Norma dos capacetes volta à ativa.

Grupo de discussão geral sobre motos.
Henrique Marmota
Motoqueiro

Re: Norma dos capacetes volta à ativa.

Mensagem por Henrique Marmota »

Meus 2 HJC AC-12S são gringos! Mas tem data de fabricação, que é anterior a data estipulada, entao, to tranquilo. Sem Selinho, sem adesivinho....

mas tenho uma dúvida. Viseira espelhada, pode ou nao pode????

ABS
Versys 650 S ABS
Lucas_BH
Motoqueiro

Mensagem por Lucas_BH »

Henrique Marmota escreveu:mas tenho uma dúvida. Viseira espelhada, pode ou nao pode????

ABS
pode!!!!!!!

só não pode a noite, ai só a cristal...

inclusive vem escrito na viseira: "uso somente durante o dia"
Imagem Imagem
Jorge
Novato

Mensagem por Jorge »

E os selos antigos quadrados ainda....são validos??????
Abraços.

Jorge

XLX 350-R
Filipe
Dinossauro

Mensagem por Filipe »

Henrique Marmota escreveu:Meus 2 HJC AC-12S são gringos! Mas tem data de fabricação, que é anterior a data estipulada, entao, to tranquilo. Sem Selinho, sem adesivinho....

ABS
Tb tenho o AC 12, embaixo das forraçao tem a data de farbricação, o lance é imprimir a resolução e andar junto, pq vai ter sempre algum policial desinformado (ou mal intensionado) que vai querer te multar,...

Eu tb tenho espelhado, de dia pode sussegado, apesar que nao tem nada nela que diga que é so de dia como muitas tem, mais a lei nao obriga estar escrito isso na viseira...Mais vo disser que me impressionei com a viseira, ela é espelhada, mais na cidade pelo menos da pra andar muitoooo tranquilo de noite com ela, nem se compara por exemplo a andar de oculos escuros a noite, é muito mais nítido....
Imagem
FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!
Imagem
AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
Lucas_BH
Motoqueiro

Mensagem por Lucas_BH »

Jorge escreveu:E os selos antigos quadrados ainda....são validos??????

pelo que sei o selo não tem validade... e nem o casco...

o meu casco também tem esse selo quadrado do Inmetro :-D
Imagem Imagem
vulcanico
Roda Presa

Mensagem por vulcanico »

Capacete é obrigatório , placa tambem . Se você andar pelo RJ vai começar a duvidar disso ... Tudo é questão de tempo . Começa com fiscalização "rigorosa" e depois volta tudo ao normal e você só é parado se o cara ta precisando de capital de giro ....
Zagalo você é meu ídolo !!!!!

Nóis só num bebe acetona porque tira o esmalte dos dente
MRR
Motoqueiro

Mensagem por MRR »

eu não arriscaria a andar de capacete sem selo ou adesivos. não vão faltar motivos para a puliça te parar e te aborrecer.

até explicar que focinho de porco não é tomada...

O PT roubou minha foto da assinatura
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

"Pela norma revisada da Resolução 203 do Contran, fica estabelecido que os adesivos refletivos e a certificação serão exigidos somente para os capacetes fabricados a partir de 1° de agosto de 2007"

capacete velho antes de agosto de 2007 nao precisa de selinho nem de adesivo?? kkkkkkk

o meu fiz inspeçao no inmetro do paraguai, selinho amarelinho lindo de morrer
Henrique Marmota
Motoqueiro

Filipe escreveu:
Henrique Marmota escreveu:Meus 2 HJC AC-12S são gringos! Mas tem data de fabricação, que é anterior a data estipulada, entao, to tranquilo. Sem Selinho, sem adesivinho....

ABS
Tb tenho o AC 12, embaixo das forraçao tem a data de farbricação, o lance é imprimir a resolução e andar junto, pq vai ter sempre algum policial desinformado (ou mal intensionado) que vai querer te multar,...

Eu tb tenho espelhado, de dia pode sussegado, apesar que nao tem nada nela que diga que é so de dia como muitas tem, mais a lei nao obriga estar escrito isso na viseira...Mais vo disser que me impressionei com a viseira, ela é espelhada, mais na cidade pelo menos da pra andar muitoooo tranquilo de noite com ela, nem se compara por exemplo a andar de oculos escuros a noite, é muito mais nítido....
Bom kamerads, resolvi consultar "o texto da lei" e aí vai o trecho que fala das viseiras:

VISEIRA: Destinada à proteção dos olhos e das mucosas, é construída em plásticos de engenharia, com transparência, fabricadas nos padrões, cristal, fume light, fume e metalizadas. Para o uso noturno, somente a viseira cristal é permitida, as demais, são para o uso exclusivo diurno, com a aplicação desta
orientação na superfície da viseira, em alto ou baixo relevo, sendo:
Idioma português: USO EXCLUSIVO DIURNO (podendo estar acompanhada com a informação em outro idioma)
Idioma 7ngles: DAY TIME USE ONLY
NOTA: Quando o motociclista estiver transitando nas vias públicas, o capacete deverá estar com a
viseira totalmente abaixada, e no caso dos capacetes modulares, além da viseira, a queixeira deverá
estar totalmente abaixada e travada.

http://www.denatran.gov.br/download/Res ... 203_06.pdf

Para consultar é só acessar o Link da resolução 203. Aliás, as resoluções que mudam algo nela são específica de cada artigo, de modo que NÃO EXISTE UM TEXTO CONSOLIDADO :-( :-( A meu ver isso só prejudica o acesso ao texto legal e complica a vida de td mundo!!! :x :x :x

Filipe, no "texto da lei" fala que deve haver a recomendação de uso diurno escrita na viseira... será que não compensa mandar gravar? Na minha tá escrito em ingles, entao estou tranquilo.

É isso moçada, abs!
Versys 650 S ABS
vulcanico
Roda Presa

Mensagem por vulcanico »

O dificil nisso tudo é que aqui no RJ a responsabilidade pela "fiscalização" é da Guarda Municipal . Fica a pergunta : eu passo com meu capacete fabricado antes de 2007 sem o selo e a autoridade vê de longe e me tasca uma multa . Como fica a situação ? Paga e não bufa ?
Zagalo você é meu ídolo !!!!!

Nóis só num bebe acetona porque tira o esmalte dos dente
Lucas_BH
Motoqueiro

Mensagem por Lucas_BH »

vulcanico escreveu:O dificil nisso tudo é que aqui no RJ a responsabilidade pela "fiscalização" é da Guarda Municipal . Fica a pergunta : eu passo com meu capacete fabricado antes de 2007 sem o selo e a autoridade vê de longe e me tasca uma multa . Como fica a situação ? Paga e não bufa ?

ai vai ter muito café.... :x

vi ontem no jornal sobre isso, e o puliça falou que selo do Inmetro só nos cascos novos...
o que esta escrito 'e uma coisa e na pratica vira outra...
Imagem Imagem
Henrique Marmota
Motoqueiro

Opaaa, se os guarda forem multar "no golpe de vista"aí num dá! vou botar uma "etiqueta pimaco" e boa!!! :x :x :x

Multar no golpe de vista é absurdo! :-?
Versys 650 S ABS
Demolisher
Roda Presa

Mensagem por Demolisher »

Salve, Moçada.

A respeito dos "adesivinhos", vale lembrar que os adesivos reflexivos serão exigidos para todos os capacetes, anteriores ou posteriores a 2007.
O que não será exigido é o selo e/ou a etiqueta do INMETRO.
Aqui em Minas, não serão montadas Blize específicas para fiscalizar os capacetes, o que vai ser feito, é incluir mais este ítem nas fiscalizações normais que já ocorrem normalmente.
Responder