Limite dos Pneus no pendulo! Ajuda dos Jaspion. "Fotos P. 2"

Grupo de discussão geral sobre motos.
Belo
Dinossauro
Contato:

Re: Limite dos Pneus no pendulo! Ajuda dos Jaspion. "Fotos P

Mensagem por Belo »

neno2 escreveu:Para minimizar o aumento de libras pelo aquecimento do pneu, utilize nitrogenio....pelo menos ouvi isso por aqui.

Abs.
O Nitrogênio não expande e com isso vc mantém a mesma calibragem com pneu frio ou quente e também demora + para descalibrar.
Só não sei onde calibrar com Nitrogênio
Belo - SP
Imagem
Cleber T.
Motoqueiro

Mensagem por Cleber T. »

felipevbastos escreveu:Gostaria de contar com a opinião e experiencia do pessoal.

Minha moto é uma Daytona 675, não sei se oque esta acontecendo, se é minha forma de pilotar ou se é caracteristica da moto. Sempre apos um passeio cheio de curvas agente olha os pneus para ver ate onde inclinou, oque acontece na minha moto é que olhando o pneu traseio falta mais ou menos 5mm para zerar (encostar na quina) ja o dianteiro falta ate menos, coisa de 3mm ou menos, e hoje na BR040 minha moto falou no meu ovido que na proxima curva que eu fizesse daquele jeito ela ia me deburrubar, pois senti a frente dando uma escorregadinha de leve, tipo mostrando que era o limite. Bom da li para frente ja da para imaginar como foi o restante do passeio né (só no sapatinho).

Já na moto de outros amigos vejo o pneu trazeiro coisa de 4 a 5mm para zerar e o da frente 2cm, bem dizer uma polegada. Não sei se estou colocando peso de mais na frente durante os pendulos.

Abraço

Felipe Bastos

provavelmente vc está freando cedo demais antes do apex e indo na "banguela" para o apex(pra andar forte/inclinar no limite, ou vc está freando ou acelerando, nunca na banguela), e nessa condição a frente começa a escorregar, não é só posicionamento que influi, pra vc chegar no limite de inclinação da moto vc precisa estar com a moto equilibradissima, ou seja posicionamento correto, traçado correto, trail braking correto e aceleração no ponto certo.
honda biz ks
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
7Galo
Motoqueiro

Re: Limite dos Pneus no pendulo!!! Ajuda dos Jaspion.

Mensagem por 7Galo »

SPEED RACER escreveu:
felipevbastos escreveu:
SPEED RACER escreveu:
felipevbastos escreveu:
SPEED RACER escreveu:Vc de estar saindo pouco da moto, se vc sair mais, vai inclinar menos a moto, consequentemete fazer a curva na mesma velocidade sem arriscar tanto.
Quanto a isso eu to saindo bem da moto, fazendo as curvas bem rapidas, nessa curva mesmo que me deu o susto eu tinha passado 2 amigos por dentro e bem rapido. Não sei se estou me posicionando muito pra frente na moto.

Duvida mesmo, dia 9 vai ter um curso teorico aqui no Rio axo que vou fazer para tirar algumas duvidas.
Ta tocando a saboneteira no chão?
Se não tiver é pq ta saindo pouco, pois a moto ja esta bem deitada, se esta chegando no limite dos pneus.
Saboneteira??? rsrsrs,

Vendi meu macacão e o novo ainda não chegou, é tenis e calça jeans mesmo rsrsrs.

Ahh, maravilha...continue assim }:)

KKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkk
Sniper
Motociclista

Re: Limite dos Pneus no pendulo!!! Ajuda dos Jaspion.

Mensagem por Sniper »

SPEED RACER escreveu:
felipevbastos escreveu:
SPEED RACER escreveu:
felipevbastos escreveu:
SPEED RACER escreveu:Vc de estar saindo pouco da moto, se vc sair mais, vai inclinar menos a moto, consequentemete fazer a curva na mesma velocidade sem arriscar tanto.
Quanto a isso eu to saindo bem da moto, fazendo as curvas bem rapidas, nessa curva mesmo que me deu o susto eu tinha passado 2 amigos por dentro e bem rapido. Não sei se estou me posicionando muito pra frente na moto.

Duvida mesmo, dia 9 vai ter um curso teorico aqui no Rio axo que vou fazer para tirar algumas duvidas.
Ta tocando a saboneteira no chão?
Se não tiver é pq ta saindo pouco, pois a moto ja esta bem deitada, se esta chegando no limite dos pneus.
Saboneteira??? rsrsrs,

Vendi meu macacão e o novo ainda não chegou, é tenis e calça jeans mesmo rsrsrs.

Ahh, maravilha...continue assim }:)
Tenis branco? :roll:
7Galo
Motoqueiro

Mensagem por 7Galo »

Mas sério agora..

Felipe, vc está onde? SP?

Se estiver, me avise, marcamos um rolê com a galera...

Se quiser, filmo vc, pra vc ter uma idéia de quanto está saindo da moto e quanto está inclinando...

Filmagem é legal, às vezes vc tem a impressão que está saindo bastante da moto, e quando vê o filme, percebe que tem muita coisa ainda pra inclinar ainda...

Abraço!
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

7Galo escreveu:Mas sério agora..

Felipe, vc está onde? SP?

Se estiver, me avise, marcamos um rolê com a galera...

Se quiser, filmo vc, pra vc ter uma idéia de quanto está saindo da moto e quanto está inclinando...

Filmagem é legal, às vezes vc tem a impressão que está saindo bastante da moto, e quando vê o filme, percebe que tem muita coisa ainda pra inclinar ainda...

Abraço!

3 meses depois...... }:)
B-King Of The Urban Jungle
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Cleber T. escreveu:
felipevbastos escreveu:Gostaria de contar com a opinião e experiencia do pessoal.

Minha moto é uma Daytona 675, não sei se oque esta acontecendo, se é minha forma de pilotar ou se é caracteristica da moto. Sempre apos um passeio cheio de curvas agente olha os pneus para ver ate onde inclinou, oque acontece na minha moto é que olhando o pneu traseio falta mais ou menos 5mm para zerar (encostar na quina) ja o dianteiro falta ate menos, coisa de 3mm ou menos, e hoje na BR040 minha moto falou no meu ovido que na proxima curva que eu fizesse daquele jeito ela ia me deburrubar, pois senti a frente dando uma escorregadinha de leve, tipo mostrando que era o limite. Bom da li para frente ja da para imaginar como foi o restante do passeio né (só no sapatinho).

Já na moto de outros amigos vejo o pneu trazeiro coisa de 4 a 5mm para zerar e o da frente 2cm, bem dizer uma polegada. Não sei se estou colocando peso de mais na frente durante os pendulos.

Abraço

Felipe Bastos
provavelmente vc está freando cedo demais antes do apex e indo na "banguela" para o apex (pra andar forte/inclinar no limite, ou vc está freando ou acelerando, nunca na banguela), e nessa condição a frente começa a escorregar, não é só posicionamento que influi, pra vc chegar no limite de inclinação da moto vc precisa estar com a moto equilibradissima, ou seja posicionamento correto, traçado correto, trail braking correto e aceleração no ponto certo.
Chegou tarde seu conselho, mas foi um dos mais corretos que li, próprio de quem sabe ou aprendeu com um instrutor de primeira linha. ;-)
Pérolas!
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

belo escreveu:
neno2 escreveu:Para minimizar o aumento de libras pelo aquecimento do pneu, utilize nitrogenio....pelo menos ouvi isso por aqui.

Abs.
O Nitrogênio não expande e com isso vc mantém a mesma calibragem com pneu frio ou quente e também demora + para descalibrar.
Quem disse isso??

Ao nitrogênigo não se aplica a lei de boyle? Se expande, sim, como todos os gases.

O lance do nitrogênio é que ele não tem o vapor d´água, que é muito comum no ar de posto. Nada que um secador de ar não resolva, mas não tem posto que tenha isso.

A parada é que o vapor pode se condensar no frio e aí a pressão cai, e quando o pneu esquenta a água evapora e a pressão aumenta, este efeito é muito mais siginificativo do que o aumento de volume do gás em si.

Vale lembrar que 78% do ar que tu põe ali é nitrogênio.
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

RMD escreveu:EU ACREDITO Q POSSA SER POR CAUSA DO CONTRA ESTERÇO. Li uma vez q o contra esterço diminui a area de contato do pneu dianteiro com o solo. TALVEZ vc esteja usando excessivamente o contra esterço. Assim fazendo o pneu dianteiro chegar no limite da banda e o traseiro nao.
RMD, acho que deve ter algo de verdade nisso. Não sei se a área diminui, mas talvez o contra-esterço faça o pneu se apoiar mais na borda. Já notei que chego facilmente à borda do pneu dianteiro, e sempre usei bastante o contra-esterço para entrar nas curvas.
Tio Frei escreveu:
belo escreveu:

Abs.
Quem disse isso??

Ao nitrogênigo não se aplica a lei de boyle? Se expande, sim, como todos os gases.

O lance do nitrogênio é que ele não tem o vapor d´água, que é muito comum no ar de posto. Nada que um secador de ar não resolva, mas não tem posto que tenha isso.

A parada é que o vapor pode se condensar no frio e aí a pressão cai, e quando o pneu esquenta a água evapora e a pressão aumenta, este efeito é muito mais siginificativo do que o aumento de volume do gás em si.

Vale lembrar que 78% do ar que tu põe ali é nitrogênio.
Independente da composição do ar (nitrogênio, oxigênio, vapor d'água etc), na prática o que ocorre é que quando se usa apenas nitrogênio a variação de temperatura é menor. Já usei nitrogênio na pista e não gostei, acho que o pneu não esquenta o suficiente.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Belo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Belo »

Conforme postei, comprei o par do novo M5 e ganhei um dia VIP em Interlagos...
Foi a barbada do ano
Par de pneus Instalados 800,00
Incluso Track Day Vip* + almoço e Box com água, refrigerante, frutas, lanches etc... durante todo o dia.

Acabei não testando os pneus, pois na ânsia de rodar, não queria deixar a moto parada (como tinha muita gente ia perder 1h).
Então aproveitei para acabar com o pneu dianteiro (que ja estava no final) e gastar as bordas do PR2

Imagem
PR2 após a 1ª bateria

Durante essa semana ou na próxima eu vou montar os M5

O PR2 não decepcionou, mas continuo achando o centro muito duro e levei váaaris deslisadas nas freadas de entrada de curva (quando freia antes de deitar)
Nas bordas ele desempenhou bem seu papel com bom grip sem muitos sustos

Infelizmente esqueci a Cam então não filmei as voltas nem tirei + fotos (só essa e outra que está no CP)

Sobre o M5
Quem usou adorou, disse que tem EXCELENTE grip, MUITO superior ao Corsa III e que o aquecimento é bem rápido

* O Track Day Vip garante o máximo de 15 motos na pista por bateria
Ainda corri nas baterias Iniciantes e Intermediários o que rendeu um dia todo de diversão, mais de 200Km na pista
Belo - SP
Imagem
Marchon
Roda Presa

Mensagem por Marchon »

Qual é dessa bocada aí Belo? Acabei de pagar uma fortuna num par de Pilot Power 2ct por falta de opção no Rio. Se soubesse dessa, tinha despencado para São Paulo trocar os pneus e rodar neste trackday. Vai ter mais algum?

Abraços
Honda CB 500 de pista

BMW F 800GS

Suzuki GSX-R 1000
Belo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Belo »

Marchon escreveu:Qual é dessa bocada aí Belo? Acabei de pagar uma fortuna num par de Pilot Power 2ct por falta de opção no Rio. Se soubesse dessa, tinha despencado para São Paulo trocar os pneus e rodar neste trackday. Vai ter mais algum?

Abraços
Marchon, essa ja era...
A Metzeler montou esse evento para apresentar o pneu à imprensa e deu esse "brinde" para apenas 15 pessoas
Como o evento foi feito durante o TD montado pela Moto School eu recebi a informação da promoção pelo mailing deles, mas 3hs depois do e-mail já haviam se esgotado as 15 vagas
Belo - SP
Imagem
b1rdie
Motoqueiro

Mensagem por b1rdie »

Essa idéia é muito boa, testar os pneus em pista sempre vai te trazer excelentes sensações ligadas ao produto. Isso é o sonho de todo vendedor.
Mas treino é treino e jogo é jogo, precisa lembrar que fora da pista o ambiente é hostil e perigoso e o inimigo tá com o sangue nozóio.

Ao autor do tópico, que sumiu depois de levar zuada, para podermos ajudar seria bom uma descriçaõ detalhada de como você comanda a moto nas curvas. Como freia, quando freia, quando comanda o guidão e como faz, quando começa a reacelar etc. tenta lembrar os comandos que o cérebro já faz por instinto e decrever.

Eu uso moto no dia a dia e garanto que o pneu sempre vai gastar mais o meio, por mais que voce incline em curvas, quando comparado com pneus de moto usada somente em passeios. O único jeito de igualar é leva a moto de carretinha até alguma serra :pnk:
"Que me perdoem os freios, mas acelerar é fundamental".
Nvícios Imoraes.
adulterado por limites de caráter
AQUILES
Novato

Mensagem por AQUILES »

Aí Galera a propósito em falar de cursos de pilotagem alguém sabe de algum que terá este mês ou nos próximos meses no RIO?? Gostaria de fazer um anteriormente ao final do ano.
Fernando PF
Roda Presa

Mensagem por Fernando PF »

belo escreveu:O PR2 não decepcionou, mas continuo achando o centro muito duro e levei váaaris deslisadas nas freadas de entrada de curva (quando freia antes de deitar)

notei isso também na estrada em freadas fortes, mas uso sempre a calibragem recomendada, depois de ler esse tópico vou experimentar andar com eles entre 32 e 37psi... mas meu nível está muito abaixo do seu.. quando eu escabelar um pneu assim vou saber andar..rsrs
Fernando PF
Roda Presa

Mensagem por Fernando PF »

belo escreveu:O PR2 não decepcionou, mas continuo achando o centro muito duro e levei váaaris deslisadas nas freadas de entrada de curva (quando freia antes de deitar)

notei isso também na estrada em freadas fortes, mas uso sempre a calibragem recomendada, depois de ler esse tópico vou experimentar andar com eles entre 32 e 37psi... mas meu nível está muito abaixo do seu.. quando eu escabelar um pneu assim vou saber andar..rsrs
Belo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Belo »

Fernando PF escreveu:

e olha que o pneu ficou MUITO mais "escabelado" do outro lado, visto que em Interlagos as curvas + fortes são p esquerda !
Mas é preciso lembrar que o asfalto lá é BEM mais abrasivo, então não dá p comparar com o uso em estradas

Abaixo algumas fotos...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E uma CP
Imagem
Belo - SP
Imagem
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

PQP, que loira TOP!!!

Belo, pelas fotos parece que vc não usa muito pêndulo na Buell. Tem uma razão pra isso? Não seria mais fácil saindo um pouco da moto?

Abs,
Marcus DT
Belo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Belo »

Marcus DT escreveu:PQP, que loira TOP!!!

Belo, pelas fotos parece que vc não usa muito pêndulo na Buell. Tem uma razão pra isso? Não seria mais fácil saindo um pouco da moto?

Abs,
Marcus DT
O Pêndulo em nacked é mais firula p sair "bonito na foto"
As SS pelo posicionamento do guidão e pedaleiras, quase que automaticamente te jogam para fora da moto. Na Nacked a posição é + em pé.
Se for só p fazer tipo, é tranquilo raspar o joelho e talvez por costume muita gente o faça... Mas sinceramente eu não sinto diferença NENHUMA e assim faço tudo + "liso" sem ficar pulando encima da moto

Na minha ex GSXF sim o pêndulo fazia MUITA diferença.
Belo - SP
Imagem
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Belo, eu achava que pêndulo éra firula e relutei muito em começar a fazer.
Mas depois que comecei, eu vi que a curva ficou mais segura, justamente pq precisa inclinar menos a moto pra que a curva seja feita.
Hoje eu sinto medo de fazer curva sem pendular (claro que meus pendulos são toscos, eu não tenhop pratica).

Abç
B-King Of The Urban Jungle
Responder