Lampadas led para carros e motos?? substituto xenon?
Re: Lampadas led para carros e motos?? substituto xenon?
Kuati escreveu:Nem véio, não tô falando de luzes de posição não, é farol mesmo. Salvo engano, há um tempo postaram no Off Topic um comparativo com trocentos faróis de carros em um túnel cheio de marcações. Os de LED (acho que só Audi tinha) ainda perdiam para alguns xenon, salvo engano ficaram em quarto lugar, mas tb ainda ganhavam de um porrada de xenon de outras marcas.rjsdex escreveu: Na verdade os mais novos vem com LED e XENON junto..... Na Europa é obrigado a andar com o farol baixo ligado, por isso, para mais economia substituiram o farol baixo com lâmpada incandescente por LED. Mas mesmo assim o Xenon está presente para uso noturno.....
Agora, consumo de energia e custo de produção dos LED são muuuuito melhores que xenon. Durabilidade não sei, mas comparado com uma lâmpada incandescente a durabilidade do LED é trocentas vezes maior. Não tem jeito, o futuro é dos LED's.
O primeiro carro a usar iluminação completa por LED:
Particularmente sou fãzão de LED, até pq a gente viu LED branco nascer, é coisa recente. É daquelas coisas que vêm pra ser melhor, mais durável, e principalmente, mais barato, veio pra revolucionar mesmo.
[ ]'s
Amigo, eu tbm estou falando do farol principal, onde disse acima que era luz de posição, seta, etc? A própria foto que vc postou mostra o farol de led e xenon junto........ Os leds estão em volta e o xenox nesse bulbo maior ao meio......Pode conferir
Honda CBX 250 Twister 2008 (2008/2012) - 46K
Kawasaki Ninja 250 2011 - (2012/2015) - 27K
Honda NC 700 ABS 2013 - (2015/2016) RIP - 20K
Honda NC 750 ABS 2015 - (2016/2017) - 18K
Honda PCX 150 2015 - Atual meio de transporte....
as unicas "verdadeiras" são as da Sony de Oled que ainda são carinhas, o resto é lcd com apenas a iluminação em led, essas a imagem ainda é inferior a plasma do mesmo preço.Osama B Laden escreveu: E as TVs de led ?
Não tá falando besteira não, a questão é exatamente essa.Fabio Ninja escreveu:nao sei se tou falando besteira, mas não seria tambem porque os caras colocam essa lampada em veiculos queXandão escreveu:Tenho uma lanterna de 900 lumens (na real deve ser metade disso) do DX que uso na bike e posso dizer, ilumina MUITO. Se bobear mais que um farol de moto.
Agora Xenon não é proibido pra carros que não saem de linha com ele?
Po, tem uns que cegam quem vem no sentido contrário, acho um puta desrespeito.
Voltando de Maringá vi uma moto com Xenon atrás de um carro que ficou muito puto com aquela luz no retrovisor. O cara do carro reduziu, meteu luz alta e deu um apavoro no cara da moto. Nesta hora até entendi o cara do carro.
nao sao preparados pra ela, tipo o formato do vidro, as ranhuras que vem na lente e tal, acredito que tenha
que ter um parametro pra por essas lampadas, e nao colocar em qualquer carro como fazem
Um Led conjugado com uma lente adequada funciona muito bem (vide lanternas) mas o mesmo led tentro de um refletor (farol comum) que foi projetado para funcionar com lâmpada incandescente, não vai produzir o foco necessário.
Os faróis são projetados para distribuir a luz que é gerada por uma lâmpada comum a partir do filamento, que é um ponto central:

Essas lâmpadas de Led possuem uma castanhada de pontos diferentes de origem de luz, o que impede a projeção correta:

Farol "refletor"

Farol "projetor"

A ótica do farol é toda desenhada em torno de um ponto único de origem de luz, que é o filamento.
O Led já tem uma direção específica de propagação, então o refletor não serve o propósito, mas uma lente corretamente projetada pode sim ajudar no foco:

Tenho estudado o assunto nos últimos tempo, fiz vários testes e tenho uma coleção imbecil de lâmpadas e faróis em casa....
Minhas principais conclusões: Faróis amarelos são estupidamente mais eficientes do que qualquer xenon ou lâmpada super branca ou azulada.
.:TE VEJO NO INFERNO:.
Não deslogue agora, sua opinião receberá a importância que você merece.
- Fredericow
- Motoqueiro
o problema é que a lâmpada do primeiro post ilumina menos que um farol de biz 100, usa leds de enfeitar árvore de natal adaptador num soquete H4.
O sistema de iluminação por led usada em carros como audi e mercedes conta com leds de maior eficiência, que realmente iluminam muito e consomem pouco.
O pessoal que trabalha com filmagens já usa led há algum tempo, é só observar principalmente em casamentos. Não tem mais as lâmpadas quentes que cozinhavam a noiva e precisava de uma bateria de caminhão para aguentar toda a cerimônia.
A mercedes usa nos faróis de neblina. Ainda não sei se há led comercial que ofereça a mesma quantidade de lúmens que um sistema com xenon tem.
O sistema de iluminação por led usada em carros como audi e mercedes conta com leds de maior eficiência, que realmente iluminam muito e consomem pouco.
O pessoal que trabalha com filmagens já usa led há algum tempo, é só observar principalmente em casamentos. Não tem mais as lâmpadas quentes que cozinhavam a noiva e precisava de uma bateria de caminhão para aguentar toda a cerimônia.
A mercedes usa nos faróis de neblina. Ainda não sei se há led comercial que ofereça a mesma quantidade de lúmens que um sistema com xenon tem.
honda sh150i
rjsdex, é tudo LED véi, a não ser que a matéria de onde peguei a foto esteja errada:rjsdex escreveu: Amigo, eu tbm estou falando do farol principal, onde disse acima que era luz de posição, seta, etc? A própria foto que vc postou mostra o farol de led e xenon junto........ Os leds estão em volta e o xenox nesse bulbo maior ao meio......Pode conferir
http://carplace.virgula.uol.com.br/audi ... -por-leds/
Na verdade a foto parece estar realmente errada, farol total LED é esse aí:

Mas só a foto está errada, o fato é que existe, e já faz algum tempo, iluminação exclusivamente por LEDs.
---
LED é fodástico, minha mãe trouxe uma lanterna fortinha pra mim esse fds do Paraguai, custou 6 reais. Coloca tomada e dura uma eternidade a carga. Por 6 reais é capaz de não conseguir comprar nem as pilhas pra uma lanterna incandescente aqui eheh. E um viva pro LED! Quero ver essa bagaça virar padrão pra tudo onde é possível.
[ ]'s
Editado pela última vez por Kuati em 20 Dez 2010, 11:49, em um total de 1 vez.

- Valdicreidison Letisgô
- Motociclista
se continuar usando do jeito q ta sou contra o led
tem tudo pra virar daquelas modinhas q depois de um tempo fica com cara de brega, kkkkkkkk
tem tudo pra virar daquelas modinhas q depois de um tempo fica com cara de brega, kkkkkkkk
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
Será q vira essa aí no farol da CG? Ñ precisa nem iluminar mais, só de "ñ queimar" já tá baum. Coloquei led na lanterna da Daelim e resolvi meu problema de trocar lâmpada toda semana e hoje ví q queimou o farol baixo, lâmpada Philips, durou pouco, o motinha pra queimar lâmpada essa.
2000 - CBX AERO 88 / 2003 - CB 450E 86 / 2005 - GS 500E 93 e Altino 100 98 / 2006 - GS 500E 98 e Altino 100 98 / 2007 - RF 900R 99 e Altino 100 98 / 2013 - Aposentei a Altino... tamo de Fazer 250 08.
Pois é Fara, eu tive um carro que vivia queimando lâmpada de um farol, levei em duas auto-elétricas e não achavam nada de errado... se houvesse LED na época provavelmente eu não teria problema.
Dependendo como for a iluminação pública da cidade, uma moto urbana pode andar com farol fraco numa boa. Uma lâmpada de LED dessa aí já deve resolver o problema mesmo, pra não tomar multa e ser visto pelos outros. Tem que ver se acha no Deal Extreme.
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.21288
Dei uma busca lá por LED VEHICLE LAMP. O preço é muito bom, ainda mais se não queimar mais.
[ ]'s
Dependendo como for a iluminação pública da cidade, uma moto urbana pode andar com farol fraco numa boa. Uma lâmpada de LED dessa aí já deve resolver o problema mesmo, pra não tomar multa e ser visto pelos outros. Tem que ver se acha no Deal Extreme.
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.21288
Dei uma busca lá por LED VEHICLE LAMP. O preço é muito bom, ainda mais se não queimar mais.
[ ]'s

- Saurus
- Mito
Isso é o regulador de voltagem que foi para o vinagre. Peça que custa no máximo uns 50 merrecas. A auto elétrica não encontrava porque esse defeito é intermitente. Quando percebo alterações na intensidade da luz dos faróis, vou direto à oficina e mando trocar o regulador, mesmo que o mecânico diga que está bom.Kuati escreveu:...tive um carro que vivia queimando lâmpada de um farol, levei em duas auto-elétricas e não achavam nada de errado....
Já passei um perrengue féla por causa disso. Fiz revisão geral no carro para fazer uma viagem. Falei para o mecânico trocar o regulador, pois, vez ou outra, acontecia essas pequenas variações na intensidade da luz dos faróis. Ele disse que havia testado o regulador e falou que não encontrou defeito nenhum. Saí para viajar e, por volta de 23h na Dutra, na altura de Itatiaia, o carro simplesmente apagou totalmente, do nada. Apagaram todas as luzes, motor, absolutamente tudo. O carro foi parando e consegui parar no acostamento próximo ao posto do pedágio. Por sote encontrei um um mecânico especializado em eletricidade automotiva que morava ali perto e estava de férias (ele trabalhava na montadora da Volks em SBC justamente instalando chicote e toda parte elétrica dos carros). Convenci ele a fazer o serviço ali na rodovia mesmo. Esse mecânico da estrada falou que o regulador de voltagem "abriu o bico" e a corrente do carro passou toda a ser em corrente contínua, em vez de alternada e saiu queimando tudo que era elétrico no carro, inclusive a bateria.
Resultado, morri em R$ 1K (na época era grana bagarai) por causa de uma peça que custava cerca de R$ 15 na época. Mandei o mecânico da estrada colocar tudo que foi trocado dentro do portamalas do meu carro e, quando voltei, cobrei do mecânico que fez a revisão no carro. Só que cobrei R$ 2K (foi quanto eu disse que gastei para consertar o carro), para ele aprender a fazer o serviço direito.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
- Fredericow
- Motoqueiro
Eu tive uma experiência ruim com esses "pingos" led usados no lugar do farolete. Certa vez comprei um par para usar num carro que eu tinha e na primeira semana um apagou, sei que o led em si pode estar intacto, acredito que o resistor que apresentou problema. O fato é que a luz apagou. O outr que restou eu instalei na bandit e depois de uns dias parou também. Está lá até hoje...
honda sh150i
Em motos cujo sistema elétrico é constituído por reguladores paralelos e projetado para atender ao consumo de lâmpadas incandescentes, a suposta vantagem de menor consumo de energia proporcionada por LEDs resulta nula já que o regulador paralelo terá de desviar (shunt) o excedente de energia que deixou de ser consumida pelas lâmpadas.
Em outras palavras, adaptar LEDs no lugar de lâmpadas incandescentes fará com que o regulador paralelo esquente mais. Digamos que, por hipótese, um farol de LED consumisse 2 Ampéres a 13,8 Volts. Isso representa 27,6W de potência e isso implica, aproximadamente, em 69W - 27,6W = 41,4W a mais que terão de ser dissipados pelo regulador/retificador.
Tal não ocorreria se estivéssemos falando de sistemas elétricos que tenham sido projetados especificamente para lidar com o baixo consumo dos LEDs, o que parece ser o caso dos novos veículos citados.
Em outras palavras, adaptar LEDs no lugar de lâmpadas incandescentes fará com que o regulador paralelo esquente mais. Digamos que, por hipótese, um farol de LED consumisse 2 Ampéres a 13,8 Volts. Isso representa 27,6W de potência e isso implica, aproximadamente, em 69W - 27,6W = 41,4W a mais que terão de ser dissipados pelo regulador/retificador.
Tal não ocorreria se estivéssemos falando de sistemas elétricos que tenham sido projetados especificamente para lidar com o baixo consumo dos LEDs, o que parece ser o caso dos novos veículos citados.
----—▲≡≡≡
Flying over mirrors - and intact!
"Todos esses que aí estão, atravancando o meu caminho, eles passarão... Eu passarinho!" (Mário Quintana)
"Todos esses que aí estão, atravancando o meu caminho, eles passarão... Eu passarinho!" (Mário Quintana)
Rad escreveu:...só cuidado,, vc é vc,, sua moto é sua moto,, não se projetem nelas ou por elas
- Saurus
- Mito
Sim, em alguma coisa esse "excedente de energia" gerada teria que ser transformada, ou seja, no mais provável, CALOR.Johnny Hu escreveu:Em motos cujo sistema elétrico é constituído por reguladores paralelos e projetado para atender ao consumo de lâmpadas incandescentes, a suposta vantagem de menor consumo de energia proporcionada por LEDs resulta nula já que o regulador paralelo terá de desviar (shunt) o excedente de energia que deixou de ser consumida pelas lâmpadas.
Eu vejo que esse novo tipo de fonte de iluminação por LEDs seja super adequado ao uso em EV, onde quanto menos consumidores da carga houver, mais sobra para manter o veículo em movimento ou aumentar a autonomia das baterias.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Procede, mas por outro lado a utilização em faróis auxiliares faz sentido uma vez que estes constituem sobre carga em um sistema pré-dimensionado, certo?Saurus escreveu:Sim, em alguma coisa esse "excedente de energia" gerada teria que ser transformada, ou seja, no mais provável, CALOR.Johnny Hu escreveu:Em motos cujo sistema elétrico é constituído por reguladores paralelos e projetado para atender ao consumo de lâmpadas incandescentes, a suposta vantagem de menor consumo de energia proporcionada por LEDs resulta nula já que o regulador paralelo terá de desviar (shunt) o excedente de energia que deixou de ser consumida pelas lâmpadas.
Eu vejo que esse novo tipo de fonte de iluminação por LEDs seja super adequado ao uso em EV, onde quanto menos consumidores da carga houver, mais sobra para manter o veículo em movimento ou aumentar a autonomia das baterias.
Kuati escreveu:rjsdex, é tudo LED véi, a não ser que a matéria de onde peguei a foto esteja errada:rjsdex escreveu: Amigo, eu tbm estou falando do farol principal, onde disse acima que era luz de posição, seta, etc? A própria foto que vc postou mostra o farol de led e xenon junto........ Os leds estão em volta e o xenox nesse bulbo maior ao meio......Pode conferir
Mas só a foto está errada, o fato é que existe, e já faz algum tempo, iluminação exclusivamente por LEDs.
---
[ ]'s
Esse modelo audi eu não conhecia...... Interessante, será que é mais eficiente que o Xenon, acho que não.... ainda.... Realmente a foto está errada......
Johnny Hu escreveu:Em motos cujo sistema elétrico é constituído por reguladores paralelos e projetado para atender ao consumo de lâmpadas incandescentes, a suposta vantagem de menor consumo de energia proporcionada por LEDs resulta nula já que o regulador paralelo terá de desviar (shunt) o excedente de energia que deixou de ser consumida pelas lâmpadas.
??? Procede isso? Desde quando um regulador vai aquecer por baixo consumo de potência? Pelo que eu saiba ele só aquece por excesso de consumo e não ao contrário...... Pela sua ótica se a lâmpada queimar o regulador vai aquecer até torrar? Reguladores apenas retificam a corrente de alternada pra contínua para recarregar a bateria e manter o circuito elétrico da moto em funcionamento numa tensão pré estabelecida, não há resistência significativa neles para aquecerem, eles só aquecem com excesso de corrente.....
Caro rjsdex, seu raciocínio estaria correto... se estivéssemos falando de reguladores do tipo "série", ou em "série". Nestes, grosseiramente, a potência dissipada é proporcional ao quadrado da corrente que os consumidores "puxam".
E Reguladores não retificam... Retificadores o fazem. Ocorre que tanto a etapa Retificadora quanto o Reguladora estão acondicionados num mesmo invólucro, daí o mal-entendido.
Por curiosidade, com a moto ligada, desconecte os fios de saída de seu RR e tente medir a tensão de saída dele (nesta condição seu RR estará operando sem nenhum consumidor)... Deve encontrar 0V (pelo menos na Falcon era assim), ou próximo a isso. Só não o faça por muito tempo.
No exemplo que citou, se a lâmpada queimar em t=0, não digo que o RR queimará instantaneamente porque em maior ou menor grau haverá outros consumidores, mas a chance de queimar aumentará com o aumento de t porque ele estará sendo estressado já que a energia que deixou de ser consumida pela lâmpada terá de atravessar o Regulador Paralelo para o terra. Nestes, grosseiramente, a potência dissipada é proporcional ao quadrado da corrente que os consumidores "deixam de puxar".
Sei que esse assunto vai contra a Intuição, mas é isso mesmo. Você pode checar esta hipótese comparando/observando a temperatura de seu RR com o farol ligado e, em seguida, com o farol desligado. Só dê o tempo necessário entre uma situação e outra para que a inércia térmica não influa no seu veredito.
E Reguladores não retificam... Retificadores o fazem. Ocorre que tanto a etapa Retificadora quanto o Reguladora estão acondicionados num mesmo invólucro, daí o mal-entendido.
Por curiosidade, com a moto ligada, desconecte os fios de saída de seu RR e tente medir a tensão de saída dele (nesta condição seu RR estará operando sem nenhum consumidor)... Deve encontrar 0V (pelo menos na Falcon era assim), ou próximo a isso. Só não o faça por muito tempo.
No exemplo que citou, se a lâmpada queimar em t=0, não digo que o RR queimará instantaneamente porque em maior ou menor grau haverá outros consumidores, mas a chance de queimar aumentará com o aumento de t porque ele estará sendo estressado já que a energia que deixou de ser consumida pela lâmpada terá de atravessar o Regulador Paralelo para o terra. Nestes, grosseiramente, a potência dissipada é proporcional ao quadrado da corrente que os consumidores "deixam de puxar".
Sei que esse assunto vai contra a Intuição, mas é isso mesmo. Você pode checar esta hipótese comparando/observando a temperatura de seu RR com o farol ligado e, em seguida, com o farol desligado. Só dê o tempo necessário entre uma situação e outra para que a inércia térmica não influa no seu veredito.
----—▲≡≡≡
Rad escreveu:...só cuidado,, vc é vc,, sua moto é sua moto,, não se projetem nelas ou por elas
-
systemcracker
- Roda Presa
Esse aí é o farol do R8...rjsdex escreveu:Kuati escreveu:rjsdex, é tudo LED véi, a não ser que a matéria de onde peguei a foto esteja errada:rjsdex escreveu: Amigo, eu tbm estou falando do farol principal, onde disse acima que era luz de posição, seta, etc? A própria foto que vc postou mostra o farol de led e xenon junto........ Os leds estão em volta e o xenox nesse bulbo maior ao meio......Pode conferir
---
[ ]'s

o A8 2011 também virá com um full LED de 68 diodos:

Ponto importante sobre esses Leds: Diferentemente do que acontece com os mais comuns, esses esquentam e não é pouco, por isso no gráfico a menção à dissipação de calor.systemcracker escreveu:
Esse aí é o farol do R8...
o A8 2011 também virá com um full LED de 68 diodos:
- diegonunes
- Dinossauro
Tem farol aqui (lanterna) comprada no DX que ilumina igual ou mais Vstrom, sem onda nenhuma. O negócio é escroto.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
- alan-sc
- Motoqueiro
- Contato:
fala serio
led so da uma luzinha bacana, iluminar longe com foco bom, sem chance
com certeza perde pra qualuqer halogena baratinha
de bom so a economia de energia acredito
led so da uma luzinha bacana, iluminar longe com foco bom, sem chance
com certeza perde pra qualuqer halogena baratinha
de bom so a economia de energia acredito
Sem Moto...
Espero aguentar até ano que vem!
Espero aguentar até ano que vem!