3 meses e 10000km depois - XTZ 250 Tenere

Grupo de discussão geral sobre motos.
RAlves
Motoqueiro

3 meses e 10000km depois - XTZ 250 Tenere

Mensagem por RAlves »

Breve relato sobre a Yamaha Xtz Tenere 250

Peguei a moto dia 05/01/2011 na concessionaria Moto9 em taubate. Valor Pago: R$13300,00 (dei a XT 600 na troca). Dia 07/01/11 emplaquei e comeceia rodar.
Informacoes ate agora:
DESEMPENHO:
Aceleracao boa quando sozinho e razoável quando garupado/carregado. Tem que pensar nas ultrapassagens... não e so mirar/acelerar como na XT. O motor de 21cv e muito valente, mais do que imaginava.
Anda menos que a lander. SNME a coroa e um meio termo entre a da lander e a da fazer... então a moto perde um pouco de arrancada, a final e a MESMA, massss a rotação a 100km/h e bem mais baixa. A lander fica a 7500rpm, a tenere fica a 6500rpm.
Velocidade final: numa descida cheguei a alcançar 148km/h... mas não chega nisso fácil. Normalmente, 135km/h e não passa disso. Pra mim ta mais que bom.
Consumo: Pior media 26km/l amaciando e subindo a serra de campos do jordao. Melhor consumo 32km/l na Ayrton Senna sem passar de 100km/h. Atualmente tenho feito acima de 30km/l todos os tanques.
O barulho de maquina de costura e nojento.
Freio dianteiro e fraco... mesma coisa da lander... não mudou nada. Vou colocar um aeroquip decente e disco de 320mm.
Suspensao dianteira muito macia... quica nas imperfeicoes e deixa a moto instável. Vou experimentar colocar um 15w nas bengalas. Amortecedor traseiro ótimo, pena que desce muito com garupa... mal de Yamaha. Absorve muito bem irregularidades... não sai do chão... muito melhor que a da lander.
Banco bonito e anatômico... mas duro pra baralho. Cogito fazer um ere.
Rabeta ridícula. Não serve pra nada! E feia pra caralho e não serve nem pra amarrar mochila nem de apoio pra mochila que o garupa leva. O bagageiro so consegui essa semana... tava foda viajar sem ele!
Farol MARA! E o melhor que já vi numa moto. Acredito que o da ninjinha deve ser semelhante... coidiloco. Infelizmente a suspensão altera muito com garupa... então o farol quase nunca ficar certo... Regulei ele certo pra quando estou sozinho. O alto e foda... todo mundo sai da frente.
O painel e lindo e fácil de visualizar... as vezes me pego viajando no desenho da motopilotando e ate perigoso... acho linda demais.
O tanque de 16l seria grande se não pedisse reserva com 6l de gasolina no tanque ainda... rodo em media 300km antes de abastecer.
A bolha tira MUITO o vento do peito e não causa turbulência nenhuma... mas pra mim joga o vento bem no pescoço... faz bastante barulho na entrada de ar frontal do capacete.
Quando viajo curtas distancias costumo andar nos 90km/h... pra mim e a velocidade de cruzeiro perfeita pra ela. Econômica, sem barulho no capacete... e com motor de sobra. Mas se apertar um pouco vai nos 110km/h sem problemas com esticadas a 130km/h nas ultrapassagens (msmo garupado e carregado).
Comprei o bagageiro do manivela com afastadores de alfoge, saiu R$300 com frete, mais bonito e barato que o da roncar... e com reforço para o chassi.
Da roncar custa R$250 o mata cachorro com pedaleiras, ABSURDO.
To no aguardo do manivela lancar o mata cachorro e também o cavalete bilateral.

Uma pergunta: Tenho um xênon guardado aqui que serve na tenere. Perco a garantia se instalar? To muito a fim de ver como vai ficar o farol.

Qualquer duvida tamos ai.
Editado pela última vez por RAlves em 12 Abr 2011, 18:42, em um total de 1 vez.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Gaucho

Re: 3 semanas e 3700km depois - XTZ 250 Tenere

Mensagem por Gaucho »

excelente relato.
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Segundo a CC perde a garantia da parte elétrica da moto.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

Ralves

Eu estranhei bastante a suspensão traseira da Lander, achei a da XTZ 125 bem melhor (mas bem melhor mesmo). Pelo vista a suspa da Té250 ficou igual.

Mata cachorro não tem na Motoban? o da Lander é na faixa de 100 reais lá.

Se achou ruim a reserva com 6 litros, e a Lander que o tanque é de 11 e marca reserva com ainda 5 litros no tanque?
NC750x

-- no donut for you! --
Fender
Motociclista

Mensagem por Fender »

Só ontem tive a oportunidade de ver essa T250 ao vivo e subir nela.
A concessionária Yamaha daqui de Bauru fechou ano passado e ontem fui a Jaú
fazer revisão e o 2º recall da suspensão trazeira da Fazer.
Realmente a moto é bonita e muito macia pelo que pude notar.
Eles tinham uma branca com um papel de vendida, uma preta zero e outra preta usada para vender tbem.
A pedida 13,8K, achei muito caro. Acredito que 12,5K seria um preço bem honesto para essa moto, mas
quem conhece a Yamaha... O preço sugerido é 12.990,00, passando essa onda de lançamento talvez melhore.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Li uma viagem numa revista de dois casais que foram de T25 e mosquito da dengue. Os caras prefiraram a T25, mas reclamaram pesadamente dos freios da T25. Tem q dar um jeito de melhorar mesmo.

A T25 seria melhor que uma Falcon pra viajar?

[ ]'s
Imagem
zébuscapé
Motoqueiro

Mensagem por zébuscapé »

Fala homi...

Excelente relato... muito econômica e com , excelente autonomia, sem motor babão, moto bem resolvida na parte mecânica.... ta num excelente custo benefício para o seu propósito, uma pena é eles não colocarem injeção, painel decente e tanção na xt 600, ia ser a moto perfeita...

Até...
De supertenere 750 ano 1997
Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

Quanto custa o mosquito ?
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Os freios da Lander/X/Té250 são deficientes por que a yamaha insiste em um flexivel de merda.

Coloca uns aeroquips que o freio melhora muito.
NC750x

-- no donut for you! --
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por kalixto »

otimo relato, bem dentro do que eu imaginava, menos o banco mas mesmo assim deve ser melhor que da lander normal.
Ia ser a minha primeira zero de 250cc, se não aparecece a ninja 250r, com 2.700km, por 14.000 reais já emplacada e documentada e gostinho de provar um brinquedo diferente, mas essa 250 da yamaha é muito versatil, economica e tem um custo de manutençao baixo e encara uma viagem sem pressa nos 100/110kmh no painel. fui com a lander normal de Curitiba a foz, de boa imagina com essa.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
XTman
Dinossauro

Mensagem por XTman »

Se vc instalar o xênon (de boa qualidade) sem cortar nenhum fio da moto, não vai afetar nada na parte elétrica, nem perder garantia. Basta retirar depois e voltar o original nas revisões. Se a revenda souber que tá com xênon e der algum pau na parte elétrica, aí é adeus garantia.
Ferrugem
Roda Presa

Mensagem por Ferrugem »

Kuati escreveu:A T25 seria melhor que uma Falcon pra viajar?

[ ]'s
Também tenho essa dúvida... E gostaria de saber se o desempenho dela é semelhante ao da Falcon.
PCX 150 -> Sh 150i
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

Legal o relato... como essa Teneré 250 está entre minhas opções de UP, bom saber uma opinião de quem já tem a moto.
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
asneto_3
Roda Presa

Mensagem por asneto_3 »

ta reclamando da reserva, poxa, minha fazer pega reserva com 8l no tanque ainda!
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

XTman escreveu:Se vc instalar o xênon (de boa qualidade) sem cortar nenhum fio da moto, não vai afetar nada na parte elétrica, nem perder garantia. Basta retirar depois e voltar o original nas revisões. Se a revenda souber que tá com xênon e der algum pau na parte elétrica, aí é adeus garantia.
XTMan,

E os kits Xenon para motos já vem com o esquema pra ligar no chicote original, nada de cortar ou puxar fios...

Plug&Pray... }:)
NC750x

-- no donut for you! --
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Ferrugem escreveu:
Kuati escreveu:A T25 seria melhor que uma Falcon pra viajar?

[ ]'s
Também tenho essa dúvida... E gostaria de saber se o desempenho dela é semelhante ao da Falcon.
Duvido.

Já tive

Falcon
Fazer
Lander
XT600

Pra viajar a Lander e Fazer não fazem bem cóssegas na Falcon, isso ambas com garupa. ;-)
A Té pode até ter outra relação, mas a Falcon tem 1kg a mais de torque e praticamente o mesmo peso ;-)
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Ricardo
Roda Presa

Mensagem por Ricardo »

Também tenho a mesma dúvida referente a Falcon.

RAlves,
Duas perguntas
1 - O que te levou a trocar a XT600 na Tenere?
2 - Está satisfeito com a troca?

[]´s
Falcon 06
Rubens Melo
Motoqueiro

Mensagem por Rubens Melo »

Bacana o relato, também estou pra lá de satisfeito com minha T250, candidata a MOTO FODÁSTICA 2011!!! :yay:

Minha moto fez 34km/l no primeiro tanque, nem acreditei, mesmo andando no modo tiozão domingueiro por causa do amaciamento achei que antes de amaciar ela ia beber um pouco mais... ;-) O segundo tanque vou completar agora e atualizo aqui...

A suspensão to achando maravilhosa, realmente pra mim está se tornando impensável andar de street/naked na cidade com esse asfalto sem vergonha, não precisar se preocupar com buracos e lombadas realmente não tem preço, principalmente de noite e com chuva onde a visibilidade pra esse tipo de obstáculo é muito prejudicada.

A posição de pilotagem é ponto alto dessa moto na minha opinião, só me senti confortável assim na Vstrom de todas as motos que já andei na vida, da gosto de sair por aí.

O banco é duro mesmo, não da pra negar, mas não chega a incomodar, mas como não fiz uma viagem longa ainda, quero esperar pra ver.

Os freios, bom, não são maravilhosos mas também não achei ruins, em comparação com a Lander achei que tiveram uma melhora significativa sim, pra velocidade que a moto tem acho que estão na medida, mas também to pensando no aeroquip pois segurança nunca é demais.

Quanto ao desempenho to muito satisfeito, já conhecia o motor, com a relação um pouco alongada melhorou demais o conforto nas viagens com o motor rodando um pouco mais folgado, claro que tem que calcular as ultrapassagens após os 110km/h, mas isso já sabia quando comprei a moto. Na minha opinião, a velocidade de cruzeiro ideal fica entre 100 e 110km/h.

Como já falei, o farol é realmente um espetáculo, veio de fabrica regulado no modo safari pra caçar macaco nas árvores, mas regulei com muita facilidade apenas rodando um parafuso.

To escutando um barulho de plástico batendo quando passo em buracos grandes, pouca coisa mais tem, não sei se vem do paralama ou das carenagens do farol, tenho que ver isso ainda.

Pneus excelentes! Apesar do desenho feio passam muita confiança, entrei forte em várias curvas, da pra encostar a pedaleira no chão numa boa.

A traseira é lastimável mesmo, acho que o projetista dormiu nessa hora, que mancada dona yamaha!!!

Comprei a moto ideal pra mim, uso muito mais na cidade do que na estrada, se fosse ao contrário talvez minha opção fosse a ninjinha, mesmo assim se fosse apenas viajar sozinho, com garupa nem pensar, mas EU nunca compraria uma ninjinha pra usar no dia a dia.

Ao meu ver, para quem vai usar a moto como eu, a T250 ta muito a frente das outras 250/300 cc no custo x benefício.

Cheguei a pensar em um falcon, sempre fui fã dessa moto, mas o consumo, o fato de ser carburada, a autonomia menor, farol pior entre outras coisas, me fazem pensar que a diferença de motor não ofuscaria todas as outras qualidades da T250. Ou seja, o conjunto da obra é melhor.
Toecutter
Dinossauro

Mensagem por Toecutter »

RAlves escreveu:Breve relato sobre a Yamaha Xtz Tenere 250

O barulho de maquina de costura e nojento.

Freio dianteiro e fraco... mesma coisa da lander... não mudou nada. Vou colocar um aeroquip decente e disco de 320mm.

Suspensao dianteira muito macia... quica nas imperfeicoes e deixa a moto instável. Vou experimentar colocar um 15w nas bengalas.

Banco bonito e anatômico... mas duro pra baralho. Cogito fazer um ere.

Parece relato de comprador de Rargley. Mas vai causar menos furor por ser Iamarra. ;-)

Valeu pelas informações, tá na mira uma dessas, mas fora o consumo acho que a DT ainda me atende melhor.
.:TE VEJO NO INFERNO:.
Não deslogue agora, sua opinião receberá a importância que você merece.
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

RAlves escreveu: Suspensao dianteira muito macia... quica nas imperfeicoes e deixa a moto instável. Vou experimentar colocar um 15w nas bengalas. Amortecedor traseiro ótimo, pena que desce muito com garupa... mal de Yamaha. Absorve muito bem irregularidades... não sai do chão... muito melhor que a da lander.

Eu achava a mesma coisa em supensões em geral, depois que fiz o curso da RaceTech descobri que a coisa não é tão simples assim.

Antes de modificar qualquer coisa, tenha certeza do que vai fazer.

A frente quicando pode ser a suspensão com pouca pré-carga, as vezes nem é coisa do hidraulico e colocar oleo mais grosso pode frear a velocidade da suspensão em abrir e absorver as irregularidades a tempo, ou seja, ela pode ainda estar fechada e o buraco a pega com pouco ou menor curso do que deveria.

Na traseira, não tem jeito, ao colocar garupa tem que regular a mola, ela é regulada para um peso médio. Garupa acrescenta um bom peso e aí sai tudo do lugar, muda angulo de ataque na dianteira também.

Para isto temos regulagens na mola traseira.

Vou dar um exemplo de suspensão que fiz há anos em DT180/MXN180 e assim tinha uma ótima suspensão de competição de Motocross e Enduro de velocidade: Oleo mais fino, no máximo um 5W, um pequeno calço nas molas dianteiras (aumentando a pré-carga) e 5 libras de ar. Esta era a minha suspensão dianteira perfeita de competição, a original da MXN era dura e tinha dificuldades de freio, a da DT180 era mole demais e batia no fundo toda hora. Na MXN a mola era maior e ainda tinha calço, na DT a mola era mole e tinha um calcinho. Eu usava a mola de DT.

A motinha tinha uma suspensão para mim, meu peso na época, muito perfeita.

Foram várias tentativas até chegar isto, mais de 2 anos correndo com a mesma moto.

Assim, vai com calma antes de mudar alguma coisa na TenereFake.

Lembra que a Yamaha do Brasil não é uma coisa séria e que vende 250 pelo preço de uma 600.

Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
Responder