Não esquentar o motor da moto, problemas a longo prazo?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Marcus DT
Dinossauro

Re: Não esquentar o motor da moto, problemas a longo prazo?

Mensagem por Marcus DT »

Outra coisa, nunca ligo no descanso. Sempre ligo na posição vertical (ou seja, montado na moto já que não tem cavalete).
Procopio
Roda Presa

Mensagem por Procopio »

Tb sempre espero um pouco.
Ligo a moto rezo um pai nosso e ave maria pedindo proteção divina e pau na máquina.

Abs
Vamu ki vamu !!!
Custom
Motoqueiro

Mensagem por Custom »

Para quem diz que não pode funcionar a moto no cavalete lateral:

Quem recomendou isso ?

Quem disse que prejudica se funcionar no cavalete lateral ?
Quem disse, disse que vale prá qualquer moto ?
Quem disse, disse que é deste planeta ?

Tem alguma matéria técnica sobre isso ?
Tem alguma moto que no manual diga isso ?

Cadê o Puma ?
Allende
Mito

Mensagem por Allende »

Nas carburadas esperava um minuto e saía. Tempo de por o capacete e empurrar pra fora da garagem.
Na fazer, vou colocando o capacete até chegar nela, mando o start no neutro, empurro uns 15 segundos pra fora de casa e mando ver. :cher:

Ab, Allende
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
Jonnes
Roda Presa

Mensagem por Jonnes »

Eu também não fico esperando muito.

Dou partida com ela em pé, manobro ela ligada e saio bem degavarzim...

Não gosto de deixá-la fumegando no descanso lateral, pois a corrente da bomba de óleo fica bem ao lado direito do motor. O barulho do funcionamento até muda quando ele está trabalhando no descanso.
João Henrique
"A melhor coisa é poder viajar, e se livrar do stress desse mundo."
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por kalixto »

Cada moto tem o seu esquema.
intruder 125, tem que ligar no afogador as antigas la no carburador, da ate pra sair com ela com afogador puxado mas não tente abrir o acelerador que ela não vai, parece carro a alcool, depois que começa a ficar acelerada pode baixar o afogador que fica normal, isso da minha 2007. que tinha um esquema que alguns eliminavam pra entrar ar, o coisa parecida pra poder poluir menos.
vulcan 750 n- essa se vc não deixasse esquentar ate estabilizar a rotação, apagava e vc não ligava mais nem com reza brava, era metodica ligar com o afogador puxado sem tocar em nada, deixar estabilizar a rotação e dai podia tirar o afogador e andar de boa.
falcon so faz uns barulhos de que parece que ta sem oleo fria, mas esquentava muito rapido, so sair de primeirinha devagarinho que ja ficava ok.
lander - injeção eletronica, piada, ligou pode sair, so ia acelerando progressivo sem tirar de giro fria.
NInja - o ideal é deixar esquentar um pouco pois a rotação fria fica meio elevada, da aquele clamp no cambio se sair assim , mas tb sai andou um pouco devagar sem esticar muito já ta no ponto. ai é so botar pra roncar.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

O que não pode mesmo é deixar qquer motor funcionando menos de 10 minutos, principalmente pq nossa mijolina é carregada de água, ligando pouco tempo acumula-se água no sistema de escapamento, que fica frio e por isso não evapora nada, água esta que vai corroendo. Quem tem carro e usa etanol nunca deve desligar o carro com menos de 10-15 min. de funcionamento. E tem o problema do óleo tb... vide o caso dos primeiros novos Gols 1.0 vendidos recentemente, que davam pau justamente com quem ligava, não esperava o carro esquentar, e já desligava.

Ligou? Então espere uns 10 min pra desligar. Quem usa veículo pra comprar pão na esquina maltrata mais o motor que quem dá pau brabo.

E não pode meter o dedo no start e já sair comendo ferro tb, tem que esperar um pouco pra começar a dar giro alto.

Sem ser escravo da máquina, e sem ser cupim de aço, dá pra levar numa boa.

[ ]'s
Imagem
André Barbosa
Roda Presa

Mensagem por André Barbosa »

Também sou um dos que costumam, ainda que por algumas vezes por apenas 1mim ou menos, esquentar a moto antes de sair e procuro nos primeiros metros ir tranquilo com ela até ganhar mais temperatura no motor.
Xandão
Roda Presa

Mensagem por Xandão »

Custom escreveu:Quem disse que prejudica se funcionar no cavalete lateral ?
Olha, na Bandit tem aquele janelinha transparente na lateral direita do motor. Quando deixa um tempo no cavalete o óleo desaparece daquela janelinha, parece que a moto está sem óleo. Pra algum lugar ele vai e fica e só volta de um tempo com a moto na vertical. Tomara que quando o óleo some, que fique onde precisa ficar pra ligar a moto e sair logo em seguida como eu faço.
Cleber
Roda Presa

Mensagem por Cleber »

Ligo enquanto coloco luva, jaqueta e capacete, piloto tranquilo até atingir 85 graus, se enrolar o cabo antes disso a moto fica fraca.
O consorcio da minha hornet está me matando de ansiedade
Minha ansiedade acabou fui contemplado dia 26/05/2010 uuuuuuuuuuuuup
F.Caron
Roda Presa

Mensagem por F.Caron »

rafaeld-_-b escreveu: "É uma máquina, e foi feita pra isso. O óleo vai circular da mesma forma".
:rof:
ótima teoria.. pena que não é verdade.. :bnn:

trate o motor assim e daqui a pouco vc estará abrindo algum tópico do tipo "motor fumando, o que pode ser..???"

O motor é projetado pra rodar numa temperatura ideal, quando o óleo está quentinho e chega onde deve chegar e todas as peças já dilataram e todas as folgas estão OK.

O motor frio está sem óleo. O óleo está frio e "grosso" e vai demorar pra chegar em todas as peças.
Quente demais, e alguma coisa tb vai abrir o bico..

Então.. bom senso e 2 minutos esquentando fazem bem pro motor.
CB 450 DX 89/90
Fazer 250 2010/11 - *2010 †2012 15.000Km
Intruder 125 2007 - *2007 †2010 30.000Km
Alvaro
Novato

Mensagem por Alvaro »

Como minha moto é SS, eu sempre faço o que foi citado por alguns. Ligo a moto e vou colocando luva capacete ajeitando a jaqueta. Subo e vou na manha até a porta da garagem do prédio, até aí já esta com 1 palito de temperatura, depois disso sobe rapidim. Aí até esperar aquele abre 1 portao, fecha abre outro fecha.. já tá em 2 ou 3 palitos de temp. aí ándo até o primeiro semaforo no embalo. E depois disso, vou no ritmo que der no sangue no momento..só não sento a bucha d+ pq o pneu frio já me deu algum susto.
FFRibeiro
Motociclista

Mensagem por FFRibeiro »

Esquentar motor?
besteira, negócio é apertar start soltar embreagem e acelerador na posição on... }:)
Demo escreveu:se tudo na vida tu for fazer conta pra fazer, nunca irá fazer nada e ainda assim não terá economizado nenhum dinheiro!!!

Se te faz feliz, pega o carro, vá ver a peça, jante fora e volte pra casa rindo. As contas terá que pagar do mesmo jeito.
Anubis
Motoqueiro

Mensagem por Anubis »

Como a DR é um parto de rinoceronte para ligar em dias frios e/ou quando atá parada há mais de 3 dias, deixo-a funcionar enquanto coloco jaqueta, capacete e luvas ou até que mantenha marcha-lenta sem afogador.

Nos dias quentes, funcionou, saio sem abusar do acelerador por uns 5 minutos. Depois, normal.
williampk3d
Roda Presa

Mensagem por williampk3d »

na xtz , sendo dia frio ou quente , quando ela ta fria ligo no afogador e fico uns 20 segundos acelerando senão apaga, ando na manha por 1-2 minuto dps aceleração total.
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

Td dia, ligo, e saio morro abaixo só deixando a gravidade fazer o resto. Como é um morrão longo, qdo chego na reta, tá td certo.

Mas se por exemplo vc já tá andando com a moto a uns 10min, estaciona e desliga, qto tempo depois vc tem q esquentar o motor dnovo? Tipo, se a moto ficar parada mais de 8h? Ou umas 4h?

E expliquem pq é preferencial deixar ligada uns 2min a ligar e sair devagar?
Imagino q um movimento mínimo nas engrenagens pra espalhar o óleo esquentando seja melhor do q parada.
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
Cachorro

Mensagem por Cachorro »

Na CB500 e outras motos que já tive sempre dou uma esquentadinha de pelos menos 1 minutos e saio devagar.

Na XTZ de trilha, como tá sempre sem bateria, pega no tranco ladeira abaixo e já sai rodando.

Já na DT180, aquecer a moto é pedir pra ser defumado e chegar ao destino fedendo óleo 2T.

Abs,
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Não sei pq dono de moto trata a mesma como se fosse de manteiga.

Geralmente o tempo que tu levas pra por o capacete e luvas é mais que o suficiente. O óleo é projetado pra lubrificar em qquer temperatura de operação da faixa pra qual ele está especificado. (no brasil quase não temos temp negativas)

O motor tb é projetado pra trabalhar numa faixa de temp, que inclue a ambiente.

Alguns manuais até recomentam ligar e sair, pra aquecer em carga, pois aquece mais rápido. É só não sair a milhão.

Se vcs vissem uma linha de testes de motor ninguém aqui comprava nem carro nem moto.

Eles tiram o motor da linha, virgem, colocam o óleo, ligam a gasolina e partem o bicho do zero, conectato a um dinamômetro e já levam a rotação em questão de segundos ao limite. Ficamacelerando cerca de um minuto, no talo. Alguém acha que dá tempo de esquentar? Alguém aqui já teve o motor travado ao sair da loja?

é muita frescura.

Coloquem suas motos na rua e vão pegar um vento na cara :cool:
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Jonnes escreveu:Não gosto de deixá-la fumegando no descanso lateral, pois a corrente da bomba de óleo fica bem ao lado direito do motor. O barulho do funcionamento até muda quando ele está trabalhando no descanso.
Comigo a mesma coisa ;-) !

E já li no manual (acho que foi o da CRF230) falando pra não deixar funcionando no descanso também.
ArDiZZoN
Motoqueiro

Mensagem por ArDiZZoN »

Na ninjete quando fria a rotação vai aos 2,5k rmp as vezes 3k rpm. Eu espero um pouco até rotação baixar para menos de 2k rpm.
Eu evito de sair não por frescuragem e sim pela lenta estar muito acelerada.
Ja passei alguns cagaços de ter que reduzir inconcientemente a velocidade com o freio motor e a moto não parar. E pelo susto ter que juntar nos freios.

Em outro caso, um amigo meu chegou para mim esses dias falando que ele liga a moto dele(carburada) sem acionar o afogador e deixa ela aquecendo na lenta.
Falei pra ela que não é uma boa prática, e que deveria utilizar o afogador nem seja por 1 min.

Expliquei que o óleo por ser multiviscoso ele tende a engrossar quando frio.
E para bomba de óleo ter eficiência no primeiro momento da lubrificação ela tem que ter uma pressão maior para poder lubrificar melhor as peças móveis(pistão, mancais e etc.) com o óleo estando mais "grosso" naquele momento.
Ai que entra a uma das funcionalidades do afogador. Além de enrriquecer a mistura para pegar na primeira partida, consequentemente ela mantém a rotação do motor mais acelerada, com isso dando mais pressão na bomba de óleo.
Imagem
Beat the machine that works in your head...
Responder