MEDO NAS CURVAS !!!!

Grupo de discussão geral sobre motos.
Bira R34
Dinossauro

Re: MEDO NAS CURVAS !!!!

Mensagem por Bira R34 »

penas complementaria usando outras palavras, que para agir ao invés de travar, é preciso antes muito investimento em leitura, técnica e prática gradual até ganhar fé e confiança de se superar.
Concordo contigo cara.
Antes de comprar moto passei 2 anos lendo sobre a tal segurança. Foi o que impediu que eu me arrebentasse todo na fase de "inexperiência" (como se eu fosse o mais experiente do mundo...). Tive um acidente no qual eu poderia ter me arrebentado todinho se não tivesse incorporado certas cautelas. Felizmente só quebrei o coccix.

E uma coisa que você disse que eu gostei: Prática gradual. Quando você começa a pilotar você pilota tenso, sem tranquilidade, muito bruscamente, seus reflexos não estão acostumados nem treinados, você não conhece as situações de risco, o comportamento de uma moto... Tudo isso só vem com o tempo e com muita prática.

Daí a gente pula pro papo de moto grande pra iniciantes. É possível? Eu acho que sim. O único problema problema que vejo é que a moto grande perdoa menos erros do que uma moto pequena. Num momento de instabilidade você sente muito mais o peso da moto, as reações dela são mais violentas... Fora que cair com uma H6 dói no bolso bem mais do que cair numa CG.

Daí eu fico pensando... Uma moto de 180 CV e 172 kg na mão de um iniciante que não tá nada acostumado com a dinâmica em cima da moto, os reflexos não estão treinados, a pilotagem ainda é meio quadrada, sem tranquilidade, sem "pegada".... Será que dá mesmo? Ou será que existe esse santo que vai ser tão controlado assim?

Se o cara acha que consegue, então dou o mesmo conselho que um motociclista com mais de 20 anos de experiência me deu quando eu estava na dúvida entre uma 125 e uma 250: Compre a moto maior e seja feliz. E não deve se arrepender, pois foi sua escolha. mas esteja pronto pra ter que aprender mais e mais rápido, igual quem começa a andar de cavalo num alazão, e não um pangaré.

Obs: Tudo que eu falei disse com base no que passei até agora, com muito pouco tempo de motociclismo. Se eu tiver errado eu gostaria de ser corrigido, até porque tô me segurando pra não partir logo pra uma moto maior! :D
Editado pela última vez por Bira R34 em 16 Jun 2008, 14:31, em um total de 1 vez.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Macumunando coisas caóticas
ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

tenho mais medo do freio e do acelerador do que de curvas
essa mão direita tem que aprender a ser controlada
pode freiar em curva, é claro que pode
se usar o dianteiro tem risco de levantar a moto. é claro que tem,
como evitar isso: treinando treinando, aumentando o contraesterço também
se usa o freio traseiro fecha a curva ou derrapa, também treinar é preciso
o medo vem muitas vezes do desconhecido assim em cima da moto temos que ter conhecimento
conhecimento é teoria e prática
conhecimento não é andar acima do limite, buscar adrenalina a cada freiada e a cada retomada,
ser bração de curva sabendo como contornar é uma coisa,
ser bração por não ter conhecimento e/ou prática é tão arriscado como ir procurar um limite a mais
é como foi dito "estava a 50 km achei que estava rápido, freie a frente, a moto levantou quase entrei no guardrail", isso não é para acontecer
o circuito da vida não é um autodromo
estar devagar não significa menos risco
menos risco é estar preparado, não é ser jaspion, custonzeiro, lento ou rápido, é saber controlar o adverso, não travar no medo
os olhos te guiam pelos caminhos, uma boa leitura tb é válida
obs: para treinar não é preciso autódromo

vai qui ô vô tá lá. by fernanda

1 2 3 e agora
georgesjr
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por georgesjr »

na pouco antes da subida da serra do rastro eu não respeitei meus limites e entrei reto em uma curva moto vou cerca de 4 metros seguindo ralando no asfalto eu voei uns 5 ou 6 metros por cima dela e fui parar vários metros a frente cai na grama e não me aconteceu absolutamente nada

poderia ter estragado meu passeio e dos colegas presentes comigo , com minha imprudência , aprendi a respeitar mais meus limites e a expandir os mesmos

os limites são você e as leis da física , conhecendo os dois você vai longe

espero fazer ainda esse ano cursos como akira motos , e mais alguns em pro de conhecer mais meus limites

para expandir os mesmos pretendo fazer Cesarine e motoshool mas vou esperar 1 a 2 anos treinando os básicos primeiro

lembro até valentino rossi costuma a comprar terreno em curva

quanto ao medo , ele é o limite da loucura , sem medo fazemos cagada ....
البحث عن السلام
lecoibr
Roda Presa

Mensagem por lecoibr »

Brizzo escreveu:
lecoibr escreveu:Infelizmente aqui em Brasilia não tem curso de pilotagem, e quando veêm são o olho da cara, so com motos esportivas . . . . .
O negócio aqui é isolado, aqui nesse "vaticano" que fica dentro do Goias . . .

Ouvi falar no curso do "Testa" (aquele mesmo dos shows de acrobacia). R$ 800,00 (com a moto dele incluída). Informação extra-oficial de conversa de buteco. :roll:
Cara, se souber mais sobre esse curso eu agradeceria muito, estou mesmo querendo fazer um . . .
Futuro: Hornet 2??? (black) 8)
Passado: Fazer 250 06/07 (black) :-D
lecoibr
Roda Presa

Mensagem por lecoibr »

lecoibr escreveu:
Brizzo escreveu:
lecoibr escreveu:Infelizmente aqui em Brasilia não tem curso de pilotagem, e quando veêm são o olho da cara, so com motos esportivas . . . . .
O negócio aqui é isolado, aqui nesse "vaticano" que fica dentro do Goias . . .

Ouvi falar no curso do "Testa" (aquele mesmo dos shows de acrobacia). R$ 800,00 (com a moto dele incluída). Informação extra-oficial de conversa de buteco. :roll:
Cara, se souber mais sobre esse curso eu agradeceria muito, estou mesmo querendo fazer um . . .
Tentei pesquisa sobre esse "Testa", aqui em Brasilia, não achei nada a respeito . . .
lchicralla
Dinossauro

Mensagem por lchicralla »

Pergunta para os que já fizeram cursos de pilotagem:

1- Qual fez???

2- O que achou bom???

3- O que achou ruim???
CBX750INDY/94 - 02 a 03
CBR1100XX/99 (Tereza) - 04 a 05
INTRUDER LC1500/01 - 05 a 09
BMW R1200GS Adventure/09 (Daniela) - jun/09...
CRF230/08 - jun/10 a out/11
CBX750Indy/94 (Gabriela) - dez/10...
DRZ400/08 – Nov/11..
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

lecoibr escreveu: Tentei pesquisa sobre esse "Testa", aqui em Brasilia, não achei nada a respeito . . .
procura por Wesley TESTA.

Umas fotinha ai do cara:

Imagem Imagem Imagem Imagem

Ate ele compra chao: :lol:

Imagem Imagem Imagem Imagem

:lol: :lol:
Imagem
Marcio-Bsb
Dinossauro

LadyBug escreveu:ehuaheaiueh pelo jeito ele é BEM qualificado pra dar aulas ....
Pior que segundo a reportagem a "queda" foi proposital :lol:

"Cair de uma moto a 150 km/h em pleno asfalto, pilotar outra em chamas, capotar o carro, explodir caminhão...

Todos esses acidentes que seriam motivo de trauma para a maioria dos motoristas, ou mesmo pilotos profissionais, fazem parte da vida profissional de Wesley Testa. No entanto, nada aqui é acidente, tudo é perfeitamente planejado.
" :lol:

Imagem

veja reportagem na integra aqui
Imagem
Luka
Motoqueiro

Mensagem por Luka »

Eu já vi apresentações do Testa pessoalmente no autodromo de Taruma
Quando tem corrida da Formula Truck a organização contrata o pessoal pra fazer um show antes do corrida principal da Truck.
O cara é o Cara só vendo pra acredita é show a última vez que fui ele colocou a moto girando na pista junto com o caminhão da truck lado a lado sem pilotos. Acho que até tenho fotos disso.
Luka << CB500X; GSX1300R; VFR1200; TIGER1200EX; NINJA1000; GSXR1000; GSX1300R; GSX650F; B650S; GSX750F >>
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

Conhecimento costuma ajudar a vencer o medo. Ao menos em teoria hehe.

Links úteis sobre curvas:

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... &pag=1&v=1

e

http://trintaecinco.com.br/dicas.htm#linkcfc

[ ],
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

antes mesmo de cair eu ja tenho medo....

Ontem mesmo eu decidi "experimentar". Qnd entrei numa curva bastante tranquilo sem carros por perto eu apertei o freio da frente pra sentir esse tal "levantada" q todo mundo fala q acontece. PQP!!! NAO Q É VERDADE!!! Mas nao passei aperto na hora pois como havia dito, nao tinha transito, eram duas pistas BEM larga e asfalto bom. Foi um GRANDE aprendizado pra mim.
Tornado 300
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Marcio-Bsb escreveu:
LadyBug escreveu:ehuaheaiueh pelo jeito ele é BEM qualificado pra dar aulas ....
Pior que segundo a reportagem a "queda" foi proposital :lol:

"Cair de uma moto a 150 km/h em pleno asfalto, pilotar outra em chamas, capotar o carro, explodir caminhão...

Todos esses acidentes que seriam motivo de trauma para a maioria dos motoristas, ou mesmo pilotos profissionais, fazem parte da vida profissional de Wesley Testa. No entanto, nada aqui é acidente, tudo é perfeitamente planejado.
" :lol:

Imagem

veja reportagem na integra aqui
É ele e o Chapolin... :lol:
Imagem
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Esse tipo de comentário ( se bem compreendi...) é do qual discordo. :-(

Basta o cara carregar a responsabilidade de instrutor para que se torne imaculado, como se lhe fosse vedado errar e cair. Ora, ainda mais um sujeito que faz manobras de free-style, tem uma possibilidade de erro maior, em que pese as muitas horas de treinamento.
Quando no "exercício da profissão" todos caem: Testa, Rossi, Stoner, Balbi, etc. Claro que ao ministrar um curso não se espera que um instrutor caia, mas em outras circunstâncias em que possa estar pilotando por um tempo menor de volta, por maior perfeição ou por prazer em seu momento de lazer, não há o que condenar.

Obs: Queria apenas frisar que não conheço o Testa nem sua competência como intrutor.
Jota

Mensagem por Jota »

Brizzo escreveu: Se é "Inlegal" }:) eu não sei, mas eu ando na manha a maior parte do tempo sem dor na consciência...
}:) que coraçãozinho malvado habita seu corpo, hein, brizzo. }:)
Marcio-Bsb
Dinossauro

Jota escreveu: }:) que coraçãozinho malvado habita seu corpo, hein, brizzo. }:)
Estas minhas perolas me impedem de entrar no topico de gramatica! :lol: :lol:
Imagem
lecoibr
Roda Presa

Mensagem por lecoibr »

Esse TESTA é dificil de achar viu ? Vasculhei tudo o que é site, mas não encontrei nem email nem telefone de contato com o caba
vulcanico
Roda Presa

Mensagem por vulcanico »

No meu entendimento saber fazer malabarismo com a moto não é saber pilotar corretamente . Tambem as tecnicas usadas para pilotar em uma pista de competição a meu ver diferem das tecnicas usadas na pilotagem esportiva em uma estrada . As condições controladas de uma pista de competição são bastante diferentes de uma estrada repleta de outros veículos quase sempre maiores e mais lentos .
Zagalo você é meu ídolo !!!!!

Nóis só num bebe acetona porque tira o esmalte dos dente
tty666
Roda Presa
Contato:

Mensagem por tty666 »

O medo posterior à uma queda tem que ser o freio da confiança, mas não a âncora ;-)

Filosófico, né? Mas hoje em dia eu ando mais no cagaço. Moto é caro, joelho é mais caro ainda. E Twister é ruim de curva :-(
Veni, vidi, vici!

UP! Proud GS500E owner!

Imagem
Responder