Porque a maioria dos escapes ficam do lado direito?
-
Gaucho
Re: Porque a maioria dos escapes ficam do lado direito?
90% das pessoas são "direitas/destras" e c isso é + fácil jogar a perna direita p cima da moto, por isso q praticamente 99% das motos tem o descanso do lado esquerdo.
- Saurus
- Mito
E se a moto tem saídas de escapamento em ambos os lados? Vem sem descanso lateral? Passa a ter descanso nos dois lados?Gaucho escreveu:90% das pessoas são "direitas/destras" e c isso é + fácil jogar a perna direita p cima da moto, por isso q praticamente 99% das motos tem o descanso do lado esquerdo.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Corrente do lado esquerdo.... Escapamento do lado Direito....
Tranca de direção, descanso lateral e alavanca do central do lado esquerdo.
Uma certa "padronização" facilita o estacionamento. Aquí no Rio a prefeitura inventou vagas para motos nas ruas. Como existem muito mais motos que vagas, elas ficam muito coladas. Todas olhando para o mesmo lado. Assim cabem mais e existe menos probabilidade de enganchar espelhos e arranhos no tanque por manetes,
Tranca de direção, descanso lateral e alavanca do central do lado esquerdo.
Uma certa "padronização" facilita o estacionamento. Aquí no Rio a prefeitura inventou vagas para motos nas ruas. Como existem muito mais motos que vagas, elas ficam muito coladas. Todas olhando para o mesmo lado. Assim cabem mais e existe menos probabilidade de enganchar espelhos e arranhos no tanque por manetes,
"Every time I start thinking the world is all bad, then I start seein' some people out there having a good time on motorcycles, it makes me take another look." - Steve McQueen, 1970
- Saurus
- Mito
Pode até ser que tenha alguma lógica isso, mas ainda crei que é pura convenção e que "inconscientemente" os projetistas acabam fazendo assim, mas pode ser que não tenha nada a ver isso.dexpert escreveu:Corrente do lado esquerdo.... Escapamento do lado Direito....
-
nina
uê. eu sou destra e minha perna de apoio pra ginástica olímpica sempre foi a direita. a esquerda é que fazia o movimento.
será que preciso de um descanso central?

será que preciso de um descanso central?
Nos carros, o escape é do lado esquerdo, por ser o mais afastado da calçada (nos países em que se dirige à direita), por conta da fumaça que era expelida nos primórdios do automobilismo. Nas motos, não sei, mas deve ter a ver com o lado em que se embarca na moto (esquerdo, tradição advinda da época dos cavalos).
Eu acho que tem a ver com vários fatores os projetistas não iriam fazer essa padronização sem embasamento. Estacionamento com várias motos fica mais organizado e ocupa menos espaço, a maioria da população ser destro, evitar queimar a perna imagina por exemplo, parar a moto e tirar o capacete da redinha com a perna no mesmo lado do escapamento tem muita chance de fritar a canela, e se cada moto tivesse uma lado para o escapamento o descanço lateral seria do outro lado, imagina uma pessoa acostumada a descer da moto pelo lado direito e pega uma que tem que descer pelo lado esquerdo, se o cara estiver apressado e bem provável que no embalo de descer pelo lado direito vai deixar a moto cair.
O consorcio da minha hornet está me matando de ansiedade
Minha ansiedade acabou fui contemplado dia 26/05/2010 uuuuuuuuuuuuup
- Valdicreidison Letisgô
- Motociclista
ainda bem
ja pensou fazer manutenção na corrente com escape ali na frente
ja pensou fazer manutenção na corrente com escape ali na frente
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
-
edgard
- Motociclista
e o tiroteio continua 
moto atual cb500f 2014, branca
Algumas beemedabliu tem corrente do lado direito e escapamento do lado esquerdo, as GS 650 mono é assim, a Pegasu também. Só não lembro se o escape do lado esquerdo é o falso ou o verdadeido. Bom, o descanso é do lado esquerdo também.dexpert escreveu:Corrente do lado esquerdo.... Escapamento do lado Direito....
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- Saurus
- Mito
É?????? então explica essa...Cleber escreveu:Eu acho que tem a ver com vários fatores os projetistas não iriam fazer essa padronização sem embasamento. Estacionamento com várias motos fica mais organizado e ocupa menos espaço, a maioria da população ser destro, evitar queimar a perna imagina por exemplo, parar a moto e tirar o capacete da redinha com a perna no mesmo lado do escapamento tem muita chance de fritar a canela, e se cada moto tivesse uma lado para o escapamento o descanço lateral seria do outro lado, imagina uma pessoa acostumada a descer da moto pelo lado direito e pega uma que tem que descer pelo lado esquerdo, se o cara estiver apressado e bem provável que no embalo de descer pelo lado direito vai deixar a moto cair.

- Carlos_GS500
- Dinossauro
Pq eu não sei...
Mas sinto ódio mortal quando mulher sobe na moto de salto alto e fica com pedaço de ferro do salto apoiado no escape...
Mas sinto ódio mortal quando mulher sobe na moto de salto alto e fica com pedaço de ferro do salto apoiado no escape...
"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
- Nando Abreu
- Motoqueiro
- Contato:
A uns dias minha irmã ao subir na moto meteu um chote que riscou a rabeta de uma ponta a outra, imagine quanto eu fiquei tenso.Carlos_GS500 escreveu:Pq eu não sei...
Editado pela última vez por Nando Abreu em 18 Ago 2010, 12:26, em um total de 1 vez.
Essa é uma exceção e ainda bem que não é moto para carregar garupa porque do jeito que mulher tem mania de descer e ficar parado ao lado da moto ia viver queimando a coxa, na minha patroa de vez em quando dou um pesada nela quando vou descer da moto e o pior que ela ainda briga comigoSaurus escreveu:É?????? então explica essa...Cleber escreveu:Eu acho que tem a ver com vários fatores os projetistas não iriam fazer essa padronização sem embasamento. Estacionamento com várias motos fica mais organizado e ocupa menos espaço, a maioria da população ser destro, evitar queimar a perna imagina por exemplo, parar a moto e tirar o capacete da redinha com a perna no mesmo lado do escapamento tem muita chance de fritar a canela, e se cada moto tivesse uma lado para o escapamento o descanço lateral seria do outro lado, imagina uma pessoa acostumada a descer da moto pelo lado direito e pega uma que tem que descer pelo lado esquerdo, se o cara estiver apressado e bem provável que no embalo de descer pelo lado direito vai deixar a moto cair.
O consorcio da minha hornet está me matando de ansiedade
Mas por que as Trail tem o disco de freio de um lado da roda e as On tem o disco do outro lado hein?????????????????
É só olhar a XRE - Disco do lado esquerdo

Na CB 300 - Disco é do lado direito

HEIN??????????
É só olhar a XRE - Disco do lado esquerdo

Na CB 300 - Disco é do lado direito

HEIN??????????
Responsável pelo bom humor do MAD
- Marco Aurélio
- Motociclista
Tem também a herança do cavalo: a pessoas (como o gaucho disse, na maioria destras) sempre montaram o cavalo pelo lado esquerdo por ter a perna mais habilidosa pra passar por cima do rocinante. Nas motos, o escape fica afastado, pra não queimar a parte interna da coxa, que deve doer pra caralho!
- tu-barao
- Roda Presa
Da série :
Papai , porque o mosquito tem tanta perna se ele voa ??
Ô falta de assunto

Papai , porque o mosquito tem tanta perna se ele voa ??
Ô falta de assunto
KTM Duke 390
Ex BMW K1300R, BMW R1200R Trator, Sukita 750ZA - Brutaogra 910S - Sofazão 300I - Cityclass 200I - SuperCamela 696 - Lead 2009 Hayabusa 2009-Triumph Speed Triple 1050 2007,Fazer 600 S2 2007,Bandit N1200 2007,Ex-Bandit N1200 2005,Ex-Bandit 600 2002,etc...etc...etc
Ex BMW K1300R, BMW R1200R Trator, Sukita 750ZA - Brutaogra 910S - Sofazão 300I - Cityclass 200I - SuperCamela 696 - Lead 2009 Hayabusa 2009-Triumph Speed Triple 1050 2007,Fazer 600 S2 2007,Bandit N1200 2007,Ex-Bandit N1200 2005,Ex-Bandit 600 2002,etc...etc...etc
- cstehling
- Motoqueiro
O pq do escape do lado direito eu não sei, mas com certeza tem haver com a distribuição de massa.
“Ir a uma churrascaria e pedir salada é o mesmo que ir ao puteiro e pedir um abraço.”
Cbx 250 *02/2003 - + 06/2006
Bandit 650S *10/2009 - +04/2011
NXR 150 Bros *04/2011 - +06/2012
XRE 300 *06/2012 - +12/2017
BMW G310R *12/2017 - +03/2019
Bandit 1200S *03/2019
Power by iMac.
Cbx 250 *02/2003 - + 06/2006
Bandit 650S *10/2009 - +04/2011
NXR 150 Bros *04/2011 - +06/2012
XRE 300 *06/2012 - +12/2017
BMW G310R *12/2017 - +03/2019