Falcon x XT600
- mantabodyboarder
- Dinossauro
- Contato:
Re: Falcon x XT600
Saurus, muito legal seu comentário...Saurus escreveu:A distribuição de torque na XT600E é uma bosta, se você andar abaixo dos 2.500 rpm a moto fica trepidando, vibrando muito mais do que o normal, socando motor/caixa direto. A potência + torque dela é que combinam muito bem na faixa entre os 2.500~4.500 rpm. Abaixo dos 2.500 rpm fica uma mherda socando motor/caixa. Acima dos 4.500 rpm começa a beber feito uma ébria boêmia.
Ademais, o forte da XT600E não é altas velocidades, mas sim a confiabilidade, resistência, durabilidade, facilidade de vencer subidas íngremes, enfrentar trechos de serra e subidas em rodovias sem perder velocidade (isso sim, fruto do torque abundante dela).
Acima de 110 Km/h a frente dela fica "passarinhando" perigosamente, é de meter medo, não é boa de curva de alta, excelente para transpor quebra-molas, buraqueira e coisas assim, enfrenta estradas de terra (costelas de vaca, erosão, valas, etc) com uma facilidade espartana.
Em fim, moto para quem quer simplicidade, durabilidade, confiabilidade, resistência, e não quer se aporrinhar com a moto, mas não é para quem quer/precisa velocidades acima dos 120 km/h
"Acima de 110 Km/h a frente dela fica "passarinhando" perigosamente, é de meter medo, não é boa de curva de alta"
Esse foi o principal motivo de pular direto da FALCON para XT66. Como viajo com esposa, moto boa pra manter 130 ~ 135 km/h em velocidade de cruzeiro, no velocímetro mentiroso original. No GPS marca perto de 120 ~125 km/h.
Acima disso começa a se comportar como a maioria das TRAIL com aro 21: insegurança.
Abraço
XT de cabaço. A minha não balança. Paralama menor e 1/2 cm a menos na altura da frente.Saurus escreveu:[...]
Acima de 110 Km/h a frente dela fica "passarinhando" perigosamente, é de meter medo
[...]
- Fernando - BH
- Motoqueiro
Mau agora que o samburá esta cheio me fala o cardápio do FDS.
FRITO OU ENSOPADO ?????
FRITO OU ENSOPADO ?????
"A religião é considerada pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa e pelos políticos como útil." Seneca 4 AC - 65 DC
XTman escreveu:XT de cabaço. A minha não balança. Paralama menor e 1/2 cm a menos na altura da frente.Saurus escreveu:[...]
Acima de 110 Km/h a frente dela fica "passarinhando" perigosamente, é de meter medo
[...]
X2
Eu adptei um suporte de aço embaixo do paralama, para evitar que ficasse torcendo com vento, reaperto na caixa de direção e troca do fluído das bengalas usando o ATF tipo A(direção hidraúlica)-
Ficou um luxo!

Beat the machine that works in your head...
XTman escreveu:zébuscapé escreveu:XTman escreveu:Narizudo escreveu:Olhei uns videos no youtube. E vi umas XT600 dando 180km/h. Isso é possivel? Alguém já deu?
Relação 15x40. E com o desconto de uns 10% do veloc., dá uns 162 reais
![]()
Num vai não.... fica muito xoxa com esta relação , é a que esta na minha ténéré... a final acaba sendo em 4ª marcha, que na prática fica na rotação da 5...
Uma boa relação é a 15 x 43 ou 15 x 42...
A DO VÍDEO ESTÁ COM RELAÇÃO 15X40.
e EU VOU ACREDITAR EM video ..kkk
Estou te falando o FATO... quer andar mais em xt, coloca um kiit de 670... , baixa taxa de compressão do cabeçote....
Mais que isto é erro de medição... num vai...
So lomba a baixo para dar mais ...não mantém...
..
Andei esses dias com uma xt 600 2004 lado a lado eu com bau e alforges na ténéré... a xt so bau... eu uns 20 kg mais pesado consegui ir a 155 NA 4 MARCHA, POIS SE COLOCAVA A QUINTA CAIA A VELOCIDADE...a xt original foi até 150.... passei ela bem lentamente...ambas originais em retas muiiiiiiito longas para chegar.....
ISTO É FATO O RESTO É lenda de óleo velho...
De supertenere 750 ano 1997
Acho besteira ficar discutindo velocidade final de XT, essa moto não foi feita pra correr, o proprio estilo da moto não condiz com essa discussão.
Penso que se a moto andar de boa a 135 km/h de velocidade de cruzeiro que é o razoavel pra qualquer veiculo(ideal é 100 km/h mas ninguem vai querer andar nessa velo) e o motor tiver folego pra ultrapassagens, esta otimo.
Penso que se a moto andar de boa a 135 km/h de velocidade de cruzeiro que é o razoavel pra qualquer veiculo(ideal é 100 km/h mas ninguem vai querer andar nessa velo) e o motor tiver folego pra ultrapassagens, esta otimo.
R 1200 GS Adventure Rallye
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
jsamuel escreveu:Acho besteira ficar discutindo velocidade final de XT, essa moto não foi feita pra correr, o proprio estilo da moto não condiz com essa discussão.
Concordo...
No mais se for para uso na cidade uma 250 atende melhor que a falcon e que a xt..., mas já respondi isto, se for para fazer tudo é xt 600 ....
X2 !jsamuel escreveu:Acho besteira ficar discutindo velocidade final de XT, essa moto não foi feita pra correr, o proprio estilo da moto não condiz com essa discussão.
FLWs

Você manja pra caramba.zébuscapé escreveu:XTman escreveu:zébuscapé escreveu:XTman escreveu:Narizudo escreveu:Olhei uns videos no youtube. E vi umas XT600 dando 180km/h. Isso é possivel? Alguém já deu?
Relação 15x40. E com o desconto de uns 10% do veloc., dá uns 162 reais
![]()
Num vai não.... fica muito xoxa com esta relação , é a que esta na minha ténéré... a final acaba sendo em 4ª marcha, que na prática fica na rotação da 5...
Uma boa relação é a 15 x 43 ou 15 x 42...
A DO VÍDEO ESTÁ COM RELAÇÃO 15X40.
e EU VOU ACREDITAR EM video ..kkk
Estou te falando o FATO... quer andar mais em xt, coloca um kiit de 670... , baixa taxa de compressão do cabeçote....
Mais que isto é erro de medição... num vai...
So lomba a baixo para dar mais ...não mantém...
..
Andei esses dias com uma xt 600 2004 lado a lado eu com bau e alforges na ténéré... a xt so bau... eu uns 20 kg mais pesado consegui ir a 155 NA 4 MARCHA, POIS SE COLOCAVA A QUINTA CAIA A VELOCIDADE...a xt original foi até 150.... passei ela bem lentamente...ambas originais em retas muiiiiiiito longas para chegar.....
ISTO É FATO O RESTO É lenda de óleo velho...
Baixar a taxa de compressão???
A XT tem taxa de 8,5:1 que equivale a uma taxa baixíssima, ou seja, vai bater pino nunca.
Se baixar mais a taxa, a moto ficará super ultra manca.

Beat the machine that works in your head...
Mau, comentários pra ajudar na escolha, considerando essas duas motos opções para viajar. Se for para a cidade uma 250 cc atende bem.
FALCON: um motor 400cc com 5 marchas para entregar uma faixa de torque + potência entre 80 e 120 km/h, acima disso o motor berra pois está no limite e passa a ressonar no quadro todo desconforto do alto giro. A posição de pilotagem + as características do quadro deixam a dianteira leve, por isso a moto abana em altas velocidades.
XT600: o motor tem volume maior, vai entregar mais torque e rodar com giro mais baixo. Essa combinação deixa vc mais confortável na pilotagem. Sofre dos mesmos problemas da dianteira boba em relação à FALCON.
A dianteira boba em altas não é demérito e é controlável, basta baixar a velocidade para os limites da legislação, agora precisa tomar cuidado quando entrar numa curva em velocidades acima do especificado, se precisar corrigir a trajetória vai entender onde o bicho pega.
Duas motos boas, precisa definir onde vai utilizar a motoca pra saber se vai lhe atender.
Manutenção, preços, revenda, e outros detalhes, totalmente dependente do pensamento de cada um - cada caso é um caso.
Abraço
FALCON: um motor 400cc com 5 marchas para entregar uma faixa de torque + potência entre 80 e 120 km/h, acima disso o motor berra pois está no limite e passa a ressonar no quadro todo desconforto do alto giro. A posição de pilotagem + as características do quadro deixam a dianteira leve, por isso a moto abana em altas velocidades.
XT600: o motor tem volume maior, vai entregar mais torque e rodar com giro mais baixo. Essa combinação deixa vc mais confortável na pilotagem. Sofre dos mesmos problemas da dianteira boba em relação à FALCON.
A dianteira boba em altas não é demérito e é controlável, basta baixar a velocidade para os limites da legislação, agora precisa tomar cuidado quando entrar numa curva em velocidades acima do especificado, se precisar corrigir a trajetória vai entender onde o bicho pega.
Duas motos boas, precisa definir onde vai utilizar a motoca pra saber se vai lhe atender.
Manutenção, preços, revenda, e outros detalhes, totalmente dependente do pensamento de cada um - cada caso é um caso.
Abraço
Nao entendo pq o pessoal fala que a velocidade de cruzeiro da Falcon é 100 km/h, tem peao por ae q viaja a 100 ,110 km/h com uma titanzinha,com a minha ex Falcon eu viajava na média de 120, 130km/h e ainda sobrava uma casquinha no acelerador,rodei uns 25 mil com ela e nunca troquei tensor,o unico problema foi em uma peça, retificador de voltagem (acho que é isso )no mais motinha boa.
A vingança nunca é plena,mata a alma e envenena!
Seu Madruga.
Seu Madruga.
- Yell
- Motoqueiro
Falcon X XT!!!!!!!!!!!!!
Topicozinho velho.. acho que perde só pra CB x GS...
heehhehehehehheehe
Comparar a XT com a Falcon é muita sacanagem...
Com a XT que é pelo menos 50% mais moto que a Falcon (Motor, potencia, preço, etc...)
Mas a Falcon é uma excelente moto. E olha que a concorrencia nõa alivia pra ela não...
Ter XT 600 é pra pessoas que se identificam com ela. Ter Falcon é pra qualquer pessoa que queira uma moto confiável e resistente (salvo algumas peças problemáticas).
Vai do gosto de cada um.
Morro de rir quando o povo defende uma XT em comparação com a FAlcon. A XT é tão superior que nem precisava de ser defendida...
Mas, o que eu tenho ou tive é sempre melhor do que o que os outros tem...
MAu. Test-drive nas duas e deida. qualquer que for a sua escolha deverá te fazer feliz...
Abraço
Topicozinho velho.. acho que perde só pra CB x GS...
heehhehehehehheehe
Comparar a XT com a Falcon é muita sacanagem...
Com a XT que é pelo menos 50% mais moto que a Falcon (Motor, potencia, preço, etc...)
Mas a Falcon é uma excelente moto. E olha que a concorrencia nõa alivia pra ela não...
Ter XT 600 é pra pessoas que se identificam com ela. Ter Falcon é pra qualquer pessoa que queira uma moto confiável e resistente (salvo algumas peças problemáticas).
Vai do gosto de cada um.
Morro de rir quando o povo defende uma XT em comparação com a FAlcon. A XT é tão superior que nem precisava de ser defendida...
Mas, o que eu tenho ou tive é sempre melhor do que o que os outros tem...
MAu. Test-drive nas duas e deida. qualquer que for a sua escolha deverá te fazer feliz...
Abraço
Yell
Pior que a Desonestidade, só a Hipocrisia!!!!!!!!!
- Medeiros Neto
- Dinossauro
Sempre falei aqui, não se compara XT 600 com Falcon, usei uma Falcon por quase três anos, me arrependo até de ter vendido, mas XT 600 sempre será muito mais moto do que Falcon. Eu acho a Falcon mais bonita, apenas isso.Yell escreveu:Falcon X XT!!!!!!!!!!!!!
Abraço
Abraços Gente Boa !!! 
XTZ 150 Crosser ED 2017
XTZ 150 Crosser ED 2017
tu entendeu.... .. so errei no escrever , se tu percebeu, e era so entender isto..kkkk... é rebaixar (misturei baixar usinando a tampa com a taxa ..)a tampa do cabeçote o que AUMENTA a taxa de compressão e ou colocar um kit importado onde o pistão não tem a concavidade do original, somente na região das vlvs e é como aumentar a taxa tb... Que so vale a pena fazer quando for fazer um motor inteiro...antes disto é jogar dinheiro fora, no meu entender, pois o motor original já ta de muiiito bom tamanho...
No mais o que eu escrevi que TU tem para incrementar ai e ajudar o homi na decisão dele...kkkk Já que este assunto não ajuda em nada o tópico mesmo...
Agora como o pessoal postou xt não é para velocidade altas... isto é um FATO... e so quem andou nas duas em várias condições sabe que a comparação é..
Já falei e refalei minha opinião , inclusive, colocando ambas fora de questão se for apra andar na cidade de forma exclusiva...
No mais o que eu escrevi que TU tem para incrementar ai e ajudar o homi na decisão dele...kkkk Já que este assunto não ajuda em nada o tópico mesmo...
Agora como o pessoal postou xt não é para velocidade altas... isto é um FATO... e so quem andou nas duas em várias condições sabe que a comparação é..
Já falei e refalei minha opinião , inclusive, colocando ambas fora de questão se for apra andar na cidade de forma exclusiva...
Dizer que não se compara XT com Falcon, já é uma comparação...
Além disso, elas se aproximam em preço, proposta e público.
Uma saiu de linha ha mais tempo, mas pode compensar, porque não tem tanto tempo assim. A outra, por ter saído de linha ha menos tempo, pode ter mais peças.
Pelo preço de uma XT de determinado ano, vc compra uma Falcon alguns anos mais nova. Isso pode ser vantagem pra uma das motos, mas pode ser irrelevante.
Ninguém nega que a XT é mais moto. Só se quer saber até que ponto, por que motivos e quais as compensações.
Comparar não implica em colocar no mesmo nível...
Abraço,
Uma saiu de linha ha mais tempo, mas pode compensar, porque não tem tanto tempo assim. A outra, por ter saído de linha ha menos tempo, pode ter mais peças.
Pelo preço de uma XT de determinado ano, vc compra uma Falcon alguns anos mais nova. Isso pode ser vantagem pra uma das motos, mas pode ser irrelevante.
Ninguém nega que a XT é mais moto. Só se quer saber até que ponto, por que motivos e quais as compensações.
Abraço,
Daniel.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"
Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".
Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"
Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".
Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
Nem Falcon nem XT600 ...
Quando a minha CB400 DR Scrambler ficar pronta, vocês vão ver que não terá prá essas duas, eheheheheh...
... ou isso ou eu vou ter que jogar thinner e tacar fogo na bicheira, eheheheheheh...
Quando a minha CB400 DR Scrambler ficar pronta, vocês vão ver que não terá prá essas duas, eheheheheh...
... ou isso ou eu vou ter que jogar thinner e tacar fogo na bicheira, eheheheheheh...

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- Medeiros Neto
- Dinossauro
Haendel, entendo seu ponto de vista, comparar é algo do ser humano mesmo, temos que comparar para sabermos as reais especificações de algo. A comparação XT 600 x Falcon, sempre existiu, e sempre existirá, mas ela é desvantajosa para a Falcon, a XT ganha em tudo(para mim só perde na beleza, a Falcon até hoje acho bonita), é mais econômica, mais torque, potência, o motor é durável.haendel escreveu:Dizer que não se compara XT com Falcon, já é uma comparação...
Abraço,
Tive Falcon por quase três anos, e a minha aos 12 mil kms rodados, em plena BR 101, deu problema no tensor da corrente de comando, a sorte que eu estava entrando numa cidadezinha e lá tinha essa peça para ser trocada. O retificador da Falcon sempre dá problema, o meu não deu, mas se ficasse mais tempo com ela certo que daria. A XT 600 nunca ouvi falar nada parecido com isso, e uma XT 600 97 bem cuidada pode está com 110 mil kms rodados, mas está inteirona, vejam as Tenere 600 90 que rodam bem até hoje, duvido que em 2020 eu veja Falcon 2008 inteirona, claro que há exceções.
Vendi a Falcon(me arrependi) pois mesmo achando a XT 600 melhor, a Falcon era minha desde zero e eu conhecia a moto e cuidava muito bem dela. Comprei uma XT 660 pensando justamente na grande alegria que as XTs 600 deu para seus proprietários, pois bem, a minha XT 660 me deu alegrias, mas o farol estava derretendo, existe muitos relatos da ECU dando problema, e da corrente partindo, isso nunca se ouviu falar com uma XT 600.
Hoje qual das duas eu comprava? Se fosse rodar mais na cidade ficava com uma Falcon 2008, mas se fosse rodar muito em estrada compraria uma XT em bom estado 2002 pra frente.
Abraços Gente Boa !!! 
XTZ 150 Crosser ED 2017
XTZ 150 Crosser ED 2017
É natural o assunto tender para estes comentários... aqui vem a utilidade de um FÓRUM!Medeiros Neto escreveu:Comprei uma XT 660 pensando justamente na grande alegria que as XTs 600 deu para seus proprietários, pois bem, a minha XT 660 me deu alegrias, mas o farol estava derretendo, existe muitos relatos da ECU dando problema, e da corrente partindo, isso nunca se ouviu falar com uma XT 600.
Hoje qual das duas eu comprava? Se fosse rodar mais na cidade ficava com uma Falcon 2008, mas se fosse rodar muito em estrada compraria uma XT em bom estado 2002 pra frente.
Farol derretendo: o farol é MADE IN FRANCE e a lâmpada importada também. Aqui no Brasil reagiu e aqueceu demais a divisória da lâmpada inferior com a superior. A fabricante eliminou a divisória a partir de 2009 e os usuários já tem solução caseira barata. A divisória derretida tem mais efeito estético que luminoso.
ECU: defeito crônico apresentado em algumas motos. É interno da ECU e o reparo custa perto de 500,00 dinheiros. Falha da fabricante em não tratar o assunto, cabe ao proprietário a insistência em cobrar o reparo sem ônus.
Corrente arrebentando: o curso da balança é longo e o limitador superior (rolete) estira a corrente quando a moto está carregada. Como muitos viajam com garupa, a probabilidade de arrebentar a corrente aumentou, somado ao fato de não ter corrente semelhante à original sendo vendida no mercado paralelo. Novamente a fabricante deixou rolar e o usuário foi quem teve que aprender a manter o equipamento em ordem. Como temos correntes de baixa qualidade no mercado paralelo, piorou a situação.
Apenas dividindo as responsabilidades... o fabricante precisa fabricar um produto confiável e dar suporte quando há erros de projeto, e nós usuários podemos nos reunir em FÓRUNS para aprendizado e o melhor entendimento para a solução de problemas.
Abraço
- Yell
- Motoqueiro
Esclarecendo os diversos comentários...Medeiros Neto escreveu:Haendel, entendo seu ponto de vista, comparar é algo do ser humano mesmo, temos que comparar para sabermos as reais especificações de algo. A comparação XT 600 x Falcon, sempre existiu, e sempre existirá, mas ela é desvantajosa para a Falcon, a XT ganha em tudo(para mim só perde na beleza, a Falcon até hoje acho bonita), é mais econômica, mais torque, potência, o motor é durável.haendel escreveu:Dizer que não se compara XT com Falcon, já é uma comparação...
Abraço,
.
Eu acho ridiculo o comparativo entre as dusa motos da forma como a maioria faz...
A XT é trator - A Falcon é Barbie...
Nunca vi um dono de Falcon falar mal de XT. Até porque é uma referencia no mercado de trail mono.
Mas Dono de XT falar mal de Falcon??? Nuss..
Aí, todas as vantagens da Xt vão por água a baixo ( pelo menos pra mim...)
XT é quase indestrutível. Tá no mesmo nível de CB500 e B6 (hehehehe).
Mas a Falcon tem seu lugar na motohistória brasileira. HErdeira das XL e Sahara. Projeto 100% Brasileiro. A ponto de incomodar os donos de XTs...
A comparação é simplesmente tendenciosa. Eu tenho Falcon porque acho que a XT é muito cara (uma falcon 2008 é 12k. Uma XT 2004 é 14K)
Então a XT é vantagem em tudo, menos no preço. Mas será que todo mundo que compra a XT se aacostuma com as características dela???
Já dei 170 com a XT660 de um amigo meu, subindo a 3a ponte em Vitória-ES. Não senti a frente balançar. Já dei 150 na XT 600 de outro amigo meu. se balançou tb não senti. MAs sou alto e pesado, logo isso interfere na dinamica da moto. Na Falcon nem se fala (so cheguei a 140 no painel).
Por isso duas coisa?
MAU, já se resolveu???
Se ainda não, nõa se esqueça dos test-drives de praxe pra ver qual vc encaixa melhor.
Abraço
Yell