Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Luigi
Mito
Contato:

Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Luigi »

Nos mantenha informado, tenho nos meus favoritos para instalar na Tiger quadno precisar, uns falam mal, outros bem!
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Boa Sorte ai Kamerad Narizudo...

Desde 2005 eu tenho motos com correia dentada, primeiro a Savage 650, depois a Sporster 883C e sem seguida a Softal FX.
Em todas elas as correias eram originais de fábrica e eu nunca tive problemas, nem precisei trocá-las. Vamos ver como se comporta essa adaptação ai, tomara que dê tudo certo e que você não tenha problemas ;-)
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Russo a correia é a mesma da HD, importada dos EUA.
O pinhão e coroa são de aço, o segredo está na tensão que não pode ter sobrecarga no sistema, devido a correia não ter borracha na sua composição.

Pode deixar Luigi, vou falando, ainda não peguei estrada, vou testar bem na cidade.

Pesquisei bastante e conversei muito com o dono, Luís Otávio, que é muito gente boa e prestativo.
Imagem
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Narizudo escreveu: O pinhão e coroa são de aço, o segredo está na tensão que não pode ter sobrecarga no sistema, .......
A moto é uma Versys?
Tem esticador da correia nesse kit? Se não tem, como fica o encurtamento da mesma quando a balança sobe com a colocação de carga? Não vai tensionar demais?
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Reinke
Motociclista

Mensagem por Reinke »

Narizudo escreveu:Instalei o sistema de correia dentada de Limeira, MM3.
Eu mesmo troquei, o mais chato foi dizer adeus a graxa, ela demorou pra sair da moto, parecia término de relacionamento....
Imagem
a correia deve ser peça unica sem emenda, foi complicado soltar a balança para passar a correia ?
Fat Boy 2012 - 96B, K&N, VH-JJ, Seca 16"
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

froesdamotta escreveu:
Narizudo escreveu: O pinhão e coroa são de aço, o segredo está na tensão que não pode ter sobrecarga no sistema, .......
A moto é uma Versys?
Tem esticador da correia nesse kit? Se não tem, como fica o encurtamento da mesma quando a balança sobe com a colocação de carga? Não vai tensionar demais?
Também tinha essa dúvida, o ponto de maior tensão da correia é quando 3 pontos da transmissão ficam mais alinhados (retos), os pontos são:
1° Pinhão
2° Eixo da balança
3° Eixo da roda

Acima ou abaixo desse alinhamento tem uma redução da tensão da correia.

Como é feito a tensão da correia:
1° passo: Retira se o parafuso do link, movimenta a balança até alinhar esses três pontos.
2° passo: tensiona na medida correta a correia, em que a mesma não pode trabalhar com peso nas polias, tem que trabalhar sem carga, pois a correia não tem elasticidade.
3° passo: Alinhar a correia no trilho das polias (pinhão e coroa)

Pronto

Pra tirar a dúvida da tensão, pode movimentar a balança e ver que acima ou abaixo do alinhamento tem a tensão reduzida.

Vou mandar uns vídeos do dono da MM3motos pra verem.

Imagem
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Reinke escreveu:
Narizudo escreveu:Instalei o sistema de correia dentada de Limeira, MM3.
Eu mesmo troquei, o mais chato foi dizer adeus a graxa, ela demorou pra sair da moto, parecia término de relacionamento....
Imagem
a correia deve ser peça unica sem emenda, foi complicado soltar a balança para passar a correia ?
Não tem segredo pra soltar a balança, o único problema foi uma porca "castelo", que porcaria é aquilo, fiquei com raiva da Kawasaki.

Tirei a medida e peguei um pito e mandei fazer num torneiro.

Imagem
Imagem

De resto só ter ferramenta correta e habilidade para o serviço.
Imagem
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Show. Também vou ficar observando.

Na Versys 650 não tive coragem, precisa serrar a balança.

Sempre leio sobre adaptação de correia. Sempre aparece preocupação sobre o pinhão ser muito pequeno, e a correia ter vida útil muito encurtada. Precisamos ver alguém colocar uma boa quilometragem.

Abraços Du.
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Como assim serrar a balança !?
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
roni
Roda Presa

Mensagem por roni »

Consta no site a necessidade de cortar a balança... devido ao reforço superior da mesma... tem até fotos...

https://m3moto.com.br/kawasaki/600-vers ... ersys-650/
BIZ 100 >> Intruder 250 >> Falcon >> CB 500 >>Hornet 05 >>FZ6 09 >>DL 650 10 >> MSM >>Teneré 250 12 >> DL650 13 >> DL1000A 16
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Du, chegado meu aqui do sítio colocou numa Versys 650, rodou por cerca de 12 mil km snme, inúmeros problemas, tinha de pingar óleo (!) por vezes... acabou que conseguiu devolver o kit para o vendedor.
Isso pq esse cara nunca passava de 110 km/h em rodovia, velocidade padrão dele era 90 km/h.

Vai bem pra Harley q tem curso pequeno de suspensão, ia bem na Buell Ulysses por um intrincado e bem estudado sistema de esticador.

O maior problema mesmo é o pinhão pequeno, correia não foi feita pra isso.

Enfim, mexe com isso não, a não ser que seja teimoso, goste de ostentar q é fuçador, goste de mexer na moto mesmo como me parece ser o caso do Narizudo, do contrário instale um bom sistema de lubrificação automática pra corrente e seja feliz.

[ ]'s
Imagem
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Quem disse que ia bem na Buell? Durava de 20a 30 mil km, bem longe dos famosos 100 mil que apregoam.

Quando eu tive Buell chegava a ter uma de reserva, porque eram dadas a quebrar sem aviso.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

roni escreveu:Consta no site a necessidade de cortar a balança... devido ao reforço superior da mesma... tem até fotos...

https://m3moto.com.br/kawasaki/600-vers ... ersys-650/
Tá doido, nunca faria isso! :shock:
Fender
Motociclista

Mensagem por Fender »

Parece que na Midnight Star 950 também não deu muito certo, muitos tiveram problemas com 20 - 30 mil Kms ou até menos.

Creio ser problema de regulagem. Tensão da correia ou alinhamento entre pinhão e coroa.

Quase comprei para colocar na minha Vstrom. Cheguei negociar com o Luis Otávio e na época me dava um bom desconto à vista, mas acabei desistindo.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

rods escreveu:Quem disse que ia bem na Buell? Durava de 20a 30 mil km, bem longe dos famosos 100 mil que apregoam.

Quando eu tive Buell chegava a ter uma de reserva, porque eram dadas a quebrar sem aviso.
Caramba! Achei que durasse uns 80 mil na Buell Ulysses.
Se não ia bem nem num troço projetado por engenheiros...
Negócio é instalar um Lubjet ou similar.

[ ]'s
Imagem
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

É engraçado esse lance de correia.

A original da minha ex Fatboy durou 65 mil km e dentre esses quilometros rodou 15 mil com pneu de carro.

Tem nego que rodou 70 mil quilometros com pneu de carro numa FX e a correia durou 150 mil km.
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Luigi escreveu:Como assim serrar a balança !?
Na Versys 650 a corrente passa por dentro da balança. Tanto que a corrente só pode ser prensada já no lugar.

Na Versys 1000 o formato da balança é tradicional.

Abraços Du.
Imagem
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Esta informação da Ulisses eu não sabia.

Desisti da adaptação quando li sobre o tamanho do pinhão. Mas na Versys 650 eu já não faria mesmo.

Vulcan 900 também era original com correia. Mas nunca conheci ninguém que tivesse.

Mas é lógico que é tentador facilidade de lavar uma moto sem a lambança de óleo na traseira toda. Passar óleo na corrente não me incomoda.

Abraços Du.
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Verdade sobre essa fragilidade, conversei com gente que não aguentou nada e gente que fez mais de 70 mil. Eu mesmo me deparei na rodovia com uma bandit com correia que o cara jurava que andou mais de 100mil, fui ver o painel dela e estava com 160mil km.
O que da muito errado é tensão da correia e no começo usava peça em alumínio aeronáutico, que deu muito problema. Como eu rodo pouco e sou muito cuidadoso com manutenção não serei parâmetro.
Mas como já instalei a bagaça posto se começar a dar problema.
Imagem
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Narizudo escreveu:Verdade sobre essa fragilidade, conversei com gente que não aguentou nada e gente que fez mais de 70 mil. Eu mesmo me deparei na rodovia com uma bandit com correia que o cara jurava que andou mais de 100mil, fui ver o painel dela e estava com 160mil km.
O que da muito errado é tensão da correia e no começo usava peça em alumínio aeronáutico, que deu muito problema. Como eu rodo pouco e sou muito cuidadoso com manutenção não serei parâmetro.
Mas como já instalei a bagaça posto se começar a dar problema.
Que material ele está utilizando agora ?

Abraços Du.
Responder