Trilha de moto...

Grupo de discussão geral sobre motos.
KleberGT
Motoqueiro

Re: Trilha de moto...

Mensagem por KleberGT »

Gelous escreveu:
KleberGT escreveu:Vou te dar uma dica que vai te ajudar, pega uma XR200, voce não vai passar sufoco para domar a moto.

Nada de DT180 ou coisa parecida.

Olha que eu andei de DT, em 88 fui Vice-Campeão Carioco de Enduro de Velocidade, a minha vida toda e adoro 2T.

Nada de moto pesada, manutenção problematica, ou arisca demais, para iniciar voce precisa de uma moto que te ajude.

A XR tem um motor fraco, mas, ele tem força suficiente para te levar em tudo que é buraco, as suspensões e freios ão muito bons, é quase uma CRF230.

Um abraço, Kleber

PS: Se puder gastar um pouco mais, vai de CRF230 usada que voce não se arrependerá.
Vou ter que discordar em alguns aspectos da XR200! Em que pese muita gente achar que porque a base do motor seja a mesma, a XR e a CRF230 sejam motos de desempenho parecido, isto está longe, bem longe de ser verdade.

Primeiro porque o aumento de os 24cc na CRF230 lhe dão um fôlego a mais, principalmente quando aliado ao cambio muito bem escalonado de 6 marchas (5 na XR).

Além disso, o freio dianteiro da XR é melhor (burrinho igual ao das importadas), suspensão traseira é MUITO melhor.

Mas, tudo tem seu preço, e o preço da CRF230 é quase o dobro de uma boa XR200.

A XR acho uma boa opção para quem é magro e baixo, pois se for pesado vai passar raiva, como eu já passei com a que eu tive. Fazia as mesmas trilhas que todo mundo fazia, mas penava um bocado pra subir determinados morros, pra passar em valas mais fundas (as pedaleiras da XR são extremamente baixas), pra andar rápido em terro muito acidentado (suspa traseira horrível), enfim.

Pro Thanursk, que já disse que tem 1,90m e 92kg vai passar raiva demais com a XRinha.

Pro RBD, que tá pensando em manter a XTZ125, já acho uma moto bem recomendada, pois é bem mais fortinha que a XTZ e as suspensões são melhores.

O que voce ainda não percebeu é o seguinte, a CRF 230 e a XR200 andam a mesma coisa, mas, na hora de passar para frente, como primeira moto de trilha, a XR vai para qualquer um, além de ser mais barata.

Ambas são motos para principiantes, uma de rua, tira tudo e fica mais leve, e a outra não tem nada, assim, vai ter que gastar para melhorar alguma coisa.

Agora o cara que falar que uma Tornado bem preparada fica melhor que CRF 230, isto eu concordo, mas, haja grana para gastar, sem contar que a Tornado só fica mais leve se usarem coisas de Titanio.

Primeira moto de trilha, pode ser XR200 ou CRF230 vão ser boas escolhas.
Nada de colocar kit de aumento de cilindrada e o escambau, isto é tolice.

XTZ125? Cara a moto é maneirinha, teria uma pra rua fácil, mas, prá trilha?
É muito pouco motor, vai ter que encurtar a relação pra caramba para ela subir direito as coisas.

Hoje temos várias opções, tem a TTR230 que quase não vende, assim, deve ter preço razoável(encalhe) na hora de ser revendida.

Não quero dar lição em ninguém, mas, se o cara que inicia não gostar das primeiras trilhas que fizer, vai abandonar sem ter tido realmente a satisfação de uma boa trilha.

A grande maioria desisti ante do tempo, afinal, tem que ter a moto casada com o biotipo de cada um.

Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

KleberGT escreveu:O que voce ainda não percebeu é o seguinte, a CRF 230 e a XR200 andam a mesma coisa
Não andam mesmo! A CRF230 anda BEM mais.
KleberGT escreveu:mas, na hora de passar para frente, como primeira moto de trilha, a XR vai para qualquer um, além de ser mais barata.
Concordo plenamente!
KleberGT escreveu:Ambas são motos para principiantes, uma de rua, tira tudo e fica mais leve, e a outra não tem nada, assim, vai ter que gastar para melhorar alguma coisa.
Pode gastar o que for numa XR200 que ela nunca será uma CRF230. Experiência própria, infelizmente. :frt:
KleberGT escreveu:Agora o cara que falar que uma Tornado bem preparada fica melhor que CRF 230, isto eu concordo, mas, haja grana para gastar, sem contar que a Tornado só fica mais leve se usarem coisas de Titanio.
Mais leve, impossível! A TOrnado é pesada, sempre será pesada, isto é um fato. Nem com coisas de titânio eu acho que é possível diminuir o peso da jeringonça! :lol: Mas, bem preparadinha, fica show de bola. E, como já até postei aí pra cima, não vai essa grana toda pra deixar uma motoquinha destas "no jeito" não! ;-)
KleberGT escreveu:Primeira moto de trilha, pode ser XR200 ou CRF230 vão ser boas escolhas.
Nada de colocar kit de aumento de cilindrada e o escambau, isto é tolice.
Já fui tolo algumas vezes, e sempre fui feliz! :lol: O escambau nunca coloquei, mas kit já usei bastante e recomendo fortemente.

CRF230 é uma escolha excelente, XR só se não tiver outro jeito.
KleberGT escreveu:XTZ125? Cara a moto é maneirinha, teria uma pra rua fácil, mas, prá trilha?
É muito pouco motor, vai ter que encurtar a relação pra caramba para ela subir direito as coisas.
Concordo plenamente, foi inclusive o que eu disse aí pra trás, e, pra não ter que andar de XTZ, acho que vale até XR200! :lol:
KleberGT escreveu:Hoje temos várias opções, tem a TTR230 que quase não vende, assim, deve ter preço razoável(encalhe) na hora de ser revendida.
Excelente opção! De fato, deve ter TTRs encalhadas por aí. Já vi desta moto sendo vendida zero km a 8,5k reais! Nesse preço, vixe, fica uma opção e tanto. Ou então uma usada por 5,5-6 pilas, seria ótimo. Mais que isto, acho que é melhor ir de CRF230 (são equivalentes, mas o mercado da CRF é muito melhor, tanto de moto, quanto de acessórios e peças).
KleberGT escreveu:Não quero dar lição em ninguém, mas, se o cara que inicia não gostar das primeiras trilhas que fizer, vai abandonar sem ter tido realmente a satisfação de uma boa trilha.
O cara que abandona na primeira trilha que faz, na minha opinião, não é trilheiro, não nasceu pra isso, e pouco importa que moto ele tá pilotando. Quem tem o gosto mesmo, vai sair de maca da trilha e na próxima semana estará doido pra andar novamente!
KleberGT escreveu:A grande maioria desisti ante do tempo, afinal, tem que ter a moto casada com o biotipo de cada um.
É o que tenho dito desde sempre, não adianta sugerir XRinha para quem tem 1,90m e quase 100kg. Certeza de passar raiva.
KleberGT escreveu:Um abraço,
Kleber
Outro,

Gelous!
tharnusk
Roda Presa

Mensagem por tharnusk »

Então galera, onde eu vo fazer as trilhas sao bem fechadas, e cheia de curvas, e segundo os jagunços ai, o recomendado seria uma puro sangue de trilha...

Se esse for o caso, acho q e melhor ir de puro sangue ne?
E que nem o gelous falo, seriam em média de 5~5,5k pra tornado e mais 2,5k pra preparar, nesse caso eu iria de 230, seria "mais jogo"...

Mais agora resta a dúvida, qual seria melhor pra esse tpo de trilha: Tornado, CRF ou TTR?

Abs
Atualmente no MSM
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

tharnusk escreveu:Então galera, onde eu vo fazer as trilhas sao bem fechadas, e cheia de curvas, e segundo os jagunços ai, o recomendado seria uma puro sangue de trilha...

E que nem o gelous falo, seriam em média de 5~5,5k pra tornado e mais 2,5k pra preparar, nesse caso eu iria de 230, seria "mais jogo"...

Mais agora resta a dúvida, qual seria melhor pra esse tpo de trilha: Tornado, CRF ou TTR?

Abs
Vai de CRF ou TTR! ;-)

Onde são estas trilhas?
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Gelous escreveu:Além disso, o freio dianteiro da XR é melhor (burrinho igual ao das importadas), suspensão traseira é MUITO melhor.
O freio da CRF230 não é o mesmo das CRF250/450R? Suspensão da XR200 melhor que da CRF230?

Vc não trocou as bolas não? ehehe!!
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

a ttr aguenta todas as trilhas ou tem q selecionar?
Tornado 300
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

RMD, não existe isso de aguentar ou não cara, depende do piloto. Uma TTR230 aguenta qualquer trilha - na mão de quem sabe. Uma KTM350 aguenta qualquer trilha, mas na minha mão eu não aguento, ehehe!

Mas só compre uma TT230 se estiver uns 20% mais barato que a CRF230... que é o que tu vai peder na revenda.
tharnusk
Roda Presa

Mensagem por tharnusk »

Gelous escreveu:
tharnusk escreveu:Então galera, onde eu vo fazer as trilhas sao bem fechadas, e cheia de curvas, e segundo os jagunços ai, o recomendado seria uma puro sangue de trilha...

Abs
Vai de CRF ou TTR! ;-)

Onde são estas trilhas?
Na fazenda, se bobear tem uns 30 km de trilha se vc quiser seguir um caminho só, mas são inumeros traçados possiveis ;-)

To tão empolgado q semana q vem vo passa um trator num matagal pra abri umas trilhas e mata umas cobra que tão aparecendo la na area da casa :-D

Abs
Atualmente no MSM
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Marcus DT escreveu:
Gelous escreveu:Além disso, o freio dianteiro da XR é melhor (burrinho igual ao das importadas), suspensão traseira é MUITO melhor.
O freio da CRF230 não é o mesmo das CRF250/450R? Suspensão da XR200 melhor que da CRF230?

Vc não trocou as bolas não? ehehe!!
Troquei as bolas sim. Onde se lê XR nessa frase, leia-se CRF230! :lol:
RMD escreveu:a ttr aguenta todas as trilhas ou tem q selecionar?
Tem que selecionar não, assim como a CRF230, vai em todas, ou quase todas. Tem morros que nacionais não sobem, independentemente do piloto (normalmente morros muito altos, com inclinação acentuada no final).
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Marcus DT escreveu:RMD, não existe isso de aguentar ou não cara, depende do piloto. Uma TTR230 aguenta qualquer trilha - na mão de quem sabe. Uma KTM350 aguenta qualquer trilha, mas na minha mão eu não aguento, ehehe!

Cara eu com minha xtz original estou fazendo trilha acompanhando o pessoal de crf, tornado, klx, etc... eu sei q os caras estao pegando leve, mas tenho acompanhado os caras sem atrasa-los (muito).

Tem certos trechos q nem posso pensar e analizar muito. terra, cascalho, minerio muito solto e na subida!! é enrolar o cabo e deixar arder!! Normmalmente passo por estes trechos de primeira. mas as vezes vai uns capotes.

Teve situaçoes de eu conseguir passar de primeira aonde os caras com moto de trilha agarram.

mas é logico q no final de 30-40km´s de trilha eu estou TOTALMENTE destruido (de cansado) enquanto os caras estao relativamente tranquilos. o maximo q ja fiz de trilha em um dia foi 60km´s! :-?

Entao se uma ttr encara tudo e tiver um preço interessante devo pegar uma. vendo a xtz e pego uma ttr.
Tornado 300
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Faça isso! Mas, veja se não consegue pegar logo uma CRF230! Só pegue a TTR se a diferença for GRANDE!
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Q tal um consorcio da ttr?? Prwstacoes de 238. E sera q a pessoa e sorteada rapido sendo q talvez o numero de participantes e pequeno?
Tornado 300
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Velho, TTR, na minha opinião, é se achar uma encalhada e BARATA dicunforça. Senão, procura uma CRF (essa o consórcio é uma boa, ou não rsrsr) ou uma Tornado mesmo.
andrekempa
Novato

Mensagem por andrekempa »

So da opiniao do gelous ttr so se tive cm preco excelente se nao caia fora vai de crf e seja feliz
Toin
Motociclista
Contato:

Mensagem por Toin »

Pra quem quer começar nas trilhas:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... semana-_JM
Suzuki GN 125 Intruder
Honda Biz 125+ - Honda CBX 250 Twister - Honda NX4 Falcon - Suzuki GSF 650s Bandit - Yamaha XTZ 250 Lander - Suzuki GN 125 Intruder - Yamaha XTZ 250 Lander - Yamaha XT 600 - Yamaha XTZ 125 - Honda CG 150 Titan
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

RMD escreveu:
Marcus DT escreveu:RMD, não existe isso de aguentar ou não cara, depende do piloto. Uma TTR230 aguenta qualquer trilha - na mão de quem sabe. Uma KTM350 aguenta qualquer trilha, mas na minha mão eu não aguento, ehehe!

Cara eu com minha xtz original estou fazendo trilha acompanhando o pessoal de crf, tornado, klx, etc... eu sei q os caras estao pegando leve, mas tenho acompanhado os caras sem atrasa-los (muito).

Tem certos trechos q nem posso pensar e analizar muito. terra, cascalho, minerio muito solto e na subida!! é enrolar o cabo e deixar arder!! Normmalmente passo por estes trechos de primeira. mas as vezes vai uns capotes.

Teve situaçoes de eu conseguir passar de primeira aonde os caras com moto de trilha agarram.

mas é logico q no final de 30-40km´s de trilha eu estou TOTALMENTE destruido (de cansado) enquanto os caras estao relativamente tranquilos. o maximo q ja fiz de trilha em um dia foi 60km´s! :-?

Entao se uma ttr encara tudo e tiver um preço interessante devo pegar uma. vendo a xtz e pego uma ttr.

Como anda a tua embreagem?

Tem patinado muito?
Tua campana de embreagem tá legal, não anda tendo dificuldades para reduzir as marchas?

A XTZ 125 é uma motinha maneira, mas, falta motor, muito motor, aí tem que reduzir a relação em muito para ela subir as coisas direito, não é em velocidade, é em ter força para manter a marcha.

Já reparou como a primeira marcha tem sido muito utilizada e a embreagem tem que ser usada toda hora?

Para voce ter uma ideia do que falo, tente fazer uma trilha em dia de chuva.

Quero ver se voce vai conseguir acompanhar as CRFs.

Não estou falando em trilhas planas, basta ter umas subidinhas.

Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

The Highlander.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

eu tenho usado bastante a embreagem. existem certos morros q a moto vai perdendo forças mesmo de primeira. Ai eu aciono a embreagem DE LEVE e levo o giro la pro alto e solto de novo pra conseguir subir. Se nao fizer isso ele morre no meio do caminho. Se morrer ja era!!! tem q descer e começar tudo de novo.

Acredito q minha embreagem esteja ok. so ta um pouco chata pra achar o neutro qnd estou parado no sinal. Entao qnd estou parando, antes mesmo de parar eu coloco no neutro. Se esperar parar pra colocar no neutro fica meio chato.

Qnd chove eu nem penso em pegar trilha. Isso eu ja sei. Na epoca de chuva deixei de andar algumas vezes por causa disso. Se chovei na noite anterior eu nao vou, pois eu sei q provavelmente "vou ficar atoladinho" :lol: :oops: , mas se ja passou de um dia vou e encaro uma lama de leve e em subidas leves tb. Mas como ja disse nestas situaçoes é jogar primeira, enrolar o cabo e subir explodindo o motor e sem parar e olhar pra tras. normalmente da certo. passo por partes mais dificeis com a moto jogando a traseira pros lados q nem boi bravo mas tento segurar a onda. nem sempre da certo. mas é bom do mesmo jeito!!! :wt:

ja no seco da pra encarar subidas mais fortes.
Tornado 300
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

RMD escreveu:eu tenho usado bastante a embreagem. existem certos morros q a moto vai perdendo forças mesmo de primeira. Ai eu aciono a embreagem DE LEVE e levo o giro la pro alto e solto de novo pra conseguir subir. Se nao fizer isso ele morre no meio do caminho. Se morrer ja era!!! tem q descer e começar tudo de novo.

Acredito q minha embreagem esteja ok. so ta um pouco chata pra achar o neutro qnd estou parado no sinal. Entao qnd estou parando, antes mesmo de parar eu coloco no neutro. Se esperar parar pra colocar no neutro fica meio chato.

Qnd chove eu nem penso em pegar trilha. Isso eu ja sei. Na epoca de chuva deixei de andar algumas vezes por causa disso. Se chovei na noite anterior eu nao vou, pois eu sei q provavelmente "vou ficar atoladinho" :lol: :oops: , mas se ja passou de um dia vou e encaro uma lama de leve e em subidas leves tb. Mas como ja disse nestas situaçoes é jogar primeira, enrolar o cabo e subir explodindo o motor e sem parar e olhar pra tras. normalmente da certo. passo por partes mais dificeis com a moto jogando a traseira pros lados q nem boi bravo mas tento segurar a onda. nem sempre da certo. mas é bom do mesmo jeito!!! :wt:

ja no seco da pra encarar subidas mais fortes.
Quando voce desmontar a embreagem, vai ver que a tua campana de embreagem está ficando com um monte de sulcos que impedem a soltura dos discos de embreagem quando voce aperta a manete.

Pode regular o cabo, pode trocar o oleo, mas, os discos vão prendendo, isto ocorre em todas as motos, mas, estas pequenas e sem força, que usamos a embreagem para manter o giro no alto para o motor não apagar, costumam ter um desgaste muito rápido na campana.

Isto ocorre nas 125 de Cross também, mas, as peças são usinadas com material mais resistentes do que o de uma moto de rua.

As CRFs, as TTRs e outras também ocorrem a mesma coisa, mas, demora mais para isto ocorrer.

Muitas vezes a galera acha que é só trocar os disco e pronto, mas, não é.
Outros radicalizam e trocam o conjunto inteiro, não é necessário.

Um bom mecânico sabe o que fazer e a embreagem volta a funcionar normalmente durante mais umas dezenas ou centenas de Kms.

Um abraço,
Kleber

The Highlander.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Vou anotar isso! ;-) na proxima vez q for no mecanico peco pra olhar.
Tornado 300
Responder