Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?
Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?
Nos mantenha informado, tenho nos meus favoritos para instalar na Tiger quadno precisar, uns falam mal, outros bem!
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
Boa Sorte ai Kamerad Narizudo...
Desde 2005 eu tenho motos com correia dentada, primeiro a Savage 650, depois a Sporster 883C e sem seguida a Softal FX.
Em todas elas as correias eram originais de fábrica e eu nunca tive problemas, nem precisei trocá-las. Vamos ver como se comporta essa adaptação ai, tomara que dê tudo certo e que você não tenha problemas
Desde 2005 eu tenho motos com correia dentada, primeiro a Savage 650, depois a Sporster 883C e sem seguida a Softal FX.
Em todas elas as correias eram originais de fábrica e eu nunca tive problemas, nem precisei trocá-las. Vamos ver como se comporta essa adaptação ai, tomara que dê tudo certo e que você não tenha problemas

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- Narizudo
- Motociclista
Russo a correia é a mesma da HD, importada dos EUA.
O pinhão e coroa são de aço, o segredo está na tensão que não pode ter sobrecarga no sistema, devido a correia não ter borracha na sua composição.
Pode deixar Luigi, vou falando, ainda não peguei estrada, vou testar bem na cidade.
Pesquisei bastante e conversei muito com o dono, Luís Otávio, que é muito gente boa e prestativo.
O pinhão e coroa são de aço, o segredo está na tensão que não pode ter sobrecarga no sistema, devido a correia não ter borracha na sua composição.
Pode deixar Luigi, vou falando, ainda não peguei estrada, vou testar bem na cidade.
Pesquisei bastante e conversei muito com o dono, Luís Otávio, que é muito gente boa e prestativo.

- froesdamotta
- Motoqueiro
A moto é uma Versys?Narizudo escreveu: O pinhão e coroa são de aço, o segredo está na tensão que não pode ter sobrecarga no sistema, .......
Tem esticador da correia nesse kit? Se não tem, como fica o encurtamento da mesma quando a balança sobe com a colocação de carga? Não vai tensionar demais?
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
a correia deve ser peça unica sem emenda, foi complicado soltar a balança para passar a correia ?Narizudo escreveu:Instalei o sistema de correia dentada de Limeira, MM3.
Eu mesmo troquei, o mais chato foi dizer adeus a graxa, ela demorou pra sair da moto, parecia término de relacionamento....
Fat Boy 2012 - 96B, K&N, VH-JJ, Seca 16"
- Narizudo
- Motociclista
Também tinha essa dúvida, o ponto de maior tensão da correia é quando 3 pontos da transmissão ficam mais alinhados (retos), os pontos são:froesdamotta escreveu:A moto é uma Versys?Narizudo escreveu: O pinhão e coroa são de aço, o segredo está na tensão que não pode ter sobrecarga no sistema, .......
Tem esticador da correia nesse kit? Se não tem, como fica o encurtamento da mesma quando a balança sobe com a colocação de carga? Não vai tensionar demais?
1° Pinhão
2° Eixo da balança
3° Eixo da roda
Acima ou abaixo desse alinhamento tem uma redução da tensão da correia.
Como é feito a tensão da correia:
1° passo: Retira se o parafuso do link, movimenta a balança até alinhar esses três pontos.
2° passo: tensiona na medida correta a correia, em que a mesma não pode trabalhar com peso nas polias, tem que trabalhar sem carga, pois a correia não tem elasticidade.
3° passo: Alinhar a correia no trilho das polias (pinhão e coroa)
Pronto
Pra tirar a dúvida da tensão, pode movimentar a balança e ver que acima ou abaixo do alinhamento tem a tensão reduzida.
Vou mandar uns vídeos do dono da MM3motos pra verem.

- Narizudo
- Motociclista
Não tem segredo pra soltar a balança, o único problema foi uma porca "castelo", que porcaria é aquilo, fiquei com raiva da Kawasaki.Reinke escreveu:a correia deve ser peça unica sem emenda, foi complicado soltar a balança para passar a correia ?Narizudo escreveu:Instalei o sistema de correia dentada de Limeira, MM3.
Eu mesmo troquei, o mais chato foi dizer adeus a graxa, ela demorou pra sair da moto, parecia término de relacionamento....
Tirei a medida e peguei um pito e mandei fazer num torneiro.

De resto só ter ferramenta correta e habilidade para o serviço.

Show. Também vou ficar observando.
Na Versys 650 não tive coragem, precisa serrar a balança.
Sempre leio sobre adaptação de correia. Sempre aparece preocupação sobre o pinhão ser muito pequeno, e a correia ter vida útil muito encurtada. Precisamos ver alguém colocar uma boa quilometragem.
Abraços Du.
Na Versys 650 não tive coragem, precisa serrar a balança.
Sempre leio sobre adaptação de correia. Sempre aparece preocupação sobre o pinhão ser muito pequeno, e a correia ter vida útil muito encurtada. Precisamos ver alguém colocar uma boa quilometragem.
Abraços Du.
Como assim serrar a balança !?
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Consta no site a necessidade de cortar a balança... devido ao reforço superior da mesma... tem até fotos...
https://m3moto.com.br/kawasaki/600-vers ... ersys-650/
BIZ 100 >> Intruder 250 >> Falcon >> CB 500 >>Hornet 05 >>FZ6 09 >>DL 650 10 >> MSM >>Teneré 250 12 >> DL650 13 >> DL1000A 16
Du, chegado meu aqui do sítio colocou numa Versys 650, rodou por cerca de 12 mil km snme, inúmeros problemas, tinha de pingar óleo (!) por vezes... acabou que conseguiu devolver o kit para o vendedor.
Isso pq esse cara nunca passava de 110 km/h em rodovia, velocidade padrão dele era 90 km/h.
Vai bem pra Harley q tem curso pequeno de suspensão, ia bem na Buell Ulysses por um intrincado e bem estudado sistema de esticador.
O maior problema mesmo é o pinhão pequeno, correia não foi feita pra isso.
Enfim, mexe com isso não, a não ser que seja teimoso, goste de ostentar q é fuçador, goste de mexer na moto mesmo como me parece ser o caso do Narizudo, do contrário instale um bom sistema de lubrificação automática pra corrente e seja feliz.
[ ]'s
Isso pq esse cara nunca passava de 110 km/h em rodovia, velocidade padrão dele era 90 km/h.
Vai bem pra Harley q tem curso pequeno de suspensão, ia bem na Buell Ulysses por um intrincado e bem estudado sistema de esticador.
O maior problema mesmo é o pinhão pequeno, correia não foi feita pra isso.
Enfim, mexe com isso não, a não ser que seja teimoso, goste de ostentar q é fuçador, goste de mexer na moto mesmo como me parece ser o caso do Narizudo, do contrário instale um bom sistema de lubrificação automática pra corrente e seja feliz.
[ ]'s

Quem disse que ia bem na Buell? Durava de 20a 30 mil km, bem longe dos famosos 100 mil que apregoam.
Quando eu tive Buell chegava a ter uma de reserva, porque eram dadas a quebrar sem aviso.
Quando eu tive Buell chegava a ter uma de reserva, porque eram dadas a quebrar sem aviso.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Tá doido, nunca faria isso!roni escreveu:Consta no site a necessidade de cortar a balança... devido ao reforço superior da mesma... tem até fotos...
Parece que na Midnight Star 950 também não deu muito certo, muitos tiveram problemas com 20 - 30 mil Kms ou até menos.
Creio ser problema de regulagem. Tensão da correia ou alinhamento entre pinhão e coroa.
Quase comprei para colocar na minha Vstrom. Cheguei negociar com o Luis Otávio e na época me dava um bom desconto à vista, mas acabei desistindo.
Creio ser problema de regulagem. Tensão da correia ou alinhamento entre pinhão e coroa.
Quase comprei para colocar na minha Vstrom. Cheguei negociar com o Luis Otávio e na época me dava um bom desconto à vista, mas acabei desistindo.
Caramba! Achei que durasse uns 80 mil na Buell Ulysses.rods escreveu:Quem disse que ia bem na Buell? Durava de 20a 30 mil km, bem longe dos famosos 100 mil que apregoam.
Se não ia bem nem num troço projetado por engenheiros...
Negócio é instalar um Lubjet ou similar.
[ ]'s

É engraçado esse lance de correia.
A original da minha ex Fatboy durou 65 mil km e dentre esses quilometros rodou 15 mil com pneu de carro.
Tem nego que rodou 70 mil quilometros com pneu de carro numa FX e a correia durou 150 mil km.
A original da minha ex Fatboy durou 65 mil km e dentre esses quilometros rodou 15 mil com pneu de carro.
Tem nego que rodou 70 mil quilometros com pneu de carro numa FX e a correia durou 150 mil km.
R 1200 GS Adventure Rallye
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Na Versys 650 a corrente passa por dentro da balança. Tanto que a corrente só pode ser prensada já no lugar.Luigi escreveu:Como assim serrar a balança !?
Na Versys 1000 o formato da balança é tradicional.
Abraços Du.

Esta informação da Ulisses eu não sabia.
Desisti da adaptação quando li sobre o tamanho do pinhão. Mas na Versys 650 eu já não faria mesmo.
Vulcan 900 também era original com correia. Mas nunca conheci ninguém que tivesse.
Mas é lógico que é tentador facilidade de lavar uma moto sem a lambança de óleo na traseira toda. Passar óleo na corrente não me incomoda.
Abraços Du.
Desisti da adaptação quando li sobre o tamanho do pinhão. Mas na Versys 650 eu já não faria mesmo.
Vulcan 900 também era original com correia. Mas nunca conheci ninguém que tivesse.
Mas é lógico que é tentador facilidade de lavar uma moto sem a lambança de óleo na traseira toda. Passar óleo na corrente não me incomoda.
Abraços Du.
- Narizudo
- Motociclista
Verdade sobre essa fragilidade, conversei com gente que não aguentou nada e gente que fez mais de 70 mil. Eu mesmo me deparei na rodovia com uma bandit com correia que o cara jurava que andou mais de 100mil, fui ver o painel dela e estava com 160mil km.
O que da muito errado é tensão da correia e no começo usava peça em alumínio aeronáutico, que deu muito problema. Como eu rodo pouco e sou muito cuidadoso com manutenção não serei parâmetro.
Mas como já instalei a bagaça posto se começar a dar problema.
O que da muito errado é tensão da correia e no começo usava peça em alumínio aeronáutico, que deu muito problema. Como eu rodo pouco e sou muito cuidadoso com manutenção não serei parâmetro.

Que material ele está utilizando agora ?Narizudo escreveu:Verdade sobre essa fragilidade, conversei com gente que não aguentou nada e gente que fez mais de 70 mil. Eu mesmo me deparei na rodovia com uma bandit com correia que o cara jurava que andou mais de 100mil, fui ver o painel dela e estava com 160mil km.
Abraços Du.