MEDO NAS CURVAS !!!!

Grupo de discussão geral sobre motos.
Optimus Leo
Mito

Re: MEDO NAS CURVAS !!!!

Mensagem por Optimus Leo »

Eu acho que tem varios niveis de medo. Eu considero que o que eu sinto andando na moto nao e medo, senao um forte sentido de auto-preservacao.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Sim, medo = sentido de auto-preservação.
Há níveis de medo, como mencionou, aí há o medo que extrapola e atrapalha mesmo, acaba travando o piloto.

No fim das contas concordamos, só discordamos na definição da palavra.
Mas medo todo piloto tem, se não tem vai aprender a ter no chão que vai levar hehehe.

[ ]'s
Imagem
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

E isso, eu me refero a esse "medo" que e tao forte, que ja atrapalha na conducao, no pensamento, que termina ocasionando um accidente.

Por isso, eu que tenho pasado um sustos bem fortes na moto...o primeiro que eu faco e parar num lugar direito, descer da moto e tratar de me relaxar novamente...
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Valdicreidison Letisgô
Motociclista

Mensagem por Valdicreidison Letisgô »

Marcio-Bsb escreveu:Caramba, passei muito tempo mentido pra todo mundo que foi um buraco, na curva, que foi area, mas na verdade eu errei a velocidade e tangeciamento da curva, entrei pensando se eu pendulasse e usasse o contra esteco, faria mole a curva... Sobrou teoria faltou habilidade...
ja reparou q todo mundo q sofre acidente na curva, diz q vinha um carro na contra mão e teve q desviar? Ninguem erra na curva :lol: :lol: :lol: :lol:
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
Mosimann
Roda Presa

Mensagem por Mosimann »

Coincidência... Aconteceu quase a mesma coisa comigo essa semana.

Estava na estrada com a esposa na garupa e peguei uma saída da rodovia, onde havia uma curva de uns "360 graus". Estava bem, devagar, uns 50 por hora, deitando a moto e no meio, não sei porque achei que tava indo um pouco rápido e dei uma segurada no freio da frente.

A moto levantou e comecei a ir reto em direção ao guard rail. Em um milésimo de segundo soltei o freio e deitei novamente. Depois disso, até chegar em casa fiquei como medo. Mesmo curvas muitos abertas na estrada, pista dupla sem movimento, já me faziam reduzir.
Alcan
Roda Presa

Mensagem por Alcan »

Olá pessoal! Tudo beleza? :D

Lecoibr, entendo que vc está passando por um período natural, levando em conta o que ocorreu com você. Não se preocupe, examine todos os conselhos que foram dados e retenha o que lhe parecer bom... eu verifiquei excelentes dicas. ;-)

Este foi um daqueles tópicos que apresentam conteúdo pertinente e "falas" apropriadas. :wink:

Conheço, pessoalmente, algumas pessoas que te responderam e outras duas, que ainda estou por conhecer, que passaram por situações difíceis tendo que se recuperar tanto física como emocionalmente para andar de moto novamente... e eu as admiro muito. :D

Conheço também um amigo, que há muito não o vejo, que encerrou a carreira de motociclista por motivo de alguns "terrenos que adquiriu". Ele tomou sua decisão e eu o respeito do mesmo modo. Talvez devesse incentivá-lo a voltar pro munda das duas rodas, mas é uma responsabilidade demasiada e que apenas a pessoa deve ter. :?

Eu já tive a experiência de uma queda, no entanto, foi apenas um pequeno "lote" :lol: . Pude descobrir que ocorreu um misto de óleo na pista e aceleração de modo errada. Graças a Deus, fiquei apenas com uma leve dor no cotovelo, que se recuperou bem mais rápido do que a minha inclinação na curva onde caí. :roll: Eu cheguei a fazer a curva a pé para entender o que tinha ocorrido... foi qdo vi uma mancha escura que os ônibus costumam deixar e, em momento de reflexão, percebi que acelerei mais forte que devia quando ainda em curva. :(

Como dito anteriormente, a turma deixou alguns conselhos preciosos. Espero que você se desfaça do "trauma" e que a adquira a experiência.

Tudo de bom pra vc, grande abraço. :wink:
God, Strenght and Honor

- Honda CG 125 ES 2003 Km: 50.990 / * 2003 - † 2008
- Yamaha XTZ 250 X 2008 Km: 7.500 / * 2008 - † 2010
q
Roda Presa

Mensagem por q »

Leva a Hornet pra um trackday ou curso de pilotagem, não necessáriamente no autódromo. Uma moto como essa merece um piloto com uma perícia do mesmo nível.
Alexandre Q
Vendo macacão Dainese Laguna Seca prof - http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... 65#p904265
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Kuati escreveu: Copiando do texto (ruim) do Tite:
"Quem pilota moto em competições e afirma não ter medo, ou é irresponsável ou é mentiroso mesmo. O medo é natural e instintivo, e aumenta na razão direta que o piloto atinge seus limites ou os da moto."
Não acho que o Tite foi muito feliz ao se expressar sobre o medo nas pistas. Disso aí pouca gente aqui tem experiência e nesse sentido posso dizer que os pilotos não têm medo, mas têm sim é um desejo, uma ânsia enorme de fazer volta mais rápida "babando", dando um jeito de baixar uns milésimos preciosos de segundos. Falar em medo nessas circunstâncias seria empregar a palavra errada. Eu diria no máximo uma expectativa, uma ansiedade de saber como a moto vai entrar naquela curva se fizer uma aproximação diferente, freiar mais lá dentro, noutra trajetória, etc. O medo existe latente, mas no caso dos pilotos só dispara instintivamente para correção de uma manobra dessas quando já deu errado.

Aliás, não por acaso, meu lema durante muito tema veio de uma frase clássica do Mário Andretti: If you´re in control you´re not fast enough ( em português, numa tradução próxima, seria algo como: vc só estará sendo efetivamente rápido se deixar o equilíbrio de lado, dito de outra forma, se tudo está muito "redondinho", vc não está ousando e não vai baixar tempo de volta ).

O tema é polêmico, pois principalmente no motociclismo os estilos são variados e ainda assim cada qual consegue eventualmente a melhor volta fazendo uso de seu estilo ( uns certinhos e consistentes outros arrojados ).
NETO NEW HORNET
Roda Presa

Mensagem por NETO NEW HORNET »

Mosimann escreveu:Coincidência... Aconteceu quase a mesma coisa comigo essa semana.

Estava na estrada com a esposa na garupa e peguei uma saída da rodovia, onde havia uma curva de uns "360 graus". Estava bem, devagar, uns 50 por hora, deitando a moto e no meio, não sei porque achei que tava indo um pouco rápido e dei uma segurada no freio da frente.

A moto levantou e comecei a ir reto em direção ao guard rail. Em um milésimo de segundo soltei o freio e deitei novamente. Depois disso, até chegar em casa fiquei como medo. Mesmo curvas muitos abertas na estrada, pista dupla sem movimento, já me faziam reduzir.

Todo motociclista já passou por essa experiência e eu tive uma idêntica esses dias viajando com a pratoa na garupa e aprendi, frear no meio da curva é pra quem sabe e sozinho. após esse episódio eu evito o máximo frear no meio da curva e além disso colocar a vida da mulher em risco.

NETO-B12
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

Valdicreidison Letisgô escreveu:
Marcio-Bsb escreveu:Caramba, passei muito tempo mentido pra todo mundo que foi um buraco, na curva, que foi area, mas na verdade eu errei a velocidade e tangeciamento da curva, entrei pensando se eu pendulasse e usasse o contra esteco, faria mole a curva... Sobrou teoria faltou habilidade...
ja reparou q todo mundo q sofre acidente na curva, diz q vinha um carro na contra mão e teve q desviar? Ninguem erra na curva :lol: :lol: :lol: :lol:
O pior é quando voce tenta mentir para si mesmo, pior ainda é quando voce mesmo acredita na sua propria mentira :lol: :lol: :lol: :lol:

Concordo com o kuati, Quem nao tem medo tem problema mental, algum nivel de medo o camarada tem que ter!
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerads...

Desse mal eu não sofro, pois eu caí em plena reta, eheheheh...

Como resultado, virei "cagão de reta", logo, sempre entro nas curvas bem devagar, pois já venho devagar pelas retas, eheheheheh...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
J.
Motociclista

Mensagem por J. »

Cara,

Vc com esse "trauma" e quer pegar uma H6?...acho que não seria uma boa idéia!

Tentar ver se vc faz aqueles cursos de pilotagem mais simples (não precisa ser em circuito), só para ter mais controle e confiança sobre a moto.
Valeu!
lecoibr
Roda Presa

Mensagem por lecoibr »

Kuati escreveu:Tb fiquei com trauma, caí em curva, acelerando forte, daquelas curvas mal projetadas que se fecham duma vez, ainda, havia chovido um mês e o asfalto estava completamente deteriorado, lotado de pedras no chão, me pegou de surpresa e fui pro chão.

Ombro regaçado, húmero não clavícula, uns 5 meses de recuperação e sequelas até hj.

Trauma total, toda curva q eu ia fazer não conseguia deitar a moto, curvas quadradas, tudo qto é curva eu achava q estaria toda danada à frente, que se fecharia, como aquela. Eu queria vencer as curvas, mas o bloqueio psicológico não me deixava deitar a moto.

Até que comecei a pendular e isso acabou colocando a força física sobre a força psicológica, hj em dia toco na boa, mas não dá pra dizer que o trauma desapareceu, e isso é até bom, pq a muitas vezes a gente não sabe como o asfalto vai estar ali na frente da curva ou que vamos encontrar.

[ ]'s
Kuati, como é esse tal de " pendular " ? Já vi alguém aqui no tópico falando sobre isso também, que para perder o medo nas curvas fazia o tal pendulo. Seria tirar a bunda pra fora da moto nas curvas ?

Abraços
Futuro: Hornet 2??? (black) 8)
Passado: Fazer 250 06/07 (black) :-D
lecoibr
Roda Presa

Mensagem por lecoibr »

Quer comprar a H6 eu recomendo, mantenha o medo como auxiliar a preservacao da sua vida... Faca as curvas conforme sua capacidade, nao se envergonhe porque um outro motociclista é melhor que voce em curvas, curta a vida e curta sua moto, nao temos que provar nada para ninguem!
Valeu pela força Marcio-Bsb . . . .
lecoibr
Roda Presa

Mensagem por lecoibr »

Optimus Leo escreveu:Eu sempre disse "Para poder pilotar moto tem que ter um pouquinho de loucura...e bastante sentido de auto-preservacao"

Algo similar aconteceu faz anos, cuando eu era moleque e anda com patins en linha e skate...eu fazia de tudo, saltava, descia, muitas piruetas, etc. Sempre usava equipamento para minha protecao. Entao, um dia eu nem sei porque, tinha tirado o equipamento um momento, e nisso tropecei e fui para atras...coloquei a mao para amortecer a caida, e cuando levanto, vi minha mao direita apontando em outra direccao. Tinha me fraturado.

Depois de pasar 1 mes com o geso, eu senti que mais nunca fui o mesmo. Mais nunca fiz as mesmas coisas que eu fazia. Fiquei com medo de tudo. O que aconteceu? Terminei perdendo o amor pelo esporte. Ums anos depois quiz voltar a tentar, mais ja tinha ficado muito enferrujado e o trauma seguia.

O que eu quero dizer com isso? Pega a moto, aprenda da experiencia mais nao deixa o medo te dominar nao. O momento que o medo consome voce, ja esta perdendo o prazer de algo que voce gostava.

Trata de pegar um dia de pista, alguma escola o vai num lugar que voce possa praticar com as melhores condicoes possiveis para pegar curvas tranquilo, na rua e perigoso mesmo pelos outros carros. Segue praticando que voce voltara a fazer curvas direito.
Cara, estou lutando justamente pra isso, pro medo não me dominar como você disse, temos que supera-lo, para não deixarmos o amor por algo de lado. Tirou as palavras da minha boca . . .
Brizzo
Roda Presa

Mensagem por Brizzo »

lecoibr escreveu:Infelizmente aqui em Brasilia não tem curso de pilotagem, e quando veêm são o olho da cara, so com motos esportivas . . . . .
O negócio aqui é isolado, aqui nesse "vaticano" que fica dentro do Goias . . .

Ouvi falar no curso do "Testa" (aquele mesmo dos shows de acrobacia). R$ 800,00 (com a moto dele incluída). Informação extra-oficial de conversa de buteco. :roll:
lecoibr
Roda Presa

Mensagem por lecoibr »

Alcan escreveu:Olá pessoal! Tudo beleza? :D

Lecoibr, entendo que vc está passando por um período natural, levando em conta o que ocorreu com você. Não se preocupe, examine todos os conselhos que foram dados e retenha o que lhe parecer bom... eu verifiquei excelentes dicas. ;-)

Este foi um daqueles tópicos que apresentam conteúdo pertinente e "falas" apropriadas. :wink:

Conheço, pessoalmente, algumas pessoas que te responderam e outras duas, que ainda estou por conhecer, que passaram por situações difíceis tendo que se recuperar tanto física como emocionalmente para andar de moto novamente... e eu as admiro muito. :D

Conheço também um amigo, que há muito não o vejo, que encerrou a carreira de motociclista por motivo de alguns "terrenos que adquiriu". Ele tomou sua decisão e eu o respeito do mesmo modo. Talvez devesse incentivá-lo a voltar pro munda das duas rodas, mas é uma responsabilidade demasiada e que apenas a pessoa deve ter. :?

Eu já tive a experiência de uma queda, no entanto, foi apenas um pequeno "lote" :lol: . Pude descobrir que ocorreu um misto de óleo na pista e aceleração de modo errada. Graças a Deus, fiquei apenas com uma leve dor no cotovelo, que se recuperou bem mais rápido do que a minha inclinação na curva onde caí. :roll: Eu cheguei a fazer a curva a pé para entender o que tinha ocorrido... foi qdo vi uma mancha escura que os ônibus costumam deixar e, em momento de reflexão, percebi que acelerei mais forte que devia quando ainda em curva. :(

Como dito anteriormente, a turma deixou alguns conselhos preciosos. Espero que você se desfaça do "trauma" e que a adquira a experiência.

Tudo de bom pra vc, grande abraço. :wink:
Mais um "vizinho" aqui de BsB... ;-) , value pela força Alcan . . .
Editado pela última vez por lecoibr em 15 Jun 2008, 23:36, em um total de 1 vez.
lecoibr
Roda Presa

Mensagem por lecoibr »

J. escreveu:Cara,

Vc com esse "trauma" e quer pegar uma H6?...acho que não seria uma boa idéia!

Tentar ver se vc faz aqueles cursos de pilotagem mais simples (não precisa ser em circuito), só para ter mais controle e confiança sobre a moto.
Tenha calma...rs A Hornet é só para o começo de 2009 ...rsrsrs

E mesmoa ssim, se já a tivesse, estaria treinando na minha rua.

Pode ter certeza, que esse medo não vai interferir na compra da moto, compro com medo ou sem medo, foi assim quando comprei a Fazer 250 achei a moto muito grande, pois so tinha andando em moto de auto escola.

Me disseram uma vez, para se ganhar experiência, e achei muito válido:

1 fase - Comece pela sua rua
2 fase - Comece a ir a na rua do seu vizinho
3 fase - Visite o outro bloco de casas
4 fase - Visite o próximo quarteirão
5 fase - Visite os parentes que estão na mesma cidade
6 fase - Visite parente em cidades mais longes
7 fase - Visite parentes em outro estados
8 fase - Viagens internacionais

Tenho consciência
Edu VTi
Novato

Mensagem por Edu VTi »

Medo NÃO
Consciência SIM
Parra
Motociclista

Mensagem por Parra »

Optimus Leo escreveu:Eu sempre disse "Para poder pilotar moto tem que ter um pouquinho de loucura...e bastante sentido de auto-preservacao"

Algo similar aconteceu faz anos, cuando eu era moleque e anda com patins en linha e skate...eu fazia de tudo, saltava, descia, muitas piruetas, etc. Sempre usava equipamento para minha protecao. Entao, um dia eu nem sei porque, tinha tirado o equipamento um momento, e nisso tropecei e fui para atras...coloquei a mao para amortecer a caida, e cuando levanto, vi minha mao direita apontando em outra direccao. Tinha me fraturado.

Depois de pasar 1 mes com o geso, eu senti que mais nunca fui o mesmo. Mais nunca fiz as mesmas coisas que eu fazia. Fiquei com medo de tudo. O que aconteceu? Terminei perdendo o amor pelo esporte. Ums anos depois quiz voltar a tentar, mais ja tinha ficado muito enferrujado e o trauma seguia.

O que eu quero dizer com isso? Pega a moto, aprenda da experiencia mais nao deixa o medo te dominar nao. O momento que o medo consome voce, ja esta perdendo o prazer de algo que voce gostava.

Trata de pegar um dia de pista, alguma escola o vai num lugar que voce possa praticar com as melhores condicoes possiveis para pegar curvas tranquilo, na rua e perigoso mesmo pelos outros carros. Segue praticando que voce voltara a fazer curvas direito.
huahuahuahu ! quando eu era muleque eu também fazia street e jogava hokey em in-line ! hahuahu ! o Problema é que eu me quebrei diversas vezes. Braço 2x cada um. Cranio 1x. Clavicula 1x ! huahau ! Dai cansei disso e parti pro Rugby + Moto ! huahahuhu ! Até agora nenhuma fratura só distenções ! huahuahu !
Responder