COMBUSTÍVEIS - O tópico (Até parece q entendo!)

Grupo de discussão geral sobre motos.
Saurus
Mito

Re: COMBUSTÍVEIS - O tópico (Até parece q entendo!)

Mensagem por Saurus »

O problema da gasolina VENDIDA em terras tupiniquins é essa coisa de adicionar 25% de álcool na gasolina. Isso melhora o IAD da gasolina, mas piora o poder calorífico. O resultado é maior consumo e menor desempenho. Para se maximizar o desempenho de um motor é necessário que as regulagens de mistura estejam adequadas ao tipo de combustível usado. Atualmente só quem tem IEC pode maximizar o desempenho do motor. Os carburados regulados para uso de gasolina (14~15:1) vão experimentar um desempenho muito melhor com a gasolina dos "hermanos" argentinos (desde que esteja dentro da especificação e sem adulterações) do que com a gasolina VENDIDA aqui nesta pocilga de país (chamada de "TIPO C"), a qual, OBRIGATORIAMENTE (por força de lei) tem 25% de álcool anidro (e tem que ser o anidro, pois a água do álcool hidratado derruba ainda mais o poder calorífico (PCS - Poder Calorífico Superior e o Índice de Wobbe) do combustível fóssil em questão, muito embora melhore o IAD (Índice Anti-Detonante, que é a média de octanas RON e MON).

A gasolina que sai das refinarias (uns 95% das da Petrobras) é de boa qualidade. O problema está nessa mistura que o governo, a ANP e os donos de postos obrigam a gente a consumir.

Afora isso tudo, é RARÍSSIMO encontrar um posto de gasolina que não seja um posto-escola de alguma petrolífera, mesmo que tenha "bandeira" de uma das grandes, que não adultere a gasolina que vende, mesmo que seja apenas com álcool hidratado (muito mais barato) para vender mais álcool ao preço de gasolina, aumentando o lucro dos donos dos postos. Ainda mais com a tecnologia "flex-fuel", a qual faz com que o dono do carro/moto/etc nem perceba que levou para casa, a cada litro de gasolina que pensou ter abastecido, supondo que não houve adulteração com outros produtos típicos de canalhice, o seguinte: 50% - gasolina com 25% de álcool anidro (ou seja, 0,375 litros de gasolina, 0,125 litros de álcool anidro) mais 0,5 litros de álcool hidratado.

Vocês ainda queriam que um motor à gasolina (como o da XT600) carburado fizesse a mágica de andar com essa mistura tão bem quanto com a gasolina "pura" VENDIDA (desde que não adulterada) na Argentina!?!?!?!?!?!?!?

Fala sério.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Russo escreveu:Ae Kamerader...

Como não temos outra mijolina à disposição, exceto os que moram em áreas de fonteira, o recurso é usar a que temos.

Como as minhas motos tem baixa taxa de compressão (cerca de 9:1), não compensa eu usar gasolina tipo póduim, premium ou racing, então eu uso gasolina aditivada mesmo, mais por capricho. Sempre que posssível abasteço com Shell, Ipiranga ou BR. Se a gasosa estiver no "mico" e não houver um posto aparentemente confiável por perto, eu mando colocar no tanque apenas o combustível suficiente para (tentar) chegar ao próximo posto... e cruzo os dedos...

Mas existe uma maneira de se usar gasolina pura, só que é cara e trabalhosa. O álcool anidro que é misturado à gasolina é solúvel em água, e a gasolina, óbvio que não. Então, é só misturar a gasolina do posto com água (de preferência uma solução de cloreto de sódio à 10%, para evitar espumação excessiva), agitar bem e esperar decantar. A gasolina "pura" flutuará por ser menos densa que a mistura água/álcool e poderá ser retirada com o uso de um sifão.

O grande problema dessa gasolina "pura" é que ela favorece a pré-detonação (batida de pino), pois o álcool serve também como aditivo antidetonante. Então essa gasolina deve ter sua capacidade de resistir à pré-ignição aumentada, ou seja, sua octanagem deve ser aumentada. Isso se faz com adição de chumbo tetraelita (cujo uso é proibido), éter metil terc butil ou naftaleno. O naftaleno é o composto ativo da popular naftalina. O problema é que para formar as "bolinhas" de naftalina, o naftaleno é misturado com vários produtos, entre eles o cálcio ,e quando dissolvida na gasolina, a naftalina libera o cálcio, cuja queima forma o carbonato de cálcio que é um sal insolúvel que forma depósitos na câmara de combustão, prejudicando o desempenho de motor.

Quanto à utilização de produtos como Octane Buster e outros, é jogar dinheiro fora, pois já foi mais do que provado científicamente que tais produtos não passam de "placebo". Só para constar, abaixo segue a conclusão de um artigo publicado no 2° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás:
Os ensaios conduzidos nesse trabalho mostram que o mercado brasileiro está aceitando produtos inócuos. Os aditivos testados neste trabalho não mostraram eficiência para promover o aumento da octanagem como sugerido nos rótulos dos fabricantes.
Verificou-se, também, que a gasolina comum brasileira já se encontra com índice de octanagem compatível com as especificações dos motores nacionais. Assim sendo, como a octanagem é um parâmetro de projeto dos motores de combustão interna, a utilização de combustíveis com octanagem superior àquela recomendada pelo fabricante não traria resultados expressivos. Portanto, mesmo que esses aditivos apresentassem o efeito prometido, seu resultado não compensaria o custo.
Link para o artigo: http://www.portalabpg.org.br/PDPetro/2/4095.pdf

Em tempo: em 1998 eu participei da implantação do primeiro laboratório privado (independente) de análise de combustíveis de Curitiba/PR
Perfeito, Tio Russo. percebe-se que você não cabulou as aulinhas de química lá na escolinha da Tia Teteca... ;-)
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Saurus escreveu:Afora isso tudo, é RARÍSSIMO encontrar um posto de gasolina que não seja um posto-escola de alguma petrolífera, mesmo que tenha "bandeira" de uma das grandes, que não adultere a gasolina que vende, mesmo que seja apenas com álcool hidratado (muito mais barato) para vender mais álcool ao preço de gasolina, aumentando o lucro dos donos dos postos. Ainda mais com a tecnologia "flex-fuel", a qual faz com que o dono do carro/moto/etc nem perceba que levou para casa, a cada litro de gasolina que pensou ter abastecido, supondo que não houve adulteração com outros produtos típicos de canalhice, o seguinte: 50% - gasolina com 25% de álcool anidro (ou seja, 0,375 litros de gasolina, 0,125 litros de álcool anidro) mais 0,5 litros de álcool hidratado.

Ae Kamerad Saurus... eu não sei as outras bandeiras como agem, mas no caso da Shell, pelo menos aqui em Curitiba, a coisa é levada bem à sério. Recentemente eu assisti (acompanhei pessoalmente), uma inspeção-surpresa da Shell a um posto de combustível. Encostaram uma camionete-furgão equipada comum pequeno, mas bem equipado laboratório de ensaio (tinha densímetro, cromatógrafo, phmetro e outros instrumentos), coletaram amostras duplas (amostra-teste e amostra-controle), de álcool e gasolina, direto das bombas e também dos tanques.

Fizeram os testes e o resultado me surpreendeu positivamente, tanto pelo rigor com o qual os testes foram executados quantocom os resultados, pois todas as amostras daquele posto estavam rigorosamente dentro dos padrões.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

VIU? VIU??? Tá rendendo o tóchico! Me zuaram, mas agora tem um tóchico excrusivo pra falar di raiz quadrada da cachaça! :drunk:

Em tempo... pq uma vez saiu água pelo escape com uma péssima gasolina? É pq tinha álcool demais na gasosa?

E exatamente O Q entope tudo? É tipo uma cola q sobra da gasolina ruim?

Mais uma: existe moto flex de grande cc?
Editado pela última vez por dbsmsx em 21 Set 2010, 20:04, em um total de 1 vez.
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
Fredericow
Motoqueiro

Mensagem por Fredericow »

ArDiZZoN escreveu:
Fredericow escreveu:e para enriquecer a mijolina normal, tem como aumentar a octanagem sem colocar o motor em risco?
Sim, mande naftalina naquela bicheira.
04 bolinhas para cada tanque cheio.

Quem sabe assim saia aquela monte de traças dominhocas do seu motor.
}:)

Pô ardz, só vc capitou minha mensagem...
Tem um amigo que trabalha na petro e num treinamento um eng. químico disse que p/ aumentar a octanagem seria só adicionar a naftalina numa quantidade X de gasolina, dissolver e filtrar o combustível "envenenado" com filtro de papel (p/ preparo de café expresso) para retirar as partículas sólidas. Assim, usando a gasolina comum + mistura, obteriamos uma gasolina com um índice melhor. Só não sei se é viável economicamente e se causa algum efeito colateral.
honda sh150i
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Fredericow escreveu:...
Tem um amigo que trabalha na petro e num treinamento um eng. químico disse que p/ aumentar a octanagem seria só adicionar a naftalina numa quantidade X de gasolina, dissolver e filtrar o combustível "envenenado" com filtro de papel (p/ preparo de café expresso) para retirar as partículas sólidas. Assim, usando a gasolina comum + mistura, obteriamos uma gasolina com um índice melhor. Só não sei se é viável economicamente e se causa algum efeito colateral.
Russo escreveu:
...O grande problema dessa gasolina "pura" é que ela favorece a pré-detonação (batida de pino), pois o álcool serve também como aditivo antidetonante. Então essa gasolina deve ter sua capacidade de resistir à pré-ignição aumentada, ou seja, sua octanagem deve ser aumentada. Isso se faz com adição de chumbo tetraelita (cujo uso é proibido), éter metil terc butil ou naftaleno. O naftaleno é o composto ativo da popular naftalina. O problema é que para formar as "bolinhas" de naftalina, o naftaleno é misturado com vários produtos, entre eles o cálcio ,e quando dissolvida na gasolina, a naftalina libera o cálcio, cuja queima forma o carbonato de cálcio que é um sal insolúvel que forma depósitos na câmara de combustão, prejudicando o desempenho de motor...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Fredericow
Motoqueiro

Mensagem por Fredericow »

;-)
honda sh150i
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Maior performance nao vem do maior octanagem. SEMPRE tem que usar a menor octanagem que o motor suportar sem tiver knocking, ou fazer o tune para ela.

O melhor performance de usar uma gasolina de maior octanagem so se aproveita se tiver adiantando o timing, aumentado CR, correndo boost altisimo...e comecar a apresentar knocking (que se tiver um carro EFI, deveria de ter knock sensor e automaticamente manda a sinal para a ECU que ela atrasa o timing por um tempo).
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Optimus Leo escreveu:Maior performance nao vem do maior octanagem. SEMPRE tem que usar a menor octanagem que o motor suportar sem tiver knocking, ou fazer o tune para ela.

O melhor performance de usar uma gasolina de maior octanagem so se aproveita se tiver adiantando o timing, aumentado CR, correndo boost altisimo...e comecar a apresentar knocking (que se tiver um carro EFI, deveria de ter knock sensor e automaticamente manda a sinal para a ECU que ela atrasa o timing por um tempo).
Gjozsdl, g zmasrdg´z , zp spomng a´0-mao oa fgo oaósjga zkçs piapseijpa oiampaojpmpvv paomz zomja !!!!!!! :lol:
Optimus Leo
Mito

As vezes esqueco que nao todos os forums que participo sao de preparacao e modificacao de vehiculos.
rjsdex
Motoqueiro

Mensagem por rjsdex »

O que sei, que não é grandes coisa, é que com nossa mistura nacional o motor não rende tudo aquilo por causa da presença do alcool. Para um motor à gasolina, quanto mais alcool, menor o rendimento e maior o consumo, pois como foi falado aqui, o alcool necessita de mais compressão para render melhor, basta comparar a taxa de um motor só gasolina com um só alcool de mesma cilindrada, marca, etc... Em compensação, um motor só alcool rende mais e tem mais potência que um motor gasolina de igual cilindrada.
Uma das piores coisas que inventaram foi esses motores flex (na minha opinião) pois não rendem 100% no alcool pela baixa taxa de compressão, assim a IE compensando a mistura com mais gasto de combustível.

Claro, mer corrijam se eu estiver errado......
Honda CBX 250 Twister 2008 (2008/2012) - 46K
Kawasaki Ninja 250 2011 - (2012/2015) - 27K
Honda NC 700 ABS 2013 - (2015/2016) RIP - 20K
Honda NC 750 ABS 2015 - (2016/2017) - 18K
Honda PCX 150 2015 - Atual meio de transporte....
Optimus Leo
Mito

Para que um motor a alcool renda o mesmo que um de gasolina similar, tem que aumentar CR e adiantar o timing. A octanagem maior do etanol tem maior resistencia contra o knocking (pre-detonacao), entao por isso pode fazer essas coisas ate niveis que um motor de gasolina comum nao aguentaria.

Eu acho interessante para fazer um tune de um carro turbo BRABO com puro etanol, e algo diferente de fazer tune ate com gasolina de competicao (+100 octanos R+M/2), voce tem que fazer coisas ridiculas que nunca faria num carro turbo a gasolina normal.

E comun hoje em dia usar injecao de agua-metanol em carros turbos preparados, para assim poder obter uma potencia adicional disminuindo as temperaturas de entrada e poder avanzar o timing e aumentar o boost. Voce faz outro mapa de tune, vai rodando normal em algum mapa mais conservador na pura gasosa, e quanto ativar a injecao de metanol, o computador entra no mapa mais agresivo, aumentando a potencia.

A foda e que se o sistema de injecao de agua-metanol dar alguma falha...adeus motor. Aconteceu com um EVO IX de um amigo/cliente meu. O sistema deu uma falha e segundos apos...o motor inteiro explodiu que nem uma granada.
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

Saurus escreveu:
Optimus Leo escreveu:Maior performance nao vem do maior octanagem. SEMPRE tem que usar a menor octanagem que o motor suportar sem tiver knocking, ou fazer o tune para ela.

Gjozsdl, g zmasrdg´z , zp spomng a´0-mao oa fgo oaósjga zkçs piapseijpa oiampaojpmpvv paomz zomja !!!!!!! :lol:
Imagem
Klaatu Barada Nikto!
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
Barah
Roda Presa

Mensagem por Barah »

Alguém tem que discordar neh...

Considero dois tipos de gasolina no Brasil: as adulteradas e as com garantia de qualidade conforme a ANP... se tivesse motor com taxa de compressão alta até poderia comentar melhor performance com a PODIUM.

Rodando 8500 km por Uruguai, Argentina e Chile... experimentei todos os tipos de combustíveis: sobe e desce Cordillera e o que mudou? Nada.

Só fiquei surpreso por ter subido a Cordillera com o acelerador no talo e pensando que o consumo seria abaixo de 10 km/l: fez 17 km/l - o mesmo valor se estive rodando à beira do mar. Aqui se deve ao fato dos sensores do motor corrigirem a misutra estequiométrica.

Não gosto da gasolina com adição de alcool nem de carros FLEX: não tem a taxa de compressão correta para cada combustível - são tipo pato. Mas o mercado funciona assim.
Optimus Leo
Mito

Barah escreveu: Rodando 8500 km por Uruguai, Argentina e Chile... experimentei todos os tipos de combustíveis: sobe e desce Cordillera e o que mudou? Nada.
Sua moto e injecao? A injecao compensa automaticamente.

Motores carburados sofren especialmente com a diferenca de gasolina.
Barah
Roda Presa

Mensagem por Barah »

Barah escreveu: Só fiquei surpreso por ter subido a Cordillera com o acelerador no talo e pensando que o consumo seria abaixo de 10 km/l: fez 17 km/l - o mesmo valor se estive rodando à beira do mar. Aqui se deve ao fato dos sensores do motor corrigirem a misutra estequiométrica.
Sim é eletrônica. Já tive carros a álcool e gasolina carburados: só percebia diferença quando era necessário fazer a limpeza... até penso que gastei dinheiro demais limpando desnecessariamente.

Mesmo sendo carburador mecânico somente em altas altitudes se percebe perda de eficiência, mas não por motivo da gasolina.
Optimus Leo
Mito

Isso e porque sua moto provalmente, pelo tipo de projeto pode andar ate com 87 octanos, entao jogar gasolina "de melhor qualidade" nao faz diferenca nenhuma.
Responder