Calibragem de pneus com nitrogênio

Grupo de discussão geral sobre motos.
diegonunes
Dinossauro

Re: Calibragem de pneus com nitrogênio

Mensagem por diegonunes »

M@D tb é cultura! Não sabia que aqui tinha cientistas hehehe. ;-)
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Metal Command
Motociclista

Mensagem por Metal Command »

diegonunes escreveu:M@D tb é cultura! Não sabia que aqui tinha cientistas hehehe. ;-)
Sempre tem um engracadinho... :lol:

Ta cheio de cientistas aqui no M@D. Muitos deles nao sabem, mas sao!
Luciano Viana
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Luciano Viana »

Daqui a pouco vai aparecer alguém dizendo que o melhor é PEIDAR dentro do pneu.
Bem Aventuradado o SENHOR que:
GUIA a minha MÃO para a BATALHA e
ORIENTA os meus DEDOS para GUERRA.
Jota

Mensagem por Jota »

Russo escreveu:
leo_careca escreveu:Fernanda o Quati disse tudo. Bom é, na verdade o nitrogênio aceita melhor as temperaturas do interior do pneu e vaza menos que o ar comum, deve ser por que é isento de H2O (ou do H e do O separados, juntos ou misturados hehehehe). Mas a logística é complicada, já que NÃO PODE misturar com o ar comprimido você deve drenar o ar dos pneus antes de encher com o Nitrogênio e só calibrar com o Nitrogênio. Como nem todos os postos tem o Nitrogênio, você vai ficar limitada quanto a isso.
Do ponto de vista técnico, não sei se pneu com câmara pode ser calibrado com Nitrogênio.

Bingo!

O ar comprimido tem uma razoável concentração de vapor d'água. O atrito da banda de rodagem do pneu com o piso gera calor e parte desse calor aquece o vapor d'agua, que se expande, aumentando a pressão do pneu. Por ser inerte, o nitrogênio não absorve o calor, mantendo a presão estável.
google inside.

:roll:
wcarlete
Motoqueiro

Mensagem por wcarlete »

Como na minha cidade ninguem conhece o nitrogênio ainda vou colocar ar comum mesmo!! :cher:

Posto com gasolina aditividada já é dificil, imagina nitrogênio!!
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(

Hoje: YBR 06/06
nina

Mensagem por nina »

Jota escreveu:ar ou nitrogênio.
óleo 90 ou graxa branca?
corrente ou correia?
cb ou gs?
principal ou encontros?

mad df ou mad bh?
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Russo escreveu:
leo_careca escreveu:Fernanda o Quati disse tudo. Bom é, na verdade o nitrogênio aceita melhor as temperaturas do interior do pneu e vaza menos que o ar comum, deve ser por que é isento de H2O (ou do H e do O separados, juntos ou misturados hehehehe). Mas a logística é complicada, já que NÃO PODE misturar com o ar comprimido você deve drenar o ar dos pneus antes de encher com o Nitrogênio e só calibrar com o Nitrogênio. Como nem todos os postos tem o Nitrogênio, você vai ficar limitada quanto a isso.
Do ponto de vista técnico, não sei se pneu com câmara pode ser calibrado com Nitrogênio.

Bingo!

O ar comprimido tem uma razoável concentração de vapor d'água. O atrito da banda de rodagem do pneu com o piso gera calor e parte desse calor aquece o vapor d'agua, que se expande, aumentando a pressão do pneu. Por ser inerte, o nitrogênio não absorve o calor, mantendo a presão estável.
Fecha o tóxico.

Ess história de temperatuda mais constante é viagem de neginho. Quem aqui já mediu?

A temperatura depende da rodagem/atrito, só.

A variação de pressão se dá por conta da água. E o pior que acontece é o seguinte, calibramos o pneu quente, depois esfria, a água condensa e o pneu murcha, aí enchemos mais, rodamos, e a água que tinha antes evapora e a pressão vai além da que tava antes.

Por isso, calibrem com pneus frios.

Abraço
Rod
Boss

Mensagem por Rod »

Acho melhor peidar dentro do pneu!
CB 1300 SF - casei SEPAREI...esposa nova HD FATBOY LO foda mal dada... Piranha nova - Ducati Diavel MSM
‎"As pessoas que reclamam da vida, é porque estão bem...
As que relmente estão mal, cerram os dentes e seguem em frente!"
Metal Command
Motociclista

Conversei com o rapaz. Ele falou que em pneu de competicao eles sempre usam N2 pois da uma diferenca sensivel na calibragem dos pneus entre frio e quente durante a corrida. Como a calibragem de cada um dos pneus e diferente para cada circuito a variacao se torna mais critica. Ele deu um exemplo de um pneu calibrado para 20 PSI. Com N2 vai para 22-23 PSI a temperature. Com ar vai para 26-28 PSI, entao e' uma diferenca consideravel. Agora para rua ele disse que nao da para perceber nada na performance do carro.
Outra coisa que ele comentou e' que nao tem nada a ver com vazar menos que com ar. Simplesmente pressao mais estavel.
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Metal Command escreveu:Conversei com o rapaz. Ele falou que em pneu de competicao eles sempre usam N2 pois da uma diferenca sensivel na calibragem dos pneus entre frio e quente durante a corrida. Como a calibragem de cada um dos pneus e diferente para cada circuito a variacao se torna mais critica. Ele deu um exemplo de um pneu calibrado para 20 PSI. Com N2 vai para 22-23 PSI a temperature. Com ar vai para 26-28 PSI, entao e' uma diferenca consideravel. Agora para rua ele disse que nao da para perceber nada na performance do carro.
Outra coisa que ele comentou e' que nao tem nada a ver com vazar menos que com ar. Simplesmente pressao mais estavel.
Exatamente!! ;-)
Pra competir é td de bão, pra andar nas ruas não faz grandes diferenças.
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Rod escreveu:Acho melhor peidar dentro do pneu!
Estarias tu querendo colocar a valvula no brioco pra calibrar corretamente?
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Jota escreveu:
Russo escreveu:

Bingo!

google inside.

:roll:
Tio Russóvski, leo, o nitrogênio se expande sim em função da temperatura. Todos os materiais (sólidos, líquidos e gasosos) tem a propriedade de expansão em função da temperatura. Quanto mais alta a temperatura, maior o volume. Porém a variação do volume (em um sistema fechado/isolado/confinado como uma câmara de ar, por exemplo) isso vai acarretar variação na pressão. Porém, cada material tem seu coeficiente de expansão/dilatação.

No caso da comparação ar ambiente comprimido x nitrogênio comprimido, a variação da pressão/volume será menor justamente por que o nitrogênio tem coeficiente de expansão/dilatação bem menor que o da mistura de gases que é o ar ambiente.

O fato do nitrogênio ser inerte se refere a sua inflamabilidade, ou seja, nitrogênio não é inflamável, sendo, por exemplo, um gás seguro para inertização de dutos de transporte de gases inflamáveis (GLP, GN, etc). O nitrogênio é também muito utilizado para efetuar testes de estanqueidade de reservatórios de dutos de transporte e armazenamento de produtos (principalmente gases) inflamáveis. Porém isso não significa que não possa ocorrer uma explosão de um duto/reservatório qualquer que contenha somente nitrogênio. Pode ocorrer de que a pressão supere a resistência do reservatório/duto e ocorra o rompimento destes últimos.

Mas, se um reservatório de nitrogênio for aquecido, haverá expansão do gás e, consequentemente, aumento da pressão. porém a quantidade de energia calorífica necessária para isso é maior do que se o reservatório contivesse ar ambiente/atmosférico.

OBSIMP: A água é um (até onde sei o único) fluido/material que, quando em estado sólido (congelado/gelo) expande seu volume, contrariando a regra geral.

Se eu estiver errado, por favor me corrijam.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
OMEGAred
Dinossauro

Mensagem por OMEGAred »

Tá sentando no pito? :frag: :lol:
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Imagem
Jota

Mensagem por Jota »

saurus, acho que a água tb segue a norma da dilatação, tipo aumenta a temp, aumenta o volume, exceto entre zero e 4 graus. bom, isso me foi dito faz uns 30 anos, então pode ser que não seja exatamente assim. google russo pode confirmar ou não o fato.
Rod
Boss

Mensagem por Rod »

Não minha bunda não cabe entre os raios!
CB 1300 SF - casei SEPAREI...esposa nova HD FATBOY LO foda mal dada... Piranha nova - Ducati Diavel MSM
‎"As pessoas que reclamam da vida, é porque estão bem...
As que relmente estão mal, cerram os dentes e seguem em frente!"
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Rod escreveu:Não minha bunda não cabe entre os raios!

Então quer dizer que tu usa um adaptador??? :roll:

Tipo este???

Imagem

}:)

:lol: :lol: :lol:
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
wcarlete
Motoqueiro

Mensagem por wcarlete »

JAL escreveu:
Estarias tu querendo colocar a valvula no brioco pra calibrar corretamente?
:rof: :rof: :rof: :rof:

To rindo no escritorio e ninguem sabe porque!!

Eu imaginei a cena :hg:
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(

Hoje: YBR 06/06
Lucas_1
Roda Presa

Mensagem por Lucas_1 »

Melhor mesmo é calibrar com gás Hélio que é mais leve que o ar e deixa a moto mais ágil!
Responsável pelo bom humor do MAD
leo_careca
Motociclista

Mensagem por leo_careca »

No rio lembro de ter visto uns 2 poastos com N2 tem uns 10 anos, hoje nem os dois tem mais a propaganda do N2....... NFDC é cilada Bino!!!!!
A XT se foi.
B650n 2011 a Poposuda.
Força e fé para aqueles em recuperação!
Metal Command
Motociclista

Saurus escreveu: O fato do nitrogênio ser inerte se refere a sua inflamabilidade, ou seja, nitrogênio não é inflamável, sendo, por exemplo, um gás seguro para inertização de dutos de transporte de gases inflamáveis (GLP, GN, etc). O nitrogênio é também muito utilizado para efetuar testes de estanqueidade de reservatórios de dutos de transporte e armazenamento de produtos (principalmente gases) inflamáveis. Porém isso não significa que não possa ocorrer uma explosão de um duto/reservatório qualquer que contenha somente nitrogênio. Pode ocorrer de que a pressão supere a resistência do reservatório/duto e ocorra o rompimento destes últimos.
Considerando que o processo de queima e' basicamente uma oxidacao, o nitrogenio sim reage com O2 a altas temperaturas, formando o composto toxico de estequiometria nao definida NOx. Gas inerte e', em essencia, um elemento quimico estavel na forma molecular e que nao reage com nenhum outro composto conhecido da famosa tabelinha periodica.
Saurus escreveu: A água é um (até onde sei o único) fluido/material que, quando em estado sólido (congelado/gelo) expande seu volume, contrariando a regra geral.

Se eu estiver errado, por favor me corrijam.
Errado. Bismuto expande quando solidifica e existe alguns outros elementos, tambem puros, que se comportam da mesma forma.
Responder