Novo óleo genuino HONDA

Grupo de discussão geral sobre motos.
XTman
Dinossauro

Re: Novo óleo genuino HONDA

Mensagem por XTman »

KTM é moto de poser, qualquer óleo serve.
Xandão
Roda Presa

Mensagem por Xandão »

Fusoya, não se ofenda, hehehe

Não estou dizendo que a KTM não é robusta, mas que pra ser robusta precisa de um óleo de R$85 o litro, enquanto que uma CBR 1000RR basta o Mobil "lixão".
Não vamos começar aqui a discutir velocidade, marca, etc., só vou discutir isso se tiver relação com o óleo. Tua KTM com 12.000 rpm conseguiu numa descida apenas 28km/h a mais que um motor de fusca a 8.000 rpm? Acho que está desregulada hein, não está esquecendo de trocar o óleo? Se usar Motul 300V o atrito das partes móveis diminui e você conseguiria pelo menos uns 240km/h, kkkk. NÃO FIQUE BRAVO, KKKK.

Você quer KTM pra empinar, pular tronco, eu quero BMW pra rodar 500km sem abastecer, com as mãos aquecidads e com controle de tração porque eu sou bração e curto mais o conforto do que o resto.

Só pra exemplificar o uso de óleo, conheço quem tem Bandit 1200 com 150.000km e nunca teve problema de motor, e olha que só usa óleo mineral, filtro Fran e a moto nem radiador tem. Como o Tartaruga dizia, motor de Bandit 1200 aguenta até tiro de fuzil, hehehe.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Gelous escreveu:
Marcus DT escreveu:Alguém tem foto do Lubrax GP SL ?

Eu só uso o Yamalub, mas to considerando trocar por esse Lubrax aí.
Marquinhos, óleo bão é pra moto boa! Naquela lacraia vc pode passar no McDonalds e pedir 2 litros de óleo de fritura que tá beleza! :lol: :lol:

:lol: :lol: :lol:

Marquinho, passa em qualquer BR e pede para ver o LubraxGP, aí é só ler as indicações na parte de trás do frasco e ver a especificação SL. ;-)

Aliás, dificilmente econtrará especificação do lubrax inferior ao SL, se achar é porque o óleo é véio bagarái. No começo do ano passado já achava o SL nos postos. ;-)
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Eu sempre li especificações técnicas de diversos óleos, sintéticos e minerais.

A galera sisma que óleo sintético é melhor, mas não é bem assim, só se for em tecnologia, porque em proteção depende.

Não adianta usar 100% sintético no motor errado. Como falei um óleo 10W30 sintético só vai lubrificar bem na hora que o cara ligar o motor ou num país no inverno cheio de neve. Aqui na maior parte do Brasil, depois que o motor aquecer e o cara pegar um transito infernal num calor de 40 graus, o óleo sintético carissimo vai estar igual água, sem viscosidade nenhuma sem pressão adequada sem proteger.

Aí o mineralzão 20W50 SL atuaria muito melhor, pois é um óleo 50! feito pra este uso.
Da mesma forma um 10W50 SL sintético protegeria equivalente e custaria 3x o valor.

Uma coisa é certa nos sintéticos, eles duram mais sem precisar de troca. Mas que lubrificam mais eu não concordo , isso é muito vago.

As siglas correspondem a atender normas internacionais e classificação de aditivos.
Um SF é antigo, poucos aditivos (não lembro detalhado).
Um SJ tem aditivos anti-atrito que o SF não tem (também não sei detalhado).
UM SL são SJ que poluem menos, mas geralmente deterioram mais rápido que óleos SJ. O principal objetivo é poluir menos.

Não importa se é sintético ou não.
Nem vou citar sobre os dados técnicos dos óleos que dizem exatamente como vão atuar num motor em determinado uso.

Resumindo, não adianta o cara usar um sintético errado só porque é sintético.
Pelo contrário, pode estar prejudicando o motor.

Valeu!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
alan-sc
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por alan-sc »

Gelous escreveu:To vendo que só tem piloto aqui... o trem tá feio, competição braba mesmo, vixe!

Um só anda na roda de trás, outro já sai fritando em 10k rpm. hauahaua
aqui o negocio é tenso manolo

o bixo pega

:lol: :-D
Sem Moto...
Espero aguentar até ano que vem!
Xandão
Roda Presa

Mensagem por Xandão »

O Lubrax bom é o do frasco verde, este é SL. O de frasco amarelo tem classificação API inferior.
Pelo menos foi assim que eu vi no site da BR da última vez que entrei lá.
Ricardo_Blu
Novato

Mensagem por Ricardo_Blu »

O assunto é extremamente técnico e muito controverso.

Fatos: olhos multiviscosos minerais necessariamente tem que possuir aditivos espessantes. O aditivo NÃO É OLEO, portanto não lubrifica, só ocupa volume, baixando a qualidade do lubrifricante. Estes aditivos espessantes tem duração reduzida, varável de fabricante para fabricante. Daí o motivo da generalização de troca do mineral com baixo tempo de uso, agravado em motos pequenas que usam pequeno volume no cárter.

Sintéticos de alta qualidade (PAO e misturas de PAO + Esteres) normalmente não necessitam aditivação espessantes, atendendo a norma de viscosidade.

Óleo mais viscoso aumenta a pressão do óleo por reduzir a circulação e DIMINUIR a lubrificação, gerando ainda mais calor. A tendencia é de uso de óleo menos viscosos, pois tem maior capacidade de circular. Como o motores tem a temperatura regulada pela vávula termostática e são menos influenciados pela temperatura externa, começam a aparecer recomedação de uso de óleos de viscosidade 30, tanto em carros como em motos.

O oleo semi-sintético é um oleo mineral com alguma aditivação de sintético, mas a norma não determina quanto, então, paga-se mais caro para usar exencialmente óleo mineral. O fabricante que maximizar seu ganho.

Motul 300V é exepcional lubrifcante para competição, mas deve ser trocado com baixos intervalos (esteres não toleram água formada pela condensação).

Segue um estudo sobre diversos lubrificantes e seu comportamento:

http://www.amsoil.com/lit/g2156.pdf
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Tô de cara

nunca cheguei a 12mil RPM com a bandit.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Eu uso Motul 5100 (semi-sintético, 15W50) na minha mono 660cc, que gira "só" até 7.500rpm, e troco (junto com o filtro) a cada 2.500Km. Por que este "exagero"? Porque felizmente não preciso economizar nisto (a famosa "economia de palito"). Fala sério, 100 pilas a cada dois, três meses? Cheap insurance para o motor.

No dia em que a grana apertar (knock, knock, knock) eu passo pra um óleo mais vagabundex - aliás, no dia em que a grana apertar, provavelmente a motoca também será trocada por outra mais vagabundex... eheh
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Ricardo_Blu escreveu:O assunto é extremamente técnico e muito controverso.

Fatos: olhos multiviscosos minerais

:shock:

explica aí
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Tio Frei escreveu:
Ricardo_Blu escreveu:O assunto é extremamente técnico e muito controverso.

Fatos: olhos multiviscosos minerais

:shock:

explica aí
Ué, qualquer mineral que seja xWy! Por exemplo, Lubrax SL 20W40 mineral. Por que o espanto?

Ou era uma piadinha por causa do "olhos"? eheh...
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Xandão
Roda Presa

Mensagem por Xandão »

FuSoYa escreveu:Moto 4cc é um motor que gira, BIG Trail é um motor de torque, geralmente gira 8 mil, difícil ver um motor de torque girar mais que isso ...

FLWs
Ué, e 4 cilindros não pode ter torque e rpm alto? CB1300, Hayabusa, Bandit 1200, etc. possuem o dobro de cilindros, potência e torque se comparados com a tua big trail. Qual a relação do torque com a lubrificação? Não entendi.

Olhos multiviscosos existe sim, quando pega conjuntivite. Agora no motor eu já não sei.
Xandão
Roda Presa

Mensagem por Xandão »

Tio Frei escreveu:Tô de cara
nunca cheguei a 12mil RPM com a bandit.
Nem eu, nem sei se chega, só sei que tem lá escrito :lol:
Eu acho que corta giro com 10mil rpm, nunca olho quando está girando tudo isso, me preocupo apenas em contrair o esfíncter :-XX

Era apenas uma medição de :pnq:
Xandão
Roda Presa

Mensagem por Xandão »

Ricardo_Blu escreveu:Motul 300V é exepcional lubrifcante para competição, mas deve ser trocado com baixos intervalos (esteres não toleram água formada pela condensação).
Ué, a crendice aqui é que Motul 300V aguenta até 13.000 km. Então o que seria um "baixo intervalo"?
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Xandão escreveu:
Ricardo_Blu escreveu:Motul 300V é exepcional lubrifcante para competição, mas deve ser trocado com baixos intervalos (esteres não toleram água formada pela condensação).
Ué, a crendice aqui é que Motul 300V aguenta até 13.000 km. Então o que seria um "baixo intervalo"?
Bem, estou apenas interpretando...

Tendo em vista o que o XTman escreveu:
XTman escreveu:KTM é moto de poser, qualquer óleo serve.
Acho que baixo intervalo significa uma ida-volta na padaria da esquina! ;-)
Ricardo_Blu
Novato

Uma prova. Uma bateria. Quem tem equipamento de centenas de milhares de dólares, o custo da troca é insignificante. 300 V é oleo de competição.
Xandão
Roda Presa

Mensagem por Xandão »

Uhm, então se o Motul 300V dura apenas uma bateria de uma prova, o Fusoya está sendo mão-de-vaca economizando no óleo, fazendo trocas a cada 6.000km. Eu que não sou mão-de-vaca troco a cada 3.000km. Não é Motul, mas é óleo novo.
Ricardo_Blu
Novato

Lubrificação é compromisso, por isto a complexidade.

Aditivos anti atrito são prejudiciais a embreagem e ao catalizador. Oleos SM e SO tem baixissimos índices destes aditivos, visando extender a duração do catalizador a no mínimo 150.000 KM. Mas o motor pode sofrer desgaste exagerado, necessitando melhorar a qualidade deo óleo base e misturas com esteres, portanto o futuro é sim do óleo sintetico.

A carga de anti atritos a base de zinco é muito maior no óleos de especificação anteriors, ou seja, o motor esta mais protegido quanto a uma ruptura do filme lubrificante. Mas o catalizador vai degradar e necessitar troca mais constante.

Cerca de 60% do desgaste do motor ocorrem na partida, pois este trabalha com pressão zero. A troca continua de óleo e filtro prova um extres sobre o motor, pois a partida é feita a seco.

A Qualidade de lubrificação está tb relacionada diretamente a qualidade dos filtros (filtros menos restritivos, se usado em ambiente com poeira, permitem a "ingestão" pelo motor, vai aderir ao oleo da parede do cilindro e incorporado ao óleo lubrifante, detonanco com as superficies móveis. O Filtro de oleo é outro problemático, pois no Brasil costumam ser caros e acabams usando filtros de especificação muito baixa, que não removem particulas muito pequenas (o lubrificante acabe contaminado).
Editado pela última vez por Ricardo_Blu em 24 Jan 2011, 18:57, em um total de 2 vezes.
Ricardo_Blu
Novato

Motul 300V, como qualquer lubrifante de competição, vai ter sua melhor performance como foi projetado o uso, ou seja, punho direito totalmente aberto, motor girando alto, despejanto torque e potencia.

O uso na cidade, baixas rotaçoes, desligar o motor com o óleo frio, leva a rápida contaminação com água condensada.

O desgaste é basicamente pela contaminação de água. Usado no talo, com bons filtros, usaria por 15.000 KM sem problemas (em ritmo de competição, fora de poeira). Na cidade, tende a contaminar muito rápido. No fora de estrada, o oleo vai estar inteiro, mas contaminado pela poeira.
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Tio Frei escreveu:nunca cheguei a 12mil RPM com a bandit.
Tio Frei, neste sábado te proporcionarei esta oportunidade e te empresto minha GS500 ;-)

não vais mais querer saber da tua bandit :lol: :lol:

:rof:

mas putz... anotei na minha agenda da empresa... liguei na auto peças e perguntei dos óleos 20w50...

tinham: acho que era "havoline para motos" 20w50 ; lubrax gp sl 20w50 ; mobil sm 20w50

todos entre R$ 10~11... amanhã vejo na agenda...

tô pagando 15 no yamalube... vou tester um desses :roll:

saudações
Responder