Me ensinem a fazer curva

Grupo de discussão geral sobre motos.
Narizudo
Motociclista

Re: Me ensinem a fazer curva

Mensagem por Narizudo »

Se sua moto ta abrindo pra curva = medo de deitar mais a moto.
Cuidado com movimentos do corpo (estilo Motocros ou MotoGP) , pelo que percebi vc não é muito experiente, então isso vai embaralhar na sua cabeça. E não vai conseguir tirar proveito dessas tecnicas.
Curvas de Estilo Motocros -> são realizadas para que a traseira mesmo saindo pra fora não faça o piloto cair.
Curvas de Estilo MotoGP -> são usadas porque eles ultrapassam o limite da moto. Eles jogam o corpo pra dentro da curva, isso faz com que a moto não precise deitar tanto, mantendo mais aderência no solo.

É Física!

Já que ta querendo a fazer curvas ralando as pedaleiras, vai treinando na forma normal, depois utiliza das tecnicas pra sentir a diferença.

Usa do contra-esterço tb, é muito show

Obs: Não passe pretinho e não deixe a regulagem da traseira muito Dura, deixa no Meio.

Boa sorte nas curvas. E lembre-se, quem abusa um Dia ACHA!
Imagem
Osama B Laden
Dinossauro

Mensagem por Osama B Laden »

:lol: :lol: :lol:

Imagem
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Algumas técnicas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Centro de treinamento:

Imagem

Com equipamento apropriado para treinos:

Imagem
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
kbça
Dinossauro

Mensagem por kbça »

PQP, se eu conto que onde eu mais pendulei foi na autoescola vai parecer piada né? E DEITAVA ÀS GANHAS MESMO NO "8"! :rof: Numa dessas, completando a 1ª passagem a moto deu uma desgarrada bacana de traseira, mas controlei, era uma mancha de óleo no meio da curva. Depois, falando com um instrutor, disseram que uma aluna já havia caído naquele ponto no mesmo dia...

Já fiz o pêndulo numa alça de acesso ao aeroporto aqui de POA, senti a sola da bota raspando no chão :pnk:, um colega aqui do M@D já me avisou para usar a ponta do pé na pedaleira quando pendular... ;-)

O que tem servido como uma ótima escola pra mim são essas viagens que o pessoal do M@D/RS faz aqui... Tô "me metendo a louco" e andando no meio das four (coitados, eles em marcha lenta e eu esbagaçando a CBérre :rof: )... Viajamos sábado passado ("voltinha" de 500km) e eu ia acompanhando mais de perto uma K1300GT (Mazaar), uma B65S (Gabriel Bruschi), mais uma Four e uma Boulevard 800 (não me lembro quem pilotava)... TENTEI acompanhar mais de perto o Mazaar e copiando as trajetórias dele... Já me alertaram de alguns cuidados que preciso ter para andar em grupo, mas esta troca de experiências é plenamente válida...

Feito!
Gentalha's Squad - Fudendo a paciência de meio mundo desde 29/8/2010 - Milão Club em 23/04/2014

E a CBérre virou história, lenda... lá vem a CBéFe!

Tudo perdeu pelo menos metade da graça em 30/03/2015...
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

A grande maioria das cosias ditas sao boas e validas. Mas pelo q li do seu relato me parece q esta faltando é CONFIANÇA mesmo.

Nao vai adiantar vc querer aprimorar suas tecnicas em ambientes controlados se nao hora com aperto vc deixar tudo de lado e levantar a moto e seguir para a contra mao.

Depois de um tempo pesquisando, testando e aprendendo eu percebi q SEMPRE q eu abria a curva era pq estava COM MEDO de deitar a moto. Achava q ela ia perder traçao e iria pro chao. Entao pra evitar isso eu parava de deitar e acabava abrindo d+ as curvas (algumas vezes ate invadir a contra mao).

Qnd eu percebi q fazia isso (abrir a curva) por medo, eu comecei a trabalhar isso. E de forma be resumida estou com o seguinte pensamento. é melhor perder a traçao e deslizar no asfalto, pq deitou d+ do q seguir em pe na moto nao contra mao. Entao independente do q eu achar. Se vai dar ou nao pra fazer a curva eu vou deitando o tanto necessario pra fazer a mesma. FODA pro q meu medo diz.

Assim q comecei a fazer isso parei de abrir nas curvas e percebi q (pelo menos pra mim) todas as vezes q errava uma curva era pura e simplesmente por minha culpa. A moto, pneu, susp. etc... nao tinha nada haver com o meu erro!

Eu pelo menos acho q melhorei bastante as minhas curvas depois disso.
Tornado 300
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

RMD escreveu:(...) esta faltando é CONFIANÇA mesmo (...) SEMPRE q eu abria a curva era pq estava COM MEDO de deitar a moto (...)
O Keith Code trabalha bastante isto nos livros dele. As reações instintivas do ser humano na hora da merda (fechar o acelerador numa curva em que entramos rápido demais, ter medo de deitar mais, olhar para o perigo e não para o escape, esmagar o manete de freio antes do peso transferir para frente quando levamos uma fechada, etc) são exatamente o que NUNCA devemos fazer em cima da moto - graças à física que atua sobre nossas motocas, todas estas reações instintivas ajudam a desestabilizar a moto e transformar o que poderia ser apenas um episódio de "butt-clenching" em um chão (ou algo pior). Ele chama isto de "survival reactions" e passa centenas e centenas de páginas trabalhando exaustivamente, uma a uma delas, para tentar convencer o piloto a, na hora da merda, passar por cima do instinto e usar a consciência/inteligência.

"Survival reactions", quando em cima de uma motoca, é igual a "vai dar merda, capitão!"
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

kbça escreveu:PQP, se eu conto que onde eu mais pendulei foi na autoescola vai parecer piada né? E DEITAVA ÀS GANHAS MESMO NO "8"! :rof: Numa dessas, completando a 1ª passagem a moto deu uma desgarrada bacana de traseira, mas controlei, era uma mancha de óleo no meio da curva. Depois, falando com um instrutor, disseram que uma aluna já havia caído naquele ponto no mesmo dia...

Já fiz o pêndulo numa alça de acesso ao aeroporto aqui de POA, senti a sola da bota raspando no chão :pnk:, um colega aqui do M@D já me avisou para usar a ponta do pé na pedaleira quando pendular... ;-)
PQP! Que mentirada da porra! :lol:
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

regiscastro escreveu:Agora pega a tua moto parada e vai deitando ela na tua perna (você em pé ao lado dela e vai deitando, dobrando o joelho e apoiando a motoca pra ela não cair de lado no chão) até que esse "bico" da banda de rodagem encoste no chão.

Quando isso acontecer, este é o limite máximo pra vc deitar ela.... vc vai ver que provavelmente a pedaleira chega antes do que o limite do pneu.... e isso numa Lander X é um absurdo de deitado.

:no: Nao faz isso nao. pois a moto sozinha é mais alta e por fima pedaleira fica mais longe do solo. Qnd vc senta vc abaixa a susps. entao as pedaleiras ficam mais baixas. E outra, qnd estamos encima da moto nao temos muita noçao de inclinaçao (pelo menos eu nao). Qnd vejo video de eu andando acho q estou com a moto quase q totalmente em pe. Mas qnd estou rodando acho q estou quase raspando o cotovelo. :lol:
Tornado 300
kbça
Dinossauro

Mensagem por kbça »

Gelous, já te mandaram hoje? :rof: ;-)

Feito!
Gentalha's Squad - Fudendo a paciência de meio mundo desde 29/8/2010 - Milão Club em 23/04/2014

E a CBérre virou história, lenda... lá vem a CBéFe!

Tudo perdeu pelo menos metade da graça em 30/03/2015...
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

aprendi a fazer curva usando isso aqui
Pretti que o diga
Imagem
Imagem

to falando sério :-D ;-)
e hoje eu falo, TIVE MUITA SORTE, por nada ter me acontecido. Se tiver condições, faz um curso.
renatoki
Roda Presa

Mensagem por renatoki »

Eu tb, antes de andar em Interlagos o TT ajudou bastante pq nos treinamentos tem muita parte técnica, fora que o jogo em si já é difícil para caramba aprender a controlar a moto do jeito certo
Essa curva em S no Morumbi apesar de ser em subida e cega (vc não vê o final antes) se vc deitar mais a moto não tem segredo, se vc deixar a moto em pé a tendência
vai ser ela se manter em linha reta mesmo, indo para a tangente

Abs
"Quem teme perder já está vencido..."
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

No TT, pista Fisco 80´s, a última curva antes da reta é assim, não se ve o final dela.

Tem uma para esquerda, no miolo que é cega também. ;-)

:-D
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Agora sim começaram a falar de pilotagem segura! :D
Carlos_GS500
Dinossauro

Mensagem por Carlos_GS500 »

baeta e daytona e a bandit que digam né?

Não aprendi a fazer curva vendo videos.

Na verdade peguei serra e ia atrás copiando os movimentos de um cara de tw e eu de strada....

Mas pra fazer manobras radicais foi vendo videos no youtube mesmo
"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
XTman
Dinossauro

Mensagem por XTman »

Cadê o Pre..., digo, o Mestre dos Mestres? PS Master? :-D
Carlos_GS500
Dinossauro

Mensagem por Carlos_GS500 »

Na verdade é simples.

Comece deitando pouco. E marcando cada vez que vc deitar mais.

Na penultima deitada vc sabera que é seu limite.

Pq na ultima vc vai cair e se ralar todo.
"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Carlos_GS500 escreveu:Na penultima deitada vc sabera que é seu limite.
Pq na ultima vc vai cair e se ralar todo.
:lol: ;-)

Mas serio mesmo. Nem sempre é assim. Eu mesmo ja cheguei no limite da xtz sem cair. Na verdade a moto vai te avisando qnd esta chegando ou esta no limite. Ate o momento eu nunca cai de moto brincando de jaspion e para a ironia a unica vez q cai foi por causa de um rio de oleo em uma curva e eu estava andando bem na manha. Tanto q nem um retrovisor sequer eu quebrei.
Tornado 300
Eudy
Motoqueiro

Mensagem por Eudy »

Olhe a técnica ...

Imagem

[ ]s
Curta a sua moto, mas não encurte a sua vida.

Imagem
tharnusk
Roda Presa

Mensagem por tharnusk »

Eu tenho uma taticazinha que uso pra fazer curva muito fechada, que até testei ontem numa CRZ SM:

Consiste em: Não use os braços para forçar a moto a deitar, use o seu corpo e um pouquinho de força no braço
Comprima seus joelhos no tanque
Pise na pedaleira em conjunto com o corpo para deitar a moto
De leve, saia um pouco do banco, inclinando para o centro da curva

É isso que eu fiz, mas só testei em uma motard essa técnica que funcionou, testei com a Lander e quase tomei chão(falo da trail), testa isso, funcionou uma vez comigo...

Flws!
Atualmente no MSM
Responder