Filha 5 anos na moto.........dá?

Grupo de discussão geral sobre motos.
renatoki
Roda Presa

Re: Filha 5 anos na moto.........dá?

Mensagem por renatoki »

Amigão do FOL, eu sei q a tentação é grande mas espera mais 2 anos pra poder andar com ela na garupa
Meu filhote vai fazer 7 anos este ano e o máximo q eu tinha feito é dar aquelas voltas a 10 por hora só pra ele sentir o gosto da liberdade
Mas como sua situação é diferente, vai ser uma rotina, tem fatos q vc não pode prever
Se te pegaram em um comando surpresa vc vai ter a surpresa desagradável aí de cima
Se vier um imbecil correndo de carro ou vc tomar uma fechada como é que fica?
Eu tb fiquei sem carro um tempão, sei q é osso levar criança de ônibus, carregar no colo, fazer compras, passear mas a responsabilidade e
felicidade de ser pai é maior do que todas as adversidades que surgirem no caminho
Faça o que a sua consciência mandar e que seja da forma mais segura, seja qual decisão for

Gde abraço....
"Quem teme perder já está vencido..."
Sergio
Roda Presa

Mensagem por Sergio »

Minha opinião é NEM FUDENDO.

Óbvio que se ela vê o pai andando de moto ela vai achar o máximo ir de moto com o pai até a escola.

Também tenho 2 filhos pequenos. Nem passa pela minha cabeça levá-los para andar de moto. Pelo contrário, espero que não peguem gosto por isso...eu já não tenho mais jeito, provavelmente vou curtir moto até o final dos meus dias, mas se eu pudesse escolher eu preferiria que meus filhos jamais andassem de moto.
Sergio
blaugusto
Roda Presa
Contato:

Mensagem por blaugusto »

Eu nunca cai de moto, sempre (2x) fui derrubado da moto.

Vai a pé levando ela e uma bike e volta de bike.

Quando ela crescer e entender os riscos deixe que ela ESCOLHA andar de moto ou não.
Imagem
"EH MACUUUUUMBA, OH CAPEEEEEEEEEEETA"
Osama B Laden
Dinossauro

Mensagem por Osama B Laden »

Confesso que, a princípio, achei o tópico de uma besteira. Pô, perguntar na net o que fazer com a criança e sobre uma moto ????

MAS !!! Depois do impulso inicial, achei a questão bem complexa; a começar por mim.

Primeiro, as lembranças, rsrs.

A primeira vez que andei de moto, lá por 1.979, eu tinha 9 anos de idade e foi no condomínio residencial da usina de Itaipú, onde meu pai trabalhava.

Eu andava na garupa E SEM CAPACETE POIS ERA 1.979. A moto era um amigo dos meus pais, vizinho de casa e tinha uma CG 125a. Lá o povo só "vivia no final de semana", ai era churras, boas amizades e muita tranquilidade, o que não quer dizer que os passeios não poderiam acabar em tombo e graves ferimentos, independente do trânsito tranquilo de um condomínio.

Além disso, nas férias, eu saia de Foz e ia pra casa dos meus avós, onde moravam meus tios que tinham moto... sempre andei com eles e nunca deu nada; acho que era coisa dos tempos que não voltam mais...

Se não fossem as experiências destes tempos, eu seria mais um a falar que MOTO MATA E ETC...

Sei lá, não tenho filho mas pretendo ter e não sei como agir nos dias de hoje, em plena cidade, motoristas loucos etc., sei que até no sítio uma simples volta pode dar bosta ao escorregar em uma pedra/terra e machucar a criança, amoto cair por cima, queimadoru etc...

Na praia, ando com minha sobrinha sentada à minha frente na XRE, na rua de casa, que é de areia (pior ainda, fácil para cair)... vou em primeira marcha e praticamente com os pés no chão (tentando... os 1,65 não ajudam, rsrsrsrsrrsr), mas se escorregar na areia a gente vai pro chão mesmo... sei lá...
TUI
Roda Presa

Mensagem por TUI »

Meu irmão levava meu sobrinho amarrado com uma daquelas cordinhas com ganchos na ponta, grudava ele no moleque e andava. Mas pouquinho, dá muito medo levar uma criança em moto, ela pode se desequilibrar, assustar e cair pros lados..
Ou então, se for de manhã bem cedo, e a criança dormir?! Eu não arriscaria..
Nem é muito longe, vai com ela a pé, e volta pra pegar a moto!
K1300GT
CARLOS-BSB
Dinossauro
Contato:

Mensagem por CARLOS-BSB »

Daninean, eu comecei a levar minha filhota na garupa (eu tinha uma Sahara quando ela tinha 6 anos). Estava infringindo o Código de Trânsito. Mas eu estava ansiso e ela também. Mas eu não tinha compromisso de ter de levá-la da garupa. Era só curtição. Passeios da casa da mãe dela pra minha e vice-verça.
Uma vez ela dormiu e cambaleou na volta da chácara dos véi. Me deu arrepio de pânico! Tive que ir segurando-a com um braço nas costas dela apertando-a contra mim.
Desde então só anda comigo amarrada (mochila de salvamento) nos trechos de pequenas viagens. Hoje ela está com 10 anos. Eu digo o seguinte, agora ela pode ir dormindo se bater o cansaço. ;-)
Aí numa das viagens para Pirenópolis-GO:
Imagem
.
DEUS abeçoe a todos
Zeidan
Mito

Mensagem por Zeidan »

Pronto. Maior exemplo de cadum cadum não tem. :lol: :lol: :lol: :lol:
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

se ela for grandona e alcançar a pedaleira dá pra levar, um amigo leva o filho dele de 6anos pra escola de moto e é tranquilo. tem gente falando que nem com 9anos não leva puts no meu tempo eu já andava desde os 6 e com 12anos já saia sozinho com a moto do meu pai. mas cada um é cada um, se a partir dos 7 já é permitido então se ela for grande com 5 vai ser equivalente. existe uns capacetes próprios pra criança dá uma pesquisada.
Robson

Mensagem por Robson »

CARLOS-BSB escreveu: Desde então só anda comigo amarrada (mochila de salvamento) nos trechos de pequenas viagens. Hoje ela está com 10 anos. Eu digo o seguinte, agora ela pode ir dormindo se bater o cansaço. .
Vc é bombeiro, e deve saber que está completamente errado amarrando-a a vc.

Se vc cair (não diga que isso não vai acontecer pq acontece quando menos se espera), vc pode esmagá-la com seu peso.

Meu filho, com 9 anos, fez uma viagem comigo de 150 km cada trecho, e na hora que vi que ele estava cochilando na garupa eu parei e tomamos um sorvete... foi o suficiente para ele despertar de novo.
andress
Motoqueiro

Mensagem por andress »

O que é pior: Andar amarrado com alguem de 10 ou andar desamarrado com alguem de 5?
}:)
"Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor"
"naquele tempo, em 1974, ele teve a visao do falcao peregrino e o desejou, e, em 2012 ele chegou, branco como uma noiva..." - andress, 13:40
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Bem, apesar dos ultimos exemplos me animarem um pouco, acho que vou abortar a ideia, realmente uma criança de 5 anos é fragil demais....

Mas com certeza com 7 anos vou rodar com ela, a legislação não é feita a toa, tem um motivo, e algum tonto pensou nesses detalhes antes de legislar....

Até porque com o tanto de malucos comprando cnhs que parecem pao quente em padaria...... é melhor mesmo evitar.....
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
tuty
Motociclista

Mensagem por tuty »

Ando sempre com a minha filha de 8 anos.... percursos pequenos tb... tipo 2 km.... no começo ela sentia medo, hj ela ja anda até sem se segurar hahuahuhaua
TDMotard 225
Zeidan
Mito

Mensagem por Zeidan »

Robson escreveu:
CARLOS-BSB escreveu: Desde então só anda comigo amarrada (mochila de salvamento) nos trechos de pequenas viagens. Hoje ela está com 10 anos. Eu digo o seguinte, agora ela pode ir dormindo se bater o cansaço. .
Vc é bombeiro ...
Razão mor de eu ter dito que maior exemplo de cadum cadum que o Carlão não tem.

O cara é bombeiro, e como tal sabe que moto é perigoso bagarai. No entanto, carrega a filhota dele pra lá e pra cá sempre que pode.

Ou seja, cada cabeça uma sentença. Via de regra quem trabalha em PS de hospital que atende politraumarizados abomina moto pq vive presenciando gente estrupiada por cauda dela. Mas com certeza vc vai achar no meio dessas pessoas alguém que, apesar de ver aquela realidade todo dia, adorar moto e inclusive ter uma e que inclusive leva seu filho pequeno pra andar nela.

Então, cadum cadum. :lol:

.

.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Comecei a andar de moto aos 9 para 10 anos de idade. E não era de garupa, não. Fui direto para a direção da moto. Mas isso ocorreu onde eu morava quando criança, o bairro é uma ilha e naquele tempo não havia o trânsito que tem hoje. Aos 10 anos de idade meu pai me deu de presente de aniversário uma RD50 e nunca mais deixei de andar de moto.

Isso não significa que meus filhos terão a mesma história. Só passaram a andar na garupa da minha moto depois dos 7 anos de idade e mesmo assim, passeios curtos de no máximo 150 km. Também levei em consideração a capacidade deles entenderem o que (riscos) aquilo significava. Hoje em dia, o mais velho tem 15 anos, o do meio tem 14 e o mais novo está para nascer em abril/2011. Os dois mais velhos, se quiserrem passar do garupa para o assento do piloto, só será depois dque tiverem 18 anos e tiverem com suas respectivas CNH em dia.

Finalizando:

1) Há sim, no Brasil, legislação para transporte de menores em motocicletas e o certo é ela ser devidamente observada e obedecida.

2) Mesmo que as condições da lei tenham sido atendidas, há que se observar se a criança ou adolescente tem condições de entender os riscos envolvidos e cuidar pela sua própria segurança. Isso envolve até habilidade para se comportar na garupa de uma motocicleta.

3) Eu tenho carro o o utilizo quando é necessário. E não tenho vergonha nenhuma em dizer isso aqui num fórum sobre motociclismo.

Motos são muito mais difíceis de conduzir do que um carro e não é coisa para qualquer bagual que queira pilotar uma. Não basta só gostar. O principal é ter habilidade para fazer tudo o que se faz na condução de um carro e ainda ter que manter o equilíbrio em todas as circunstâncias.

Na minha visão, 80% dos motoqueirociclistas que estão por aí nas ruas não poderiam sequer estar pilotando patinete, quanto mais motocicletas. Também 80% dos condutores de carros, ônibus, caminhões e outros de 4 quatro rodas ou mais, não poderiam sequer estar guiando carrinho de supermercado. Então vejo que o perigo não está nos veículos, mas sim nos condutores, não está nas máquinas, mas sim nos humanos que as tem sob sua condução.

Em seu lugar, Daninean, eu levaria de automóvel, à pé, de ônibus, transporte escolar ou coisa assim, menos na garupa de uma motocicleta, ao menos até ela se enquadrar na lei e ser grandinha/madura o suficiente para entender os riscos e poder optar e agir.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
festenhas
Roda Presa

Mensagem por festenhas »

Daninean escreveu:Bem, apesar dos ultimos exemplos me animarem um pouco, acho que vou abortar a ideia, realmente uma criança de 5 anos é fragil demais....

Mas com certeza com 7 anos vou rodar com ela, a legislação não é feita a toa, tem um motivo, e algum tonto pensou nesses detalhes antes de legislar....

Até porque com o tanto de malucos comprando cnhs que parecem pao quente em padaria...... é melhor mesmo evitar.....
Parabéns pela sensatez,
pensa com carinho na história de ir correndo, pode ser divertido hehehehhe
Zeidan
Mito

Mensagem por Zeidan »

Tava pensando aqui...

Diz um famosíssimo ditado que rola no meio motociclístico que em se tratando de moto existem aqueles que já caíram e aqueles que AINDA vão cair.

Considerando que isso é praticamente uma verdade, nem fodendo que boto meu filho pequeno e fragil em cima disso todo dia.

.
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Então Saurus, em uma avaliação superficial, acho que ela é muito inocente quanto aos riscos, estou me convencendo de que realmente o risco é maior....

E andar amarrado realmente é dureza hein rsrs....ai nao da..... acho que machuca-se mais se ficar amarrado ou preso a moto do que solto....lógico que em velocidades baixas e médias...

Ir correndo é..... chegar todo melado no trampo não da rsrs.....ui
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
Xandão
Roda Presa

Mensagem por Xandão »

1 - É ilegal. Se é ilegal deve ter um motivo, provavelmente porque não é seguro.
2 - Não tem capacete homologado no Brasil pra uma criança desta cidade.
3 - Ela não tem força, habilidade e coordenação pra se manter sozinha na moto, imagine numa freada brusca ou outro imprevisto.
4 - É irresponsável.
5 - 1km? Dó da criança? Preguiça sua? Meus primos andavaram 4km só de ida, amassando barro todos os dias do sítio até a escola. Se faltasse, mesmo que na chuva apanhavam de vara. Eu passei 11 anos indo e voltando a pé da escola (3km no total) e depois mais 4 acordando às 5:30 pra pegar busão às 6:20 pra começar a atender na clínica da faculdade às 7. Peguei muita carona com amigos pra ir no período da tarde de carro (era integral). Tinha muita gente que ia de carro e chegava sempre atrasado. 7 hrs começava a teoria e se alguém atrasava nem abria a porta senão o pau comia.
6 - Há outros meios de transporte. a) a pé, b) de van escolar, c) de bicicleta e cadeirinha. Coloca uma cadeirinha na bike e vá empurrando a bike com a menina montada, pela calçada mesmo (ciclista desmontado equivale-se a pedestre) e depois volte pedalando. Acorde mais cedo e vá andando, coloque a menina nos ombros se necessário. Faça qualquer coisa, mas seja responsável.
7 - Se de carro precisa de cadeirinha porque é perigoso, imagine numa moto sem alcançar pedaleira, com capacete folgado, a garota acabou de acordar e ainda vai ter que se segurar em você.

Em um trajeto de 1km eu de moto atropelei um bêbado de bicicleta. Ele atravessou duas faixas e eu peguei o cara em cheio, por pouco não quebro a bacia. Imagine sua filha caindo da moto mesmo que parada.

Sou dentista, todo mês eu reimplanto alguns dentes das molecadas que caem brincando em casa, imagine o estrago numa criança caindo de uma moto em movimento.

Hoje em dia o povo arranja desculpas pra TUDO. "Não faço exercícios porque não dá tempo, carrego a filha na moto porque tenho dó, corri porque tava com pressa, etc."

Todo dia eu vou correr às 7 da manhã, só falto se estiver caindo RAIO. Hoje estava chovendo e fui mesmo assim, meus amigos nem apareceram. Sou louco? Acho que tinha uns 50 loucos correndo comigo. Não estava frio e eu ia me molhar de suor mesmo. Ainda chego em casa, tomo banho e café da manhã forte e vou à pé pro trabalho.

"Coloque a mão na consciência" e reavalie suas intenções. No fundo dá-se um jeito pra tudo e tua intenção não é nem um pouco responsável. Quando ela fizer 12 anos, dê as chaves da moto pra ela, afinal é só 1km pro colégio e se ela consegue andar de bicicleta também consegue de moto.
Robson

Mensagem por Robson »

Zeidan escreveu:Tava pensando aqui...

Diz um famosíssimo ditado que rola no meio motociclístico que em se tratando de moto existem aqueles que já caíram e aqueles que AINDA vão cair.

Considerando que isso é praticamente uma verdade, nem fodendo que boto meu filho pequeno e fragil em cima disso todo dia.

.

Zeidan, eu ando com meu filho na garupa desde que ele tinha 7 anos.

No começo foram trajetos pequenos, até que aos 9 anos ele fez uma viagem comigo à Ubatuba, 150 km da minha cidade.

O moleque adorou.

O fato é que vc se cuida mais qdo tem um filho na garupa.... vc não anda em corredor, não faz ultrapassagem arriscada, não corre nem arranca forte em semáforo....

Só q o risco de queda existe realmente.

Mas tb não é assim pra ficar paranóico.

O que eu critico do Carlos é ele amarrar a filha dele à ele. Isso sim é perigoso pra barai.

Critico tb o que o Danoninho queria fazer.... criança de 5 anos não consegue nem se segurar direito em cima de uma moto....

No fundo, tem de ter bom senso e avaliar os riscos... e assumí-los, se for o caso.

Meu filho anda menos de moto comigo agora, que tenho a ZX-11.... na Intruder ele tinha mais apoio, conseguia ficar com o corpo reto, se segurava melhor em mim.... na Kawa não, ele fica inclinado na tentativa de se segurar, a moto é mais nervosa..... entâo ele anda menos de moto comigo hoje....
Allende
Mito

Mensagem por Allende »

Eu li um pouco aqui, minha resposta seria Não também.

Mas como minha moto é a maior da região (Falcon e Fazer 250 -kkk, ainda é a maior) então volta e meia levo uns pra dar uma volta de 500 metros ao redor de casa, na rua - uns tão pequenos que levo na frente.

No mais, o povo aqui anda de moto com a familia toda - vão a festas, igreja, visitas, tudo de moto, até com criança de colo (é interior, não tem puliça) E GERALMENTE SEM CAPACETE (aí dou umas xingadas volta e meia)
ps:mesmo não tendo a ver com o tópico, sim, volta e meia morre um, geralmente adolescente bebado andando a milhão com sua CG.

Então é fods.

Faz o que eu digo e não faz o que eu faço.

Ab, Allende
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
Responder