[video] troca marcha sem embreagem

Grupo de discussão geral sobre motos.
emilio_s
Novato

[video] troca marcha sem embreagem

Mensagem por emilio_s »

Olá colegas,

Segue mais um vídeo do DicasdePilotagem.
É basicão... mas pra quem não conhece é mais um...

Visitem o canal Youtube em:
http://Youtube.DicasdePilotagem.com.br

Ótimo 2011
Emilio
bkm_br
Dinossauro
Contato:

Re: [video] troca marcha sem embreagem

Mensagem por bkm_br »

2 comentários.

1 - Em várias motos, especialmente scooters, se você deixar o dedo no guidão como está falando no video o manete não vai chegar no fim de curso, e portanto acaba fazendo o acionamento incompleto, o que no caso do freio é algo complicado, no video mesmo dá pra perceber isso quando você aciona a embreagem, outra coisa que é perigoso nisso é em um acidente. Se vc estiver segurando o manete dessa forma e cair, o impacto no chão pode até mesmo decepar seu dedo se o manete pegar no chão.

2 - A troca de marchas sem embreagem é extremamente fácil de ser feita em carros SE você sabe usar a técnica correta. Eu mesmo dirijo trocando marchas sem embreagem regularmente e aprendi antes mesmo de tirar carteira dirigindo um Jeep 3 marchas "caixa seca". Até mesmo em caminhão isso é possível de ser feita, e nada tem a ver com o fato do cambio ser seqüencial, é apenas questão de acertar a rotação do motor com a rotação do eixo de transmissão, tanto pra subir marcha quanto pra descer marcha.
Imagem
"Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros"
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

bkm_br escreveu:2 comentários.

1 - Em várias motos, especialmente scooters, se você deixar o dedo no guidão como está falando no video o manete não vai chegar no fim de curso, e portanto acaba fazendo o acionamento incompleto, o que no caso do freio é algo complicado, no video mesmo dá pra perceber isso quando você aciona a embreagem, outra coisa que é perigoso nisso é em um acidente. Se vc estiver segurando o manete dessa forma e cair, o impacto no chão pode até mesmo decepar seu dedo se o manete pegar no chão.
Pensei exatamente isso, deixar o dedo entre o guidão e o manete é dar sopa pro azar.
asneto_3
Roda Presa

Mensagem por asneto_3 »

acho que a corrente ta começando a ficar meio bamba, kkkk,

odeio esse barulho dela batendo!
Joel
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Joel »

Aqui no m@d não se usa embreagem para trocas de marchas, somente p/fazer a moto pegar }:)
Freio traseiro é outro que virou acessório, pode ser excluido }:)
Tudo que me desejares, que recebas em dobro...
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
http://eDeMoto.blogspot.com
festenhas
Roda Presa

Mensagem por festenhas »

Usar apenas o indicador e o dedo do meio é desaconselhável? oO
Estranho
emilio_s
Novato

Mensagem por emilio_s »

Olá Bkm,
Relamente o assunto é mais extenso do que consta no vídeo.

NUNCA a manete de freio deve encostar no guidão.
Ela sempre tem que ter uma folga bem razoável porque com o desgaste da pastilha, fluído de freio ficando velho e, principalmente, o calor do uso repetido do freio aquecendo o fluído e este dilatando a borracha do conduíte, vai fazer com que o freio vá baixando. Neste caso, com ela bem regulada, quando ela encostar no dedo passa a ser um indicador de que algo precisa ser consertado (pastilha, fluído, etc).

Outra coisa importante... ao cair é "se livrar da moto". Assim como ao bater o carro não se deve segurar no volante (se uma das rodas bater ela tende a virar o volante e mavchucar as mãos do motorista). A moto é pesada e tem muitas partes que podem machucar o motociclista. Livrar-se dela (empurra-la pra longe) quando se está caindo evita-se coisas como prender os dedos nas manetes, deixar o pé debaixo da moto... entre outros.

Olá Festenhas,
Estou fazendo outro vídeo explicando o por que do uso dos dedos indicados nessa dica... Te devo uma.

Abraços colegas.
Emilio
festenhas
Roda Presa

Mensagem por festenhas »

emilio, então é você que faz os vídeos? legal =)

então, faz um vídeo explicando porque é desaconselhado, porque eu só uso esses dois mesmo, especialmente no freio, sinto muito mais segurança com o indicador no freio ( dá a sensação de que se controla melhor a pressão no freio )

Aliás, andei vendo os vídeos e me convenceu sobre o uso do protetor de coluna, mas o foda é usar o protetor numa 250cc na cidade e ficar parecendo o mad max hahaahha
Lucas BiM
Roda Presa

Mensagem por Lucas BiM »

festenhas escreveu: Aliás, andei vendo os vídeos e me convenceu sobre o uso do protetor de coluna, mas o foda é usar o protetor numa 250cc na cidade e ficar parecendo o mad max hahaahha
Pretendo comprar o meu protetor assim que po$$ivel, mas a escolha é sua, parecer um mad max ou ficar paraplégico, tenho um amigo que se tivesse usando um poderia não estar numa cadeira hoje. ;-)
YES 06 > NFazer 10/11 > YES 11 > Tenere 250 > Tracer 9 GT+ 🇮🇹
emilio_s
Novato

Mensagem por emilio_s »

Pode deixar que esse vídeo já está no forno (rs).

Sobre quais dedos usar... o mais importante é o conceito... de sempre estar com uma boa "pegada" no guidão quando de situações de pista ruim e curva. Minha intenção é sempre explicar o porque das coisas pra cada um tomar a decisão da forma que melhor lhe atenda.

Nesse novo vídeo vou explicar um pouco sobre a anatomia da mão e fazer também uma ponte com o vídeo de "fixação na moto"... o q explicaria a lógica usada na sugestão que dei.

Sobre o colete... nem fale... é um saco carregar aquilo pra cima e pra baixo.
Mas fazer o que né... o mundo mudou... o motociclismo mudou... o sexo mudou... hj em dia se a gente não usar "camisinha" pra tudo... a gente tá sempre "na reta".
rs rs

Abraços e valeu pelo feedback!!!
Emilio
festenhas
Roda Presa

Mensagem por festenhas »

Lucas BiM escreveu:Pretendo comprar o meu protetor assim que po$$ivel, mas a escolha é sua, parecer um mad max ou ficar paraplégico, tenho um amigo que se tivesse usando um poderia não estar numa cadeira hoje. ;-)
dá medo mesmo...
mas carregar o capacete já é foda, deixar o protetor na moto não rola porque dá medo de roubarem...

putz que foda :|

outro dia alguém tem que abrir um tópico sobre esses protetores, vai que tem um que protege e não parece o colete do madmax =)

Imagem
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Sobre uma boa pegada no guidon

Eu me sinto segurando o guidon muito melhor com o indicador e o do meio no manete e os outros tres dedos segurando a manopla (dedão, anelar e minimo)

Já tentei segurar desse jeito aí e não funcionou pra mim, acho isso tudo muito pessoal.
XTman
Dinossauro

Mensagem por XTman »

emilio_s escreveu:[...]
Estou fazendo outro vídeo explicando o por que do uso dos dedos indicados nessa dica... Te devo uma.

Abraços colegas.
Emilio
Tem alguma diferença entre usar o indicador ou o dedo médio? Pergunto porque eu não tenho o indicador.
Márcio
Motoqueiro

Mensagem por Márcio »

Embreagem é para os fracos.
Márcio
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Eu uso a embreagem e freio com o indicador e o dedo médio, seguro o guidon com os outros 2 dedos.
Assim sinto muito mais firmeza e tenho mais força pra freadas bruscas.
Vou fazer como no vídeo pra experimentar.

Valeu!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Custom
Motoqueiro

Mensagem por Custom »

Joel escreveu:Aqui no m@d não se usa embreagem para trocas de marchas, somente p/fazer a moto pegar }:)
Cadê o Russo ?????
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Custom escreveu:
Joel escreveu:Aqui no m@d não se usa embreagem para trocas de marchas, somente p/fazer a moto pegar }:)
Cadê o Russo ?????
Opa...presente!

Trocar as marchas das motos sem usar a embreagem é sopa...
...quero ver neguin ( e branquin tumém) trocar as marchas apertanto a embreagem "com as duas mãos" enquanto enfia "um bicudão di cum força" no pedal do câmbio da Rarlideivisão
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Custom
Motoqueiro

Mensagem por Custom »

Outro dia viajei na terceira marcha prá não me incomodar com embreagem e tranco da caixa.
asneto_3
Roda Presa

Mensagem por asneto_3 »

tentei fazer como no video, mas na minha moto não tem como,

1 pq achei pessimo, muito mal jeito e muito menos seguro,

2 pq amassa meu dedo, já voiu ne, dedos grandes, .....
Márcio
Motoqueiro

Mensagem por Márcio »

Falando sério, vi o vídeo agora: só asneira.

Não dá pra confiar nas dicas de segurança de um cara que remenda o manete com durepox...
Márcio
Responder