Os 7 pecados capitais (Tite)
Os 7 pecados capitais (Tite)
http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas ... pitais.htm
1) Trocar o óleo a cada 1.000 km.
2) Descarbonização.
3) Rodízio de pneus.
4) Para cada dois pneus traseiros troca-se apenas um dianteiro. (esse eu já cometi e ia cometer novamente. É pecado mesmo?)
5) Pneu mais largo melhora a estabilidade.
6) Reduzir a marcha diminui o espaço numa frenagem de emergência. (esse eu tb cometo, é pecado mesmo?)
7) O capacete deve ser duro.
2) Descarbonização.
3) Rodízio de pneus.
4) Para cada dois pneus traseiros troca-se apenas um dianteiro. (esse eu já cometi e ia cometer novamente. É pecado mesmo?)
6) Reduzir a marcha diminui o espaço numa frenagem de emergência. (esse eu tb cometo, é pecado mesmo?)
Ex: Intruder 125 2007, Fazer 250 2007, Comet GT 2010
Atualmente: amargando MSM
Atualmente: amargando MSM
-
Alequirino
- Dinossauro
Re: Os 7 pecados capitais (Tite)
Rodízio de pneus............????????
Como é isso???? colocar o da da frente atrás e vice-versa???
Nunca ví..
Como é isso???? colocar o da da frente atrás e vice-versa???
Nunca ví..
O 4 depende muito da moto
Até as 250 é mais ou menos isso mesmo!
Até as 250 é mais ou menos isso mesmo!
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
Atual: MSM
-
Robson
Tite e suas merdas escritas.... não sei como o levam a sério ainda....
- cstehling
- Motoqueiro
x2Robson escreveu:Tite e suas merdas escritas.... não sei como o levam a sério ainda....
“Ir a uma churrascaria e pedir salada é o mesmo que ir ao puteiro e pedir um abraço.”
Cbx 250 *02/2003 - + 06/2006
Bandit 650S *10/2009 - +04/2011
NXR 150 Bros *04/2011 - +06/2012
XRE 300 *06/2012 - +12/2017
BMW G310R *12/2017 - +03/2019
Bandit 1200S *03/2019
Power by iMac.
Cbx 250 *02/2003 - + 06/2006
Bandit 650S *10/2009 - +04/2011
NXR 150 Bros *04/2011 - +06/2012
XRE 300 *06/2012 - +12/2017
BMW G310R *12/2017 - +03/2019
Bandit 1200S *03/2019
Power by iMac.
O oitavo mito é o próprio Tite...ozp escreveu:http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas ... pitais.htm
2) Descarbonização.
3) Rodízio de pneus.
1 - Troca de óleo tem que ser conforme o manual. Se o uso for muito radical (clima muito quente, moto sempre carregada, trânsito pesado), não existe uma regra, mas deve-se diminuir o tempo de troca. O Brasil tem climas muito díspares, não dá pra fazer um manual pra cada região.
2 - Nunca nenhum mecânico que conheço sugeriu isso, nem adota tal prática. Também, nunca levei moto em mexânico meia-boca.
3 - ????????????!
4 - Bobagem do Tite. Pneu se troca quando está na TWI. Não importa se os traseiros foram trocados 2, 3 ou 4 vezes. A não ser que o prazo de validade do pneu expire.
5 - Não sei.
6 - Depende da moto. Na XT600 o freio motor é absurdo, e o freio normal é meio borrachudo. O problema é travar a roda traseira, aí ferra. Mas eu aperto a embreagem e uso somente os freios, numa parada brusca. Nas outras motos, não sei se faria diferença.
7 - Ele acertou uma, mas nunca ouvi falar isso, de "capacete tem que ser duro". Acho que o Tite anda frequentando muito esses fóruns de moto-mano e depois generaliza as coisas.
Para quem não entende de rodízio...

Responsável pelo bom humor do MAD
- foxdanger
- Roda Presa
- Contato:
Bom, sobre o freio motor e a Descarbonização ele está certíssimo...
Não acho que ele falou tanta merda não... Eu concordo com ele, pelo menos para motos de baixa cilindrada...
Na minha antiga eu trocava o oleo a cada 3 mil e era mais q suficiente... Acho que soh pra quem roda demais com a moto eh q eh necessario trocar antes...
Não acho que ele falou tanta merda não... Eu concordo com ele, pelo menos para motos de baixa cilindrada...
Na minha antiga eu trocava o oleo a cada 3 mil e era mais q suficiente... Acho que soh pra quem roda demais com a moto eh q eh necessario trocar antes...
Biz 125 KS 2008 ( Omelete ) -> XTZ 125XE 2010 ( Pretinha ) -> NFazer YS250 ( Moulin Rouge: http://tinyurl.com/3cqckst )
- SPEED RACER
- Mito
Sem mais, pode fechar o tópico!Robson escreveu:Tite e suas merdas escritas.... não sei como o levam a sério ainda....
FLWs

1) Trocar o óleo a cada 1.000 km. - Ele tá certo. A maioria dos motoboys faz isso. Por mais que o uso seja severo, geralmente os manuais dizem que a troca de óleo deve ser reduzida até a metade. Isso nunca vai chegar a 1000 km.
2) Descarbonização. - Tá certo. Não precisa.
3) Rodízio de pneus. - Em moto? acho que isso é meio obvio!!!
4) Para cada dois pneus traseiros troca-se apenas um dianteiro. (esse eu já cometi e ia cometer novamente. É pecado mesmo?) - Pneu se troca no TWI ou no prazo de validade, ou ainda quando rola uma avaria que não dá pra ser reparada.
5) Pneu mais largo melhora a estabilidade. - tá certo. Não necessariamente melhora mesmo.
6) Reduzir a marcha diminui o espaço numa frenagem de emergência. (esse eu tb cometo, é pecado mesmo?) - Tá certo. No curso de direção defensiva que fiz no DETRAN (aulas práticas, diga-se de passagem) os instrutores ensinaram a esquecer a embreagem. Deixar o motor até apagar.
7) O capacete deve ser duro. - Ele tem que quebrar pra absorver impactos.
2) Descarbonização. - Tá certo. Não precisa.
3) Rodízio de pneus. - Em moto? acho que isso é meio obvio!!!
4) Para cada dois pneus traseiros troca-se apenas um dianteiro. (esse eu já cometi e ia cometer novamente. É pecado mesmo?) - Pneu se troca no TWI ou no prazo de validade, ou ainda quando rola uma avaria que não dá pra ser reparada.
5) Pneu mais largo melhora a estabilidade. - tá certo. Não necessariamente melhora mesmo.
6) Reduzir a marcha diminui o espaço numa frenagem de emergência. (esse eu tb cometo, é pecado mesmo?) - Tá certo. No curso de direção defensiva que fiz no DETRAN (aulas práticas, diga-se de passagem) os instrutores ensinaram a esquecer a embreagem. Deixar o motor até apagar.
7) O capacete deve ser duro. - Ele tem que quebrar pra absorver impactos.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12
Macumunando coisas caóticas
Macumunando coisas caóticas
-
Robson
foxdanger escreveu:Bom, sobre o freio motor e a Descarbonização ele está certíssimo...
Aff...... experimenta acelerar uma RD350 e uma CB500 lado a lado, até 150 km/h.
Aí os 2 pilotos soltam a mão do acelerador, e vc verá qual moto desacelerará mais rápido.....
Aí vem vc e o Tite dizerem que não existe "freio-motor" ???
hehe
XTman, sorry, mas vc está incorreto quando vc aperta a embreagem em uma frenagem de emergência.... a chance de se travar a roda traseira aumenta pra baraio...
Abraço
- Fabio Ninja
- Dinossauro
8º Comprar uma moto que não fosse Honda
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
-
Robson
PriesT escreveu: 7) O capacete deve ser duro. - Ele tem que quebrar pra absorver impactos.
ô loco padre !!!
quem te disse isso ??? rsrsrs
Um capacete não pode quebrar de jeito nenhum !!
Imagine um tombo em que se bata a cabeça 2x no chão..... se o capa quebrar na 1a batida, se morre na segunda....rsrs
Capacete de de absorver impacto, óbvio, mas não pode quebrar fazendo isso....
Trocar pneu dianteiro por estar comprometido ? O que diabos é "comprometido" ? Porra, tá no TWI e na data de validade tá bom. Isso talvez até valesse pra pneus de competição por causa dos ciclos de aquecimento, mas em pneu de rua isso é bobagem.
Outra bobagem é dizer que não pode usar pneus diferentes na frente e atrás. É a solução mais fácil pras massas, mas se o cara tem um pouco de tato dá pra usar pneus diferentes sim. Conheço algumas pessoas que usam Michelin na frente e Pirelli atrás graças ao feedback diferente entre eles... Tem que saber o que tá fazendo, mas não é nenhum sacrilégio não.
Outra bobagem é dizer que não pode usar pneus diferentes na frente e atrás. É a solução mais fácil pras massas, mas se o cara tem um pouco de tato dá pra usar pneus diferentes sim. Conheço algumas pessoas que usam Michelin na frente e Pirelli atrás graças ao feedback diferente entre eles... Tem que saber o que tá fazendo, mas não é nenhum sacrilégio não.
Só se for em reta e em motos que passem dos 200 km/h.ozp escreveu:5) Pneu mais largo melhora a estabilidade.
Na XTE, o original é 120 o pneu traseiro, usava o 140 por estética mesmo, já que o 120 é mirradinho demais para XT. Achava bom e pensava que não daria diferença. Burrice minha.
Coloquei o MT 90, 130 (pouca coisa maior que o MT 60 120 original, e visivelmente menor que o MT 60 140), no quesito estabilidade, não notei qualquer diferença, mas em relação as curvas, a moto melhorou muito, ficou muito mais ágil e leve nas mudanças de trajetórias.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Robson escreveu:foxdanger escreveu:Bom, sobre o freio motor e a Descarbonização ele está certíssimo...
Aff...... experimenta acelerar uma RD350 e uma CB500 lado a lado, até 150 km/h.
Aí os 2 pilotos soltam a mão do acelerador, e vc verá qual moto desacelerará mais rápido.....
Aí vem vc e o Tite dizerem que não existe "freio-motor" ???
hehe
XTman, sorry, mas vc está incorreto quando vc aperta a embreagem em uma frenagem de emergência.... a chance de se travar a roda traseira aumenta pra baraio...
Abraço
Não é que não existe freio motor, claro que ele existe e deve ser usado, mas numa frenagem de emergência de "x" a zero, usar o freio motor não reduz a distância de frenagem. O que reduz a distância de frenagem é a perícia com que o piloto usa os freios "normais".
Kinder
Honda CBX 200 Strada 95 - 2006 / 2014
MSM
"Quem teme perder já está vencido"
MSM
Se ele não quebra, não absorve impacto. Se o capacete for duro, o dono vai sair quicando como se fosse uma bolinha de gude. O casco tem sim que deformar para absorver o impacto. Quebrar não é rachar no meio tb né!Robson escreveu:PriesT escreveu: 7) O capacete deve ser duro. - Ele tem que quebrar pra absorver impactos.
![]()
![]()
ô loco padre !!!
quem te disse isso ??? rsrsrs
Um capacete não pode quebrar de jeito nenhum !!
Imagine um tombo em que se bata a cabeça 2x no chão..... se o capa quebrar na 1a batida, se morre na segunda....rsrs
Capacete de de absorver impacto, óbvio, mas não pode quebrar fazendo isso....
Kinder
MSM
MSM
-
Robson
o que é quebrar então ???