Baterias na garantia, e dor de cabeça...

Grupo de discussão geral sobre motos.
Renato_sbc
Roda Presa

Re: Baterias na garantia, e dor de cabeça...

Mensagem por Renato_sbc »

Posso dar um pitaco com a visão 'detrás do balcão'?

Nesse caso a loja tá de sacanagem, e a Brandy pecou feio em contratar esses serviços de call center terceirizados - a primeira impressão (ou atendimento..) é o que fica!

Tanto a Brandy quanto a Yuasa são fabricadas na mesma fábrica na China (Yucell - http://www.yucell.com) e seguem os mesmos padrões de teste (ambas são '1. linha'), mas essas duas marcas tem posicionamentos bastante diversos em relação ao mercado: A Yuasa foca nas montadoras e o Brandy nas lojas de motopeças.

Daí surge uma dúvida: Porque as Yuasa tem fama de durarem mais? É porque são usadas em motos novas, onde tudo (especialmente o motor de partida) está novo, e se um acessório 'comilão' for instalado, esse é logo identificado como responsável pelo mau funcionamento elétrico da moto. Outra faceta disso é que a Yuasa majora seus preços e dificulta a troca em garantia (são bem mais burocráticos), no meu entender para desistimular sua compra para uso em motos usadas. Isso gera um círculo virtuoso em que a marca é sempre elevada.

A Brandy vem do mercado de bicicletas - e ainda é muito forte nesse mercado popular e pulverizado. Daí para eles ser natural focarem nas lojas de motopeças. Praticam preços mais baixos e a troca em garantia é facilitada, desde que dentro do período de garantia - basicamente confiam no varejista. Mas não criam o mesmo mecanismo de melhoria de como o mercado vê a marca.

E porque as baterias em motos usadas duram menos? É mais fácil entender pensando no que detona uma bateria: O principal inimigo dela é o calor gerado quando está descarregada (mesmo que parcialmente) e o sistema elétrico da moto a carrega. Vejam que uma carga lenta é de 10%-15% da capacidade da bateria - 1,5 Amp/h para uma bateria de CBX750, p. exemplo., e o sistema de carga da moto atinge fácil 10 Amp/h - 10 vezes acima da capacidade de carga segura da bateria...

Alarmes (muitos são mal projetados), rastreadores (precisam consumir, pois tem de enviar seu sinal de tempos em tempos), conexões com mal contato (que geram perda de energia), motores de partida 'pesados' (pelo uso) e defeitos no sistema de carga (não apenas a voltagem, mas a forma da onda - coisas que poucos mecânicos sabem testar) descarregam a bateria ou a forçam à um contínuo ciclo de carga/descarga a cada volta do estator. Adicionalmente, muito do desgaste da bateria é evitado se o nível da água for completado regularmente - o que poucos fazem. Normalmente a perda de água é lenta, mas nos casos que citei a pouco essa perda se dá rapidamente, pelo aquecimento gerado nos ciclos de carga.

Há outra situação - a bateria já chega ao consumidor com defeito (nem chega a ativar) ou 'não segura a carga' em pouco tempo. Apesar de parecer, na maioria das vezes o defeito não é 'de fábrica', mas devido ao transporte descuidado. Como as baterias seguem vazias não tem o fluido interno que poderia absorver uma pancada sofrida no transporte pelas placas internas da bateria - que ficam penduradas só pela parte superior. Novamente, ponto para a Yuasa, que ao fornecer para as montadoras entrega as baterias já ativadas (e testadas). No caso da Brandy (e outras) o problema só vai aparecer na mão do cliente (e por isso a troca sem burocracia é importante).

Estão chegando ao Brasil as novas baterias com gel - ao invés do ácido há um gel (acho que de silicone), e já vem ativadas de fábrica. Para a venda em motopeças são muito melhores, pois o lojista pode completar a carga e testá-las antes de entregar ao cliente (ao menos, é o que fazemos aqui).

Mas o principal para o cliente é ser bem atendido pelo lojista - é como contratar seguro com um bom corretor: Quando precisar, o apoio está lá.
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

cmurari escreveu:Saudações
:yeahrite:

saudações
SPYder
Mito

Mensagem por SPYder »

Renato_sbc escreveu:Posso dar um pitaco com a visão 'detrás do balcão'?

Nesse caso a loja tá de sacanagem, e a Brandy pecou feio em contratar esses serviços de call center terceirizados - a primeira impressão (ou atendimento..) é o que fica!

Tanto a Brandy quanto a Yuasa são fabricadas na mesma fábrica na China (Yucell - http://www.yucell.com) e seguem os mesmos padrões de teste (ambas são '1. linha'), mas essas duas marcas tem posicionamentos bastante diversos em relação ao mercado: A Yuasa foca nas montadoras e o Brandy nas lojas de motopeças.

Daí surge uma dúvida: Porque as Yuasa tem fama de durarem mais? É porque são usadas em motos novas, onde tudo (especialmente o motor de partida) está novo, e se um acessório 'comilão' for instalado, esse é logo identificado como responsável pelo mau funcionamento elétrico da moto. Outra faceta disso é que a Yuasa majora seus preços e dificulta a troca em garantia (são bem mais burocráticos), no meu entender para desistimular sua compra para uso em motos usadas. Isso gera um círculo virtuoso em que a marca é sempre elevada.

A Brandy vem do mercado de bicicletas - e ainda é muito forte nesse mercado popular e pulverizado. Daí para eles ser natural focarem nas lojas de motopeças. Praticam preços mais baixos e a troca em garantia é facilitada, desde que dentro do período de garantia - basicamente confiam no varejista. Mas não criam o mesmo mecanismo de melhoria de como o mercado vê a marca.

E porque as baterias em motos usadas duram menos? É mais fácil entender pensando no que detona uma bateria: O principal inimigo dela é o calor gerado quando está descarregada (mesmo que parcialmente) e o sistema elétrico da moto a carrega. Vejam que uma carga lenta é de 10%-15% da capacidade da bateria - 1,5 Amp/h para uma bateria de CBX750, p. exemplo., e o sistema de carga da moto atinge fácil 10 Amp/h - 10 vezes acima da capacidade de carga segura da bateria...

Alarmes (muitos são mal projetados), rastreadores (precisam consumir, pois tem de enviar seu sinal de tempos em tempos), conexões com mal contato (que geram perda de energia), motores de partida 'pesados' (pelo uso) e defeitos no sistema de carga (não apenas a voltagem, mas a forma da onda - coisas que poucos mecânicos sabem testar) descarregam a bateria ou a forçam à um contínuo ciclo de carga/descarga a cada volta do estator. Adicionalmente, muito do desgaste da bateria é evitado se o nível da água for completado regularmente - o que poucos fazem. Normalmente a perda de água é lenta, mas nos casos que citei a pouco essa perda se dá rapidamente, pelo aquecimento gerado nos ciclos de carga.

Há outra situação - a bateria já chega ao consumidor com defeito (nem chega a ativar) ou 'não segura a carga' em pouco tempo. Apesar de parecer, na maioria das vezes o defeito não é 'de fábrica', mas devido ao transporte descuidado. Como as baterias seguem vazias não tem o fluido interno que poderia absorver uma pancada sofrida no transporte pelas placas internas da bateria - que ficam penduradas só pela parte superior. Novamente, ponto para a Yuasa, que ao fornecer para as montadoras entrega as baterias já ativadas (e testadas). No caso da Brandy (e outras) o problema só vai aparecer na mão do cliente (e por isso a troca sem burocracia é importante).

Estão chegando ao Brasil as novas baterias com gel - ao invés do ácido há um gel (acho que de silicone), e já vem ativadas de fábrica. Para a venda em motopeças são muito melhores, pois o lojista pode completar a carga e testá-las antes de entregar ao cliente (ao menos, é o que fazemos aqui).

Mas o principal para o cliente é ser bem atendido pelo lojista - é como contratar seguro com um bom corretor: Quando precisar, o apoio está lá.
Ótimo post. Vou passar para meu mecânico ler.

Felizmente aqui na loja pego de distribuidores com boa política de pós venda. Então só troca na hora e depois eu me viro com ele, não precisa nem negociar com a fábrica.
-Sem moto nenhuma
williampk3d
Roda Presa

Mensagem por williampk3d »

ja pensou na hipotese da tdm 225 tar com o "FAMOSO" problema do estator queimado, qnd tinha uma xt era assim
cmurari
Roda Presa

Mensagem por cmurari »

Renato_sbc escreveu:Posso dar um pitaco com a visão 'detrás do balcão'?

Muito bom este esclarecimento.

Sobre o problema do estator, sim a minha moto teve e tem este problema, estou usando o CDI desenvolvido pela SERVITEC, que elimina o uso do estator para faisca.

O X da questão é que a bateria não se auto ativou quando coloquei a solução e deixei em repouso.

Para quem não leu todo o desenrolar da história :

O GERENTE DE MARKETING DA BRANDY ASSUMIU O ASSUNTO, ENTROU EM CONTATO COM A LOJA, A BATERIA ESTAVA LÁ PARADA A 1 DIA, COM A CARGA QUE ELES DERAM E TESTARAM.
FIZERAM NOVAMENTE O TESTE E.... A BATERIA DESCARREGOU DE UM DIA PARA O OUTRO.
SENDO ASSIM A BRANDY ASSUMIU O PROBLEMA, E O LOJISTA QUE HAVIA SE COMPROMETIDO A DEVOLVER O DINHEIRO SE A BRANDY TROCASSE A BATERIA, ME DEVOLVEU HOJE PELA MANHÃ.

Resumindo, pelo que o lojista deixou nas entrelinhas, a Brandy é uma piça para trocar bateria, e ele não tem provisão e nem um pingo de vontade de resolver os problemas da garantia, e pouco se importa com as imagens dele e da Brandy.

BRANDY - Fez o papel dela em caso de problema, talvez algum dia eu compre alguma coisa deles novamente. (Mas na resposta deixou claro que tem um prazo de 30 dias para resolver.... risco para quem compra)
OPUS MOTOS (Av. Gabriela Mistral - Penha) - Nunca mais compro uma porca nessa loja !!!

Saudações
Editado pela última vez por cmurari em 13 Nov 2010, 12:32, em um total de 1 vez.
Linha do Tempo :
RX-75 / RS-125/ RX-125/ RDZ-125/ RDZ-135 3x/ TDR-180 3x/ RD-350 3x/ CBX-750F/ TDM-850/ GS-500E 3x/ ZX-9/ GSX-1100RW/ GSX-750F/ XTZ-125/ TDM-225 / Twister / GS650 ... Continua...
mauro232
Roda Presa

Mensagem por mauro232 »

Até que enfim resolveu seu problema, mas é isso aí mesmo, naun compre mais nada lá.

Na rádio bandeirantes tem um radialista que diz "EMPRESA SERIA NAUN DISCUTE, RESOLVE."

Esse lojista naun só perdeu um cliente antigo como o que diz que 1 propaganda negativa vale mais do que 1000 positivas, pois o pessoal sempre lembra do mau atendimento.

Abs
Imagem
V-Strom dl 650 2011 EDERA BLACK HORSE
Fernando-(Beraite)
Roda Presa

Mensagem por Fernando-(Beraite) »

Eu tenho uma motopeças e entendo o lado do consumidor, na minha loja a bateria estando com defeito eu troco na hora, mas quando vendo a bateria aviso que em caso de possível defeito só é feita a troca trazendo a moto, pois tem cliente que coloca a bateria em cima do balcão e quer porque quer que troque, só que nem sempre é a bateria, se a moto não repor a carga corretamente não vai demorar muito e o defeito vai voltar e ele vai querer outra troca. Por exemplo a Heliar não vai me dar outra bateria se constatar que o problema não era da mesma, mais nem é esse o caso, pois a maioria dos fornecedores repoem a troca para os lojistas independente se o problema era a bateria, o chato é que tem cliente que não entende, o se faz e quer pq quer trocar a bateria de qualquer jeito e acha que vc quer é dar uma volta nele e só falta querer te bater. o que não foi o caso do amigo aqui, o teste na moto é simples é só colocar o multimetro ela tem que dar de 13,2 a 14,5 de voltagem acelerando um pouco a moto, tem motos que da muito defeito ex: A titan 150 o volante do magneto da pau toda hora e a Falcon é regulador retificador é propício a defeito
SDS
Motociclista, respeite a vida use capacete
MSpain
Roda Presa

Mensagem por MSpain »

:cool:

Boa tarde turma ,

tava lendo o tópico e vi q alguns de vcs optaram pelo uso de baterias de no break nas suas motokas , q duram mais , etc ....

minha pergunta é a seguinte :

tenho uma Tenere , uso bateria de 14 A nela (q não presta , obviamente , é a Brandy ) , q opção eu poderia colocar nela ?

Onde encontrar uma bateria de no-break , na Sta Efigenia ?

Alguém tem alguma foto de uma bateria dessas e poderia postar aqui preu ter uma noção ?

Valeu pela ajuda , antecipadamente .

8-) ;-)
MSpain
Guembezao
Roda Presa

Mensagem por Guembezao »

MSpain escreveu::cool:

Boa tarde turma ,

tava lendo o tópico e vi q alguns de vcs optaram pelo uso de baterias de no break nas suas motokas , q duram mais , etc ....

minha pergunta é a seguinte :

tenho uma Tenere , uso bateria de 14 A nela (q não presta , obviamente , é a Brandy ) , q opção eu poderia colocar nela ?

Onde encontrar uma bateria de no-break , na Sta Efigenia ?

Alguém tem alguma foto de uma bateria dessas e poderia postar aqui preu ter uma noção ?

Valeu pela ajuda , antecipadamente .

8-) ;-)
Pegue as medidas originais da sua bateria e compare com as medidas no site de algum fabricante de baterias pra nobreak... se a de nobreak for menor fica facil acomodar (eu usei folha de EVA pra acertar o tamanho).

Um abraço
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Baim, pelo que li, quem pisou na bola foi a loja e não a Brandy. Como eu já disse uns posts atrás, minha xisteé tá com uma bateria da Brandy já tem mais de 2 anos e a moto fica, por vezes, até 3 ou 4 semanas parada e a bateria dá conta do recado na boa, sem crise, sem choro, sem vela, sem engasgar, sem cuspir, sem chiar, sem espirrar, sem tossir e sem peidar.

O dia que der a primeira zica, eu mando ver se o problema é da elátrica da moto e mando consertar se for o caso. Se precisar trocar bateria que não seja defeito da bateria (dentro da garantia) mando colocar uma bateria nova e pronto. O preço da Brandy não é caro e a bateria é de boa qualidade (pela experiência que venho tendo). E não é só a Brandy, tem outras marcas também de boa qualidade. Não adianta agora ficar numa de que só quer Yuasa por talvez esteja jogando dinheiro fora quando poderia obter o mesmo benefício por um custo bem menor.

Ademais, eu não arrisco de colocar bateria de nobreak em moto. Aquela phorra foi feita para ficar estacionária dentro de um nobreak. Se der alguma mherda na elétrica da moto pode até incendiar a bateria ou a bateria causar porblemas sérios para quem usa. Se fosse tão bom assim, as motos já estariam vindo de fábrica com baterias de nobreak, pois os fabricantes/montadores poderiam cortar custos também ali e aumentar a margem de lucro sobre as unidades vendidas. Então, eu desencano de baterias de nobreak. Prefiro pagar mais R$ 30 ou 40 e ficar tranquilo que se der defeito, terei como reclamar.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
cmurari
Roda Presa

Mensagem por cmurari »

Então Saurus, pelo que eu entendi, para vc trocar uma bateria da Brandy é canseira, essa foi a imagem que o dono da loja me passou.

Tive 3 contatos com a Brandy :

1 - Lojista, se queimou comigo e queimou a marca, me deixou a pé, atrasado para uma reunião importante, com medo da Brandy não ressarcir R$ 93,00.
2 - Area de pós venda, SAC da Brandy, extremamente incompetente (ligaram o foda-se)
3 - Area de Marketing da Brandy, fez o papel do lojista, do pós venda, do Sac e dela mesma.

Mas infelizmente quando me perguntarem sobre a Brandy eu contarei o que aconteceu.

Saudações
Linha do Tempo :
RX-75 / RS-125/ RX-125/ RDZ-125/ RDZ-135 3x/ TDR-180 3x/ RD-350 3x/ CBX-750F/ TDM-850/ GS-500E 3x/ ZX-9/ GSX-1100RW/ GSX-750F/ XTZ-125/ TDM-225 / Twister / GS650 ... Continua...
MSpain
Roda Presa

Mensagem por MSpain »

Pois é ... :-(

Eu hj liguei para a Unicoba para perguntar sobre as baterias Unipower em especial a de 18 A, código UP12180, fui muito bem atendido, obtive varias informações a respeito dela , porém houve enfatização de que as mesmas são feitas para uso estacionário , e após adquiridas , se usadas em motos , imediatamente perderiam a garantia .

O rapaz q me atendeu ainda disse ter ciencia de q as baterias deles são usadas em motos e até em carros , no caso as de 60 A .

Também me disse q estão entrando no mercado de motos com baterias seladas de até 7 A e até o começo do ano q vem , teriam a linha completa para motos , até 12 A , no caso , as baterias em questão seriam da marca Naja .

Bom , eu , de minha parte , vou ver as dimensões da minha bateria e se são compativeis com a de 18 A da Unipower , em positivo , vou tentar fazer essa experiencia .

Para a bateria de 18 A o preço sugerido foi de R$ 125,00 , acho mesmo q vale a pena .

É isso ....

Abraço ! ;-)
MSpain
Guembezao
Roda Presa

Mensagem por Guembezao »

Tem esse detalhe mesmo... bateria de nobreak se veio com defeito ou pifou prematuramente nao adianta reclamar nem com o Papa (a nao ser se vc nao soldar o fio, usar so o jacarezinho pra prender, o que eu imagino que nao deve ser recomendavel).
Nunca vi ninguem que teve qq tipo de problema, mas é por conta e risco do fregues.. EU prefiro usar de nobreak inves dessas marcas genericas (que sempre vi dar defeito) ou pagar 400 pilas numa bateria original.
Quanto as fabricas nao usarem pode ser por questoes tecnicas, mas tem um outro detalhe importante a ser levado em consideraçao: elas pagam muuuuiiiito mais barato nas baterias originais do que o preço de balcao, pra eles de certo nao seria muita economia (é que nem parafuso que numa loja de parafusos custa X e na concessionaria 20X)... alem de terem que fazer um esquema diferente pra prender a fiaçao nos bornes da bateria, etc.

Um abraço
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Guembezao escreveu:Tem esse detalhe mesmo... bateria de nobreak se veio com defeito ou pifou prematuramente nao adianta reclamar nem com o Papa (a nao ser se vc nao soldar o fio, usar so o jacarezinho pra prender, o que eu imagino que nao deve ser recomendavel).
Nunca vi ninguem que teve qq tipo de problema, mas é por conta e risco do fregues.. EU prefiro usar de nobreak inves dessas marcas genericas (que sempre vi dar defeito) ou pagar 400 pilas numa bateria original.
Quanto as fabricas nao usarem pode ser por questoes tecnicas, mas tem um outro detalhe importante a ser levado em consideraçao: elas pagam muuuuiiiito mais barato nas baterias originais do que o preço de balcao, pra eles de certo nao seria muita economia (é que nem parafuso que numa loja de parafusos custa X e na concessionaria 20X)... alem de terem que fazer um esquema diferente pra prender a fiaçao nos bornes da bateria, etc.

Um abraço
Guembé, as montadoras/fabricantes comprariam essas baterias de nobreak a preço de xepa. Se no mercado de reposição uma bateria normal de moto fica na casa dos R$ 100~250,00 e as de nobreak ficam na faixa dos R$ 50~100,00 o fabricante/montadora, em virtude até mesmo dos volumes comprados, negociaria as baterias normais na faixa dos R$ 40~70,00 e as de nobreak na faixa dos R$ 5~10,00. Em uma única moto, isso não significa muita redução do valor unitário, mas em uma produção de 500K~1000K de motos, dá uma prostituta economia, tudo isso supondo que baterias de nobreak são adequadas ao uso em motocicletas (não estacionário).

Não creio que Honda, Yamaha, Suzuki, BMW, HD, Ducati, Aprilia, Triumph, Kawasaki, Bombardier, KTM, Husqvarna e outros grandes fabricantes/montadores do mundo já não tenham avaliado a possibilidade de usar outros tipos de acumuladores em seus produtos.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Guembezao
Roda Presa

Mensagem por Guembezao »

Saurus escreveu:
Guembezao escreveu:Tem esse detalhe mesmo... bateria de nobreak se veio com defeito ou pifou prematuramente nao adianta reclamar nem com o Papa (a nao ser se vc nao soldar o fio, usar so o jacarezinho pra prender, o que eu imagino que nao deve ser recomendavel).

Um abraço
Guembé, as montadoras/fabricantes comprariam essas baterias de nobreak a preço de xepa. Se no mercado de reposição uma bateria normal de moto fica na casa dos R$ 100~250,00 e as de nobreak ficam na faixa dos R$ 50~100,00 o fabricante/montadora, em virtude até mesmo dos volumes comprados, negociaria as baterias normais na faixa dos R$ 40~70,00 e as de nobreak na faixa dos R$ 5~10,00. Em uma única moto, isso não significa muita redução do valor unitário, mas em uma produção de 500K~1000K de motos, dá uma prostituta economia, tudo isso supondo que baterias de nobreak são adequadas ao uso em motocicletas (não estacionário).

Não creio que Honda, Yamaha, Suzuki, BMW, HD, Ducati, Aprilia, Triumph, Kawasaki, Bombardier, KTM, Husqvarna e outros grandes fabricantes/montadores do mundo já não tenham avaliado a possibilidade de usar outros tipos de acumuladores em seus produtos.
A visao que eu tenho do assunto é que pra fabricar uma bateria de nobreak ou uma especifica pra moto os custos sejam muito semelhantes, entao as montadoras ja compram as baterias a preço de xepa (da mesma forma que seria com uma pra nobreak)... a diferença no preço final pro consumidor é justamente pela destinaçao que sera dada (como acontece com parafusos, retentores, etc).
Pra montadora isso é bom pois paga barato e pode revender a especifica com um lucro absurdo nas concessionarias, pra fabrica de baterias é bom pq vende com um grande sobrepreço pras lojas de moto peças... e advinha quem paga o pato :pqp: .
Como nao entendo porcaria nenhuma de baterias, falo so no achismo mesmo, entao deixa eu ficar quieto :-XX
Mas que a de nobreak funciona isso funciona }:) .

Um abraço
MSpain
Roda Presa

Mensagem por MSpain »

8-) pois é .... tõ na caça e qdo a bateria da Tonka der pau de nv , vai ser a de no break mesmo na lata .

Por eqto , depois da carga q dei , está funcionando , e a Tonka tá ajudando , pq está bem regulada e está pegando na primeira , senão , já tinha ido com certeza .

Gostei das respostas e opiniões , a minha opinião já está formada , vai ser Unipower mesmo .

E bóra rodar !

;-)
MSpain
Responder