Tenham Muito Cuidado!!!! Só Um Lembrete...

Grupo de discussão geral sobre motos.
Fredericow
Motoqueiro

Re: Tenham Muito Cuidado!!!! Só Um Lembrete...

Mensagem por Fredericow »

decoZ escreveu:
PS. Para quem disse que é a segunda vez em 6 meses que citam o mesmo caso, com a moto de placa do ES, não, não é o mesmo caso com certeza, este fato ocorreu tem uns 20 dias...
Fredericow escreveu: Outro fato curioso é o modelo de moto, parece que os proprietários não estão acostumados com a potência dessa máquina. É a segunda notícia dessa
moto (gsx1000r) com placa capixaba envolvida em acidentes graves em menos de 6 meses.
Eu disse que é o segundo acidente com o mesmo modelo de moto (gsx1000r) em 6 meses com motos com placa do ES. Em nenhum momento citei que a notícia é repetida ou que era o mesmo condutor.
honda sh150i
Pedro
Roda Presa

Mensagem por Pedro »

Isso não é dica, é imprudencia. Não se ultrapassa uma "fila" de carros. Se houver alguma intercorrencia, voce esta frito. Aguarde a fila "dissipar" e ultrapasse um veiculo por vez, ou nem espaço para voltar para a sua pista voce tera se vier um carro em sua direção. Mas para isso, aí sim tem que ser defensivo e pricipalmente paciente. Fora o que foi dito sobre buzina e farol alto.
There's NO PLACE like FOUR -
“A prayer for the wild at heart, kept in cages.”
Virago 250, Shadow 600, Magna 750, CBR600F, Bandit 600, Bandit 1200, Bandit 650, Hornet, Falcon, XTZ250X, XT660R, HD883R, Freewind 650, Kawasaki ER6-N, Kawasaki Z1000 The Best !
pardalrs
Roda Presa

Mensagem por pardalrs »

decoZ escreveu:Pois é, ontem, conversando com um amigo, que aliás viaja muito, fiquei sabendo de um acontecimento fatal e aliás, muito previsível... Infelizmente...

Para quem não tem muita experiência na estrada, é válido o comentário, para quem tem..., releve.

Só para exaltar, e isto por experiência própia, já, por diversas vezes aconteceu comigo, JAMAIS ULTRAPASSEM SEM SE FAZEREM "PRESENTES", COM A INTENÇÃO DO FATO.

O caso que meu amigo presenciou, para mim, foi a "crônica de uma morte anunciada"...

Tenham consciência de que o brasileiro dirige/pilota muito mal, jamais reparam ou dão importância nas mínimas regras de trânsito...

Bem, serei mais direto: JAMAIS NAS ESTRADAS DA VIDA, FAÇAM UMA ULTRAPASSAGEM SEM FAZER O VEÍCULO À SUA FRENTE SABER DA SUA INTENÇÃO, É NORMAL PRINCIPALMENTE EM UMA FILA DE VEÍCULOS O ULTIMO DESTES, O EXATAMENTE A SUA FRENTE (e mais veloz que os que estão na frente), OLHAR A PISTA CONTRÁRIA E "ABSURDAMENTE, SEM OLHAR O RETROVISOR", JOGAR O VEÍCULO PARA ULTRAPASSAR, NORMALMENTE UMA FILA DE CAMINHÕES, OU VEÍCULOS MAIS LENTOS.

Fato é que muitas vezes e, geralmente em todas as viajens que fiz, pelo menos uma vez aconteceu.
Então, meu amigo, ha cerca de uns 20 dias atrás, vinha na BR 101 voltando de Minas, a cerca de 140 km/h, passa por ele um jaspion a milhão... Um pouco mais à frente, uma fila grande, atrás de um caminhão, provávelmente muito pesado e aí, claro atravancando o tráfego. O jaspion em uma 1000 SS, ficou travado, então logo meu brother em uma VStrom chegou, e o jaspion querendo ultrapssar de qualquer jeito.... Assim que reparou nas condições favoráveis, abriu e foi acelerando para fetuá-la...
Contudo, à sua frente ia um Audi que ao mesmo tempo do rapaz, simplesmente abriu, jogou o carro na pista contrária sem ao menos ter a preocupação de olhar no espelho retrovisor.
Então, como estas SS, e aliás qualquer moto de grande cilindrada, adquire uma velocidade que quem só anda de carro não tem noção, o carinha estava já enchendo o motor, e derrepente vê aquele carro na sua frente... Ele não freiou ou tentou segurar a velocidade, que era crescente sem dúvida... desviou mais para o canto e simplesmente atropelou uma criança e parou em uma pedra grande, batendo a cabeça na mesma, tudo isto com meu amigo vendo a cena toda...

Resultado da tragédia: MATOU A CRIANÇA E O PRÓPIO, DEPOIS DE AGONIZAR POR BREVE MOMENTO, TAMBÉM FALECEU...

Para os curiosos, a placa da moto, uma GSXR 1000, era de Vila Velha ES, e os amigos chegaram logo depois...

A ÚNICA COISA, É QUE ESTE MEU AMIGO, COM MILHARES DE QUILOMETROS EM ESTRADAS, NARROU O FATO COMPLETAMENTE IMPRESSIONADO. E quem não ficaria assistindo isto?

ENTÃO, MESMO QUE TENHA SANGUE NOS OLHOS, CAUTELA NAS SITUAÇÕES NAS ESTRADAS, JAMAIS SERÁ DEMAIS...
Sabe Decoz nunca passei por situação parecida, nem presenciei fato tão dramatico, mas vou contar o que aconteceu comigo (minha maturidade) ao guidon de moto.

Em 2004 adquiri uma biz e fazia de tudo com ela, cortava por tudo que era lado, andava "veloz" em vias que não podia e o pior enchia a cara (nos finais de semana) a impressao que tinha é que conseguiria parar a biz até usando os pés (como os Flingstones)
Em 2005 comprei uma Ybr na primeira volta notei que os freios dela eram "inferiores" perante o da biz, então estiquei o máximo o cabo e os freios ficaram melhor...
Continuava com cabeça meio de abobrinha, andava numa Rs a noite com o acelerador lacrado, um lugar aonde sempre tem cachorro e outros animais atravessando a pista, andava muito "veloz" no centro, então comprei minha ultima moto até agora, uma Fazer é claro que para a maioria esmagadora do M@D A Fazer ainda é uma tartaruga sobre rodas, mas eu já sentia o pique bem superior nas arrancadas e no toque perante as a 125, pois bem na primeira semana tava acelerando "forte" quando um gol me cortou, foi aquela gritaria de pneu, não aconteceu nada, mas bastou para eu descobrir que toda moto tem seu limite, que na fazer como seu peso era maior e ela acelerava mais rapido ela demoraria mais para freiar no mesmo espaço de tempo que a biz pararia (visto peso e aceleração da biz)
Isso bastou para mim, parei com as loucuras, agora andava a 70-80 na RS escura aonde os animais atravessam, bebia muito menos quando saia de moto cuidava muito os carros e os pedestres...

Isso é uma coisa que me impressiona, que muitas pessoas não tem noção do perigo que correm, certamente se esse motorista da SS tivesse mais paciencia teria visto que o Audi poderia querer ultrapassar.

Bom eu aprendi a ter Prudência e isso é o que diferencia os motoqueiros dos Motociclistas!
Quer acelerar uma 4 cilindros, acelere mas aonde PODE!
Detalhe que conheço muito bem as Auto estradas Mineiras e Capixabas aquilo é um perigo!
Abraço
Pardalrs

Mensagem por hawk »

Smoker escreveu: Sim, se tem alguém efetuando a manobra, seja ela uma ultrapassagem em um carro, ou 10 carros, o cara lá da frente, colado no caminhão, deveria sim esperar quem já iniciou a ultrapassagem.
Considerando que estou em qualquer posição da fila que não a primeira, eu posso determinar que eu (e mais ninguém) vou ter a preferência de ultrapassagem e sair sem nem dar seta assim que a chance aparecer. Não é algo muito democrático.
Smoker escreveu:Tipo, tu está numa rodovia da SP, duplicada, andando na pista da direita. Aí vem um caminhão mais lento na tua frente e tu precisa ir para pista da esquerda, mas vem um carro atrás, pouca coisa mais veloz que você, aí pergunto, é você (atrás do caminhão) que tem que esperar o carro passar e após ir para esquerda ultrapassar o caminhão, ou o cara que já vem ultrapassando pela esquerda que tem que diminuir para tu passar??? :jmi:
Vou te dizer o que eu pensaria e o que eu faria nos dois casos...

Primeiro, o cara que tá na esquerda, ultrapassando, ao detectar que tem um cara na direita tentando passar um caminhão mais lento (ou que está numa situação em que vai atrapalhar o cara que tá na direita), tem de apertar o passo e liberar a faixa para o cara poder passar. Isso se o cara do carro da direita não deu seta.... Se ele deu seta, então já está avisado que ele vai sair pra esquerda. A seta não é um pedido, é um aviso.

Estando na faixa da direita eu estaria dando seta pra esquerda antes de ter de brecar por causa do caminhão, e minha intenção seria de fazer o cara da direita que está passando pisar no acelerador e finalizar a ultrapassagem ou simplesmente esperar para que eu saia pra esquerda e passe antes dele.

O que acontece, na prática, é que os caras tem um egoísmo extremo e não se importam se estão te passando com diferença de 5km/h ou não... e potencialmente te atrapalhando.
Editado pela última vez por hawk em 05 Nov 2010, 13:52, em um total de 1 vez.
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Gostei do tópico, excelentes dicas de segurança.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
dsrodriguez
Roda Presa

Mensagem por dsrodriguez »

hawk escreveu:
decoZ escreveu: ...ao enxergar que o trânsito contrário permite uma ultrapassagem, é a obrigação mínima olhar no retrovisor...
Partindo do princípio do respeito e da ordem, será que não é quem está atrás que devia aguardar para ver se alguém da fila, mais à frente, não quer ultrapassar?
De Verdade, sim deveria. Mas no meu ponto de vista, creio que o maior problema no trânsito é a educação. Gostaria até de saber se em outros países

Ontem mesmo eu tomei dois sustos praticamente da mesma maneira: Via de mão dupla, uma faixa apenas. Chegando em Alphaville, pra deixar a esposa no trabalho, um Senhor sai do posto de gasolina para o fluxo contrário, "atravessando" o fluxo por onde eu vinha. O "Atravessando" significa que o FDP entrou da rua, pela contramão, pois o fluxo o qual tomou estava parado, e simplesmente me jogou pra junto de um ponto de ônibus. Detalhe, estava dirigindo um Corsa e mesmo de dia, dirijo com os faróis ligados (Super Branco instalado).

Eu moro em SP, uso a marginal (dentre outras vias) todos os dias. Quem vai da Tietê > Pinheiros aqui e nunca viu algum mané que sai das novas faixas intermediárias e se joga no acesso da Pinheiros cortando duas faixas EXPRESSAS pra fugir do trânsito?? Quinta passada mesmo, um guincho da CET fez isso. É só Oba-Oba. Povão com seus Uno, Corsa, Civic, SUV, Caminhão, Moto, etc, etc.

Hoje pela manhã em São Paulo: http://migre.me/20k0Q

Se vc pensa dirigir defensivamente diminui a possibilidade do acidente, o condutor do seu lado pensa que dirigir agressivamente "Abre caminhos". Não sei de quem é a culpa, do motorista, do método de ensino da auto escola ou da legislação. Sei que tá errado.

Qto ao Relato do Deco, acho que se encaixa no Lance do "Abriu a faixa, eu vou!!! Tenho uma SS Phodastica!!" somado ao "Abriu a faixa, eu vou!!! Tenho um Audi!". Ai, meus nobres companheiros de fórum, phoda-se o bom senso, phoda-se a Teoria da fila (FIFO: First In / First Out). O que importa é ser Phodão!

Abraço
Imagem
Imagem
Imagem
cstehling
Motoqueiro

Mensagem por cstehling »

andress escreveu:Lei da FILA: O Primeiro que entra é o primeiro que sai...(ou deveria ser assim)...
Decreto 86714/81 | Decreto no 86.714, de 10 de dezembro de 1981

Artigo 11 Ultrapassagem e circulação em filas 1. a) A ultrapassagem deverá ser feita pelo lado oposto ao correspondente da circulação;

b) Todavia, a ultrapassagem deverá efetuar-se pelo lado correspondente à circulação no caso de que o condutor que se quer ultrapassar, depois de haver indicado seu propósito de dirigir-se ao lado oposto ao sentido da circulação, tenha levado seu veículo ou seus animais para esse lado da pista, com o objetivo de girar para esse lado para tomar outra via, ou entrar numa propriedade à margem da estrada ou estacionar nesse lado.

2. Seu prejuízo da observância das disposições do parágrafo 1 do artigo 7 e do artigo 14 da presente Convenção, todo condutor deverá, antes de efetuar ma ultrapassagem, certificar-se de que:

a) nenhum condutor que venha atrás, haja começado uma manobra para ultrapassá-lo;

b) quem o precede na mesma faixa de trânsito não haja indicado o propósito de ultrapassar um terceiro.
Não sei se com o novo codigo de transito mudou alguma coisa.
“Ir a uma churrascaria e pedir salada é o mesmo que ir ao puteiro e pedir um abraço.”
Cbx 250 *02/2003 - + 06/2006
Bandit 650S *10/2009 - +04/2011
NXR 150 Bros *04/2011 - +06/2012
XRE 300 *06/2012 - +12/2017
BMW G310R *12/2017 - +03/2019
Bandit 1200S *03/2019
Power by iMac.
pardalrs
Roda Presa

Mensagem por pardalrs »

.
Editado pela última vez por pardalrs em 08 Nov 2010, 08:54, em um total de 1 vez.
Abraço
Pardalrs
Motoqueiro

Mensagem por Fredericow »

decoZ escreveu:
PS. Para quem disse que é a segunda vez em 6 meses que citam o mesmo caso, com a moto de placa do ES, não, não é o mesmo caso com certeza, este fato ocorreu tem uns 20 dias...
Pelo jeito passaram numa velocidade tão rápida que não deu p/ ler a placa...

Escrevi:
Fredericow escreveu:Outro fato curioso é o modelo de moto, parece que os proprietários não estão acostumados com a potência dessa máquina. É a segunda notícia dessa moto (gsx1000r) com placa capixaba envolvida em acidentes graves em menos de 6 meses.
Pois então, o outro acidente eu vi a moto partida ao meio, esse fiquei sabendo por aqui. São dois acidentes distintos envolvendo o mesmo modelo de moto, e não o mesmo condutor nem o mesmo veículo.

;-)
honda sh150i
Barata
Novato

Mensagem por Barata »

Nessa terça peguei estrada com muito movimento e adotei esse princípio de pilotagem defensiva. Não quer dizer que andei devagar, mas não andei muito acima da velocidade dos carros.
Numa ultrapassagem pela esquerda, eu estava entre 130 e 140 e o cara mais na minha frente a uns 100 ou 110. Ao lado dele um cara mais lento. Não deu outra: o cara veio pra pista da esquerda. Antes de ele vir eu já tava pensando: quer ver esse viado se enfiar na pista da esquerda bem na hora q vou passar?! E veio... Deu tempo tranquilo de tirar a mão, frear um pouco, me fazer visível (alinhar com o retrovisor). Aí ele passou, voltou pra direita e eu me mandei.
Antes da FZ6 eu tinha um Golf GTI, e também andava nessa faixa de velocidade, mas sempre contando com o pior (tipo "esse cara vai fazer merda").

O cara que tem moto grande e diz que só anda devagar tá mentindo, me desculpem... Mas não precisa enrolar o cabo o tempo todo e em todas as situações. Tem horas q da´pra acelerar mais, outras tem q andar mais pianinho...
==============================================================================================
Guilherme B. Alves

Yamaha FZ6 N - 08/09

Curitiba/PR
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

hawk escreveu:
Smoker escreveu: Sim, se tem alguém efetuando a manobra, seja ela uma ultrapassagem em um carro, ou 10 carros, o cara lá da frente, colado no caminhão, deveria sim esperar quem já iniciou a ultrapassagem.
Considerando que estou em qualquer posição da fila que não a primeira, eu posso determinar que eu (e mais ninguém) vou ter a preferência de ultrapassagem e sair sem nem dar seta assim que a chance aparecer. Não é algo muito democrático.
1º) Em momento algum falei em não dar seta, isso é fundamental.

2º) Não é uma questão de democracia, independente de qual lugar tu esteja na fila, se tem alguém efetuando a ultrapassagem, para não dizer obrigatório, é uma questão de bom senso e segurança esperar que o outro veículo termine a ultrapassagem, até porque ele estará em velocidade superior a sua neste exato momento.

hawk escreveu:
Smoker escreveu:Tipo, tu está numa rodovia da SP, duplicada, andando na pista da direita. Aí vem um caminhão mais lento na tua frente e tu precisa ir para pista da esquerda, mas vem um carro atrás, pouca coisa mais veloz que você, aí pergunto, é você (atrás do caminhão) que tem que esperar o carro passar e após ir para esquerda ultrapassar o caminhão, ou o cara que já vem ultrapassando pela esquerda que tem que diminuir para tu passar??? :jmi:
Vou te dizer o que eu pensaria e o que eu faria nos dois casos...

Primeiro, o cara que tá na esquerda, ultrapassando, ao detectar que tem um cara na direita tentando passar um caminhão mais lento (ou que está numa situação em que vai atrapalhar o cara que tá na direita), tem de apertar o passo e liberar a faixa para o cara poder passar. Isso se o cara do carro da direita não deu seta.... Se ele deu seta, então já está avisado que ele vai sair pra esquerda. A seta não é um pedido, é um aviso.
Pô, espera aí, e isso não é uma demonstração de egoísmo???
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
cstehling
Motoqueiro

Mensagem por cstehling »

smoker, olha meu post acima com a lei.
“Ir a uma churrascaria e pedir salada é o mesmo que ir ao puteiro e pedir um abraço.”
Cbx 250 *02/2003 - + 06/2006
Bandit 650S *10/2009 - +04/2011
NXR 150 Bros *04/2011 - +06/2012
XRE 300 *06/2012 - +12/2017
BMW G310R *12/2017 - +03/2019
Bandit 1200S *03/2019
Power by iMac.
Guembezao
Roda Presa

Mensagem por Guembezao »

Russo escreveu:A principal "lei" de trânsito é: quem está de moto NUNCA está na preferêncial!
Regra n. 1 pra sair de moto... ate em semaforo aberto pra mim tenho adotado isso, principalmente de madrugada.

Um abraço
Jonnes
Roda Presa

Mensagem por Jonnes »

Smoker escreveu:(...)
Tipo, tu está numa rodovia da SP, duplicada, andando na pista da direita. Aí vem um caminhão mais lento na tua frente e tu precisa ir para pista da esquerda, mas vem um carro atrás, pouca coisa mais veloz que você, aí pergunto, é você (atrás do caminhão) que tem que esperar o carro passar e após ir para esquerda ultrapassar o caminhão, ou o cara que já vem ultrapassando pela esquerda que tem que diminuir para tu passar??? :jmi:
Smoker, meu caro.

Eu considero como bom motorista, quando vejo o carro que vem pela esquerda, antever o aperto deste que está logo atrás do veículo mais lento, segurar um pouco o ritmo, e dar "seta" pra direita. É como se ele avisasse: "amigo, percebi que pretende ultrapassar, vou segurar aqui e você ultrapassa primeiro".

É raro, infelizmente, mas já vi alguns caras fazerem isso, e já pratiquei isto algumas vezes. Porém, exige bastante atenção do motorista. Muito mais atenção do que simplesmente fincar o pé e esperar que todo mundo se mantenha à direita.

Pra esses, sim, eu tiro o chapéu. Isto é sinal de alguém competente no comando do carro.
João Henrique
"A melhor coisa é poder viajar, e se livrar do stress desse mundo."
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

cstehling escreveu:smoker, olha meu post acima com a lei.
;-)
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

Smoker escreveu: 1º) Em momento algum falei em não dar seta, isso é fundamental.
Que seja, posso dar seta antes de todos e já sair primeiro...
Smoker escreveu:2º) Não é uma questão de democracia, independente de qual lugar tu esteja na fila, se tem alguém efetuando a ultrapassagem, para não dizer obrigatório, é uma questão de bom senso e segurança esperar que o outro veículo termine a ultrapassagem, até porque ele estará em velocidade superior a sua neste exato momento.
Deixemos a democracia de lado... é uma questão básica de educação.
Smoker escreveu:Pô, espera aí, e isso não é uma demonstração de egoísmo???
Se pareceu, não foi intenção. Mas de forma alguma vejo a "seta como aviso" algo egoísta. Estou avisando que, a qualquer momento que surgir a oportunidade e condições de segurança, vou me enfiar pra continuar meu caminho. A educação (nos dois veículos) é básica para um trânsito mais tranquilo.

Como bem citou o Jonnes, pouquíssimos motoristas tem a atenção suficiente e o respeito básico necessário...

Talvez eu guie como velho... :-D
dsrodriguez
Roda Presa

Mensagem por dsrodriguez »

Jonnes escreveu:
Smoker escreveu:(...)
Tipo, tu está numa rodovia da SP, duplicada, andando na pista da direita. Aí vem um caminhão mais lento na tua frente e tu precisa ir para pista da esquerda, mas vem um carro atrás, pouca coisa mais veloz que você, aí pergunto, é você (atrás do caminhão) que tem que esperar o carro passar e após ir para esquerda ultrapassar o caminhão, ou o cara que já vem ultrapassando pela esquerda que tem que diminuir para tu passar??? :jmi:
Smoker, meu caro.

Eu considero como bom motorista, quando vejo o carro que vem pela esquerda, antever o aperto deste que está logo atrás do veículo mais lento, segurar um pouco o ritmo, e dar "seta" pra direita. É como se ele avisasse: "amigo, percebi que pretende ultrapassar, vou segurar aqui e você ultrapassa primeiro".

É raro, infelizmente, mas já vi alguns caras fazerem isso, e já pratiquei isto algumas vezes. Porém, exige bastante atenção do motorista. Muito mais atenção do que simplesmente fincar o pé e esperar que todo mundo se mantenha à direita.

Pra esses, sim, eu tiro o chapéu. Isto é sinal de alguém competente no comando do carro.
Exato. Competência no volante e no Trânsito. Penso que o motorista não que gosta de trânsito deve dirigir com esse pensamento. não forçando a barra, trocando de faixa, para beneficio próprio, mas para o bem comum.

Abraço.
Imagem
Imagem
Imagem
Paga
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Paga »

O negócio é a gente ter acessórios de segurança na moto igual à do Machete.
Imagem
Editado pela última vez por Belzebu em Sex Ago 13, 2012 6:66 am, num total de 9 círculos
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

hawk se ninguém ainda começou a ultrapassar, tudo bem, mas estamos citando o fato de alguém JÁ estar ultrapassando.

Vindo lá de traz mais rápido que todo mundo, e este sim, "está na vez"
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Valdicreidison Letisgô
Motociclista

Mensagem por Valdicreidison Letisgô »

Allende escreveu:DecoZ

Um jaspion de SS a 140? Em que rua se pode andar a 140 no brasil?

Não sou freira, tb dou minhas esticadas. Mas o cara da moto era o errado, lamentavalmente levou outro junto. O cara do carro, mesmo sem dar piscas ou olhar pra trás, não ia imaginar que um cara MAIS ERRADO ainda ia passar nessa hora.

Mas entendi. "É só um lembrete". E bem lembrado! ;-)

Ab, Allende
pior q é verdade, essas motos pegam velocidade rapidão
nego do carro acha q ta vindo uma CG300 a 100km/h e acha q dá tempo de virar a esquerda, qdo ve é um jaspiu a 180km/h
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
Responder