Como andar em corredores em grandes Metropoles.

Grupo de discussão geral sobre motos.
rgdpaixao
Roda Presa

Como andar em corredores em grandes Metropoles.

Mensagem por rgdpaixao »

Boa noite cambada do M@D }:)

Vi uma máteria no moto.com.br (tenho certeza que mais pessoas aqui já viram) sobre como andar em corredores em grande Metropoles como Sampa, Rio e outras.

Segue ai o link da matéria, postada por um leitor do site que mora em Sampa:

http://www.moto.com.br/motodicas/conteudo/14194.html

" Dicas para andar nos corredores

06 de Maio de 2008
Rafael Cruz

Hoje o número de motos é absurdamente alto. Temos que nos adaptar com os "novatos" e, para isso, devemos andar corretamente.

Como os carros não têm passagem e muitas vezes não sinalizam a mudança de faixa, você deve manter a distância e a velocidade certas. Aí vão algumas dicas:

1) Não grude na moto da frente, mas não permita um espaço que o motorista desesperado jogue o carro na sua frente.

2) Não permita que o motoqueiro da frente deixe esse mesmo espaço. Caso não seja possível estimulá-lo a reduzir o espaço, mantenha uma distância maior ou ultrapasse e muita atenção.

3) Não prenda a passagem, se o motoqueiro que está atrás de você pilota e corre mais, saia da frente assim que possível.

4) Não se desespere para ceder passagem, mas também não enrole, pois sempre gera confusão.

5) Não tente correr mais do que você consegue, dê a passagem e se aprimore antes de bancar o "piloto".

6) Olhe nos retrovisores dos carros, pois eles podem indicar quando um motorista vai mudar de faixa, mesmo que este não sinalize.

7) Mantenha as mãos no guidão, olhos na pista. Para frente, durante o trânsito, e no seu retrovisor quando não houver tráfego intenso.

8) No corredor, diminua a velocidade em curvas, quando passar em pontos de ônibus ou cruzamentos (com trânsito parado), pois os pedestres atravessam sem olhar.

9) Andar certo não quer dizer atrapalhar os outros, se alguém quer passar, deixe, estando certo ou errado, pois você não é juiz e nem CET.
Não julgue, faça a sua parte sozinho.

10) Se você tem medo, não dirija moto. Dirigir moto por necessidade, economia e com medo resulta em acidente fatal. Seu e dos outros.

Dirija moto por amor, pois aí você realmente estará "pilotando".

O “motonauta” Rafael Cruz participou do Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br. Para mandar sua notícia, clique aqui.

Fonte:
Moto Repórter"

Eu achei a notícia de extrema importância, ainda mais que passo todos os dias da semana pela 23 de Maio ou mela Marginal Pinheiros, quem é de sampa conheçe o histórico detas 2.... :shock:

Como também sou novo na área, gostaria que nesse tópico os mais experientes ai pudessem nos dar mais alguns conselhos sobre como não ficar estocado no transito mas também não correr muitos riscos nas avenidas do nosso lisarb.

Conto com todos

[]'s
--
Roberto
CG Titan KS (Isabela).

Imagem

Ronnie James Dio VAI matar o Dragão!

"Não há delito maior que a audácia de se destacar."
Sir Winston Churchill
Bira R34
Dinossauro

Re: Como andar em corredores em grandes Metropoles.

Mensagem por Bira R34 »

Eu não concordo com a 10.

Medo não é ruim, é algor necessário. É o medo que nos impede de fazer loucuras.

Uma pessoa sem medo não é uma pessoa corajosa. É uma pessoa TEMERÁRIA. E o destino de pessoas temerárias é se enrolarem no seu excesso de confiança.

É claro que eu tenho medo de cair com minha moto e acontecer algo grave. Se eu não tivesse não tomaria precauções. O medo ruim é o medo em demasia, o medo irracional, que faz com que a pessoa trave perante uma situação de crise. Esse medo nenhum motociclista pode ter mesmo.

Agora essa de que quem anda de moto não tem medo... bobagem.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Macumunando coisas caóticas
rgdpaixao
Roda Presa

Mensagem por rgdpaixao »

PriesT escreveu:Eu não concordo com a 10.

Medo não é ruim, é algor necessário. É o medo que nos impede de fazer loucuras.

Uma pessoa sem medo não é uma pessoa corajosa. É uma pessoa TEMERÁRIA. E o destino de pessoas temerárias é se enrolarem no seu excesso de confiança.

É claro que eu tenho medo de cair com minha moto e acontecer algo grave. Se eu não tivesse não tomaria precauções. O medo ruim é o medo em demasia, o medo irracional, que faz com que a pessoa trave perante uma situação de crise. Esse medo nenhum motociclista pode ter mesmo.

Agora essa de que quem anda de moto não tem medo... bobagem.
Concordo com vc camarada Pries...

O medo é um mal necessário na hora de tentar passar entre aquele caminhão e aquele ônibus, ou de olhar mais de uma vez no retrovisor pra ver se da pra trocar de faixa.

É algo que não pode te tirar a coragem de andar de moto mas te faz ficar atento, sem prejudicar o colega de 2 rodas que estará na sua frente ou atrás de vc em um corredor....

O transito é formado por várias pessoas e cada uma tem reações diferentes diante do perigo, ou seja, vc pode até ser bom e não ter medo, mas se o cara de trás ou da frente ficar com medo em um corredor como o da 23, é caixão na certa :-?

Culpa de quem???? do cara que ficou com medo??? claro que não.... como dizem, quer correr, compra uma R1 e reserva um autodramo pra vc, ai la vc o que quizer.

[]'s
--
Roberto
CG Titan KS (Isabela).

Imagem

Ronnie James Dio VAI matar o Dragão!

"Não há delito maior que a audácia de se destacar."
Sir Winston Churchill
Lucas_BH
Motoqueiro

Mensagem por Lucas_BH »

evito no maximo andar no corredor, só vou quando esta tranquilo e os carros parados no sinal...

já passei uns stress no corredor com motoboy vindo no embalo, se ficar na frente 'e capaz de passar por cima
Imagem Imagem
Rony
Roda Presa

Mensagem por Rony »

Eu além de praticar o que ja foi dito, também cito:

.Evito parar atras de carros principalmente se é uma via de transito rapido com semaforo (ja ví muitos sendo esmagados por isso) e qdo tenho que parar fico ligado do retrovisor até que o carro de trás esteja totalmente parado e sempre deixo espaço para uma reação de fuga.

. Em curvas tento sempre fazer o "trilho" das rodas dos outros veiculos, sempre abrindo na curva,e vitando ser prensado por um espertão apressado que acha que vc deu espaço para ele. Alpem de velocidade moderada para não deitar muito a moto e correr risco de pegar areia ou outra coisa não visível.

. Tenta sinalizar ao máximo minhas intenções no trânsito e tento sempre ficar a vista para outros motoristas.

. Não me meto em espaçõs que eu tenha certeza absoluta que consiga passar com segurança, se surgi uma dúvida na hora, para e espero um momento adequado para passar.

. Evito andar entre os carros quando o transito esta em uma velocidade daquelas quase parando ou começando a andar, esse moento é o pior, pois é quado o carro não tem mobilidade para desfazer uma cagada.

Valeu
G day Mate !

RD350 - kenny
Hunter 125
RX 125 - Do maninho
TDR180 - azul M1
Ténéré 600 89
Pegaso 650
Bandit 1200 02
Atual - Versys 650

Use Crivo das Três Peneiras - Verdade, Bondade e Utilidade
[/i]
10zin
Motociclista

Mensagem por 10zin »

para quem nao esta acostumado umas dicas basicas sao bem vindas, mas o bom mesmo eh a pratica e experiencia q se vai adquirindo no dia a dia.

ando de moto todos os dias, uso uma 125cc durante a semana... inevitavel nao pegar um corredor aqui em SP e, confesso q as vezes ate gosto da adrenalina de andar rapido no corredor... HEHEHEHE
Quando a fruta esta madura, não demora muito para cair. :wink:

Imagem
Locke
Motoqueiro

Mensagem por Locke »

Eu gostei da 9:
9) Andar certo não quer dizer atrapalhar os outros, se alguém quer passar, deixe, estando certo ou errado, pois você não é juiz e nem CET.
Não julgue, faça a sua parte sozinho

Muita gente se acha fiscal de trânsito e pensa que pode regular a pilotagem ou direção dos outros.
Fernando Gargantini
Roda Presa

Mensagem por Fernando Gargantini »

10zin escreveu:para quem nao esta acostumado umas dicas basicas sao bem vindas, mas o bom mesmo eh a pratica e experiencia q se vai adquirindo no dia a dia.

ando de moto todos os dias, uso uma 125cc durante a semana... inevitavel nao pegar um corredor aqui em SP e, confesso q as vezes ate gosto da adrenalina de andar rapido no corredor... HEHEHEHE

Apoiado, experiência é fundamental, tanto quanto atenção, e mesmo com tudo isso, pilotar sempre preparado (equipado) e na defensiva. Nunca assuma que você foi visto, em hipótese nenhuma.

Imagina as freiras do MAD vendo como se anda e é obrigado a enfrentar em São Paulo? Não na TV, mas na rua e na pele mesmo!Elas teriam um colapso seguido de um filho! }:)
O gozado é que a maioria destas freiras, não anda no trânsito de São Paulo todos os dias.
Imagem Imagem
Puma

Mensagem por Puma »

Fernando Gargantini escreveu: O gozado é que a maioria destas freiras, não anda no trânsito de São Paulo todos os dias.

Hahahahahahahaha

Alguns só tiram a moto da garagem no domingo, ja que no sabado eles a lavam, enceram, lubrificam, etc, etc.

fui.............
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

Pior que tem gente que insiste que é obrigado a andar sempre no meio da faixa, como se os carros aqui DEIXASSEM isso acontecer!
Editado pela última vez por mantabodyboarder em 26 Mai 2008, 17:56, em um total de 1 vez.
NC750x

-- no donut for you! --
10zin
Motociclista

Mensagem por 10zin »

Fernando Gargantini escreveu:
10zin escreveu:para quem nao esta acostumado umas dicas basicas sao bem vindas, mas o bom mesmo eh a pratica e experiencia q se vai adquirindo no dia a dia.

Apoiado, experiência é fundamental, tanto quanto atenção, e mesmo com tudo isso, pilotar sempre preparado (equipado) e na defensiva. Nunca assuma que você foi visto, em hipótese nenhuma.
completando... :anj:

Nao se deve fazer ultrapassagens perigosas
Nada de passar no meio dos carros em uma curva
Respeitar os outros motoboys e nada de assuata-los
Calcada entao... NUNCA !!!
Corredores como Sto.Amaro e 9 de Julho sempre devem ser evitados, EH PERIGOSO.... hahahah
Nunca fazer graca como raspar pedaleira e curvas no limite !!!
Quando bater na moto da frente no corredor por algum motivo, nao brigar
Nada de fazer das ruas um circuito de corrida e, vc e as outras motos os participantes.

Imagem
10zin
Motociclista

Mensagem por 10zin »

Puma escreveu:
Fernando Gargantini escreveu: O gozado é que a maioria destas freiras, não anda no trânsito de São Paulo todos os dias.

Hahahahahahahaha

Alguns só tiram a moto da garagem no domingo, ja que no sabado eles a lavam, enceram, lubrificam, etc, etc.

fui.............
uahuhuahuahauhauha PERFEITO Puma !!! ;-) ;-) ;-) ;-)

Imagem
Rad
Motoqueiro

Mensagem por Rad »

Apoiado, experiência é fundamental, .....

... é obrigado a enfrentar em São Paulo? Não na TV, mas na rua e na pele mesmo!.. teriam um colapso seguido de um filho! }:)
Fala Dzin, Fala Gargantini,,

Sobre o transito de Sampa nem é questão de experiencia,, é de hábito mesmo.. }:)
e tem diferença entre um e outro,, explico:

Já fui a Sampa de moto 3X. uma saindo de Rondonia, e duas via Bahia.
até encontrei vcs pela GO ;-)

Ai acerto com a Ireninha,, bom eu te guio até a entrada de Sampa, entrar na marginal vai devagar, porque minha moto é pesada e não ando como vcs nos corredores...

pronto. acordo realizado, lá vamos nós,, e entramos na marginal,, e ela começa a acelerar,,
80 .. 100 no corredor,, e eu lá atrás já sentindo contração do parto..

ai começo a buzinar,, pára, pára,, devagar,,, biiiiii
e o que ela entende ?
que tem motoboy enchendo o saco dela pra sair da frente
e vira o cabo :shock:
parecia filme de matrix,, aqueles carros, aquela velocidadee eu de teneré, alforje, mala ferramentas,, tanque cheio,, aff

vcs são uns loucos }:) :lol:

viu que tem diferença ?? hehehehe
10zin
Motociclista

Mensagem por 10zin »

mas eh isso mesmo... tem corredor q eh 100 km/h ou ate mais... hehehe

tem avenidas aqui em sampa, q se a pessoa nao tem a "manha" de andar em corredor e transito pesado, eu aconselho a passar longe... senao vc eh atropelado!

Imagem
alexsandro_jean
Motoqueiro

Mensagem por alexsandro_jean »

}:)
10zin escreveu:
Puma escreveu:

Hahahahahahahaha

fui.............
uahuhuahuahauhauha PERFEITO Puma !!! ;-) ;-) ;-) ;-)
Boa }:)

Isso me lembra alguns amigos cariocas, achando q o RJ tem trânsito }:), qdo morava lá falava q SP é muito pior, não adiantou, qdo vieram a SP levei pra passear na G.O., só peguei a Radial da Penha até o Centro, pergunta se conseguiam acompanhar ? }:) :lol: E olha q não era horário de pico }:) :lol:
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

Bom, o que eu posso dizer é que não me sinto diminuído nem menos "piloto" por não conseguir correr a 100 km/h no corredor igual os senhores de Sampa.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Macumunando coisas caóticas
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

Aqui em SP tem avenida que é até mais light o corredor... outros locais os FDP passam por cima mesmo... tem que tomar cuidado e estar atento o tempo todo... um olho na frente, no retrovisor e outro nas manobras bruscas dos carros... no final é inevitável mesmo pegar corredor... o ideal é ir no seu ritmo e dar passagem para os motoloucos...
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Uma coisa que sempre faço nos corredores é andar com dedo na buzina. Dependendo do lugar umas lampejadas também é bom pra ajudar a ser visto. Ainda bem que aqui em Poa não rola muito stress com motoboy, dá pra ir na boa sem pressão.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Fernando Gargantini
Roda Presa

PriesT escreveu:Bom, o que eu posso dizer é que não me sinto diminuído nem menos "piloto" por não conseguir correr a 100 km/h no corredor igual os senhores de Sampa.
Leva a mal não cara! :wink: É que o trânsito desta cidade é tão ruim e maluco que você acaba ficando também!
Imagem Imagem
Fernando Gargantini
Roda Presa

10zin escreveu:

completando... :anj:

Nao se deve fazer ultrapassagens perigosas
Nada de passar no meio dos carros em uma curva
Respeitar os outros motoboys e nada de assuata-los
Calcada entao... NUNCA !!!
Corredores como Sto.Amaro e 9 de Julho sempre devem ser evitados, EH PERIGOSO.... hahahah
Nunca fazer graca como raspar pedaleira e curvas no limite !!!
Quando bater na moto da frente no corredor por algum motivo, nao brigar
Nada de fazer das ruas um circuito de corrida e, vc e as outras motos os participantes.
Verdade! Ainda bem que você nunca fez nada disso e nem andou na av. Augusta bêbado fazendo R/L e borrachão na porta do Espetinho!
Que nem eu, nunca fiz nada disso.
Bom menino... :-D
Imagem Imagem
Responder