Tenham Muito Cuidado!!!! Só Um Lembrete...

Grupo de discussão geral sobre motos.
Shrek - DF
Novato

Re: Tenham Muito Cuidado!!!! Só Um Lembrete...

Mensagem por Shrek - DF »

haendel
Motoqueiro

Mensagem por haendel »

Cara...

Vamos a algumas sínteses?

A lei está lá pra ser seguida. Como disse o Priest, tem algumas leis GERAIS de circulação, inclusive essa da ultrapassagem só quando ninguém mais estiver fazendo, e inclusive aquela da prevalëncia física do veículo maior (não confundir com a responsabilidade do veículo maior pela segurança do ve[iculo menor, pois essa vc só pode fazer valer se conseguir sobreviver, perseguir, parar e interpelar o motorista do veículo maior).

O bom senso faz toda a diferença. E aí tem algumas implicações:
1) chegou numa situação embolada? Aglomerou? Choveu? O relevo mudou (tirou sua visão)? A engenharia de tráfego errou (tirou a faixa contínua num lugar com visão ruim pra ultrapassar)? Enfim... a situação complicou, algumas certezas desapareceram?
Pára um pouco, analisa toda a situação, olha dos lados, presuma o pior que pode acontecer... Isso inclui os tipos de carro, a atitude dos quadrúpedes, potëncias envolvidas, época do ano (carnaval, férias, fim de semana, feriado);
2) acelera pra chegar numa velocidade boa pra ultrapassar logo, mas não muito superior, pra vc poder frear se o quadrúpede jogar o carro, ou bater mais macio..rs
3) quando se livrar da manobra, acelera "de verdade" até pra despachar, pra sair da confusão, pra chegar na próxima confusão sem aqueles mesmos agentes, mas não tão rápido que possa se meter na próxima confusão sem ter tempo pra "negociar".

Não custa nada forçar ser visto, com buzina, farol e um escapamento aberto (segundo ensinou o JAL).. Já é mais uma chance

Particularmente, como eu sou fominha (na verdade porque minha moto não anda) eu só ultrapasso quando eu estou sozinho atrás do caminhão. Não precisa fazer como eu... mas manda os afoitos, recém-carteirados, incompetentes embora, se livra deles pra depois negociar uma ultrapassagem com os que sobraram.

E cuidado com os retrovisores... A maioria dos quadrúpedes não os regula para ver a faixa ao lado, mas para ver a lata traseira do carro... Entáo, andam com o ângulo "fechado" e não vão te ver senão se vc chegar perigosamente perto da lateral, ou se vc ainda estiver muito longe, atrás deles.

Abraço,
Daniel.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"

Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".

Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

Pelamordideus gente, tamo de moto!

Pensem bem:

Basta um único passarinho pra derrubar o maior avião do mundo.
Agora imaginem se caminhão voasse? E se os carros voassem? E se pedestres voassem? E se tudo o mais q tem rodas, voasse? Imaginam o estrago q seria?

Então pensem novamente:

Se o mesmo passarinho derruba o maior avião do mundo, o q acontece qdo bate um no capacete a 120Km/h? Até q nos saímos bem, com sorte, MUITA sorte.
Poizeh, tem gente q anda de moto como se caminhão, carro, pedestre, etc... fosse td passarinho... acha q qdo bater vai se sair bem, com um pouco de sorte.

Acordem! NÓS somos os passarinhos!
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
dnunes
Motociclista
Contato:

Mensagem por dnunes »

Russo escreveu:- quando estou me aproximando de um trecho urbano ou movimentado, reduzo o ritmo com boa antecedência, a fim de me acostumar com a tocada mais lenta.
. . Taí um troço importante que eu demorei a levar a sério e nunca tinha lido comentários enfáticos a respeito. Cansei de sair de rodovia e rodar uns 3km que nem um doido na cidade até perceber que estava correndo, simplesmente porque minha cabeça ainda estava no ritmo anterior. É bom manter o psicológico ligado pra troca de modo de pilotagem e diminuir a tocada um pouco antes ajuda muito.
diego nunes
http://dnun.es.
Jonnes
Roda Presa

Mensagem por Jonnes »

haendel escreveu:(...)
O bom senso faz toda a diferença. E aí tem algumas implicações:
1) chegou numa situação embolada? Aglomerou? Choveu? O relevo mudou (tirou sua visão)? A engenharia de tráfego errou (tirou a faixa contínua num lugar com visão ruim pra ultrapassar)? Enfim... a situação complicou, algumas certezas desapareceram?
Pára um pouco, analisa toda a situação, olha dos lados, presuma o pior que pode acontecer... Isso inclui os tipos de carro, a atitude dos quadrúpedes, potëncias envolvidas, época do ano (carnaval, férias, fim de semana, feriado);
2) acelera pra chegar numa velocidade boa pra ultrapassar logo, mas não muito superior, pra vc poder frear se o quadrúpede jogar o carro, ou bater mais macio..rs
3) quando se livrar da manobra, acelera "de verdade" até pra despachar, pra sair da confusão, pra chegar na próxima confusão sem aqueles mesmos agentes, mas não tão rápido que possa se meter na próxima confusão sem ter tempo pra "negociar".(...)
Concordo contigo haendel!
João Henrique
"A melhor coisa é poder viajar, e se livrar do stress desse mundo."
Jonnes
Roda Presa

Mensagem por Jonnes »

dbsmsx escreveu:Pelamordideus gente, tamo de moto!
(...)
Acordem! NÓS somos os passarinhos!
É sofrível entrar num tópico como este, e só ler mensagem inútil.

As comparações mal feitas entre velocidade máxima dos modelos e a falta de responsabilidade de quem está preocupado com isso. O pessoal precisa rever bem o valor que dá à vida.

Principalmente, à dos terceiros.

Forte abraço.
João Henrique
"A melhor coisa é poder viajar, e se livrar do stress desse mundo."
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

dbsmsx escreveu:Acordem! NÓS somos os passarinhos!
Epa, me inclua fora dessa... que coisa mais EMO!!! :lol:
Xandão
Roda Presa

Mensagem por Xandão »

Eu por duas vezes me meti na mesma situação em que era muito difícil de sair e um acidente era eminente.
Dois erros, um da engenharia de tráfego e outro meu, já explico.

Situação? Sai pra ultrapassar e no meio da ultrapassagem apareceram aqueles TIJOLOS amarelos que dividem as pistas. Aí como voltar pra sua faixa? Se está de carro, tudo bem, é só diminuir a velocidade e passar pro lado, vai dar um tranco mas tudo bem. Só que de moto aqueles tijolos são bem altos, se acertar eles no meio, tudo bem, o duro é quando a roda da frente acerta a quina de um e é chão na certa.

Situação 1: estávamos indo pro Churrastiba, o Kuati tirou pra ultrapassar e eu tirei junto com ele. Fomos pegos de surpresa por estes tijolos. Eu não lembro como ele se safou, mas eu vi logo a frente um carro vindo e dando luz. Mirei bem no meio deles e passei por cima de uns 5 até passar pra outra faixa. Estava carregado e com garupa, levei uns beliscões por uns 5km. Foi foda, a cagada foi minha pois confiei na visão do Kuati e fui no embalo.

Situação 2: aconteceu na quarta-feira desta semana, quando tinha acabado de comprar a B1250S. Havia uma fileira de uns 5 caminhões e vários carros e era uma subida muito longa. Sai pro lado e olhei lá pra frente, um puta retão e nenhum carro vindo. Eu de boa, tirei pra ultrapassar e fui. A faixa pontilhada simplesmente se transformou em uma fileira dos benditos tijolos altos. Os tijolos acho que tinham uma distância de 1metro entre eles, só muito devagar pra passar entre eles sem acertar. Eu diminui pra uns 50km/h e o caminhão também reduziu porque ele viu minha enrascada, ele segurou todo a fileira se algo acontecesse. Eu fiquei transitando ali, na contra-mão por um tempão esperando os tijolos acabarem, mas daí a retona acabou e ia começar uma curva, não dava pra ver se viria algum carro (que não me veria). Me concentrei pra acertar a roda da frente no meio de um dos tijolos e já jogar pro lado. Ufa, passei pro outro lado.
Aqui foi erro da engenharia de tráfego, pois uma faixa pontilhada simplesmente se transformou em tijolos, deveria ter um trecho de faixa contínua antes deles. Não sei porque tijolos numa reta longa de uma pista simples. Mas eu também errei. Ao sair pro lado pra ver se dava pra ultrapassar, de longe os tijolos pareciam faixas pintadas no asfalto. Ultrapassei muito de boa, bem devagar achando que era tudo faixa pontilhada. Se ali eu tivesse tirado pra ultrapassar mais rápido, teria voltado antes dos tijolos começarem.

Já descobri que quando você está de moto, tudo conspira CONTRA você. Não dá pra confiar na moto, no motor potente, na pista, na sua habilidade, acreditar que estão te vendo. No dia que você achar que você já domina sua moto, que a pista está muito boa e que dá pra correr, que o cara da frente te viu pelo retrovisor, é o dia da cagada.

O Kuati deve se lembrar desta cagada nossa.

Precisamos ter MUITO cuidado.
HAZ
Motociclista

Mensagem por HAZ »

Saurus escreveu:Deco, anotada a dica. Eu, conduzindo veículos (moto, carro, caminhão, etc), quer seja em vias urbanas ou rodoviárias, ou sej, em qualquer lugar onde haja tráfego de outros veículos, sempre estou "esperando" que alguém vai fazer uma cagada, não me viu ou coisa que o valha. Então, o desconfiômetro quanto às atitudes alheias fica ligado para além do top level.

Mesmo assim é importante lembrar isso aos demais. ;-)

X 2

Abraço aê carioca baiano.
Navegar é preciso... motocar também... Na 1ª divisão desde 1982.
SUV das motos
MADIANO HAWAIANO LUNÁTICO
Há braços
Wolvera
Motoqueiro

Mensagem por Wolvera »

dbsmsx escreveu: Acordem! NÓS somos os passarinhos!

Bem dizia meu Avô:
"Parachoque de motoqueiro é a testa"
Você já foi hoje? Não? Tá esperando o quê, então?

Sem popopó.

M@d, desviando das flechas da ditadura desde 2005.
Quando se tem razão, a recompensa é o silêncio.
hamicardoso
Roda Presa

Mensagem por hamicardoso »

Bom conselho mesmo é usar o velho bom senso, mas se não for o necessário, use o sangue no OLHO e faça a utrapassagem na FÉ véio, já rezando...
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

Eu pensei em "Árveres", mas já patentearam. :(
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

Xandão escreveu:Situação? Sai pra ultrapassar e no meio da ultrapassagem apareceram aqueles TIJOLOS amarelos que dividem as pistas. Aí como voltar pra sua faixa? Se está de carro, tudo bem, é só diminuir a velocidade e passar pro lado, vai dar um tranco mas tudo bem. Só que de moto aqueles tijolos são bem altos, se acertar eles no meio, tudo bem, o duro é quando a roda da frente acerta a quina de um e é chão na certa.

Situação 1: estávamos indo pro Churrastiba, o Kuati tirou pra ultrapassar e eu tirei junto com ele. Fomos pegos de surpresa por estes tijolos. Eu não lembro como ele se safou, mas eu vi logo a frente um carro vindo e dando luz. Mirei bem no meio deles e passei por cima de uns 5 até passar pra outra faixa. Estava carregado e com garupa, levei uns beliscões por uns 5km. Foi foda, a cagada foi minha pois confiei na visão do Kuati e fui no embalo.

Situação 2: aconteceu na quarta-feira desta semana, quando tinha acabado de comprar a B1250S. Havia uma fileira de uns 5 caminhões e vários carros e era uma subida muito longa. Sai pro lado e olhei lá pra frente, um puta retão e nenhum carro vindo. Eu de boa, tirei pra ultrapassar e fui. A faixa pontilhada simplesmente se transformou em uma fileira dos benditos tijolos altos. Os tijolos acho que tinham uma distância de 1metro entre eles, só muito devagar pra passar entre eles sem acertar. Eu diminui pra uns 50km/h e o caminhão também reduziu porque ele viu minha enrascada, ele segurou todo a fileira se algo acontecesse. Eu fiquei transitando ali, na contra-mão por um tempão esperando os tijolos acabarem, mas daí a retona acabou e ia começar uma curva, não dava pra ver se viria algum carro (que não me veria). Me concentrei pra acertar a roda da frente no meio de um dos tijolos e já jogar pro lado. Ufa, passei pro outro lado.
Aqui foi erro da engenharia de tráfego, pois uma faixa pontilhada simplesmente se transformou em tijolos, deveria ter um trecho de faixa contínua antes deles. Não sei porque tijolos numa reta longa de uma pista simples. Mas eu também errei. Ao sair pro lado pra ver se dava pra ultrapassar, de longe os tijolos pareciam faixas pintadas no asfalto. Ultrapassei muito de boa, bem devagar achando que era tudo faixa pontilhada. Se ali eu tivesse tirado pra ultrapassar mais rápido, teria voltado antes dos tijolos começarem.
Essas duas situações já ocorreram comigo. É uma merda. Esses "tachões" ou "tijolos" são armadilhas e muitas vezes mal aplicados. Acredito eu que eles estão ali pra evitar de um carro ultrapassar. Se ele ultrapassar antes ele volta passando por cima dos tachões na boa, mas e a moto? Pra variar a engenharia de tráfego continua fazendo pouco caso para a realidade motociclística.
alan-sc
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por alan-sc »

boa deco

sempre achei q falta empenho do governo em fazer o pessoal das SS andar em pistas
existe algum encentivo para isso? NAO, so sabem multar multar e multar, essa porr anao adianta nada

quer educar? manda essa galera pra pista, nem q tenha q patrocinar ou ajudar com isso

tem tanta bolsa por ai pra nego e nao trabalha e enxe o cu de trago, pq nao pode ter algo para incentivar a galera de SS a andar em autodramo ao inves de enrolar o cabo as auto estradas??

governo ridiculo, politicos de merda.. jaspions doidos
dá nisso

qm tem moto esport que acelerar. isso é fato, independete se vai levar multa ou nao, na verdade nao tao nem interessados, a multa ate serve como trofeu para dizer que chegou a tal velocidade.. olha a camaçada de videos na net com a galera fazendo loucuras em autoestradas..

falta incentivo, e curso pra galera de SS e demais
governo podia criar algo né

a gente ja sustenta a galera que nao trabalha, vamo sustentar tb os jaspions

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sem Moto...
Espero aguentar até ano que vem!
Responder