Direção defensiva

Grupo de discussão geral sobre motos.
Saurus
Mito

Re: Direção defensiva

Mensagem por Saurus »

Gostei das dicas. A imensa maioria delas eu já pratico diariamente. Creio que é por isso que meu último terreno foi a quase 30 anos atrás. Quanto aos pneus, eu faria uso somente de jogos com a mesma quilometragem, mas acontece que não dá para, por exemplo, trocar o pneu traseiro com mais de meia vida só porque o pneu dianteiro chegou no TWI. Então acabo trocando somente o pneu que está no (ou perto do) TWI.

A dos desvios de emergência é uma das manobras mais gostosas de praticar.

Quanto a pilotar sob chuva, é uma excelente idéia também manter a viseira sempre limpa e encerada (evita acúmulo de água na viseira, evitando termos que passar a mão nela para retirar essa água retida). Vale a pena usar a tal cera automotiva de polimento leve de pintura, tipo essas Grand Prix e congêneres. Semanalmente limpo a viseira de meus capacetes com essa cera. Além de limpo, sem riscos, a película que fica faz om que a água da chuva escorra facilmente sem ficar retida, atrapalhando a visão, evita que óleo da pista jogado contra a viseira também atrapalhe, fique retido, etc.

Também panso que, por mais que saibamos de cor essas recomendações, nunca é demais relembrá-las e praticá-las. ;-)
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
allem
Motoqueiro

Mensagem por allem »

Li e absorvi! ;-)
Zeidan
Mito

Mensagem por Zeidan »

Tampax, eheheheh :lol:

Saurus, essa película que a cera deixa na viseira aguenta uma viagem longa? Tipo assim uns 1.200Km na qual se peguem algumas chuvas no trajeto?

.
wcarlete
Motoqueiro

Mensagem por wcarlete »

Saurus o lance da cera na viseira é simples mas eu nunca tinha pensado nisso.

Eu passo cera no meu capacete todo final de semana para ele fica sempre brilhando mas a viseira nunca fiz.

Vou testar

obrigado pela dica
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(

Hoje: YBR 06/06
Cachorro

Mensagem por Cachorro »

Não passe cera em viseiras espelhadas com proteção anti-risco.

Pelo menos foi o que o vendedor me disse, prejudica o tal do tratamento que é feito.

Abs,
Richard.
Dinossauro

Mensagem por Richard. »

StvRacer escreveu:Só não concordo com o negócio dos pneus de marcas diferentes.

E pq não concordaria???

Na verdade, o que ela disse, não se encaixa apenas para MARCAS diferentes, mas sim para MODELOS diferentes, mesmo que de mesma marca.

Pneus trabalham em conjunto, logo, o mais recomendado SEMPRE é trabalhar sempre com o conjunto para melhor trabalho dos mesmos.

Logico, que como o Saurus explicou, vc não vai trocar um pneu meia vida, pq o outro acabou, mas por exemplo, vc não vai trocar um Sport Demon traseiro, por um Pilot Sport, mantendo o Sport Demon na dianteira.

Nesse caso, o mais recomendado é efetuar a troca dos dois ao mesmo tempo pelo correspondente ao conjunto na dianteira e traseira.

gora se o Sport Demon traseiro acabar e vc colocar outro igual, não tem tanto problema, além do que é o recomendado a fazer.

Discussão sobre pneus é uma coisa sem fim, vai ter gente que vai falar que não acha que exista problema em misturar modelos, medidas, tipos e mais um monte de coisas...

Com pneu não se brinca.

Ahhh... Fê, parabéns pelo ótimo tópico. :wsh: :wsh: :wsh:
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
JOSMAR RS
Roda Presa

Mensagem por JOSMAR RS »

Valeu Fernanda-DF, estou imprimindo e passando p/ minha esposa que tirou habilitação a +- um mes ;-)

Modera ;-)
Johnny Hu
Motociclista

Mensagem por Johnny Hu »

Fernanda, muito obrigado pelo tópico, esse tipo de informação nunca é demais.

Confesso que não entendi essa da "meia volta", alguém pode desenhar pra mim por favor? :oops:

"
Domine a meia-volta
Pratique este retorno apertado até ficar bom. Ponha suas nádegas na beirada do banco no lado contrário à curva e deite a moto para dentro da curva, usando seu corpo como contrapeso enquanto gira em cima da roda traseira. É uma excelente manobra para não bater no carro da frente ou para escapar daquele bueiro sem tampa.
"

Lamento o comentário do Sr. Murilo. :-(
----—▲≡≡≡

Flying over mirrors - and intact!
"Todos esses que aí estão, atravancando o meu caminho, eles passarão... Eu passarinho!" (Mário Quintana)
Rad escreveu:...só cuidado,, vc é vc,, sua moto é sua moto,, não se projetem nelas ou por elas ;-)
Richard.
Dinossauro

Mensagem por Richard. »

Johnny Hu escreveu:Fernanda, muito obrigado pelo tópico, esse tipo de informação nunca é demais.

Confesso que não entendi essa da "meia volta", alguém pode desenhar pra mim por favor? :oops:

"
Domine a meia-volta
Pratique este retorno apertado até ficar bom. Ponha suas nádegas na beirada do banco no lado contrário à curva e deite a moto para dentro da curva, usando seu corpo como contrapeso enquanto gira em cima da roda traseira. É uma excelente manobra para não bater no carro da frente ou para escapar daquele bueiro sem tampa.
"

Lamento o comentário do Sr. Murilo. :-(

Quem????

Acredito que seja isso daqui (mas não tão trash assim):

Imagem

Tipo meio que vc deitar a moto, mas manter o corpo na vertical, para diminuir o angulo de movimento para a moto fazer um giro em menor espaço.

Acho q deu pra entender...rs :lol:
2007 - 2009 - CB400 82
Jota

Mensagem por Jota »

Richard. escreveu: Acho q dei pra entender...rs :lol:
como de hábito.

johnny hu, creio que deva ser mais ou menos tentar fazer o mais próximo possível de um compasso, em que a roda traseira ficaria no mesmo lugar e a roda dianteira tentará fazer o menor círculo possível.

deu pra entender ou ainda está confuso?
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Zeidan escreveu:...

Saurus, essa película que a cera deixa na viseira aguenta uma viagem longa? Tipo assim uns 1.200Km na qual se peguem algumas chuvas no trajeto?

.
papamalas escreveu:Saurus o lance da cera na viseira é simples mas eu nunca tinha pensado nisso.

Eu passo cera no meu capacete todo final de semana para ele fica sempre brilhando mas a viseira nunca fiz.

Vou testar

obrigado pela dica
Zeidan, Ao menos usandoa tal da Grand Prix Impermeabilizadora, tenho obtido excelentes resultados. Aguenta muuuuuuuuiiiiiiita chuva mesmo. Sem problema nenhum. Uso essa daqui ó:
Imagem
Cachorro escreveu:Não passe cera em viseiras espelhadas com proteção anti-risco.

Pelo menos foi o que o vendedor me disse, prejudica o tal do tratamento que é feito.

Abs,
Canino, eu tenho usado nas viseiras do Peel's Mach 5, do Bieffe Sport (aquele meio strett e meio trail) e do Shark S800 que tenho. As viseira tem estado sempre novas e sem nenhum risco, arranhado ou coisa que o valha. Venho usando isso há muito tempo mesmo.

É impressionante você ver as gotas de chuva escorrendo para os lados, levando junto óleo e sujeiras em geram (pois eles não grudunham na viseira) sem ficarem retidas na viseira.

Basta pegar uma pequena quantidade num pano macio ou no seu próprio dedo, espalhar bem espalhado por toda a superfície da viseira, esperar uns 5 minutos para a cera ficar seca e remover com outro pano seco ou papel bem macio (tipo papel higiênico de luxo, daqueles com folha dupla, para fiofós e perseguidas hipersensíveis, :-D ).
Zeidan
Mito

Mensagem por Zeidan »

Vou atrás! ;-) ;-) ;-) ;-)

.
Richard.
Dinossauro

Mensagem por Richard. »

Jota escreveu:
como de hábito.

johnny hu, creio que deva ser mais ou menos tentar fazer o mais próximo possível de um compasso, em que a roda traseira ficaria no mesmo lugar e a roda dianteira tentará fazer o menor círculo possível.

Ow ancião... VTNMDODSCÚ

:fuck: :fuck: :fuck: :fuck:

Valeu???

}:)
2007 - 2009 - CB400 82
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Richard. escreveu:
Johnny Hu escreveu:...

"
Domine a meia-volta
Pratique este retorno apertado até ficar bom. Ponha suas nádegas na beirada do banco no lado contrário à curva e deite a moto para dentro da curva, usando seu corpo como contrapeso enquanto gira em cima da roda traseira. É uma excelente manobra para não bater no carro da frente ou para escapar daquele bueiro sem tampa."...
...
Acredito que seja isso daqui (mas não tão trash assim):

Imagem

Tipo meio que vc deitar a moto, mas manter o corpo na vertical, para diminuir o angulo de movimento para a moto fazer um giro em menor espaço.

Acho q deu pra entender...rs :lol:
Faço muito esse tipo de manobra para fazer curvas muito fechadas e lentas, tipo fazer um retorno em estrada de terra... Com uma moto dual-purpose/trail é uma delícia...
Cachorro

Mensagem por Cachorro »

Saurus, eu sei como se faz, também encero meus capacetes e as viseiras, porém nas espelhadas não encero.

Abs,
Jota

Mensagem por Jota »

Richard. escreveu:
Jota escreveu:
como de hábito.

Ow ancião... VTNMDODSCÚ

Valeu???

hum.
nerFosa.

:frag:

entendeu a manobra?
Richard.
Dinossauro

Mensagem por Richard. »

Jota escreveu:
Richard. escreveu:
Jota escreveu:
como de hábito.

Ow ancião... VTNMDODSCÚ

Valeu???

hum.
nerFosa.

:frag:

entendeu a manobra?
Eu entendi desde que a Fernanda falou, pq eu uso ela...rs

E não foi o q eu disse acima??? :lol:
2007 - 2009 - CB400 82
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Cachorro escreveu:Saurus, eu sei como se faz, também encero meus capacetes e as viseiras, porém nas espelhadas não encero.

Abs,
Canino, tem também a opção desse produto aqui ó:
Imagem
Esse Perfect Vision Wurth é um líquido para ser borrifado na viseira (parte externa) e espalhado e seco com um pano. Não é tão caro (comprei por R$ 10,00 numa concessionária Honda, mas deve ter para venda em lojas de moto e auto-peças, etc), o frasco é bem pequeno (uns 4 cm de altura x 3 cm de largura e 2 cm de profundidade) e pode ser carregado numa mochila, bauleto, alforge e coisas assim.

Tem também o anti-embaçante (para ser aplicado na parte de dentro da viseira e a forma de aplicação, preço e medidas são idênticas às do Perfect Vision.
Imagem

Espero ter ajudado.
Editado pela última vez por Saurus em 16 Dez 2010, 11:18, em um total de 2 vezes.
Johnny Hu
Motociclista

Mensagem por Johnny Hu »

Jota-Richard-Saurus, obrigado, agora entendi o texto. Eu não estava conseguindo ligá-lo com a ação. Agora percebo até que sei fazer isso, mas não tinha um nome para.

E no intuito de colaborar com a clareza das coisas, esclareço para os devidos fins que no meu caso nunca é necessária a ação sugerida pelo Sr. Jota... :fuck: :-D
----—▲≡≡≡

Flying over mirrors - and intact!
"Todos esses que aí estão, atravancando o meu caminho, eles passarão... Eu passarinho!" (Mário Quintana)
Rad escreveu:...só cuidado,, vc é vc,, sua moto é sua moto,, não se projetem nelas ou por elas ;-)
Jota

Mensagem por Jota »

JH, satisfação ler seus posts novamente por aqui.
Satisfação maior será apenas quando eu puder ler seus novos posts no off-topic.
[]s
Responder