MEDO NAS CURVAS !!!!
MEDO NAS CURVAS !!!!
Galera,
To num dilema, cai numa curva com minha Fazer 250, em março/2007, vendi ela em fevereiro agora, de 2008, pois estou juntando mais grana para comprar uma H6 2009. O problema é o seguinte, desde que cai, até a venda da moto, estava com um "cagaço" de fazer curva, fazia curva muito aberta, colocando em risco a minha própria vida e notei que não tinha a mesma segurança de antes, estava até mesmo pegando outro caminhos para evitar curvas mais dificeis (curvas mais dificeis para mim, pois passando de carro por essas curvas via até entregador de pizza fazendo numa boa) ou seja, quase um ano depois esse trauma ainda não passou, cai numa curva que era negativa, o centro era mais alto que a estremidade, e ao deitar um pouco mais a moto o pneu de trás saiu.
Alguém tem alguma técnica para perder esse tal "medo" de curva e voltar a ter confiança nelas ? É so prática mesmo ?
Abraços e obrigado a todos
To num dilema, cai numa curva com minha Fazer 250, em março/2007, vendi ela em fevereiro agora, de 2008, pois estou juntando mais grana para comprar uma H6 2009. O problema é o seguinte, desde que cai, até a venda da moto, estava com um "cagaço" de fazer curva, fazia curva muito aberta, colocando em risco a minha própria vida e notei que não tinha a mesma segurança de antes, estava até mesmo pegando outro caminhos para evitar curvas mais dificeis (curvas mais dificeis para mim, pois passando de carro por essas curvas via até entregador de pizza fazendo numa boa) ou seja, quase um ano depois esse trauma ainda não passou, cai numa curva que era negativa, o centro era mais alto que a estremidade, e ao deitar um pouco mais a moto o pneu de trás saiu.
Alguém tem alguma técnica para perder esse tal "medo" de curva e voltar a ter confiança nelas ? É so prática mesmo ?
Futuro: Hornet 2??? (black) 8)
Passado: Fazer 250 06/07 (black)
-
NETO NEW HORNET
- Roda Presa
Re: MEDO NAS CURVAS !!!!
lecoibr escreveu:Galera,
O melhor para comentar esse tópico é o preti.
Mas acho que se estava inseguro com a fazer 250 é melhor pensar bem antes de montar numa 4cc, independente de qual seja.são motos mais pesadas e mais potentes,tendem a sair mais nas curvas e exige mais do piloto, é claro que estou falando de tocadas mais fortes, porque se for fazer curva com medo(rápido ou devagar) é melhor não entrar nela com uma 4cc, tem que ter mais braço e mais segurança sem medo se não é chão na certa.
Abraço e juizo.
NETO-B12
sofro do mesmo medo

- Marcio-Bsb
- Dinossauro
Medo é importante para preservacao da vida....
Quando eu tinha a CB500, cada dia que eu andava nela sentia uma sencacao de cada dia mais de ter dominio total da moto, cada dia eu fazia as curvas mais rapido e cada vez mais eu me sentia o fodao das curvas...
Achava que tudo aquilo que li sobre contra esterco e talz tava me tornando cada vez mais o PILOTO!!! Um dia com essa minha autoconfiaca inflada entrei em uma curva dificil a uns 130 no velocimentro... resultado nao fui capaz de realizar a curva e fui pro chao, quase cai em um desfiladeiro, apesar de ter me livrado do desfiladeiro me fodi e fodi a moto toda... Ainda bem que eu estava usando equipamentos de protecao, mas mesmo assim levei mais ou menos um mes para me recuperar...
No periodo de recuperação eu fiquei em casa so lendo sobre motos na internet e foi quando conheci o M@D!
Pois bem, Fiquei no maior cagaço de fazer curvas, gosto muito de motos e tenho uma h6... Meu remedio? faco curvas bem mais lento que a maioria dos motociclistas e sou feliz... Nao fujo de caminhos com curvas somente as faço mais lentamente!
Quando eu tinha a CB500, cada dia que eu andava nela sentia uma sencacao de cada dia mais de ter dominio total da moto, cada dia eu fazia as curvas mais rapido e cada vez mais eu me sentia o fodao das curvas...
Achava que tudo aquilo que li sobre contra esterco e talz tava me tornando cada vez mais o PILOTO!!! Um dia com essa minha autoconfiaca inflada entrei em uma curva dificil a uns 130 no velocimentro... resultado nao fui capaz de realizar a curva e fui pro chao, quase cai em um desfiladeiro, apesar de ter me livrado do desfiladeiro me fodi e fodi a moto toda... Ainda bem que eu estava usando equipamentos de protecao, mas mesmo assim levei mais ou menos um mes para me recuperar...
No periodo de recuperação eu fiquei em casa so lendo sobre motos na internet e foi quando conheci o M@D!
Pois bem, Fiquei no maior cagaço de fazer curvas, gosto muito de motos e tenho uma h6... Meu remedio? faco curvas bem mais lento que a maioria dos motociclistas e sou feliz... Nao fujo de caminhos com curvas somente as faço mais lentamente!
Editado pela última vez por Marcio-Bsb em 15 Jun 2008, 14:55, em um total de 1 vez.

Se inscreve em um bike day em autodromo e faça curvas forte lá, com equipamentos e segurança... nunca caí, mas quase caí várias vezes de moto por causa de oleo... depois da ultima parei de arrastar pedaleira! na rua as variaveis p/ se dar mal de moto são inúmeras!
- Fernanda-DF
- Mito
- Contato:
Eu me acidentei tolamente em reta, mas fiquei com medo em curvas... Hj, até moleque em carrinho de rolimã na subida faz mais rápido que eu...
O pânico após o acidente era de ficar perto da traseira de veículos, mas já passou.
O pânico após o acidente era de ficar perto da traseira de veículos, mas já passou.
-oo-
O boss é meu broder.
O boss é meu broder.
- Valdicreidison Letisgô
- Motociclista
Mais um pro Clube da Curva Quadrada, to nem ai, nao quero provar nada.
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
lecoibr, um amigo (screwy_00 aqui do forum) sofria do mesmo "mal" após uma queda voltando de currais novos - pb.
Ele só ficou 'curado' após um curso de pilotagem em caruaru - pe.
Por ai em BSB não tem cursos semelhantes não? Ele caiu numa twister e fez o curso numa fazer 250.
Para ele, foi otimo!
Abç e cuidado com esse UP nesse "estado de espirito" ;)
Por ai em BSB não tem cursos semelhantes não? Ele caiu numa twister e fez o curso numa fazer 250.
Para ele, foi otimo!
Peels Mach 5 -> CMS 2 -> Zeus 508 -> Zeus Dragon -> LS2 Mohaii -> AGV K4
É normal que depois de uma queda sua confiança baixe e o seu limite também baixe. Não se preocupe, todo mundo passa por isso.
Te aconselho a relaxar, conversar com pessoas mais experientes, pegar dicas, e ir devagar pra não entrar em pânico numa situação de risco.
Minha primeira queda com a moto foi numa curva de baixa. Fui fazer a curva e de alguma forma a traseira pareceu que tinha sido puxada. Fiquei dois meses sem entender o que aconteceu, até que depois desse tempo, quando eu estava pilotando já bem mais tranquilo aconteceu a mesma situação. Curva num balão, velocidade baixa.... e a roda traseira escorregou. A diferença? Na primeira vez sequer agi. Fui pro chão sem nem tentar consertar. Na segunda senti o pneu deslizando bem antes e corrigi. A moto sequer rabeou. Daí eu descobri o motivo que fiquei dois meses sem entender: Estava dando mais motor do que podia nas saídas de curva.
O que mudou? Experiência.
Curta bastante sua motoca e vá devagar.
Sugiro a leitura desse artigo do motonline intitulado "conheça seus limites".
http://www.motonline.com.br/default.asp ... a=2&show=1
Valeu!
Te aconselho a relaxar, conversar com pessoas mais experientes, pegar dicas, e ir devagar pra não entrar em pânico numa situação de risco.
Minha primeira queda com a moto foi numa curva de baixa. Fui fazer a curva e de alguma forma a traseira pareceu que tinha sido puxada. Fiquei dois meses sem entender o que aconteceu, até que depois desse tempo, quando eu estava pilotando já bem mais tranquilo aconteceu a mesma situação. Curva num balão, velocidade baixa.... e a roda traseira escorregou. A diferença? Na primeira vez sequer agi. Fui pro chão sem nem tentar consertar. Na segunda senti o pneu deslizando bem antes e corrigi. A moto sequer rabeou. Daí eu descobri o motivo que fiquei dois meses sem entender: Estava dando mais motor do que podia nas saídas de curva.
O que mudou? Experiência.
Valeu!
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12
Macumunando coisas caóticas
Macumunando coisas caóticas
-
Gaucho
Marcio-Bsb escreveu:Medo é importante para preservacao da vida....
Infelizmente aqui em Brasilia não tem curso de pilotagem, e quando veêm são o olho da cara, so com motos esportivas . . . . .
O negócio aqui é isolado, aqui nesse "vaticano" que fica dentro do Goias . . .
O pior que passava pela curva e olhava ela, olhava, olhava, sempre passo de carro nela, e não entendia o porque, o unico problema que via era por que era negativa . . . . valeu pela força.
Vou testar isso com o Tutu que eu to alugando aqui numa locadora, pra não perder a prática . . . .
Podem ficar tranquilo que a prudência bate a minha porta...rsrs, não faço mais as curvas abertas, tento entrar fechado, mas com a velocidade muito baixa. O Medo é justamente em deitar um pouco mais a moto, pois vejo que por ser lento acabo atrapalhando os carros atrás, e já viu né ? Se pego um FDP com raiva de motoqueiro, não vai ter pena em me empurrar pra fora . . .
Valeu mesmo
O negócio aqui é isolado, aqui nesse "vaticano" que fica dentro do Goias . . .
Caraca, foi exatamente isso, pra sair da curva, dei uma acelerada e o pneu saiu !!!! Velho, será que foi isso ???? Pela primeira vez, neste periodo todo uma confiança bateu em mim, rapaz . . . . .PriesT escreveu:É normal que depois de uma queda sua confiança baixe e o seu limite também baixe. Não se preocupe, todo mundo passa por isso.
O que mudou? Experiência.![]()
Valeu!
O pior que passava pela curva e olhava ela, olhava, olhava, sempre passo de carro nela, e não entendia o porque, o unico problema que via era por que era negativa . . . . valeu pela força.
Vou testar isso com o Tutu que eu to alugando aqui numa locadora, pra não perder a prática . . . .
Podem ficar tranquilo que a prudência bate a minha porta...rsrs, não faço mais as curvas abertas, tento entrar fechado, mas com a velocidade muito baixa. O Medo é justamente em deitar um pouco mais a moto, pois vejo que por ser lento acabo atrapalhando os carros atrás, e já viu né ? Se pego um FDP com raiva de motoqueiro, não vai ter pena em me empurrar pra fora . . .
Valeu mesmo
Futuro: Hornet 2??? (black) 8)
Tb fiquei com trauma, caí em curva, acelerando forte, daquelas curvas mal projetadas que se fecham duma vez, ainda, havia chovido um mês e o asfalto estava completamente deteriorado, lotado de pedras no chão, me pegou de surpresa e fui pro chão.
Ombro regaçado, húmero não clavícula, uns 5 meses de recuperação e sequelas até hj.
Trauma total, toda curva q eu ia fazer não conseguia deitar a moto, curvas quadradas, tudo qto é curva eu achava q estaria toda danada à frente, que se fecharia, como aquela. Eu queria vencer as curvas, mas o bloqueio psicológico não me deixava deitar a moto.
Até que comecei a pendular e isso acabou colocando a força física sobre a força psicológica, hj em dia toco na boa, mas não dá pra dizer que o trauma desapareceu, e isso é até bom, pq a muitas vezes a gente não sabe como o asfalto vai estar ali na frente da curva ou que vamos encontrar.
[ ]'s
Ombro regaçado, húmero não clavícula, uns 5 meses de recuperação e sequelas até hj.
Trauma total, toda curva q eu ia fazer não conseguia deitar a moto, curvas quadradas, tudo qto é curva eu achava q estaria toda danada à frente, que se fecharia, como aquela. Eu queria vencer as curvas, mas o bloqueio psicológico não me deixava deitar a moto.
Até que comecei a pendular e isso acabou colocando a força física sobre a força psicológica, hj em dia toco na boa, mas não dá pra dizer que o trauma desapareceu, e isso é até bom, pq a muitas vezes a gente não sabe como o asfalto vai estar ali na frente da curva ou que vamos encontrar.
[ ]'s

- Marcio-Bsb
- Dinossauro
Caramba, passei muito tempo mentido pra todo mundo que foi um buraco, na curva, que foi area, mas na verdade eu errei a velocidade e tangeciamento da curva, entrei pensando se eu pendulasse e usasse o contra esteco, faria mole a curva... Sobrou teoria faltou habilidade...
Quer comprar a H6 eu recomendo, mantenha o medo como auxiliar a preservacao da sua vida... Faca as curvas conforme sua capacidade, nao se envergonhe porque um outro motociclista é melhor que voce em curvas, curta a vida e curta sua moto, nao temos que provar nada para ninguem!
Quer comprar a H6 eu recomendo, mantenha o medo como auxiliar a preservacao da sua vida... Faca as curvas conforme sua capacidade, nao se envergonhe porque um outro motociclista é melhor que voce em curvas, curta a vida e curta sua moto, nao temos que provar nada para ninguem!

- Optimus Leo
- Mito
Eu sempre disse "Para poder pilotar moto tem que ter um pouquinho de loucura...e bastante sentido de auto-preservacao"
Algo similar aconteceu faz anos, cuando eu era moleque e anda com patins en linha e skate...eu fazia de tudo, saltava, descia, muitas piruetas, etc. Sempre usava equipamento para minha protecao. Entao, um dia eu nem sei porque, tinha tirado o equipamento um momento, e nisso tropecei e fui para atras...coloquei a mao para amortecer a caida, e cuando levanto, vi minha mao direita apontando em outra direccao. Tinha me fraturado.
Depois de pasar 1 mes com o geso, eu senti que mais nunca fui o mesmo. Mais nunca fiz as mesmas coisas que eu fazia. Fiquei com medo de tudo. O que aconteceu? Terminei perdendo o amor pelo esporte. Ums anos depois quiz voltar a tentar, mais ja tinha ficado muito enferrujado e o trauma seguia.
O que eu quero dizer com isso? Pega a moto, aprenda da experiencia mais nao deixa o medo te dominar nao. O momento que o medo consome voce, ja esta perdendo o prazer de algo que voce gostava.
Trata de pegar um dia de pista, alguma escola o vai num lugar que voce possa praticar com as melhores condicoes possiveis para pegar curvas tranquilo, na rua e perigoso mesmo pelos outros carros. Segue praticando que voce voltara a fazer curvas direito.
Algo similar aconteceu faz anos, cuando eu era moleque e anda com patins en linha e skate...eu fazia de tudo, saltava, descia, muitas piruetas, etc. Sempre usava equipamento para minha protecao. Entao, um dia eu nem sei porque, tinha tirado o equipamento um momento, e nisso tropecei e fui para atras...coloquei a mao para amortecer a caida, e cuando levanto, vi minha mao direita apontando em outra direccao. Tinha me fraturado.
Depois de pasar 1 mes com o geso, eu senti que mais nunca fui o mesmo. Mais nunca fiz as mesmas coisas que eu fazia. Fiquei com medo de tudo. O que aconteceu? Terminei perdendo o amor pelo esporte. Ums anos depois quiz voltar a tentar, mais ja tinha ficado muito enferrujado e o trauma seguia.
O que eu quero dizer com isso? Pega a moto, aprenda da experiencia mais nao deixa o medo te dominar nao. O momento que o medo consome voce, ja esta perdendo o prazer de algo que voce gostava.
Trata de pegar um dia de pista, alguma escola o vai num lugar que voce possa praticar com as melhores condicoes possiveis para pegar curvas tranquilo, na rua e perigoso mesmo pelos outros carros. Segue praticando que voce voltara a fazer curvas direito.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
omago, aqui em BSB tá difícil mas dia 11 e 12 de julho a Escola Rio Racing de Pilotagem estará em Goiânia.omago escreveu:lecoibr, um amigo (screwy_00 aqui do forum) sofria do mesmo "mal" após uma queda voltando de currais novos - pb.
Para ele, foi otimo!
Dia 11 é o teórico e o dia 12 a prática na pista com instrutor da escola ensinando.
Só pode ir pra pista quem fez o téorico antes. Dois meses atrás fui pra Goiânia e fiz o teórico. Desta vez irei até lá pra algumas horas de pista.
Eu recomendo, é investimento em segurança.
There's no second chances
There's only this moment
And the next moment
There's only this moment
And the next moment
Concordo com Kuati, um pouco de medo e respeito a moto e a vida só faz bem, pois se perder o medo é chão na certa.
cb 1300cc
-
NETO NEW HORNET
- Roda Presa
helder escreveu:Concordo com Kuati, um pouco de medo e respeito a moto e a vida só faz bem, pois se perder o medo é chão na certa.
Uma coisa é vc ter um pouco de medo e outra é vc ter trauma das cuvas.
É melhor ir pegando confiança aos poucos em locais menos movimentados com pouco trafego,asfalto bom,de dia,sem rassaca
NETO B12
- Optimus Leo
- Mito
Eu nao concordo. Se voce tiver medo, isso so vai ocasionar que voce cometa algum erro. NAO se deve de pilotar com medo, porque e mais provavel que voce duvide muito na hora de tomar uma decisao que leve a ter um tombo ou accidente. Sempre que voce faz alguma atividade com medo, o resultado nao e o melhor. O dia que pegar medo da moto, e melhor baixar dela e recapacitar sobre suas prioridades, ou por cuais razoes voce quer andar de moto.helder escreveu:Concordo com Kuati, um pouco de medo e respeito a moto e a vida só faz bem, pois se perder o medo é chão na certa.
Tem que ter e respeito pela moto e conhecer seus limites...e pelo menos na rua, nao tem necesidade de andar alem do 3/10 do seu limite. Numa pista voce sim pode ir subindo...ate chegar eu diria a 7/10 ou 8/10. Nao tem necesidade de correr em 9/10 ou 10/10 a nao ser que te estejam pagando, tenha um trofeu te esperando, tenha umas minas no podium e voce esteja saindo na TV.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
ColegaPriesT escreveu:É normal que depois de uma queda sua confiança baixe e o seu limite também baixe. Não se preocupe, todo mundo passa por isso.
Boas indicações o colega Priest já deu no trecho acima. A consequência indesejável é deixar que o medo te domine e vc paralise sua desenvoltura habitual sobre a moto.
Se já deu um tempo após o ocorrido, passe à fase seguinte lendo sobre o assunto e pegando orientação e troca de experiências com outras pessoas.
Dentre as leituras já lhe recomendaram uma muito boa sobre limites e eu acrescentaria mais outra sobre "O Medo" que está no nossa seção Pérolas, se não estou enganado.
O artigo é bastante específico e indicativo de como lidar com o medo. Adianto-lhe que basicamente que a sua superação depende da confrontação com o diabo novamente, porém munido de maior informação ( = segurança, fé, confiança ).
Eu acho que muito tempo afastado da moto após um acidente ajuda a alimentar mitos e traumas. Na minha vida pessoal, em regra, subi na moto novamente o mais rápido possível.
O curso de pilotagem é sempre bem-vindo, mas no seu caso, não necessariamente condição para superação de seus traumas.
A moto de maior cilindrada, somente depois de superada essa "fase".
Optimus Leo, tu é muito fodão cara!
O Cara sem medo!
Copiando do texto (ruim) do Tite:
"Quem pilota moto em competições e afirma não ter medo, ou é irresponsável ou é mentiroso mesmo. O medo é natural e instintivo, e aumenta na razão direta que o piloto atinge seus limites ou os da moto."

Pra andar demoto SEM MEDO, só andando igual uma paquinha a 80 km/h e sem nenhum veículo próximo. O medo te torna um piloto mais ligado, mais esperto, pilotagem ausente de medo só tem um resultado: chão. Mas concordo que o medo em demasia atrapalha, mas aí já é caso do trauma.
[ ]'s
O Cara sem medo!
Copiando do texto (ruim) do Tite:
"Quem pilota moto em competições e afirma não ter medo, ou é irresponsável ou é mentiroso mesmo. O medo é natural e instintivo, e aumenta na razão direta que o piloto atinge seus limites ou os da moto."
Pra andar demoto SEM MEDO, só andando igual uma paquinha a 80 km/h e sem nenhum veículo próximo. O medo te torna um piloto mais ligado, mais esperto, pilotagem ausente de medo só tem um resultado: chão. Mas concordo que o medo em demasia atrapalha, mas aí já é caso do trauma.
[ ]'s