E a bolha NUNCA ESTOUROU.
- Tartaruga
- Dinossauro
Re: E a bolha tá começando a estourar
Bira escreveu:veja bem Tarta, só esclarecendo uns pontos, eu não neguei a possibilidade de isso acontecer (embora minha redação tenha deixado a entender que tenha dito isso). Apenas considero-a EXTREMAMENTE remota ,ao ponto de não acreditar que eu vá viver o suficiente para ver esse "reposicionamento de mercado".Tartaruga escreveu:Bira escreveu:bão, eu acredito na existência da bolha... só não acredito na possibilidade de mudar o "layout do mercado brasileiro" (onde item padrão lá fora é item de luxo aqui).
não creio que o fenômeno vá se alterar para veículos (carros e motos) novos, no máximo uma ou outra promoção de vez em quando, o que quero é que a bolha continue desinflando (e eventualmente estoure) para as usadas... o que é mais fácil acontecer, já que existem inúmeras facilidades para quem vai comprar um veículo novo que dificultam bastante a venda de usados...
resta que os vendedores de usados acordem para isso... ou fiquem com seus veículos encalhados... porque mudar a mentalidade de quem compra moto grande zero km (muitas vezes por desconhecimento do mercado lá de fora, uma parte para aparecer mesmo) não tá nem aí pra bolha é MUITO difícil pra não dizer impossível. Claro que existem aqueles que conhecem o fenômeno e tentam (raras vezes conseguindo) barganhar, mas aí estamos lidando com exceções e não com regra... e mesmo para essas exeções nunca que o valor vai se igualar ao lá de fora... no máximo vai rolar um descontinho razoável no preço de zona aqui praticado.
não acredito num reposicionamento de mercado para igualar a realidade lá de fora... isso chegou a começar para o segmento automotivo e meio que "estancou", e fora honrosas exceções (marcas japonesas e francesas) o mercado brasileiro de automóveis está bem defasado com o externo...o argumento que o que é "de praxe" lá é "de luxo" aqui não cola... porque aqui existe um segmento "de praxe" que nem existe nos países de primeiro mundo (leiam-se CG's, palio, uno, celta, gol). Isso quer dizer: segmento de entrada no terceiro mundo é composto de veículos de terceiro mundo.
O mercado se modifica, e sofre variações de diversos fatores, um deles é a saturação.
Quando não tiverem mais consumidores para os carros eróticos ( aquele que já vem pelado), vão começar a colocar opicionais com o mesmo preço, como algumas marcas já fazem.
Mesma coisa com as motos, que a saturação tem mais peso, haja visto que o universo de consumidores de motos de maior cc é muito menor em relação a outros veículos.
Mas só o tempo dirá, ainda bem que esse tópicos ficam gravados, e daqui a algum tempo possamos discutir quem estava certo nas análises, que já estão sendo feitas a um bom tempo, e muito do que foi falado lá atrás, está acontecendo hoje, basta ler lá no começo.
quem dera poder comprar Honda Civic como carro popular como é lá nos States (eu até compro, se for usado, a preço de popular 1.0 com ar). Mas o que eu tô vendo que vem chegando no Brasil, em vez de uma tendência de "sumirem os carros basicões", é coisa ainda mais barata e pelada,como os carros chineses, e aquele carrinho esquisito indiano, o Tata Nano.
Para essa mudança de posicionamento do mercado brasileiro ocorrer, é um processo bem mais complexo que uma simples bolha de preços, e vai além da baixa dos preços dos modelos grandes, não é só isso que tem que acontecer, a baixa de preço das grandes (vale para carros "de luxo BR, populares USA") teria que ser a um nível tal que a compra dos modelos mais baratos se tornasse inviável... enquanto a compra dos carros 1.0, carros pelados e motos 100-150 for a única coisa viável financeiramente à maioria da população (e mesmo que outras maiores passem a ser viáveis, essas pequenas ainda forem BEM MAIS baratas para aquele cara que conta centavos no fim do mês pra comprar arroz e feijão pra família), o mercado brasileiro vai continuar sendo o que é: uma Índia, uma Taiwan, uma China, onde o que dá dinheiro é vender moto 125cc a rodo, e moto acima de 400 é luxo para poucos e não compensa investir no mercado.
para que isso ocorra (todo mundo possa ter pelo menos um Civic ou um Corolla ou um Fusion ou uma moto 600cc na garagem), a alteração deve ser em nível bem mais de base da economia (ex: reforma tributária para patamares decentes, queda fortíssima nos juros que ainda estão entre os mais altos do mundo, distribuição decente de renda, etc.) , e não apenas no mercado de carros/motos. Isso ainda deve demorar bastante a acontecer, e mesmo que aconteça, até que tenha resultados palpáveis na mudança do posicionamento de mercado, vai demorar um bocado.
Não adianta querer explodir a bolha de uma vez só. Acho que um bom começo já será os consumidores começarem a ver as motos como bens de consumo (em vez de investimento) e ocorrer uma queda vertiginosa no preço das usadas. Isso sim eu acredito que possa ocorrer a curto prazo por já ter bem mais gente que pensa assim, torço para que aconteça e já temos visto alguns exemplos bons (embora ainda tenha mais o que cair) como o da Bandit 650S com bolha alta e baús (mas sem bolha de preço) que o colega acabou de comprar.
A saturação é um segundo passo... mas apenas a saturação não é suficiente para o reposicionamento de mercado, apenas vai fazer sumir algumas bizarrices como por exemplo moto sem partida elétrica e QUEM SABE aumentar as opções (o que não significa necessariamente redução de preços) zero km entre 250 e 600cc.
O processo infelizmente não é tão rápido quanto queremos... e esperar é bom, mas quem espera demais nunca alcança. se eu for esperar as motos chegarem a um patamar de preços REALISTAS (realista é diferente de aceitável, o aceitável é um pouco abaixo do que custam hoje, o realista é o que todos queremos que chegue) pra fazer um up, vou ficar com a falcon pelo resto da vida.melhor esperar a oportunidade do preço "aceitável" enquanto o "realista" não vem... isso para os "mortais" como nós.
Bira, me desculpe a expressão, mas ou vcs ainda não entenderam o cerne da discussão desse tópico, tão de gracinha, ou vcs tem uma má vontade do caralho em relação ao assunto.
Sempre que vejo, vcs puxam para extremos, ou negam a nova realidade do mercado porque tem uma parcela minúscula de consumidores que tem muita grana e não liga para o que paga, ou puxam para o extremo de que não há mudança porque quem ganha Bolsa Família e Vale Gás não pode levar seu filho a creche da prefeitura de R1.
Pensem um pouco né.
Esse assunto e essa mudança visível no mercado de motos de maiores cc é direcionado a consumidores com o perfil de nós aqui do m@d, e da maioria que tem interesse em motos maiores, e não tem grana pra rasgar, que batalha pra isso, como vejo ser o seu caso. Estudo o mercado de motos a mais de 10 anos, pois são minhas paixões, tanto motos, como as artimanhas do mercado. e está a olhos vistos as mudanças ocorridas.
Espero que vc a partir de agora, vc entenda ao que e para quem se refere essa abordagem e mudança.
Tartaruga
Santo Anastácio - SP/Brasil.

Enviado de meu Celular de Leitão

Galera,
Triumph Daytona 955i 2005/2006 Preta com 17.000 km, mais power comander, carenagem de pista, escape original e esportivo.
29 paus...será que DEVO fechar ??
Triumph Daytona 955i 2005/2006 Preta com 17.000 km, mais power comander, carenagem de pista, escape original e esportivo.
Vejo aqui as usadas fazendo lama nas lojas, os camaradas tão acordando e cercando esse mercado, metendo a faca total nos juros. Só pegam pobre otário que não vê a diferença entre o tamanho da prestação e o prazo. Desde que a prestação caiba no bolso, não se importam de pagar 300 parcelas a mais...
Esse cara infelizmente tem sido o alvo das fábricas, mas elas também estão acordando e oferecendo aquilo que o consumidor com mais poder aquisitivo quer, como por exemplo, uma lander X.
Mesmo que ela não chegue ainda aos pés de uma européia, americana ou japonesa, acho que esse tempo no Brasil vai chegar comigo ainda vivo.
Sou brasileiro e não desisto nunca!

Esse cara infelizmente tem sido o alvo das fábricas, mas elas também estão acordando e oferecendo aquilo que o consumidor com mais poder aquisitivo quer, como por exemplo, uma lander X.
Mesmo que ela não chegue ainda aos pés de uma européia, americana ou japonesa, acho que esse tempo no Brasil vai chegar comigo ainda vivo.
Sou brasileiro e não desisto nunca!
rompendo a barreira dos 30 mil:
VStrom 2003 - Prata - R$ 29.000,00
VStrom 2003 - Prata - R$ 29.000,00
Andrei
R1200GORDA
R1200GORDA
A bolha no DF é invertida!!!!
Caros amigos,
Continuo na busca da compra racional de uma SS ano 2000 a 2004... vocês acreditam que na m4Motos aqui no setor sudoeste, em Brasília/DF, estão vendendo uma Triumph Daytona 955 98/99 por 36K? 36K!! Ou é de ouro cravejada com diamantes ou sinceramente não reparei nos detalhes... sem falar que o atendimento é péssimo... parecia que eu estava pedindo esmolas na loja... um abraço a todos!!
Rwgodoy
Continuo na busca da compra racional de uma SS ano 2000 a 2004... vocês acreditam que na m4Motos aqui no setor sudoeste, em Brasília/DF, estão vendendo uma Triumph Daytona 955 98/99 por 36K? 36K!! Ou é de ouro cravejada com diamantes ou sinceramente não reparei nos detalhes... sem falar que o atendimento é péssimo... parecia que eu estava pedindo esmolas na loja... um abraço a todos!!
Rwgodoy
- Felipe Ghost Rider
- Mito
rwgodoy na Freedom tem uma SRAD 1000 2003 por $39.800
só que o dono que deixou lá na consignação é amigo do Aluani aqui do m@d e disse que entrega por 35k.
Eu não sei se o preco a 35k estaria bom, ela está com escape, manoplas e 13k Km. Se saisse uma grana que estou esperando seria uma grande dúvida entre ela e uma F 0km...
Fiuuuuum
só que o dono que deixou lá na consignação é amigo do Aluani aqui do m@d e disse que entrega por 35k.
Eu não sei se o preco a 35k estaria bom, ela está com escape, manoplas e 13k Km. Se saisse uma grana que estou esperando seria uma grande dúvida entre ela e uma F 0km...
Fiuuuuum
Será que trouxas como o Paul Allen se preocupam com a bolha?
http://www.debatemotos.com/phpBB2/viewt ... &start=100
"Ruim é tanger gente, mas onde há força não se carece de jeito"
Valeu, GR! Realmente tentadora a oferta... Dá até vontade de estrangular o porquinho e financiar o restante! Um abraço!Felipe Ghost Rider escreveu:rwgodoy na Freedom tem uma SRAD 1000 2003 por $39.800
Fiuuuuum
Godoy
Euclides escreveu:Será que trouxas como o Paul Allen se preocupam com a bolha?![]()
Eitha! Isso era prar estar lá no tópico da Busa.
"Ruim é tanger gente, mas onde há força não se carece de jeito"
Re: A bolha no DF é invertida!!!!
Quanto vc tem pra gastar? Fiquei desde o começo do ano procurando uma SS usada na faixa de 30-35k e não achei nada coerente ou que valesse a pena. Tudo bem que deu uma baixada, mas ainda longe da realidade dos preços de moto zero hoje, que ainda vão abaixar mais um pouco. No final, valeu mais a pena comprar uma zero com seguro grátis. Na minha conta a Srad 750 O km de 50 saiu por 44...rwgodoy escreveu:Caros amigos,
Rwgodoy
Pela lógica do que eu paguei, uma SS usada 2005 deveria estar no máximo uns 28-29k. Mas os caras querem 40 ou mais! Aí o negócio, se vc tiver disponibilidade é entrar no carnezão mesmo... ou seguir esperando... eu só não esperei mais pois não dava, senão seguramente mais pra frente ia pagar mais barato...
Vini escreveu:Galera,
Se a moto não caiu, fecha logo. Tá num preção. Só de PC e esportivo, vai 2k fácil. Vai gostar da moto.
Pelos papos em outro tópico já fechou, certo Vini?Baeta escreveu:Vini escreveu:Galera,
Se a moto não caiu, fecha logo. Tá num preção. Só de PC e esportivo, vai 2k fácil. Vai gostar da moto.
Re: A bolha no DF é invertida!!!!
diniz escreveu:Quanto vc tem pra gastar? Fiquei desde o começo do ano procurando uma SS usada na faixa de 30-35k e não achei nada coerente ou que valesse a pena. Tudo bem que deu uma baixada, mas ainda longe da realidade dos preços de moto zero hoje, que ainda vão abaixar mais um pouco. No final, valeu mais a pena comprar uma zero com seguro grátis. Na minha conta a Srad 750 O km de 50 saiu por 44...rwgodoy escreveu:Caros amigos,
Rwgodoy
Pela lógica do que eu paguei, uma SS usada 2005 deveria estar no máximo uns 28-29k. Mas os caras querem 40 ou mais! Aí o negócio, se vc tiver disponibilidade é entrar no carnezão mesmo... ou seguir esperando... eu só não esperei mais pois não dava, senão seguramente mais pra frente ia pagar mais barato...
Pois é Diniz... tô com uns 20k querendo financiar uns outros 15k... enquanto não acho uma boa oportunidade vou alimentando o cofrinho...
um abraço!!
Godoy
evandro escreveu:Pelos papos em outro tópico já fechou, certo Vini?Baeta escreveu:Vini escreveu:Galera,
hehehehe...
Então, Evandro. Já apertamos as mãos, agora só falta pagar..rs.
O valor foi esse mesmo. 29 paus e a moto tem carenagem de pista, escape esportivo, power comander. Do lado direito, na carenagem inferior tem alguns riscos. Fruto de um tombo parado que a moto levou. Pela forma dos riscos e o aspecto geral da moto é isso mesmo.
Sem contar que fechei numa garagem, ou seja, sobre os 29 mil o dono ainda pagou 1.500 de comissão.
Faz tempo que ando falando das minhas pretenções sobre essa moto, eh uma moto 2006 com 147 cv a um custo-benefício muito bom.
Pra fazer o TD na moto eu levei um amigo que tem uma Daytona 2006, que a comprou zero. Quase chorou quando eu fechei o negócio nos 29 mil.
Tô feliz, mas acho que meu negócio teria sido ainda mais perfeito se tivesse vendido a DR antes e o cenário da bolsa fosse melhor. Mas aí entre o post do Puma... ficaremos sempre esperando isso, ou aquilo e nada de realizar o gosto.
E tá aí mais um prova da BOLHA.
Esses dias o pessoal da comunidade Triumh 955 no orkut quase bateu em um cara que vendeu por 34 mil a moto dele. Imagina quando eu postar que paguei 29... he he he.
parabens Vini, estourar a bolha é bao rs
tu alcança os pés no chao nela?

E da 12, já estourou?Ander escreveu:parabens Vini, estourar a bolha é bao rs
Cara, mesmo que eu tivesse 1,60m. Como meus 112kgs não tem suspensão que não arreiei.. he he.Ander escreveu:parabens Vini, estourar a bolha é bao rs
nao, os banditeiros tao tudo loco, aumentando preço de carburada por causa da injetada, sem noçaoevandro escreveu:E da 12, já estourou?Ander escreveu:parabens Vini, estourar a bolha é bao rs
E da ZX12?
- Tartaruga
- Dinossauro
evandro escreveu:E da ZX12?
Nessa questão vc se expressou bem.
Tartaruga