Grupo de moto é responsabilizado por morte

Grupo de discussão geral sobre motos.
Custom
Motoqueiro

Re: Motogrupo é responsabilizado por morte

Mensagem por Custom »

XTman escreveu:...o período mais divertido a minha vida foi quando namorava uma lésbica...
ela já era lésbica, ou virou lésbica depois ??
ela era gorda ??
nina

Mensagem por nina »

e será que andava de moto?
Custom
Motoqueiro

Mensagem por Custom »

nina escreveu:eu tenho cá minhas reservas quanto à presença muito grande do estado na vida privada, mas nessa da moto aí não sei se acho de todo ruim. se todos os doidos que saem em grupos de trinta motos se sentissem responsáveis pelo que pode acontecer, talvez o sentimento de que em grupo podem tudo se tornasse menos criador de poderes sobrenaturais.
entendido a sua posição

pode ser enquadrado como "formação de quadrilha" pela legislação brasileira o fato de algum grupo não formalizado (ou formalizado) fizer alguma cagada, caindo a responsabilidade sobre o grupo
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Tudo se reduz a que hoje em dia o mundo e muito "Politicamente correto". Todo o mundo quer "save face" com essas boioladas.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Custom
Motoqueiro

Mensagem por Custom »

nina escreveu:e será que andava de moto?
e será que foi considerada lésbicada porque namorava com ele/a/o ?
nina

Mensagem por nina »

é que às vezes a imprudência de um tolerada por todo o grupo pode causar uma cagada homérica. e, na minha opinião, custom, esse silêncio 'respeitoso' nada mais é que conivência com o cara que anda imprudentemente.

eu já aprendi: não ando com o sujeito. nem pra ir na padaria.

mas entendo que se todos nos sentíssemos realmente responsáveis, o grupo por si só coibiria um ou dois que insistissem em andar de forma imprudente. ou então não permitiria que saíssem juntos com todos, arriscando a todos.

já fiz passeio com batedor da prf que tinha um cidadão num cbzão com uma criança de no máximo uns 4 anos na frente dele, apoiada no tanque. passeio de 200km de ida e 200 de volta. no meu entendimento, os próprios prfs deveriam e nós todos poderíamos ter dito: meu filho, com essa criança aí vc não vai. se quer matar seu filho, faça isso em casa, não venha estragar passeio de mais de cem pessoas por causa do seu desespero de pagar de gostosão.

mas como na nossa cultura isso seria interpretado como intromissão na vida privada ou, pior, 'freirice', todo mundo se cala e fica assistindo o babaca esticar com seu motãozão, sem sequer jaqueta, com uma criança no tanque, completamente solta, à frente da fila de cem motos, várias vezes durante o passeio.

se é num lugar onde todos se sentem responsáveis pela segurança de todos, pela segurança da criança, ninguém concorda, permite nem deixa.

e esse, com certeza, é só um exemplo.
XTman
Dinossauro

Mensagem por XTman »

Custom escreveu:
nina escreveu:e será que andava de moto?
e será que foi considerada lésbicada porque namorava com ele/a/o ?
Muito engraçado... hahaha... Deixa isso quieto, que ela já até morreu, coitada. :emo78:

meNina, se houver morte, passa a ser homicídio. Se doloso (dolo eventual) ou culposo (culpa consciente), há sérias divergências. Ultimamente tem-se admitido mais a tese do dolo eventual, pelo qual o indivíduo não quer matar (se quisesse, seria dolo direto, puro), mas assume o risco de que alguém morra, só que não liga. Na tese da culpa consciente o indivíduo sabe do risco de matar alguém, mas acredita que isso não acontecerá (por suas habilidades fodasticamente ninjas). Mas a doutrina predominante é da culpa consciente. Se vc está junto, pode ser acusada como co-autora, mas não como partícipe, segundo uma corrente, e poderia, segundo outra corrente (Direito parece castelo fantasma, cheio de correntes); mas Direito criminal não é minha área, então não vou entrar no mérito da diferença entre co-autor e partícipe...
Augusto Intruder
Roda Presa

Mensagem por Augusto Intruder »

nina escreveu: augusto, me perdoe a ignorância mas, no brasil: eu tou batendo pega com fulaninho, fulaninho atropela e mata alguém. eu sou responsabilizado? pelo quê, exatamente? direção perigosa, andar acima da velocidade, furar sinal vermelho ou homicídio culposo?
Bom nina, se algum pedestre pular na frente do meu carro pra se matar, eu respondo processo criminal e tenho que provar que não tive responsabilidade sobre o acidente.
Nas milhares de reportagens sobre o tema rechas, não vejo ninguém assumir que estava participando de rachas na hora a a merda fede...Experimenta fazer isso pra ver o que acontece.
A questão aqui não é lei, mas quem aplica...um exemplo muito próximo é a tal da lei seca...

Abraços, Augusto
nina

Mensagem por nina »

xt, ;-)

augusto, não entendi a relação com a lei seca.
Augusto Intruder
Roda Presa

Mensagem por Augusto Intruder »

Sobre a lei seca, estou dizendo que a lei existe. Como existe o tal do novo (já velho) código de transito.
leo_careca
Motociclista

Mensagem por leo_careca »

NO UK o transito é engraçado. Passei 3 meses em Aberdeen e vi o acidente de carros mais idiota da vida: um cara parou o carro ao virar uma rua, o outro não parou e "empurrou"o primeiro; aí veio o esquisito, saíram os dois do carro, conversaram brevemente, trocaram cartões e seguiram suas vidas, assim fácil. Sem briga ou precisar chamar o seu Gualda pra fazer BO.
Quanto ao caso do Post, se estavam juntos e estavam andando acima do limite de velocidade, são todos responsáveis pelo acidente e pelas mortes decorrentes. Desse modo se evita a reocorrência.
A XT se foi.
B650n 2011 a Poposuda.
Força e fé para aqueles em recuperação!
haendel
Motoqueiro

Mensagem por haendel »

Não há um quê de "punição do cidadão pelo estilo de vida", nisso, não?

Me pareceu que houve um "recado" dizendo mais ou menos assim"aqui não é como nos EUA; não é para andar em grupo; se andar, a [aplicação da] lei é outra".

Abraço,
Daniel.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"

Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".

Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
nina

Mensagem por nina »

haendel escreveu:Não há um quê de "punição do cidadão pelo estilo de vida", nisso, não?

Me pareceu que houve um "recado" dizendo mais ou menos assim"aqui não é como nos EUA; não é para andar em grupo; se andar, a [aplicação da] lei é outra".

Abraço,
por isso minha ressalva quanto à interferência do estado na vida privada.

pq realmente não sei se não é pra andar em grupo simplesmente ou se os caras estavam mesmo fazendo bobagem (em grupo, o que potencializa o ventilador no qual se jogarão os dejetos).
haendel
Motoqueiro

Mensagem por haendel »

nina escreveu:
haendel escreveu:Não há um quê de "punição do cidadão pelo estilo de vida", nisso, não?

Abraço,
por isso minha ressalva quanto à interferência do estado na vida privada.

pq realmente não sei se não é pra andar em grupo simplesmente ou se os caras estavam mesmo fazendo bobagem (em grupo, o que potencializa o ventilador no qual se jogarão os dejetos).
Realmente.... a conduta que transcende o simples andar de moto em grupo é fundamental. Creio, salvo melhor juízo, que quem brinca no grupo e essa brincadeira causa, ainda que remotamente, o resultado (e se o resultado não aconteceria, do jeito que aconteceu, sem a brincadeira), deve responder criminalmente, ainda que a título de culpa.

Abraço,
Daniel.

"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".

nina

Mensagem por nina »

pra mim tá perfeito.

mas sabemos que não é assim que a banda toca.

tome como exemplo o caso que citei.

ninguém se sente minimamente responsável nem pela criança nem pela possível eventualidade de, por exemplo, acontecer um escorregão seguido de engavetamento se a criança caísse no chão. nem sendo flagrantemente contra a lei, que determina limite mínimo de idade pra andar NA GARUPA, ninguém - nem mesmo os prfs - se manifestou.

pq? 'culpa' diluída, tem um tóxico no ot sobre isso, não é o do texto do olavo de carvalho?

se nos sentíssemos responsáveis ou se sequer pensássemos no que poderia acontecer se a criança cochilasse e escorregasse pro chão, ah... imagino que não haveria um que permitisse. era pra ser: 'ou a criança vai no carro com a mãe, na cadeirinha, ou você não vai'.
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Hum... acho que pelo fato de alguns dos argumentos estarem em ingles a coisa nao ficou clara.

Resumindo:

Pode andar em grupo de carro ou de moto sem problema, se fizer merda em grupo, o grupo vai ter problema.

Se estiver em grupo e so um fez cagada, so o cagador vai ter problema.

Nada demais ate aqui. No BR tb daria problema assim como o exemplo do racha.

Pelas materias ficou claro que a policia nao esta perseguindo os motociclistas. Como disse, "perseguicao" ou racismo em algo assim envolvendo orgao publico fede feio por aqui.

Fazer merda no transito em UK nao se restinge a coisa grave como racha. Se tiver testemunha de que o grupo tava acima da velocidade ou fazendo graca, vao ter problemas mesmo assim.

Sim, a policia esta enviando um recado, mas nao pra quem quer andar em grupo e sim pra quem nao quer andar dentro da lei/quer fazer cagada. Nao vou ficar traduzindo as noticias, mas isso esta claro nos quotes acima.

O titulo do topico esta errado e causando confusao. Nao foi um motogrupo ou motoclube que teve problema. Foi um grupo de motociclistas. Eh diferente.

Abraco.
nina

Mensagem por nina »

ok.

as suposições/variações valem pra expandir o raciocínio, pra analisar sob várias óticas.
haendel
Motoqueiro

Mensagem por haendel »

Vinícius,

Aqui no M@D, o perfil de usuários é pouco afetado por a notícia estar em inglês.

Em qualquer lugar do mundo, a classe média fala razoavelmente esse idioma.

Concordo que morar na Europa, por experiência própria, traz nova perspectiva sobre o Brasil, alarga a visão do mundo e aumenta a "resoluçção" da sua capacidade de adaptação a novos ambientes. Mas não é tão forte quanto a forma como é exposta quando retornamos ao Brasil (ou a ambiente essencialmente brasileiro). Inconscientemente, para além da verdade dos fatos sobre o novo país, também trazemos um pouco de deslumbramento ou de preconceito às avessas (complexo de vira-latas, exaltação irreal do outro país, etc.).

Nossa visão melhora e aumenta, mas não se torna privilegiada.

Ao dizer que a postura da polícia britãnica pune um estilo de vida (como disse a nina e o XT, isso é do modo parcial como a notícia está estampada, sem pormenores sobre a intenção ou prudência das pessoas), já levei em conta que se tratava de um grupo de motociclistas, e não do "CNPJ" de um motoclube.

Ações contra a "motorcycling community" não são novidades, desde o lançamento de "The Wild One".

Abraço,
Daniel.

Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Nunca considerei que eu tenha uma visao provilegiada, talvez pela comunicacao escrita eu acabe passando essa impressao.

Normalmente eu posto nos topicos relacionados a UK, nao acho justo as pessoas meterm o pau sem saberem ao certo como as coisas funcionam. Como tb meto o pau aqui se for o contrario.

Onde e por quanto tempo voce morou fora?

Sobre o Ingles, se todas as materias que foram postadas tivessem sido lidas e entendidas, alguns dos posts nao teriam sido necessarios. Acho que a menoria aqui (ainda sim bastante gente) tem ingles bom pra entender essas noticias. Fora o fato que vc interpreta a noticia de acordo com sua experiencia, que em geral, aqui no mad se restringe ao Brasil.

Abraco.
Responder