FAZER OU TWISTER

Grupo de discussão geral sobre motos.
Alixandre
Roda Presa

Re: FAZER OU TWISTER

Mensagem por Alixandre »

Olá a todos! sou novato aqui na área...

Não venho defender a Fazer e nem a TWister... mas ja tive a fazer... foi vendida essa semana! Em prol de uma moto mais potente, mas só me deu alegrias... É uma moto perfeita para pequenas viajens e principalmente para a cidade... desde que ambas estradas sejam ótimas...

A média de consumo variava entre 28/24,5 km/l... e na maioria das vezes sempre andava com garupa... que aliás antes de comprala fiz um teste na Twister e achei o banco mais duro e a patro se apaixonou na fazer...

Sobre o torque... da pra andar acima de 30km/h até a 3ª marcha... o alto ruido do motor só é muito sentido acima de 7000rpm... e esse papo de velocidade final não me convem... As duas motos (FZ e TW), são ótimas motos, agora só não quebre nada da FZ se não...
Imagem
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Medeiros Neto escreveu:São duas motos idênticas em quase tudo, ponto positivo da Fazer é a injeção eletrônica, e a autonomia com tanque de 19l. Ponto positivo da Twister é maior velocidade final, peças mais baratas e valor de mercado melhor.

Esteticamente fica a gosto do comprador, eu prefiro a Fazer, compraria uma ao invés da Twister, mas essa é minha opinião.
Resumiu bem, colega.

Esteticamente prefiro a nova Twister, mas a Fazer ganharia minha simpatia novamente. Injeção é tudo! ;-)

P.S: já tive a Fazer
jecastro
Motoqueiro

Mensagem por jecastro »

Manowar escreveu: Esse lance de 5a marcha, a 100km/h a fazer está a 6500rpm, e a twister em 6a a 7000rpm, pra que 6a marcha?
Esta informação não é verdadeira, a 5a marcha da Fazer é exatamente igual a 6a da Twister (6500rpm a 100km/h) , inclusive no meu caso em que usava um pinhão 14 a 100km/h ela estava a 6000rpm.
Eduardo
Ex Twister 286cc Pneu SD 140/70
agora só de carro
malbmjr

Mensagem por malbmjr »

Ai moçada valeu mesmo.
Eu já estou pesquisando a algum tempo na minha cidade sobre as duas motos, em relação a preço tanto ta moto quanto das peças a diferença (aqui pelomenos) não e tão grande fica entre 20% a 30% mais caro uma peça para a FZ em relação a uma peça para a TW.
E não querendo colocar mais lenha na fogueira mais aqui tem uma história de que a TW e uma moto que sai de traseira mais facil .. e verdade?

Abraços.
Fael
Dinossauro

Mensagem por Fael »

ai ai ai

Round 2: Fight!
MAS, OU MUITO me engano, ou acabo de escrever uma assinatura inútil.
JuKaBaLa
Novato

Mensagem por JuKaBaLa »

A Tw não tem link na suspensão então tem uma maior tendência a sair de trazeira.

Esta questão vai longe ainda, eu como proprietário de uma FZ, teria minha as opiniões deturpadas, então não vou opinar sobre as qualidades de uma ou outra.

O único conselho que te posso dar é fazer um test drive nas duas (eu fiz), e escolher a que melhor te vestir, a que te sentires mais "a vontade", pois as mínimas diferenças entre as motos não são suficientes para você tomar uma decisão. Tem que pegar aquela que te faz sentir-se bem :P
O resto é xiitismo ou inveja da concorrência.

[]´s
Jukabala
Fazer 250 - 2007 - Azul
jecastro
Motoqueiro

Mensagem por jecastro »

malbmjr escreveu: E não querendo colocar mais lenha na fogueira mais aqui tem uma história de que a TW e uma moto que sai de traseira mais facil .. e verdade?

Abraços.
Isto não ecxiste, a não ser que você torça o cabo em primeira ao arrancar numa curva, mas isto ocorre em qualquer moto que tenha torque suficiente para desgarrar.
Eduardo
agora só de carro
JuKaBaLa
Novato

Mensagem por JuKaBaLa »

Jecastro,

Existe sim, temos alguns relatos aqui no MAD de tombos feios por causa disto. Tenho um vizinho de bairro que foi pro chão ao passar em quebra mola de TW um pouco mais rápido do que devia... É uma realidade, a suspensão traseira da TW é pior que a da FZ por causa da ausência do link. Se o Russo der pitaco no post ele te explica por que (não to achando o post onde isto foi severamente discutido). E colocando um pouco mais de lenha, a da Hornet antiga tb dá kickback e shimmi, não sei se melhoraram na nova.

[]'s
Jukabala
Fazer 250 - 2007 - Azul
jecastro
Motoqueiro

Mensagem por jecastro »

JuKaBaLa, se o cara caiu porque passou rápido num quebra mola, então o erro foi dele e não da suspensão da moto, ele devia ter comprado uma trail, no ano passado teve um acidente postado aqui no furum de um cara que passou com uma cbr600 num quebra mola e nem por isto disseram que a suspensão de cbr era ruim, além do mais se você olhar vários testes de revistas de moto verá que em muitas disseram que mesmo sem links a suspensão traseira da Twister era superior. O pessoal adora criar mitos, deviam pedir para o pessoal do MithBuster fazerem o teste, de tanto falarem inverdades elas acabam virando verdades na cabeça das pessoas que ouvem.
Eduardo
agora só de carro
helder
Roda Presa

Mensagem por helder »

Apesar de gostar muito da honda, eu ficaria com a Fazer, tem injeção e outros pontos positivo, como o revestimento cerâmico do cilindro.
cb 1300cc
Cleber T.
Motoqueiro

Mensagem por Cleber T. »

compra minha fazer ehhehehe!! ta anunciada aqui no classificados
só to vendendo pq peguei a lander X
honda biz ks
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
JuKaBaLa
Novato

Mensagem por JuKaBaLa »

Se são mitos eu não sei, mas o que vemos são diversos relatos de pessoas que levaram tombo por causa da suspensão, isto é fato.
No meu caso se eu estivesse de TW dificilmente cairia por este motivo, e acredito que você também, pois a prudência vem em primeiro lugar. Eu somente respondi a pergunta do colega sobre a suspensão, agora vai dele analisar e resolver qual moto se adequa melhor ao perfil dele.
Jukabala
Fazer 250 - 2007 - Azul
malbmjr

Mensagem por malbmjr »

Pois é ... no final das contas vamos ficar discutindo aqui até ano que vem e não chegaremos a conclusão nenhuma.
Os post de todos ajudarão muito, final de semana que vem vou fazer um teste na TW e na FZ e depois posto qual gostei mais ...
Acredito na prudência em primeiro lugar por isso mesmo que seja lenda ou não que a TW saia de traseira não faz diferença na mãe de pessoas prudentes.
Não vou mentir, estou tendendo a comprar a FZ mais irei semana que vem fazer um teste nas duas e depois escolher qual gostei mais.
Bom então é isso para não estendermos muito no assunto.
Muito obrigado a todos, depois falo para vocês qual comprei.
Abraços.
Lelo
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Lelo »

Por falar em link na suspensão traseira, os da fazer e lander estão dando problemas, segundo relatos aqui do forum mesmo.
E a minha humilde opinião: TUTU COMANDA! }:)
Quanto a sair de traseira, lógico! a Twister tem mais torque! :lol:
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

De toda essa discussão de pontos positivos e negativos eu gostei mesmo foi da dica do MAD sobre o aerokip

Vou procurar para colocar na minha !!!! :lol: :lol:

Mas que o painel da Fazer é feio é

E que ela é mais bonita e mais corpulenta como dizem tb é.

Que a TW é mais esguia é, mas não necessariamente é uma desvantagem, visto que no transito urbano isso é uma boa qualidade. ;-)
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
Stardust
Roda Presa

Mensagem por Stardust »

lecoibr escreveu:Vai de gosto, o bom da fazer é que é injetada e não fica dando aqueles "pó, pó,pó" quando a moto ta subindo o giro, a fazer é suave, limpa e não tem aquele barulho horrivel que a twister tem na corrente, ô barulho chato, será que a honda não viu isso ???
Amigão...hoje no caminho tinha uma broz na minha frente, o barulho de corrente parecia o capeta correndo atrás....

É o fim...
Kmikz
Roda Presa

Mensagem por Kmikz »

Manowar escreveu:Jecastro, o consumo não importa, importa é a relatividade entre as duas motos numa situação idêntica. E twister mais bonita que fazer, sei que gosto não se discute, mas você forçou né? A moto da sua assinatura, eu até a pouco tempo achava que era uma CG150...
Peça da twister é mais barata e se acha paralela, e há mais roubo de twister né, que feliz coincidência!
Esse lance de 5a marcha, a 100km/h a fazer está a 6500rpm, e a twister em 6a a 7000rpm, pra que 6a marcha?

Pode fechar o tópico }:)
Cara a relação final independe do nº de marchas é questão de relação peso potência e regime adecuado do motor, o que importa é o escalonamento de marchas. O escalonamento ideal é o que permite andar dentro da faixa de torque/potência máx. No caso de uma subida ou ultrapassagem por exemplo, teóricamente quem tem mais marchas pode reduzir uma sem perder velocidade. Para reduzir uma quarta precisa estar mais devagar que para reduzir uma quinta. ;-)
Não adianta lavar cabeça de burro com Shampoo!!!!!!
Kmikz, Yes 125 (sem shimmy). Moto zero é tudibom...Cumeçando a perder uns parafusos hehehe...
Spidi RT
Mito

Mensagem por Spidi RT »

A pior média que eu fiz com a Twister foi 24,5 km/l, isso nas primeiras medições... depois só
aumentou... chegando normalmente nos 30km/l. Faz ai igual ao Louzada que fez menos de 20km/h
na Fazer dele.

corrente barulhenta: isso é atrito metal metal, ocorre em qualquer moto, não é erro de projeto ou
coisa parecida, é normal. Ridículo é ficar notando isso. Só lubrificar bem e deixar esticadinha que
esse barulho desaparece. Não vai querer uma corrente toda ressecada e um dono sem preocupação
alguma, aquele que só vai para a oficina quando a moto estraga... sem lógica...

Por ser injeção não quer dizer que é mais econômica... já tem vários relatos aqui no fórum
de pessoas que tiveram dois modelos de motos e em que as injetadas gastaram mais... pouca
coisa, mas gastaram...

Sem falar que limpar um carburador, lá pelos 25.000km, custa menos de R$ 50 e qualquer zé ruela
faz, até o cara em casa pode executar esse serviço... já limpar bicos injetores requer aparelhos
especiais, e uma limpeza pode sair beemmm mais caro, já ouvi falar em mais de 150 contos...
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
KSA
Motociclista

Mensagem por KSA »

Limpo os do meu carro por R$ 20 e fica uma maravilha. ;)

Ex.....: YBR 125 ED (*)2002 - (†)2004
Ex.....: XTZ 125.....(*)2004 - (†)2005
Ex.....: XT 225.......(*)2005 - (†)2006
Ex.....: Fazer 250...(*) 2006 - (†)2015
Ex.....: CB500X ABS..(*) 2015 - (†)2018

PCX 150 (*) 2019
KSA escreveu: Relação Transponder (aquela que é tão barulhenta que avisa a aproximação)
Jota

Mensagem por Jota »

JuKaBaLa escreveu:Jecastro,

Existe sim, temos alguns relatos aqui no MAD de tombos feios por causa disto. Tenho um vizinho de bairro que foi pro chão ao passar em quebra mola de TW um pouco mais rápido do que devia...
as Twister, até 2003, tinham esse problema do kick-back. era uma bosta isso. rodei todas as concessionárias de bh pra tentar resolver o problema, mandei uma carta pra honda da amazônia, publiquei cartas em revistas de moto, corri atrás de resolver esse problema. e foi aqui, no m@d, que nem lembro que nome tinha à época, que encontrei a solução. encontrei mais uns que estavam com o mesmo problema e, discutindo, cheguei à solução. mudei óleo das bengalas por um mais fino, rebaixei as bengalas 2cm, mudei o torque de aperto do parafuso da caixa de direção e diminuí 3libras no pneu dianteiro. o problema deixou de ocorrer.

em um dos primeiros testes com a twister, o repórter-piloto de uma revista especializada tomou um tombão a 100km/h numa reta do nada. foi a primeira prova do kick-back na pepsi. eu não caí, mas dei pt numa cueca zerada. e foi bom pq conheci o fórum. a b6 2003 com o pneu bridgestone (bt10 se não me engano) já bem gasto tb apresentava essa tendência ao kick-back, mas de modo bem menos radical, e era simples resolver, só tomar vergonha na cara e trocar o pneu. a h6 antiga tb tem essa tendência, vários tombos já aconteceram por isso, inclusive um de um m@d-bh que eu não vou dizer o nome pra não virar fofoca. :roll:

a questão do kick-back é controversa pq ocorre em situações específicas. não é como o shimmy, que acontece sempre em determinada velocidade. o kb depende de alguns fatores externos, como um conjunto de remendos no asfalto em uma seqüência específica. o peso do piloto e a posição que ele toca a moto tb modificam de modo a acentuar ou abrandar a tendência. então, na mesma moto e nas mesmas condições, o kb pode acontecer com um piloto e não acontecer com outro. mas dizer que é mito é desconhecer algo real.

outro problema é que confundem shimmy com kick-back. não tem nada a ver uma coisa com a outra, mas já expliquei tantas vezes isso aqui no fórum que não tenho mais paciência pra isso.
Responder