deve").
Senta que lá vem prejuízo, ehehe... $$$
"Manter Harley é barato" Kkkkk.
-
ClaudemilsonDebortoli
- Roda Presa
Quarta levo a Dyna pra ver um problema no sensor Mapa dela. Além disso vou ter que trocar as molas prensas, tá começando a dar uns estalos sinistros quando vai ligar e ela está quente o motor.Marcus DT escreveu: 02 Mar 2025, 07:44 Parei a bicicletinha para alguns ajustes: revisão nos freios (tomei muita chuva na ida para Liberty, tá tudo "preso") e TBI (vou desmontar tudo, nunca fiz essa limpeza "como se deve").
- petrorroupe
- Motociclista

- petrorroupe
- Motociclista

Claudemilson, em geral, os sensores das nossas Harleys “velhas” são todos fabricados por terceiros (Bosch, etc). Não costumam ser caros se você comprar o correspondente original em loja de auto-peças (se for na concessionária, não vai ter, vai levar 90 a 120 dias e custará um rim). Sobre as molas do compensador, é crônico de Dyna, não sei por que (mais uma razão pela qual eu amo Dyna, porém, fujo delas, ehehe).ClaudemilsonDebortoli escreveu: 03 Mar 2025, 14:07
Quarta levo a Dyna pra ver um problema no sensor Mapa dela. Além disso vou ter que trocar as molas prensas, tá começando a dar uns estalos sinistros quando vai ligar e ela está quente o motor.
Conforme o previsto, encostei a moto para algumas manutenções pré-Gumps. Como diz o b0th: mais uma daquelas que não precisam ser feitas, não estão previstas no manual, etc. Mas que todo mundo que não quer ficar a pé em motos com quilometragem além da volta no quarteirão, sabe que é bom fazer (sim, coisas que em motos japonesas ou européias eu nunca precisei fazer). Vamos lá...
Sempre que eu tiro o filtro de ar para limpar observo que a câmara de combustão está com um aspecto bastante sujo (ou, pelo menos, mais sujo que eu outras motos que já tive). Por esse motivo (e por já ter visto o serviço em diversas outras Harleys), optei por sacar o TBI inteiro fora para dar aquela limpeza como se deve.
O antes:

O durante:

O depois:

Como sempre que mexo na Harley, quando vai abrindo, o negócio vai ficando feio $$$. Vários anéis de vedação velhos (previsível), porém, a paulada veio na mangueira de combustível “dobrada” (provavelmente pelos mecânicos tirando de qualquer feito, montando torcida, etc):

Santa Motobox, SEMPRE salvando
!!
Fudido, fudido e meio, quando fomos montar o engate rápido, vazou... pqp, mais uma canseira para achar esses anéis de vedação (duzentas lojas de bicos injetores, de
nacionalidades diferentes de montadoras).

Já que é para fazer, vamos fazer direito né? Limpeza de bicos injetores, conferir o gap do eletrodo das velas, etc. Sistema de alimentação 110% limpo, regulado, verificado e
vedando DIREITO. Não ficou barato, mas ficou BEM FEITO!

A moto estava com um barulho na pinça dianteira, “já que”, abre a porra toda, limpa, lubrifica, engraxa, etc. serviço de primeira (a traseira estava inclusive comendo torta a
pastilha, de um lado só).

E, a cereja do bolo, durante a lavagem percebemos que os fios do terra estavam “roçando” e já começando a desencapar (e há quem diga que vibração é um charme... saporra é armação do capeta, detona a moto inteira). Feito o isolamento com termo retrátil, ainda colocamos uma manta náutica no padrão original HD.

Enfim, o que era para ser uma manutenção de 230 pratas acabou se tornando uma grande inspeção de mais de 1.200,00 reais. Faz parte né? E ainda falta a limpeza da câmara de combustão... 9 entre 10 amigos mandaram eu usar o Koube Perfect Clean, vou testar essa bagaça uns 10 tanques e depois posto o resultado aqui (quando tirar o filtro, novamente, para limpar). Dessa vez não consegui "botar a mão" como gosto de fazer, deixei aos cuidados do Guilherme da Distrito 89, serviço de primeira: detalhista, metódico e transparente.
Enfim, não foi barato, porém, fico feliz quando conseguimos antever possíveis problemas que provavelmente me deixariam na mão na estrada. Em abril vamos testar como se deve
...
Sempre que eu tiro o filtro de ar para limpar observo que a câmara de combustão está com um aspecto bastante sujo (ou, pelo menos, mais sujo que eu outras motos que já tive). Por esse motivo (e por já ter visto o serviço em diversas outras Harleys), optei por sacar o TBI inteiro fora para dar aquela limpeza como se deve.
O antes:

O durante:

O depois:

Como sempre que mexo na Harley, quando vai abrindo, o negócio vai ficando feio $$$. Vários anéis de vedação velhos (previsível), porém, a paulada veio na mangueira de combustível “dobrada” (provavelmente pelos mecânicos tirando de qualquer feito, montando torcida, etc):

Santa Motobox, SEMPRE salvando
Fudido, fudido e meio, quando fomos montar o engate rápido, vazou... pqp, mais uma canseira para achar esses anéis de vedação (duzentas lojas de bicos injetores, de
nacionalidades diferentes de montadoras).

Já que é para fazer, vamos fazer direito né? Limpeza de bicos injetores, conferir o gap do eletrodo das velas, etc. Sistema de alimentação 110% limpo, regulado, verificado e
vedando DIREITO. Não ficou barato, mas ficou BEM FEITO!

A moto estava com um barulho na pinça dianteira, “já que”, abre a porra toda, limpa, lubrifica, engraxa, etc. serviço de primeira (a traseira estava inclusive comendo torta a
pastilha, de um lado só).

E, a cereja do bolo, durante a lavagem percebemos que os fios do terra estavam “roçando” e já começando a desencapar (e há quem diga que vibração é um charme... saporra é armação do capeta, detona a moto inteira). Feito o isolamento com termo retrátil, ainda colocamos uma manta náutica no padrão original HD.

Enfim, o que era para ser uma manutenção de 230 pratas acabou se tornando uma grande inspeção de mais de 1.200,00 reais. Faz parte né? E ainda falta a limpeza da câmara de combustão... 9 entre 10 amigos mandaram eu usar o Koube Perfect Clean, vou testar essa bagaça uns 10 tanques e depois posto o resultado aqui (quando tirar o filtro, novamente, para limpar). Dessa vez não consegui "botar a mão" como gosto de fazer, deixei aos cuidados do Guilherme da Distrito 89, serviço de primeira: detalhista, metódico e transparente.
Enfim, não foi barato, porém, fico feliz quando conseguimos antever possíveis problemas que provavelmente me deixariam na mão na estrada. Em abril vamos testar como se deve
Marcus DT escreveu: 05 Mar 2025, 22:39
Enfim, o que era para ser uma manutenção de 230 pratas acabou se tornando uma grande inspeção de mais de 1.200,00 reais. Faz parte né? E ainda falta a limpeza da câmara de combustão... 9 entre 10 amigos mandaram eu usar o Koube Perfect Clean, vou testar essa bagaça uns 10 tanques e depois posto o resultado aqui (quando tirar o filtro, novamente, para limpar). Dessa vez não consegui "botar a mão" como gosto de fazer, deixei aos cuidados do Guilherme da Distrito 89, serviço de primeira: detalhista, metódico e transparente.![]()
Enfim, não foi barato, porém, fico feliz quando conseguimos antever possíveis problemas que provavelmente me deixariam na mão na estrada. Em abril vamos testar como se deve...
Ah vÁ, para de ser chorão! Mileduque (cerca de 200 Trumps) pra um trampo desse tá mais do que razoável, nem na Gringolândia você consegue um preço desses

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Buenas!
Deixa contar algo que tá me incomodando na minha Iron 883 2017: ligo a moto e a rotação vai lá pros 1800 giros, beleza. Espero esquentar e saio rodar, nas paradas ela mantém entre 1000 e 1200, tudo normal. Passa 10 minutos rodando a lenta sobe pros 1800 de novo enquanto roda, se botar em neutro ou pressionar a embreagem rodando ela fica com giro alto, ao parar a moto a rotação cai. Saio rodar e sobe a lenta de novo até parar a moto e aí baixa. Se eu desligar e religar nos próximos 10 minutos o comportamento da lenta fica normal, passa os 10 minutos ela sobe. Já fiz vários testes e o ciclo normal é de praticamente 10 minutos cravados, sobe a lenta, desligo e volta ao normal.
Já estou no 3o sensor map e continua igual.
Meu mecânico ainda não conseguiu parar para ver com calma e estou vendo para levar em outro.
Desde que peguei ela em setembro/24 está assim e já testei com todo tipo de gasolina, muda nada.
Alguma dica além de dar fogo na Jaka?
Deixa contar algo que tá me incomodando na minha Iron 883 2017: ligo a moto e a rotação vai lá pros 1800 giros, beleza. Espero esquentar e saio rodar, nas paradas ela mantém entre 1000 e 1200, tudo normal. Passa 10 minutos rodando a lenta sobe pros 1800 de novo enquanto roda, se botar em neutro ou pressionar a embreagem rodando ela fica com giro alto, ao parar a moto a rotação cai. Saio rodar e sobe a lenta de novo até parar a moto e aí baixa. Se eu desligar e religar nos próximos 10 minutos o comportamento da lenta fica normal, passa os 10 minutos ela sobe. Já fiz vários testes e o ciclo normal é de praticamente 10 minutos cravados, sobe a lenta, desligo e volta ao normal.
Meu mecânico ainda não conseguiu parar para ver com calma e estou vendo para levar em outro.
Desde que peguei ela em setembro/24 está assim e já testei com todo tipo de gasolina, muda nada.
Ah, minha mulher tem uma 2014 que tá um reloginho, até botamos o map dela na minha e tem o mesmo comportamento.
Meus testes foram em rodovia e cidade, rápido e devagar, ciclos de 10 minutos em todos os cenários.
Meus testes foram em rodovia e cidade, rápido e devagar, ciclos de 10 minutos em todos os cenários.
eclinck escreveu: 12 Mar 2025, 17:30 Buenas!
Uma vez aconteceu isso com a 883C 2005 que eu tinha e o problema era no sensor de posição do virabrequim.
Mas antes de gastar 100 trumpets é melhor arranjar um sensor emprestado e testar, é fácil é só soltar um plug numa ponta e um parafuso noutra ponta e é bem provável que o sensor da moto da sua mulher sirva.
https://www.mtximports.com.br/sensor-de ... ster-06-20
https://www.motoboxbrasil.com.br/sensor ... twin-power

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
bote fogo
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
-
ClaudemilsonDebortoli
- Roda Presa
Problema do MAP resolvido, além de outros trabalhos que o mecanico fez deu um total de 800 pilas com a troca do Sensor. Ficou um reloginho a moto. @Marcus DT o sensor da marca Denso o original, o mecanico tinha lá de reserva. Alias quando tinha da 883 deu problema no sensor doi freio traseiro, um em site de venda de peças custava por volta de 250 a 350,00, o mecanico me orientou pra comprar um de Fuca de uma determinada marca, que custou 35,00 e reolveu.
@eclinck Aqui em NH tenho um mecanico muito bom, só mexe com HArley te muita experiencia e não cobra um rim, se precisar te passo o contato dele.
Proxima coisa agora é trocar as molas prato, a duvida é pagar 900 ou 2.500,00 numa original na Motobox....
@eclinck Aqui em NH tenho um mecanico muito bom, só mexe com HArley te muita experiencia e não cobra um rim, se precisar te passo o contato dele.
Proxima coisa agora é trocar as molas prato, a duvida é pagar 900 ou 2.500,00 numa original na Motobox....
Não é o sensor, é o interruptor do freio. Realmente o do fusca serve, mas a parte sextavada da peça é maior. Porém, o ideal mesmo é usar o da C-10, peça código 340 da 3RHO, a rosca é em polegada.ClaudemilsonDebortoli escreveu: 13 Mar 2025, 08:54 Problema do MAP resolvido, além de outros trabalhos que o mecanico fez deu um total de 800 pilas com a troca do Sensor. Ficou um reloginho a moto. @Marcus DT o sensor da marca Denso o original, o mecanico tinha lá de reserva. Alias quando tinha da 883 deu problema no sensor doi freio traseiro, um em site de venda de peças custava por volta de 250 a 350,00, o mecanico me orientou pra comprar um de Fuca de uma determinada marca, que custou 35,00 e reolveu.
Zeh 

Zeh escreveu: 13 Mar 2025, 10:14Não é o sensor, é o interruptor do freio. Realmente o do fusca serve, mas a parte sextavada da peça é maior. Porém, o ideal mesmo é usar o da C-10, peça código 340 da 3RHO, a rosca é em polegada.ClaudemilsonDebortoli escreveu: 13 Mar 2025, 08:54 Problema do MAP resolvido, além de outros trabalhos que o mecanico fez deu um total de 800 pilas com a troca do Sensor. Ficou um reloginho a moto. @Marcus DT o sensor da marca Denso o original, o mecanico tinha lá de reserva. Alias quando tinha da 883 deu problema no sensor doi freio traseiro, um em site de venda de peças custava por volta de 250 a 350,00, o mecanico me orientou pra comprar um de Fuca de uma determinada marca, que custou 35,00 e reolveu.
Mola prato q vc diz é o spring plate? Que vai junto com os discos de embreagem? Se for, minha sugestão (aprendi com o B0fh) é arrancar fora.
Zeh 

Evandro, consultei os meus amigos mais experientes em jaca, segundo eles isso ocorreu porque você deixou ela apagar com o giro alto e/ou dá aquela acelerada antes de desligar (e corta a ignição quando o giro está alto).
Para corrigir é necessário reiniciar a injeção: aperte o botão do run (que vc ativa para ligar a ignição, mas sem dar a partida), espere a bomba encher e a luz da ignição apagar e desliga (faça isso 5x).
Na sexta, repita o procedimento e efetue a partida da moto. Espere ela pegar a lenta e rode normalmente.
E não dê acelerada antes de desligar, ahaha. Eu sempre paro e deixo a moto uns 5 segundos trabalhando na lenta antes de apagar.
- petrorroupe
- Motociclista

isso só vale p/ as drive-by-wireMarcus DT escreveu: 13 Mar 2025, 11:43Evandro, consultei os meus amigos mais experientes em jaca, segundo eles isso ocorreu porque você deixou ela apagar com o giro alto e/ou dá aquela acelerada antes de desligar (e corta a ignição quando o giro está alto).
Para corrigir é necessário reiniciar a injeção: aperte o botão do run (que vc ativa para ligar a ignição, mas sem dar a partida), espere a bomba encher e a luz da ignição apagar e desliga (faça isso 5x).
Na sexta, repita o procedimento e efetue a partida da moto. Espere ela pegar a lenta e rode normalmente.
E não dê acelerada antes de desligar, ahaha. Eu sempre paro e deixo a moto uns 5 segundos trabalhando na lenta antes de apagar.
negocio é botar fogo mesmo!
-