Europa: Motos obrigadas a ter freios ABS a partir de 2017
Europa: Motos obrigadas a ter freios ABS a partir de 2017
Em 2003, a União Européia proibiu a venda de automóveis sem freios com ABS, o famoso sistema que impede o travamento das rodas. Agora o bloco quer impedir a venda de motocicletas sem o dispositivo de segurança ativa a partir de 2017. A medida valerá em motos a partir de 125 cc. Segundo um estudo sueco, o ABS em motos reduz 38% os acidentes e 48% as fraturas graves ou mortes.
Antigamente, o sistema ABS para motos era pesado e volumoso, mas atualmente os dispositivos possuem tamanho compacto e 900 gramas de peso em média. Há fabricantes, como a BMW que utilizam o sistema desde que nós apenas víamos suas motos através de revistas ou TV. Hoje, a marca bávara aplica controle de tração e estabilidade em alguns de seus modelos.
No Brasil, o ABS está sendo popularizado pela dupla CB300R e XRE300 da Honda, embora outros fabricantes também ofereçam o dispositivo em alguns modelos, geralmente importados. Se nossos carros terão ABS obrigatório a partir de 2014, nossas motos, no entanto, vão demorar muito mais para empregar o sistema. Isto é, caso o governo obrigue sua utilização algum tempo depois dos carros.
Antigamente, o sistema ABS para motos era pesado e volumoso, mas atualmente os dispositivos possuem tamanho compacto e 900 gramas de peso em média. Há fabricantes, como a BMW que utilizam o sistema desde que nós apenas víamos suas motos através de revistas ou TV. Hoje, a marca bávara aplica controle de tração e estabilidade em alguns de seus modelos.
No Brasil, o ABS está sendo popularizado pela dupla CB300R e XRE300 da Honda, embora outros fabricantes também ofereçam o dispositivo em alguns modelos, geralmente importados. Se nossos carros terão ABS obrigatório a partir de 2014, nossas motos, no entanto, vão demorar muito mais para empregar o sistema. Isto é, caso o governo obrigue sua utilização algum tempo depois dos carros.

- Fredericow
- Motoqueiro
Re: Europa: Motos obrigadas a ter freios ABS a partir de 201
Seria uma boa, tive uma experiência com abs na xre e sem dúvida é o principal destaque da moto. Aquele papo de que sabendo frear nem precisa é conversa, depois que se usa uma moto com é difícil acostumar com as sem. Nas motos honda ainda tem o diferencial do sistema combinado, que aciona os freios nas duas rodas acionando apenas o pedal.
Mas pensar em todas as motos com isso no Brasil, eu acredito que não estarei vivo para ver isso.
Mas pensar em todas as motos com isso no Brasil, eu acredito que não estarei vivo para ver isso.
honda sh150i
- evandro_falk
- Motociclista
Acho estranho a UE determinar este tipo de medida com as motos somente agora, e pior ainda é o prazo, excessivamente longo.
Se lá tá assim, imagina aqui, onde, além das CGs, nosso mercado é reforçado por uma invasão de xing-lings de até 150cc...
Se lá tá assim, imagina aqui, onde, além das CGs, nosso mercado é reforçado por uma invasão de xing-lings de até 150cc...
YS 250 07/08
GSX 650F 11/12
"I like your Christ. I do not like your Christians. Your Christians are so unlike your Christ."
Mahatma Gandhi
GSX 650F 11/12
"I like your Christ. I do not like your Christians. Your Christians are so unlike your Christ."
Mahatma Gandhi
Entendo tbem que em moto o sistema se faz muito mais necessario, porem o prazo parece longo, mas pelo menos ja colocaram uma data.
No Lisarb é cada um por si, como sempre... vai da conciencia.
No Lisarb é cada um por si, como sempre... vai da conciencia.
Tudo que me desejares, que recebas em dobro...
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
http://eDeMoto.blogspot.com
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
http://eDeMoto.blogspot.com
- diegonunes
- Dinossauro
NA Europa o negócio é tenso mesmo né. Lá as motos é que são obrigadas a sair com freio ABS, não as montadoras que tem obrigação de fabrica-las com os tais. Show! 
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
- diegonunes
- Dinossauro
Exato! O danado do C-ABS é do baralho! É indiscutível a segurança promovida pelos freios ABS, sabendo frear ou não.Fredericow escreveu:Seria uma boa, tive uma experiência com abs na xre e sem dúvida é o principal destaque da moto. Aquele papo de que sabendo frear nem precisa é conversa, depois que se usa uma moto com é difícil acostumar com as sem. Nas motos honda ainda tem o diferencial do sistema combinado, que aciona os freios nas duas rodas acionando apenas o pedal.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Não sabia que o ABS ia ser obrigatório no brasil em 2014. EU acho bom..tende a baratear o custo do mesmo. Acho o ABS mais importante que o Air Bag por se tratar de uma segurança ativa e não uma passiva.

FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!

AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
- Saurus
- Mito
ABS é tudibão! Nunca usei, mas minha XTE já tem freios ABS, pode-se alicatar com vontade que a roda não trava neimphodddeindu.
Brincadeira, gente. É que o freio das XT nunca foram um primor, sempre foram "borrachudos", mesmo com o sistema limpo, revisado, com peças novas, etc. Isso não quer dizer que ela não freie direito, mas acho que é feito mesmo para evitar o travamento. Diria até que é um ABS "ocasional", ou seja, não era bem isso que o fabricante queria mas acabou dando certo "por acaso".
Essa de ABS nos carros também acho FUNDAMENTAL. Não dá mais para pensar em automóveis sem ABS. É mais ou menos como computador e internet: Na atualidade a gente se pergunta como é que a humanidade conseguiu sobreviver sem isso?
Brincadeira, gente. É que o freio das XT nunca foram um primor, sempre foram "borrachudos", mesmo com o sistema limpo, revisado, com peças novas, etc. Isso não quer dizer que ela não freie direito, mas acho que é feito mesmo para evitar o travamento. Diria até que é um ABS "ocasional", ou seja, não era bem isso que o fabricante queria mas acabou dando certo "por acaso".
Essa de ABS nos carros também acho FUNDAMENTAL. Não dá mais para pensar em automóveis sem ABS. É mais ou menos como computador e internet: Na atualidade a gente se pergunta como é que a humanidade conseguiu sobreviver sem isso?
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
RCA neles, a dianteira da minha trava se alicatar com vontade.Saurus escreveu:É que o freio das XT nunca foram um primor,
O Freio traseiro já não é tão baum, mas a moto tá precisando de uma geral no sistema
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
Atual: MSM
Saurus, esse esquema aí de freio borrachudo quem faz são algumas Xing Ling e em algumas propagandas colocam sem dó que é ABS hehe. Mas aí é realmente proposital, com uma válvula de alívio.
Olha aí na pinça dianteira da Traxx:

Se isso funciona bem eu já não sei.
Da XTE deve ser tipo o freio traseiro da Neo, é ruim mesmo, não trava mas tb não pára a moto. Faça o teste, com a moto parada acione o freio (não com força total) e empurre a moto pra frente ou pra trás, é capaz de conseguir mexer só com a força das pernas. Já o dianteiro da Neo (disco) é coisa de primeira.
[ ]'s
Olha aí na pinça dianteira da Traxx:

Se isso funciona bem eu já não sei.
Da XTE deve ser tipo o freio traseiro da Neo, é ruim mesmo, não trava mas tb não pára a moto. Faça o teste, com a moto parada acione o freio (não com força total) e empurre a moto pra frente ou pra trás, é capaz de conseguir mexer só com a força das pernas. Já o dianteiro da Neo (disco) é coisa de primeira.
[ ]'s

- Schiavetto
- Motoqueiro
só quero saber se da para dar RL com isso nas rodas
se nao, a primeira coisa q eu vou fazer assim que sair da concessionaria...é tirar
porra.
sou do tipo q faz varias manobras.
se nao, a primeira coisa q eu vou fazer assim que sair da concessionaria...é tirar
porra.
Twister -> Honda Shadow Vt 600 -> HD Sportster 883 Low -> Suzuki Gsx 750F -> Yamaha Xtz Lander 250 / Srad 750
-
SilvoJunhu
- Roda Presa
Váááááárias manobras!
Alguém sabe quanto custa o ABS de uma XRE/CB 300? To falando de custo pra montadora mesmo e não quanto cobram do cliente.
Acredito que com estas obrigações tanto pra carros quanto pra motos isso irá baratear muito, mas não teremos aqui tão fácil.
É de conhecimento de todos que as motos sem ABS irão parar tudo no Brasil já que aqui isso não é obrigado.
Acredito que com estas obrigações tanto pra carros quanto pra motos isso irá baratear muito, mas não teremos aqui tão fácil.
É de conhecimento de todos que as motos sem ABS irão parar tudo no Brasil já que aqui isso não é obrigado.
Eu acho que é bem barato Xandão. É caro pra desenvolver, mas depois de pronto é só o chip da ECU, lata com furinhos nos discos, sensor pra ler os furinhos, umas duas válvulas de alívio... mas há ABS e ABS, o sistema completo da CBR600RR tem absurdos 9 kgs, sei lá pq o da CBR600RR é tão pesado.
[ ]'s
[ ]'s

Manobras ou posições?Schiavetto escreveu:só quero saber se da para dar RL com isso nas rodas
porra.
Kona The King
- tu-barao
- Roda Presa
Para quem gosta de passear de moto , ótimo...
Principalmente no modo freira......
Mas para pilotar no modo Vader deve ser uma bosta....
KTM Duke 390
Ex BMW K1300R, BMW R1200R Trator, Sukita 750ZA - Brutaogra 910S - Sofazão 300I - Cityclass 200I - SuperCamela 696 - Lead 2009 Hayabusa 2009-Triumph Speed Triple 1050 2007,Fazer 600 S2 2007,Bandit N1200 2007,Ex-Bandit N1200 2005,Ex-Bandit 600 2002,etc...etc...etc
Ex BMW K1300R, BMW R1200R Trator, Sukita 750ZA - Brutaogra 910S - Sofazão 300I - Cityclass 200I - SuperCamela 696 - Lead 2009 Hayabusa 2009-Triumph Speed Triple 1050 2007,Fazer 600 S2 2007,Bandit N1200 2007,Ex-Bandit N1200 2005,Ex-Bandit 600 2002,etc...etc...etc
- Saurus
- Mito
Já li em algum lugar que os pilotos (profissionais mesmo) estão aprovando o ABS, pois o dispositivo está permitindo que eles freiem muito mais dentro da curva sem se preocupar com travamento.tu-barao escreveu:Para quem gosta de passear de moto , ótimo...
Também aprovam o controle eletrônico de tração, o controle eletrônico que não deixa a roda travar em reduzidas bruscas de marcha, etc. Em fim, se nas corridas os bólidos não estão usando toda a parafernália eletrônica que facilita a pilotagem é porque querem diferenciar/dificultar justamente a pilotagem, para que vença o melhor piloto, aquele com maior sensibilidade/habilidade para controlar a moto/carro nos menores tempos para completar a prova e não o melhor carro/moto.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Comprei a moto com abs, o diferencial é que na hora do cagaço não preciso controlar a força que aperto o freio, acho o sistema importante. Eu ia comprar sem abs mas minha mulher não deixou e hj não me arrependo, qualquer inverstimento para segurança é bom. 
O consorcio da minha hornet está me matando de ansiedade
Minha ansiedade acabou fui contemplado dia 26/05/2010 uuuuuuuuuuuuup
Minha ansiedade acabou fui contemplado dia 26/05/2010 uuuuuuuuuuuuup
O Brasil podia inovar e tornar obrigatório em 2014
Ex: Intruder 125 2007, Fazer 250 2007, Comet GT 2010
Atualmente: amargando MSM
Atualmente: amargando MSM